Pular para o conteúdo principal

Dragão celebra Arte Preta Cearense

Em meio a um contexto nacional e internacional de sucessivos casos de racismo noticiados pela imprensa e viralizados nas redes sociais, o debate sobre as questões raciais ganhou particular força, nos últimos meses, impulsionando protestos nas ruas e mobilizações virtuais.

Mais do que um centro de Arte e Cultura, o Dragão do Mar é também espaço de conhecimento, por isso, traz como destaque, neste mês de julho, o Siará Quilombo, um projeto que celebrará a força e a potência dos artistas pretos do Ceará. 


A fim de promover o pensamento crítico e contribuir na ressonância das vozes que compõem o mosaico da cena preta cearense, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) convidou o Nóis de Teatro para ocupar os canais de comunicação e programação do Dragão do Mar e conduzir, a cada semana, ações voltadas ao debate e à visibilidade de produções artísticas individuais e coletivas pretas de múltiplas linguagens. 

A programação, que será iniciada em seis de julho, homenageia Thina Rodrigues, co fundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac), que faleceu na última semana.


De acordo com Altemar Di Monteiro (foto), diretor do Nóis de Teatro e coordenador da curadoria do ciclo programático, “‘a arte não tem obrigação de comunicar’, entendíamos. Mas agora, mais que antes, dentro da internet, ergue-se sob nossa tutela o compromisso de dialogar e compor com os meios de comunicação”. Pensando nisso, a programação será iniciada, na segunda-feira (6), às 21 horas, com o programa de web tv ao vivo “Siará Quilombo”. 

A sátira, apresentada pelo ator e comunicador social Henrique Gonzaga e pela atriz e produtora Kelly Enne Saldanha, introduzirá o conceito curatorial da programação semanal, além de exibir quadros musicais com a participação de Muriel Cruz Phelipe, entrevistas com o coreógrafo e bailarino Gerson Moreno, e publicidade de empreendedores pretes da cidade.

Na segunda seguinte (13), acontecerá a roda de conversa “Dramaturgias Pretas”. Para discutir a pluralidade da produção teatral preta contemporânea e ampliar os referenciais discutidos, seja a partir do debate sobre cidade, ancestralidades ou performatividade dos corpos pretos, o Siará Quilombo reunirá profissionais de dramaturgia de diferentes Estados. 

Compreendendo o Siará Quilombo como um território que fortalece suas raízes e dialoga com o mundo, o bate-papo será mediado por Altermar Di Monteiro e contará com a participação de Jé Oliveira (Coletivo Negro-SP), Onisajé (Yakekerê no Ilê Axé Oyá L´adê Inan-BA) e Anderson Feliciano (Polifônica Negra-MG).

Na terceira segunda-feira do mês (20 de julho), o Siará Quilombo promove o 4º Alvoroço. Após um ano do Encontro Estadual de Saraus na Sede do Nóis de Teatro, o grupo propõe um sarau virtual aberto, onde os espectadores poderão participar ao vivo da transmissão, declamando suas poesias, seus escritos e realizando performances. A ação de teatro em campo expandido contará com participação especial do Sarau da B1 e do Sarau Okupação, coletivos da periferia de Fortaleza.

Outras ações estão programadas nos meios de comunicação, onde o Nóis de Teatro propõe ações nos stories e feed do Instagram, além do site e canal do youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, habitando não somente as criações em lives, mas contribuindo também para o debate sobre comunicação e protagonismo preto online.

Segundo Natasha Faria, superintendente do Dragão do Mar, a iniciativa parte da importância do centro de arte e cultura assumir o dever e a responsabilidade de ampliar a discussão de enfrentamento ao Racismo e fazer coro a um "Ceará sem Racismo", campanha já iniciada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

"O Dragão do Mar sempre foi um espaço plural e democrático, mas com a mobilização em torno do racismo e da violência policial que muitas vezes o acompanha, achamos que seria importante dar uma visibilidade ainda maior aos artistas e pensadorxs negrxs do nosso estado. Convidamos o grupo Nóis de Teatro para pensar essa programação, partindo do princípio que nós também fazemos parte dessa sociedade e que precisamos também aprender", afirma a gestora.

PROGRAMAÇÃO

Segunda (6), às 21 horas
PROGRAMA SIARÁ QUILOMBO
Apresentação: Henrique Gonzaga | @henriquegoonzaga
Ator, produtor, professor de teatro, jornalista e pesquisador, atuante no Nóis de Teatro desde sua fundação. Pesquisa a voz falada para a cena teatral e as tessituras poéticas dos corpos dissidentes, em especial bichas, pretes e favelados.
Apresentação: Kelly Enne Saldanha | @kellyennesaldanha
Atriz, produtora, professora e diretora teatral, atuante no Nóis de Teatro desde sua fundação. Coordenadora de Teatro do Centro Cultural Bom Jardim, também é colaboradora do Coletivo Inflamável.

Segunda (13), às 21 horas
RODA DE CONVERSA DRAMATURGIAS PRETAS
Mediação: Altemar Di Monteiro | @altemardimonteiro
Encenador, dramaturgo, diretor fundador do Nóis de Teatro. Doutorando em Artes da Cena, pesquisa as relações entre corpo e cidade nas tessituras poéticas do teatro de rua contemporâneo e suas interfaces com as cidades imprimidas pelas periferias urbanas e suas negritudes.
Convidades:
Jé Oliveira (SP) | je_oliveiraaaa - Graduando em Ciências Sociais, é um dos fundadores do Coletivo Negro, em São Paulo. Ator, diretor e dramaturgo, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André.
Onisajé (BA) | @onisaje - Onisajé é yakekerê do Ilê axé Oyá L´adê Inan, encenadora graduada em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA. Mestra e doutoranda em Artes cênicas pelo PPGAC-UFBA, dramaturga e preparadora/formadora de atuantes.
Anderson Feliciano (MG) | @andersonfelicyano - Dramaturgo, performer e curador da mostra Polifônica Negra. É mestrando em dramaturgia. Em 2019, foi um dos curadores da Janela de Dramaturgia e em 2018, curador assistente do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte.
Segunda (20), às 21 horas
4º ALVOROÇO: Microfone aberto online
Mc: Bruno Sodré | @sodrebatuqueiro - Músico percussionista, ator e lutier, pesquisa folguedos populares, música experimental e contemporânea. Coordena o projeto Brincantes Sonoros, técnico no Nóis de Teatro e coordenação artística do Maracatu Nação Bom Jardim.
Mc: Doroteia Ferreira | @dorohferreira - Dançarina, atriz e coreógrafa, atuante no Nóis de Teatro desde 2012. Intérprete-Criadora formada pelo Curso Técnico em Dança do Ceará. Formada em Educação Física, também é leciona dança no Centro Cultural do Grande Bom Jardim.

FICHA TÉCNICA
  • Coordenação de curadoria - Altemar Di Monteiro
  • Produção - Kelly Enne Saldanha e Henrique Gonzaga
  • Apresentadores - Kelly Enne Saldanha, Henrique Gonzaga, Altemar Di Monteiro, Bruno Sodré e Doroteia Ferreira
  • Técnico de Vídeo - Batuta
  • Intérpretes de Libras - Roberto Junior Negão e Grazi Gomes

Serviço
  • Siará Quilombo - Ocupação Preta no Dragão
  • Todas as segundas de julho, a partir do dia 6
  • Horário: 21 horas
  • Instagram (@dragaodomar) e YouTube @dragaodomarcentro) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
  • Acesso gratuito e livre

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).