Pular para o conteúdo principal

Conexões do Turismo debate futuro da Aviação

Com o objetivo de traçar estratégias para a retomada do turismo, o Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitors Bureau, entidade responsável pela captação e promoção de eventos para o Ceará, realiza nesta quarta-feira (primeiro), o Seminário On-line e Gratuito 'Conexões do Turismo: Uma Nova Era'. 

O primeiro dia de evento traz nomes nacionais de peso para debater sobre o futuro da aviação, sustentabilidade e os diferenciais turísticos do Brasil, o novo momento do setor de eventos e o fortalecimento das instituições do trade turístico.

A abertura do evento contou com a participação da presidente do Visite Ceará, Ivana Rangel; a secretária de Turismo de Fortaleza, Leiliane Vasconcelos; o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, e o vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT).



Eixo 1: Futuro da Aviação - A primeira discussão foi sobre o tema “Futuro da Aviação” em que foi avaliado que a aviação doméstica brasileira teve uma queda de 93%, mantendo uma malha conectada mínima no Brasil. O painel foi mediado por Jeanine Pires, Diretora Da Pires Destinos e Eventos e debatido por Eduardo Sanovicz, Presidente Da Associação Brasileira Das Empresas Aéreas (ABEAR) e por Andreea Pal, CEO da Fraport no Brasil. Os convidados ressaltaram que já está sendo elaborado um conjunto de protocolos de segurança a bordo e internamente nos aeroportos de todo mundo e que apesar do turismo estar sofrendo muito com a pandemia nesse momento, pesquisas mundiais realizadas em março mostraram que 23% das pessoas estão preparadas e decididas a viajar novamente em até 6 meses ou menos depois do surgimento da pandemia.

Sobre as tarifas cobradas em passagens aéreas, ainda não se sabe ao certo a variação no segundo semestre, já que as instituições estão dependendo de fatores externos e de tarifas aeroportuárias. Os debatedores também ressaltaram que um fato que vai pesar bastante para que sejam realizadas viagens será o fator econômico dos turistas que foram afetados pela pandemia.

Eixo 2 - Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Turismo - Além dos temas debatidos sobre soluções inteligentes de sustentabilidade em uma nova era, no painel as convidadas debateram sobre o diferencial do Brasil a frente do turismo. Ressaltado pela presidente da Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, o calor humano e a alegria do povo brasileiro têm se mostrado importante característica para fazer os turistas retornarem ao Brasil. A Presidente do Visite Ceará, Ivana Rangel, citou que uma das práticas de sustentabilidade da hotelaria que ajudam a solucionar problemas e que trazem à tona a responsabilidade social é ativar a sua equipe para pensar em soluções inteligentes sustentáveis como a coleta seletiva, o lixo zero e até mesmo a reutilização dos alimentos por parte da cozinha.

A titular da secretária de Turismo de Fortaleza (Setfor), Leiliane Vasconcelos, citou projetos realizados em Fortaleza que valorizam as paisagens natural, a sustentabilidade e que se encaixam também como soluções dessa nova era para atrair turistas da região e fora do Estado como o Projeto Pôr do Sol Fortaleza. Outro ponto bastante citado pelas convidadas e pelo mediador e empresário Alexandre Pereira é que a segurança física e patrimonial, além das medidas de higiene e sustentabilidade, será ponto crucial na escolha dos turistas ao destino programado.

Eixo 3 – O Novo Normal dos Eventos no Brasil e no Mundo - Sob o comando da mediadora da presidente da Abeoc Ceará, Enid Câmara de Vasconcelos, o painel “O Novo Normal dos Eventos no Brasil e No Mundo” contou com a participação dos convidados Rodrigo Cordeiro, CEO da RCordeiro Consultores; Sérgio Junqueira Arantes, Publisher da Revista Eventos, Portal Eventos e Conecta; Milena Palumbo, Diretora Regional da GL Events Brasil, e Lívia Holanda, Diretora Geral do Centro de Eventos do Ceará.

Um dos principais pontos ressaltados durante o painel foi a necessidade de ressignificar os eventos, incluindo cada vez mais propósitos e diferenciais para que as pessoas sintam necessidade de consumi-los no novo normal. Os convidados também pontuaram que os promotores de eventos precisam criar novos produtos digitais e que mantenham as comunidades integradas de uma forma duradoura, não apenas no momento do evento.

Também foi citada durante o Eixo 3 as novas estratégias realizadas pelo Centro de Eventos do Ceará. O local está com uma tabela de desconto de até 40% para todos os eventos que ocorrerem até o primeiro trimestre do próximo ano. Além disso, a Diretora Geral do Centro de Eventos pontuou que os organizadores que decidirem cancelar ou adiar o evento para 2021 terão uma carta de crédito, não só pela questão financeira, mas para gerar empatia com esses organizadores que tiveram seu evento prejudicado de alguma forma.

Eixo 4 - Unedestinos – O Fortalecimento das Instituições e Suas Novas Conexões - Dentre os principais temas do 4º e último eixo do primeiro dia do evento Conexões do Turismo, foram destacados o turismo regional; fortalecimento das instituições através da câmara setorial e a Unedestinos em uma nova era. O painel que teve como mediadora a Sócia-Gerente na Vaniza Schuler Consultoria, Vaniza Schuler, trouxe como convidadas a presidente do Visite Ceará, Ivana Rangel; a presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos da ADECE-CSTE, Anya Ribeiro, além do presidente da Unedestino, Toni Sando.

Sobre os assuntos discutidos, as responsabilidades dos organizadores de eventos e gestores do espaço de evento, além do novo perfil de turista que está começando a explorar sua própria cidade e fazendo viagens regionais. O evento também pontuou sobre a importância da cooperação mútua e parcerias entre as entidades da trade do turístico e as estratégias desafiantes nesse novo momento. Os convidados do último eixo acreditam que sairão mais fortalecidos e valorizados no pós-pandemia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

EIXO 05 - 9 ÀS 10 horas - NOVOS TEMPOS PARA A HOTELARIA BRASILEIRA
MEDIADOR RÉGIS MEDEIROS - PRESIDENTE DA ABIH CEARÁ
TEMA 1: AS NOVAS PRÁTICAS NA GESTÃO DA HOTELARIA
CONVIDADO: GUILHERME PAULUS - FUNDADOR DA CVC TURISMO CVC BRASIL, FUNDADOR DA GJP HOTÉIS E MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DO TURISMO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
TEMA 2: O FUTURO DA HOTELARIA BRASILEIRA
CONVIDADO: MANOEL LINHARES - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS - ABIH NACIONAL
DEBATE
EIXO 06 -10h30 ÀS 12 horas - O PAPEL DOS PEQUENOS NEGÓCIOS TURÍSTICOS NA RETOMADA DA ECONOMIA
MEDIADORA CIRCE JANE TELES DA PONTE -PRESIDENTE DO SINDIEVENTOS E VICE-PRESIDENTE DO SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
TEMA 1: O SEBRAE COMO AGENTE TRANSFORMADOR DOS PEQUENOS NEGÓCIOS EM NOVOS TEMPOS
CONVIDADO: JOAQUIM CARTAXO FILHO - DIRETOR SUPERINTENDENTE DO SEBRAE CEARÁ
TEMA 2: A IMPORTÂNCIA DA REGIONALIZAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS DA RETOMADA CONVIDADA: DENISE CARRÁ - SECRETÁRIA EXECUTIVA DO TURISMO – SETUR
CONVIDADA 2: ANYA RIBEIRO // CONSULTORA EMPRESARIAL DE TURISMO E DIRETORA DA ARC CONSULT
CONVIDADO 3: MAURÍCIO CAVALCANTE FILIZOLA // PRESIDENTE DO SISTEMA FECOMÉRCIO
DEBATE
EIXO 07 – 14 ÀS 15h30 - IMPORTÂNCIA DOS PROTOCOLOS NA RETOMADA DO TURISMO
MEDIADOR - EDUARDO NEVES - DIRETOR PRESIDENTE DA AGÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO CEARÁ – ADECE
TEMA 1: AS NOVAS PRÁTICAS DO TURISMO NO BRASIL
CONVIDADA: FÁTIMA FACURI - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE EVENTOS - ABEOC BRASIL
TEMA 2: OS PROTOCOLOS E A RETOMADA DOS SETORES DE TURISMO E EVENTOS NO CEARÁ
CONVIDADO: EXPEDITO PARENTE JÚNIOR - COORDENADOR DE INOVAÇÃO DA SECRETARIA EXECUTIVA DE COMÉRCIO, SERVIÇOS E INOVAÇÃO DA SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRABALHO DO ESTADO DO CEARÁ – SEDET
CONVIDADA 2: MARTA CAMPELO – COORDENADORA DE PROMOÇÃO DO SETOR INDUSTRIAL DA SEDET
DEBATE
EIXO 08 – 16h30 ÀS 17h30 - AS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO NA PROMOÇÃO DO TURISMO BRASILEIRO
MEDIADOR: SÉRGIO AGUIAR – DEPUTADO ESTADUAL E VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO, TURISMO E SERVIÇO NA ALCE
TEMA 1: O NOVO OLHAR DA PROMOÇÃO DO TURISMO NO BRASIL
CONVIDADO: BOB SANTOS - REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DO TURISMO
TEMA 2: A INOVAÇÃO NA RETOMADA DO TURISMO NO CEARÁ CONVIDADO: ARIALDO DE MELLO PINHO - SECRETÁRIO DO TURISMO DO ESTADO DO CEARÁ
TEMA 3: ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DOS PARQUES E ATRAÇÕES TURÍSTICAS
CONVIDADO: MURILO PASCOAL - CEO DO BEACH PARK ENTRETENIMENTO
DEBATE

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.