Pular para o conteúdo principal

Confira os 10 motivos para consumir Vinagre diariamente

Com registros que datam mais de 8 mil anos Antes de Cristo, o Vinagre é um condimento milenar que pode ser utilizado de diversas formas, desde a alimentação até mesmo no dia a dia da limpeza doméstica. E não são poucos os benefícios desse ingrediente para a Saúde e Nutrição. 


Mas como ele é feito? 

“O Vinagre é obtido através de um processo de fermentação acética do álcool etílico, vinho tinto ou branco ou frutas, como a maçã. O resultado é um líquido rico em ácido acético que pode ser utilizado para temperar e conservar alimentos”, explica a coordenadora Química do Vinagre Minhoto, Christina Campos

Confira 10 motivos para incluir este elixir na alimentação diariamente.
  1. Auxilia na digestão - Em quantidades adequadas, o consumo diário do vinagre ajuda na digestão. A presença do ácido acético contido no vinagre favorece a digestão dos alimentos. Segundo a nutricionista Tamara Ferreira, o Ph do estômago é considerado normal e ideal para a digestão quando varia entre 1,5 e 2. Porém, há pessoas que possuem menos acidez no estômago. “Pacientes idosos, fumantes, pessoas que sofrem de ansiedade ou até mesmo pessoas que mastigam pouco ou que costumam se alimentar muito tarde, à noite, geralmente apresentam uma produção menor de ácido clorídrico no estômago pela manhã. Nestes casos, o vinagre pode melhorar a digestibilidade dos alimentos”, explica a especialista. A dica é consumir 30 ml (2 colheres de sopa) de vinagre diluído em água pela manhã ou antes das refeições.
  2. Auxiliam na perda de peso - O vinagre é considerado um aliado na redução da gordura corporal. O principal mecanismo que contribui para este emagrecimento é a sensação de saciedade proporcionada pelo condimento. “O consumo do vinagre antes ou durante as refeições provoca um retardo no esvaziamento gástrico, ou seja, o alimento demora mais tempo sendo digerido e provoca maior saciedade”, esclarece Tamara. Segundo a profissional, os estudos demonstram que a partir da quarta semana do consumo diário é possível observar perda de peso, redução da circunferência abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
  3. Reduz o índice glicêmico dos alimentos no sangue - O vinagre também apresenta excelentes resultados para pessoas diabéticas. A ingestão de 30 ml (duas colheres de sopa) cinco minutos antes das refeições ou antes de dormir está associada à redução dos níveis do açúcar no sangue. “Se a pessoa consome uma refeição rica em carboidratos, a adição de vinagre reduz o índice glicêmico da refeição. Devido à presença do ácido do vinagre, os alimentos serão absorvidos de forma lenta. Isso é muito importante para pessoas diabéticas, para que não haja um pico na taxa glicêmica do sangue”, explica a especialista. Além disso, o vinagre também facilita a secreção da insulina pelo pâncreas e está associado à redução da produção de glicose no fígado. “No caso de diabéticos com gastroparesia, o consumo do vinagre deve ser evitado, pois há risco de hipoglicemia pós prandial, quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito abaixo do nível ideal”, alerta Tamara.
  4. Contribui para a imunidade - Outro importante benefício do vinagre é a contribuição para fortalecer a defesa do organismo. Por ser uma fonte de agentes antioxidantes, o vinagre pode ajudar na proteção do corpo contra gripes, resfriados e outras enfermidades, aliado à uma alimentação e hábitos saudáveis. Para aumentar a imunidade e melhorar a digestão, a nutricionista Tamara ensina a preparar um shot matinal de vinagre. A receita combina uma colher de sopa de vinagre de maçã, dez gotas de extrato de própolis, uma colher de sobremesa de açafrão e 50 ml de água, para ser tomado em jejum pela manhã.
  5. Fonte substâncias antioxidantes - O vinagre de vinho tinto ou branco, produzido a partir da fermentação destas bebidas, trazem benefícios ainda maiores para a saúde. Por ser feita a partir da uva, preserva polifenóis provenientes da fruta, substância que pode colaborar até mesmo na prevenção do risco de câncer. “Estes compostos bioativos contribuem na redução de problemas cardiovasculares e na diminuição do colesterol. Por terem ação antioxidante, evita o envelhecimento precoce das células e combate radicais livres”, explica a nutricionista.
  6. Ajudam na absorção de nutrientes - Adicionar vinagre ao dia a dia da alimentação contribui para a absorção de cálcio, ferro, zinco e magnésio pelo organismo, nutrientes importantes para promover desenvolvimento e bem-estar físico do corpo. Para aproveitar uma quantidade maior desses componentes dos alimentos, a indicação é consumir uma mistura de água com 30 ml de vinagre, seja de maçã, vinho ou álcool, pela manhã ou ao longo do dia, durante ou antes das refeições.
  7. Reduz câimbras - A cãibra, contração muscular involuntária, rápida e dolorosa, pode estar relacionada à deficiência de minerais no organismo. O consumo do vinagre, ao ajudar na absorção do cálcio durante a digestão, auxilia na prevenção de câimbras, já que o nutriente tem um papel importante na regularização da contração muscular. “Neste caso, o consumo é indicado principalmente aos pacientes idosos, pois costumam apresentar baixa produção de ácido clorídrico. Nessa hipocloridria, a absorção do cálcio pode ser prejudicada”, orienta Tamara.
  8. Efeito benéfico para os ossos - O cálcio é um dos elementos importantes para manter a resistência e saúde dos ossos. O consumo do vinagre, que tem o poder de acidificar o estômago, pode criar um ambiente mais favorável para que o organismo aproveite melhor o cálcio dos alimentos. “Durante a digestão, a absorção do cálcio acontece principalmente no intestino, mas o vinagre pode contribuir enquanto a digestão acontece no estômago, o que pode ser benéfico para pacientes que possuem doenças como osteoporose”, explica a nutricionista Tamara.
  9. Diversidade nos sabores - O vinagre pode ser obtido de diferentes matérias primas, como suco de maçã, vinagre de vinho tinto, vinagre de vinho branco e vinagre de álcool, que podem ser saborizados, como o de limão e de alho. Essa variedade oferece diferentes combinações para as preparações, que podem ser doces ou salgadas.
  10. Versatilidade nas receitas - Além do uso do vinagre em saladas e truques na cozinha, o ingrediente também pode ser consumido na preparação de carnes, peixes, geleias e uma diversidade de pratos, e até mesmo diluído em água para o consumo. Para acessar dezenas de receitas deliciosas e práticas utilizando vinagre, acesse o site da Minhoto www.segredinhosminhoto.com.br. A dose ideal de vinagre, segundo a nutricionista Tamara, irá depender do objetivo. “Há estudos que mostram que a utilização de duas colheres de vinagre, que pode ser consumido em jejum, contribuem para que possamos alcançar seus benefícios”, explica Tamara Ferreira.
  • É importante lembrar que o consumo do Vinagre, para atingir os seus objetivos, deve estar associado à uma alimentação saudável e equilibrada. “As orientações e prescrições devem ser individualizadas. É de fundamental importância que o paciente consulte um profissional nutricionista para que ele possa adequar a ingestão do vinagre na alimentação”, completa a nutricionista Tamara Ferreira.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…