Pular para o conteúdo principal

Conexões do Turismo debate futuro da Aviação

Com o objetivo de traçar estratégias para a retomada do turismo, o Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitors Bureau, entidade responsável pela captação e promoção de eventos para o Ceará, realiza nesta quarta-feira (primeiro), o Seminário On-line e Gratuito 'Conexões do Turismo: Uma Nova Era'. 

O primeiro dia de evento traz nomes nacionais de peso para debater sobre o futuro da aviação, sustentabilidade e os diferenciais turísticos do Brasil, o novo momento do setor de eventos e o fortalecimento das instituições do trade turístico.

A abertura do evento contou com a participação da presidente do Visite Ceará, Ivana Rangel; a secretária de Turismo de Fortaleza, Leiliane Vasconcelos; o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, e o vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT).



Eixo 1: Futuro da Aviação - A primeira discussão foi sobre o tema “Futuro da Aviação” em que foi avaliado que a aviação doméstica brasileira teve uma queda de 93%, mantendo uma malha conectada mínima no Brasil. O painel foi mediado por Jeanine Pires, Diretora Da Pires Destinos e Eventos e debatido por Eduardo Sanovicz, Presidente Da Associação Brasileira Das Empresas Aéreas (ABEAR) e por Andreea Pal, CEO da Fraport no Brasil. Os convidados ressaltaram que já está sendo elaborado um conjunto de protocolos de segurança a bordo e internamente nos aeroportos de todo mundo e que apesar do turismo estar sofrendo muito com a pandemia nesse momento, pesquisas mundiais realizadas em março mostraram que 23% das pessoas estão preparadas e decididas a viajar novamente em até 6 meses ou menos depois do surgimento da pandemia.

Sobre as tarifas cobradas em passagens aéreas, ainda não se sabe ao certo a variação no segundo semestre, já que as instituições estão dependendo de fatores externos e de tarifas aeroportuárias. Os debatedores também ressaltaram que um fato que vai pesar bastante para que sejam realizadas viagens será o fator econômico dos turistas que foram afetados pela pandemia.

Eixo 2 - Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Turismo - Além dos temas debatidos sobre soluções inteligentes de sustentabilidade em uma nova era, no painel as convidadas debateram sobre o diferencial do Brasil a frente do turismo. Ressaltado pela presidente da Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, o calor humano e a alegria do povo brasileiro têm se mostrado importante característica para fazer os turistas retornarem ao Brasil. A Presidente do Visite Ceará, Ivana Rangel, citou que uma das práticas de sustentabilidade da hotelaria que ajudam a solucionar problemas e que trazem à tona a responsabilidade social é ativar a sua equipe para pensar em soluções inteligentes sustentáveis como a coleta seletiva, o lixo zero e até mesmo a reutilização dos alimentos por parte da cozinha.

A titular da secretária de Turismo de Fortaleza (Setfor), Leiliane Vasconcelos, citou projetos realizados em Fortaleza que valorizam as paisagens natural, a sustentabilidade e que se encaixam também como soluções dessa nova era para atrair turistas da região e fora do Estado como o Projeto Pôr do Sol Fortaleza. Outro ponto bastante citado pelas convidadas e pelo mediador e empresário Alexandre Pereira é que a segurança física e patrimonial, além das medidas de higiene e sustentabilidade, será ponto crucial na escolha dos turistas ao destino programado.

Eixo 3 – O Novo Normal dos Eventos no Brasil e no Mundo - Sob o comando da mediadora da presidente da Abeoc Ceará, Enid Câmara de Vasconcelos, o painel “O Novo Normal dos Eventos no Brasil e No Mundo” contou com a participação dos convidados Rodrigo Cordeiro, CEO da RCordeiro Consultores; Sérgio Junqueira Arantes, Publisher da Revista Eventos, Portal Eventos e Conecta; Milena Palumbo, Diretora Regional da GL Events Brasil, e Lívia Holanda, Diretora Geral do Centro de Eventos do Ceará.

Um dos principais pontos ressaltados durante o painel foi a necessidade de ressignificar os eventos, incluindo cada vez mais propósitos e diferenciais para que as pessoas sintam necessidade de consumi-los no novo normal. Os convidados também pontuaram que os promotores de eventos precisam criar novos produtos digitais e que mantenham as comunidades integradas de uma forma duradoura, não apenas no momento do evento.

Também foi citada durante o Eixo 3 as novas estratégias realizadas pelo Centro de Eventos do Ceará. O local está com uma tabela de desconto de até 40% para todos os eventos que ocorrerem até o primeiro trimestre do próximo ano. Além disso, a Diretora Geral do Centro de Eventos pontuou que os organizadores que decidirem cancelar ou adiar o evento para 2021 terão uma carta de crédito, não só pela questão financeira, mas para gerar empatia com esses organizadores que tiveram seu evento prejudicado de alguma forma.

Eixo 4 - Unedestinos – O Fortalecimento das Instituições e Suas Novas Conexões - Dentre os principais temas do 4º e último eixo do primeiro dia do evento Conexões do Turismo, foram destacados o turismo regional; fortalecimento das instituições através da câmara setorial e a Unedestinos em uma nova era. O painel que teve como mediadora a Sócia-Gerente na Vaniza Schuler Consultoria, Vaniza Schuler, trouxe como convidadas a presidente do Visite Ceará, Ivana Rangel; a presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos da ADECE-CSTE, Anya Ribeiro, além do presidente da Unedestino, Toni Sando.

Sobre os assuntos discutidos, as responsabilidades dos organizadores de eventos e gestores do espaço de evento, além do novo perfil de turista que está começando a explorar sua própria cidade e fazendo viagens regionais. O evento também pontuou sobre a importância da cooperação mútua e parcerias entre as entidades da trade do turístico e as estratégias desafiantes nesse novo momento. Os convidados do último eixo acreditam que sairão mais fortalecidos e valorizados no pós-pandemia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

EIXO 05 - 9 ÀS 10 horas - NOVOS TEMPOS PARA A HOTELARIA BRASILEIRA
MEDIADOR RÉGIS MEDEIROS - PRESIDENTE DA ABIH CEARÁ
TEMA 1: AS NOVAS PRÁTICAS NA GESTÃO DA HOTELARIA
CONVIDADO: GUILHERME PAULUS - FUNDADOR DA CVC TURISMO CVC BRASIL, FUNDADOR DA GJP HOTÉIS E MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DO TURISMO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
TEMA 2: O FUTURO DA HOTELARIA BRASILEIRA
CONVIDADO: MANOEL LINHARES - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS - ABIH NACIONAL
DEBATE
EIXO 06 -10h30 ÀS 12 horas - O PAPEL DOS PEQUENOS NEGÓCIOS TURÍSTICOS NA RETOMADA DA ECONOMIA
MEDIADORA CIRCE JANE TELES DA PONTE -PRESIDENTE DO SINDIEVENTOS E VICE-PRESIDENTE DO SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
TEMA 1: O SEBRAE COMO AGENTE TRANSFORMADOR DOS PEQUENOS NEGÓCIOS EM NOVOS TEMPOS
CONVIDADO: JOAQUIM CARTAXO FILHO - DIRETOR SUPERINTENDENTE DO SEBRAE CEARÁ
TEMA 2: A IMPORTÂNCIA DA REGIONALIZAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DA RETOMADA CONVIDADA: DENISE CARRÁ - SECRETÁRIA EXECUTIVA DO TURISMO – SETUR
CONVIDADA 2: ANYA RIBEIRO // CONSULTORA EMPRESARIAL DE TURISMO E DIRETORA DA ARC CONSULT
CONVIDADO 3: MAURÍCIO CAVALCANTE FILIZOLA // PRESIDENTE DO SISTEMA FECOMÉRCIO
DEBATE
EIXO 07 – 14 ÀS 15h30 - IMPORTÂNCIA DOS PROTOCOLOS NA RETOMADA DO TURISMO
MEDIADOR - EDUARDO NEVES - DIRETOR PRESIDENTE DA AGÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO CEARÁ – ADECE
TEMA 1: AS NOVAS PRÁTICAS DO TURISMO NO BRASIL
CONVIDADA: FÁTIMA FACURI - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE EVENTOS - ABEOC BRASIL
TEMA 2: OS PROTOCOLOS E A RETOMADA DOS SETORES DE TURISMO E EVENTOS NO CEARÁ
CONVIDADO: EXPEDITO PARENTE JÚNIOR - COORDENADOR DE INOVAÇÃO DA SECRETARIA EXECUTIVA DE COMÉRCIO, SERVIÇOS E INOVAÇÃO DA SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRABALHO DO ESTADO DO CEARÁ – SEDET
CONVIDADA 2: MARTA CAMPELO – COORDENADORA DE PROMOÇÃO DO SETOR INDUSTRIAL DA SEDET
DEBATE
EIXO 08 – 16h30 ÀS 17h30 - AS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NA PROMOÇÃO DO TURISMO BRASILEIRO
MEDIADOR: SÉRGIO AGUIAR – DEPUTADO ESTADUAL E VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO, TURISMO E SERVIÇO NA ALCE
TEMA 1: O NOVO OLHAR DA PROMOÇÃO DO TURISMO NO BRASIL
CONVIDADO: BOB SANTOS - REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DO TURISMO
TEMA 2: A INOVAÇÃO NA RETOMADA DO TURISMO NO CEARÁ CONVIDADO: ARIALDO DE MELLO PINHO - SECRETÁRIO DO TURISMO DO ESTADO DO CEARÁ
TEMA 3: ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DOS PARQUES E ATRAÇÕES TURÍSTICAS
CONVIDADO: MURILO PASCOAL - CEO DO BEACH PARK ENTRETENIMENTO
DEBATE

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…