Pular para o conteúdo principal

Dragão celebra Arte Preta Cearense

Em meio a um contexto nacional e internacional de sucessivos casos de racismo noticiados pela imprensa e viralizados nas redes sociais, o debate sobre as questões raciais ganhou particular força, nos últimos meses, impulsionando protestos nas ruas e mobilizações virtuais.

Mais do que um centro de Arte e Cultura, o Dragão do Mar é também espaço de conhecimento, por isso, traz como destaque, neste mês de julho, o Siará Quilombo, um projeto que celebrará a força e a potência dos artistas pretos do Ceará. 


A fim de promover o pensamento crítico e contribuir na ressonância das vozes que compõem o mosaico da cena preta cearense, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) convidou o Nóis de Teatro para ocupar os canais de comunicação e programação do Dragão do Mar e conduzir, a cada semana, ações voltadas ao debate e à visibilidade de produções artísticas individuais e coletivas pretas de múltiplas linguagens. 

A programação, que será iniciada em seis de julho, homenageia Thina Rodrigues, co fundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac), que faleceu na última semana.


De acordo com Altemar Di Monteiro (foto), diretor do Nóis de Teatro e coordenador da curadoria do ciclo programático, “‘a arte não tem obrigação de comunicar’, entendíamos. Mas agora, mais que antes, dentro da internet, ergue-se sob nossa tutela o compromisso de dialogar e compor com os meios de comunicação”. Pensando nisso, a programação será iniciada, na segunda-feira (6), às 21 horas, com o programa de web tv ao vivo “Siará Quilombo”. 

A sátira, apresentada pelo ator e comunicador social Henrique Gonzaga e pela atriz e produtora Kelly Enne Saldanha, introduzirá o conceito curatorial da programação semanal, além de exibir quadros musicais com a participação de Muriel Cruz Phelipe, entrevistas com o coreógrafo e bailarino Gerson Moreno, e publicidade de empreendedores pretes da cidade.

Na segunda seguinte (13), acontecerá a roda de conversa “Dramaturgias Pretas”. Para discutir a pluralidade da produção teatral preta contemporânea e ampliar os referenciais discutidos, seja a partir do debate sobre cidade, ancestralidades ou performatividade dos corpos pretos, o Siará Quilombo reunirá profissionais de dramaturgia de diferentes Estados. 

Compreendendo o Siará Quilombo como um território que fortalece suas raízes e dialoga com o mundo, o bate-papo será mediado por Altermar Di Monteiro e contará com a participação de Jé Oliveira (Coletivo Negro-SP), Onisajé (Yakekerê no Ilê Axé Oyá L´adê Inan-BA) e Anderson Feliciano (Polifônica Negra-MG).

Na terceira segunda-feira do mês (20 de julho), o Siará Quilombo promove o 4º Alvoroço. Após um ano do Encontro Estadual de Saraus na Sede do Nóis de Teatro, o grupo propõe um sarau virtual aberto, onde os espectadores poderão participar ao vivo da transmissão, declamando suas poesias, seus escritos e realizando performances. A ação de teatro em campo expandido contará com participação especial do Sarau da B1 e do Sarau Okupação, coletivos da periferia de Fortaleza.

Outras ações estão programadas nos meios de comunicação, onde o Nóis de Teatro propõe ações nos stories e feed do Instagram, além do site e canal do youtube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, habitando não somente as criações em lives, mas contribuindo também para o debate sobre comunicação e protagonismo preto online.

Segundo Natasha Faria, superintendente do Dragão do Mar, a iniciativa parte da importância do centro de arte e cultura assumir o dever e a responsabilidade de ampliar a discussão de enfrentamento ao Racismo e fazer coro a um "Ceará sem Racismo", campanha já iniciada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

"O Dragão do Mar sempre foi um espaço plural e democrático, mas com a mobilização em torno do racismo e da violência policial que muitas vezes o acompanha, achamos que seria importante dar uma visibilidade ainda maior aos artistas e pensadorxs negrxs do nosso estado. Convidamos o grupo Nóis de Teatro para pensar essa programação, partindo do princípio que nós também fazemos parte dessa sociedade e que precisamos também aprender", afirma a gestora.

PROGRAMAÇÃO

Segunda (6), às 21 horas
PROGRAMA SIARÁ QUILOMBO
Apresentação: Henrique Gonzaga | @henriquegoonzaga
Ator, produtor, professor de teatro, jornalista e pesquisador, atuante no Nóis de Teatro desde sua fundação. Pesquisa a voz falada para a cena teatral e as tessituras poéticas dos corpos dissidentes, em especial bichas, pretes e favelados.
Apresentação: Kelly Enne Saldanha | @kellyennesaldanha
Atriz, produtora, professora e diretora teatral, atuante no Nóis de Teatro desde sua fundação. Coordenadora de Teatro do Centro Cultural Bom Jardim, também é colaboradora do Coletivo Inflamável.

Segunda (13), às 21 horas
RODA DE CONVERSA DRAMATURGIAS PRETAS
Mediação: Altemar Di Monteiro | @altemardimonteiro
Encenador, dramaturgo, diretor fundador do Nóis de Teatro. Doutorando em Artes da Cena, pesquisa as relações entre corpo e cidade nas tessituras poéticas do teatro de rua contemporâneo e suas interfaces com as cidades imprimidas pelas periferias urbanas e suas negritudes.
Convidades:
Jé Oliveira (SP) | je_oliveiraaaa - Graduando em Ciências Sociais, é um dos fundadores do Coletivo Negro, em São Paulo. Ator, diretor e dramaturgo, formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André.
Onisajé (BA) | @onisaje - Onisajé é yakekerê do Ilê axé Oyá L´adê Inan, encenadora graduada em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA. Mestra e doutoranda em Artes cênicas pelo PPGAC-UFBA, dramaturga e preparadora/formadora de atuantes.
Anderson Feliciano (MG) | @andersonfelicyano - Dramaturgo, performer e curador da mostra Polifônica Negra. É mestrando em dramaturgia. Em 2019, foi um dos curadores da Janela de Dramaturgia e em 2018, curador assistente do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte.
Segunda (20), às 21 horas
4º ALVOROÇO: Microfone aberto online
Mc: Bruno Sodré | @sodrebatuqueiro - Músico percussionista, ator e lutier, pesquisa folguedos populares, música experimental e contemporânea. Coordena o projeto Brincantes Sonoros, técnico no Nóis de Teatro e coordenação artística do Maracatu Nação Bom Jardim.
Mc: Doroteia Ferreira | @dorohferreira - Dançarina, atriz e coreógrafa, atuante no Nóis de Teatro desde 2012. Intérprete-Criadora formada pelo Curso Técnico em Dança do Ceará. Formada em Educação Física, também é leciona dança no Centro Cultural do Grande Bom Jardim.

FICHA TÉCNICA
  • Coordenação de curadoria - Altemar Di Monteiro
  • Produção - Kelly Enne Saldanha e Henrique Gonzaga
  • Apresentadores - Kelly Enne Saldanha, Henrique Gonzaga, Altemar Di Monteiro, Bruno Sodré e Doroteia Ferreira
  • Técnico de Vídeo - Batuta
  • Intérpretes de Libras - Roberto Junior Negão e Grazi Gomes

Serviço
  • Siará Quilombo - Ocupação Preta no Dragão
  • Todas as segundas de julho, a partir do dia 6
  • Horário: 21 horas
  • Instagram (@dragaodomar) e YouTube @dragaodomarcentro) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
  • Acesso gratuito e livre

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…