Pular para o conteúdo principal

De Russas para Rússia

O avanço do conhecimento não precisa ser limitado por fronteiras, e a ciência pode aproximar pessoas de diferentes nacionalidades e culturas.


O Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas (foto Viktor Braga), por meio de parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Universidade de Innopolis (Rússia), comprova essa afirmação. Dois artigos foram publicados por pesquisadores dessas instituições em eventos científicos internacionais das áreas de Computação e Matemática.

As produções tiveram a colaboração de integrantes do Núcleo de Estudo em Aprendizado de Máquina e Otimização (NEMO) do Campus da UFC em Russas e do Laboratório de Machine Learning & Knowledge Representation (Aprendizado de Máquina e Representação do Conhecimento, na tradução) da Universidade de Innopolis. Localizada na cidade homônima da Rússia, a 777 quilômetros de Moscou, a universidade citada é referência em tecnologia da informação e robótica.

PUBLICAÇÕES – O artigo "Using ant colony optimisation for map generation and improving game balance in the Terra Mystica and Settlers of Catan board games" ("Usando otimização por colônias de formigas para gerar mapas e melhorar o equilíbrio nos jogos de tabuleiro Terra Mystica e Settlers of Catan", na tradução) foi aprovado na edição de 2020 do evento Foundations of Digital Games (FDG).

O artigo aborda a união entre conceitos de jogos e computação natural, ramo da ciência da computação que analisa padrões complexos da natureza, aplicando-os na resolução de problemas, desenvolvimento de novas tecnologias e aperfeiçoamento de sistemas já existentes.


Assinam o trabalho os estudantes Guilherme Nepomuceno de Carvalho, do quinto semestre de Ciência da Computação da UFC, Alexandr Grichshenko, do segundo ano de Ciência da Computação da Universidade de Innopolis, e, como orientadores, o Prof. Bonfim Amaro Júnior (UFC), o professor Rommel Dias Saraiva (Unifor) e o professor Luiz Jonatã Pires de Araújo (Universidade de Innopolis).

Já o artigo "A biased random-key genetic algorithm using dotted board model for solving two-dimensional irregular strip packing problems" ("Um algoritmo genético de chaves aleatórias tendenciosas usando o modelo de malha de pontos para resolver o problema de encaixe de peças irregulares bidimensional") foi aceito neste ano no IEEE Congress on Evolutionary Computation.

O evento é considerado a segunda melhor conferência mundial na categoria de Teoria Computacional e Matemática, de acordo com o site especializado Guide2Research.

O trabalho descreve um método algorítmico utilizado para resolver problemas verificados nas indústrias naval, de calçados, móveis e vestuário, dentre outras. São autores os estudantes Alexandr Grichshenko, da Universidade de Innopolis, e Rodrigo Lima da Costa, do oitavo semestre de Ciência da Computação da UFC, além do Prof. Bonfim Amaro Júnior (UFC), do Prof. Plácido Rogério Pinheiro (Unifor) e do professor Luiz Jonatã Pires de Araújo (Universidade de Innopolis).


INTERCÂMBIO – Professor Luiz Jonatã Pires de Araújo, da Universidade de Innopolis, avalia positivamente a parceria internacional entre a instituição russa e suas congêneres cearenses. O docente, brasileiro radicado na Rússia, tem uma relação muito especial com a UFC, por nela ter se formado em Ciência da Computação.

"Os artigos servem como ponte para criar oportunidades de trabalho conjunto entre as universidades, sempre em língua inglesa. Outro benefício é o fortalecimento e marketing da Universidade de Innopolis em território brasileiro para aumentar a sinergia entre nossos pesquisadores e os no Brasil, principalmente considerando-se o nome consolidado que a UFC possui no cenário acadêmico", afirma Jonatã.

A Pandemia de Covid-19 mobilizou esse grupo de pesquisadores para dedicar-se às publicações, conforme aponta o Prof. Bonfim Amaro Júnior, dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software, do Campus de Russas. Ele destaca ainda a relevância dos eventos internacionais e o uso de inteligência artificial e de algoritmos avançados para solucionar problemas multidisciplinares, complexos e práticos.

"As parcerias são fundamentais no âmbito da pesquisa acadêmica. Trocar ideias e discutir visões diferentes sobre um assunto é vital para o desenvolvimento de novas teorias e tecnologias. Além disso, toda a relação entre um grupo de trabalho contendo pessoas de instituições diferentes, nacionais e internacionais, proporciona um ganho de conhecimento inestimável", pondera.

Outra conquista alcançada durante o processo, para além do aceite dos artigos, foi a aprovação, em fevereiro último, do aluno Rodrigo Lima da Costa no mestrado em Ciência da Computação na Universidade de São Paulo (USP). Estão nos planos futuros, segundo o Prof. Bonfim, continuar publicando, desenvolver novas tecnologias, viabilizar intercâmbios nos dois fluxos, de alunos e pesquisadores, e também ampliar o leque de parcerias com instituições brasileiras e estrangeiras.

Fonte: Profwessor Bonfim Amaro Júnior, dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software do Campus da UFC em Russas – e-mail: bonfimamaro@ufc.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…