Pular para o conteúdo principal

Confira os 10 motivos para consumir Vinagre diariamente

Com registros que datam mais de 8 mil anos Antes de Cristo, o Vinagre é um condimento milenar que pode ser utilizado de diversas formas, desde a alimentação até mesmo no dia a dia da limpeza doméstica. E não são poucos os benefícios desse ingrediente para a Saúde e Nutrição. 


Mas como ele é feito? 

“O Vinagre é obtido através de um processo de fermentação acética do álcool etílico, vinho tinto ou branco ou frutas, como a maçã. O resultado é um líquido rico em ácido acético que pode ser utilizado para temperar e conservar alimentos”, explica a coordenadora Química do Vinagre Minhoto, Christina Campos

Confira 10 motivos para incluir este elixir na alimentação diariamente.
  1. Auxilia na digestão - Em quantidades adequadas, o consumo diário do vinagre ajuda na digestão. A presença do ácido acético contido no vinagre favorece a digestão dos alimentos. Segundo a nutricionista Tamara Ferreira, o Ph do estômago é considerado normal e ideal para a digestão quando varia entre 1,5 e 2. Porém, há pessoas que possuem menos acidez no estômago. “Pacientes idosos, fumantes, pessoas que sofrem de ansiedade ou até mesmo pessoas que mastigam pouco ou que costumam se alimentar muito tarde, à noite, geralmente apresentam uma produção menor de ácido clorídrico no estômago pela manhã. Nestes casos, o vinagre pode melhorar a digestibilidade dos alimentos”, explica a especialista. A dica é consumir 30 ml (2 colheres de sopa) de vinagre diluído em água pela manhã ou antes das refeições.
  2. Auxiliam na perda de peso - O vinagre é considerado um aliado na redução da gordura corporal. O principal mecanismo que contribui para este emagrecimento é a sensação de saciedade proporcionada pelo condimento. “O consumo do vinagre antes ou durante as refeições provoca um retardo no esvaziamento gástrico, ou seja, o alimento demora mais tempo sendo digerido e provoca maior saciedade”, esclarece Tamara. Segundo a profissional, os estudos demonstram que a partir da quarta semana do consumo diário é possível observar perda de peso, redução da circunferência abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
  3. Reduz o índice glicêmico dos alimentos no sangue - O vinagre também apresenta excelentes resultados para pessoas diabéticas. A ingestão de 30 ml (duas colheres de sopa) cinco minutos antes das refeições ou antes de dormir está associada à redução dos níveis do açúcar no sangue. “Se a pessoa consome uma refeição rica em carboidratos, a adição de vinagre reduz o índice glicêmico da refeição. Devido à presença do ácido do vinagre, os alimentos serão absorvidos de forma lenta. Isso é muito importante para pessoas diabéticas, para que não haja um pico na taxa glicêmica do sangue”, explica a especialista. Além disso, o vinagre também facilita a secreção da insulina pelo pâncreas e está associado à redução da produção de glicose no fígado. “No caso de diabéticos com gastroparesia, o consumo do vinagre deve ser evitado, pois há risco de hipoglicemia pós prandial, quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito abaixo do nível ideal”, alerta Tamara.
  4. Contribui para a imunidade - Outro importante benefício do vinagre é a contribuição para fortalecer a defesa do organismo. Por ser uma fonte de agentes antioxidantes, o vinagre pode ajudar na proteção do corpo contra gripes, resfriados e outras enfermidades, aliado à uma alimentação e hábitos saudáveis. Para aumentar a imunidade e melhorar a digestão, a nutricionista Tamara ensina a preparar um shot matinal de vinagre. A receita combina uma colher de sopa de vinagre de maçã, dez gotas de extrato de própolis, uma colher de sobremesa de açafrão e 50 ml de água, para ser tomado em jejum pela manhã.
  5. Fonte substâncias antioxidantes - O vinagre de vinho tinto ou branco, produzido a partir da fermentação destas bebidas, trazem benefícios ainda maiores para a saúde. Por ser feita a partir da uva, preserva polifenóis provenientes da fruta, substância que pode colaborar até mesmo na prevenção do risco de câncer. “Estes compostos bioativos contribuem na redução de problemas cardiovasculares e na diminuição do colesterol. Por terem ação antioxidante, evita o envelhecimento precoce das células e combate radicais livres”, explica a nutricionista.
  6. Ajudam na absorção de nutrientes - Adicionar vinagre ao dia a dia da alimentação contribui para a absorção de cálcio, ferro, zinco e magnésio pelo organismo, nutrientes importantes para promover desenvolvimento e bem-estar físico do corpo. Para aproveitar uma quantidade maior desses componentes dos alimentos, a indicação é consumir uma mistura de água com 30 ml de vinagre, seja de maçã, vinho ou álcool, pela manhã ou ao longo do dia, durante ou antes das refeições.
  7. Reduz câimbras - A cãibra, contração muscular involuntária, rápida e dolorosa, pode estar relacionada à deficiência de minerais no organismo. O consumo do vinagre, ao ajudar na absorção do cálcio durante a digestão, auxilia na prevenção de câimbras, já que o nutriente tem um papel importante na regularização da contração muscular. “Neste caso, o consumo é indicado principalmente aos pacientes idosos, pois costumam apresentar baixa produção de ácido clorídrico. Nessa hipocloridria, a absorção do cálcio pode ser prejudicada”, orienta Tamara.
  8. Efeito benéfico para os ossos - O cálcio é um dos elementos importantes para manter a resistência e saúde dos ossos. O consumo do vinagre, que tem o poder de acidificar o estômago, pode criar um ambiente mais favorável para que o organismo aproveite melhor o cálcio dos alimentos. “Durante a digestão, a absorção do cálcio acontece principalmente no intestino, mas o vinagre pode contribuir enquanto a digestão acontece no estômago, o que pode ser benéfico para pacientes que possuem doenças como osteoporose”, explica a nutricionista Tamara.
  9. Diversidade nos sabores - O vinagre pode ser obtido de diferentes matérias primas, como suco de maçã, vinagre de vinho tinto, vinagre de vinho branco e vinagre de álcool, que podem ser saborizados, como o de limão e de alho. Essa variedade oferece diferentes combinações para as preparações, que podem ser doces ou salgadas.
  10. Versatilidade nas receitas - Além do uso do vinagre em saladas e truques na cozinha, o ingrediente também pode ser consumido na preparação de carnes, peixes, geleias e uma diversidade de pratos, e até mesmo diluído em água para o consumo. Para acessar dezenas de receitas deliciosas e práticas utilizando vinagre, acesse o site da Minhoto www.segredinhosminhoto.com.br. A dose ideal de vinagre, segundo a nutricionista Tamara, irá depender do objetivo. “Há estudos que mostram que a utilização de duas colheres de vinagre, que pode ser consumido em jejum, contribuem para que possamos alcançar seus benefícios”, explica Tamara Ferreira.
  • É importante lembrar que o consumo do Vinagre, para atingir os seus objetivos, deve estar associado à uma alimentação saudável e equilibrada. “As orientações e prescrições devem ser individualizadas. É de fundamental importância que o paciente consulte um profissional nutricionista para que ele possa adequar a ingestão do vinagre na alimentação”, completa a nutricionista Tamara Ferreira.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…