Pular para o conteúdo principal



Engaja Cidadão promove live sobre Reforma Tributária

O Circuito de Lives Engaja Cidadão, projeto desenvolvido pelo Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), retomou o debate sobre a Reforma Tributária e o papel do servidor público em transmissão ao vivo nos canais da Secretaria da Fazenda no Instagram (@sefazceara) e no Youtube (Sefaz Ceará).


A atividade foi mediada pela secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, e contou com a participação do presidente da Federação Brasileira de Associações dos Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da Associação dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (Afresp), Rodrigo Spada.

O convidado destacou a relevância do cargo de auditor fiscal para a sociedade e disse que luta por uma tributação de qualidade, que favoreça a competitividade e melhore o ambiente de negócios no Brasil.

Para ele, o momento é oportuno para a aprovação de uma Reforma Tributária que traga desenvolvimento econômico para o País, pois vê um movimento coordenado em torno de uma pauta comum. Como exemplo disso, citou a proposta elaborada pelos secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal.

Legislação complexa - Na avaliação de Spada, é preciso reconhecer as diferenças regionais do Brasil e a complexidade da Legislação Tributária.

“Nenhuma Região está imune aos efeitos desse sistema complexo, com três entes legislando. Então, temos só sobre o consumo, pelo menos, cinco tributos. A União legisla com PIS, Cofins e IPI. Depois, tem 27 legislações de ICMS e mais de 5 mil municípios com ISS”, frisou.

Segundo ele, o emaranhado tributário gera uma complexidade que prejudica a economia, fragiliza a administração tributária e onera excessivamente contribuinte, além de a abrir brechas para a sonegação”, ressaltou.

Para o auditor, o projeto de reforma apresentado recentemente pelo Ministério da Economia não é o mais adequado. “É muito aquém do necessário a proposta, por enquanto, do Governo Federal de simplesmente simplificar PIS e Cofins. É querer tratar um doente terminal com homeopatia. Não é isso que vai superar os problemas, inclusive essas soluções que estão dando de simplificação do ISS, do ICMS, são desprezíveis”, criticou.

O presidente da Febrafite disse que sempre foi defensor de uma reforma ampla. “Do início de 2015, quando assumi a Afresp, até fevereiro deste ano, pugnávamos por uma reforma sobre o consumo porque sabemos que esse é o principal entrave da economia, e precisamos fazer o Brasil crescer, melhorar o PIB (Produto Interno Bruto), porque aumentando economia, aumenta também a arrecadação”, expressou.

Desigualdade Social - Ele revelou, no entanto, que a atual crise sanitária o fez refletir mais sobre o assunto. “A Pandemia desnudou de forma muito trágica a desigualdade social do nosso país. Com o auxílio emergencial, percebemos que o número de pessoas necessitadas é muito maior do que esperávamos, mais de 35 milhões, e tem gente na fila. Isso não dá para desconsiderar”, enfatizou.

O auditor acredita que outras formas de tributação precisam entrar no debate, além da cobrança sobre o consumo.

“Sabemos que essa conta vai chegar. Lógico que o Governo Federal pode emitir moeda, rolar a dívida ou usar as reservas cambiais, mas ele tem que trazer liquidez para a economia e financiar os estados e municípios. Isso vai ter um custo no longo prazo de 20 anos e teremos que discutir quem vai pagar”, afirmou.

Para ele, não há espaço para onerar a população mais pobre, a classe média, o assalariado. 

“Temos que ver quem paga pouco neste país. Por que a aeronave não paga IPVA? Precisamos melhorar nossa matriz tributária, tirando do consumo e agregando no patrimônio e na renda. Isso trará justiça fiscal e ajudará a resolver o principal problema do país que é desigualdade”, disse.

Desafios do Fisco - A secretária da Fazenda, 
Fernanda Pacobahyba, perguntou sobre o principal desafio para o Fisco hoje. O convidado respondeu que é criar um ambiente de confiança com a sociedade, pois sem esse elemento não há, segundo ele, diálogo produtivo.

“Hoje, tenho a plena consciência de que a nossa imagem pública não faz jus à real importância do nosso trabalho. O Fisco é seminal do próprio Estado, é fundante. É o Estado que viabiliza a vida em sociedade e o imposto é o preço que se paga para termos uma sociedade civilizada”, destacou o presidente da Febrafite.

De acordo com ele, os auditores fiscais precisam se transformar em agentes de desenvolvimento social e econômico. “Temos que nos preocupar mais com a legislação, em ter instrumentos para conseguir estar do lado da sociedade”, afirmou.

Spada complementou que as administrações tributárias precisam transformar a grande quantidade de dados que geram em conhecimento e colaborar mais com Políticas Públicas.

Falou ainda sobre a 9ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, promovido pela Febrafite, que reconhece as melhores iniciativas de Educação Fiscal no País. Serão contemplados, segundo ele, trabalhos nas áreas de Educação, Tecnologia e Jornalismo.

Circuito de Lives Engaja Cidadão - 
O presidente da Febrafite foi o décimo primeiro convidado do Circuito de Lives Engaja Cidadão, projeto criado pelo Programa de Educação Fiscal do Ceará para estes tempos de distanciamento social decorrente do novo coronavírus. As lives são transmitidas, semanalmente, nos canais oficiais da Sefaz no Instagram e YouTube. Os vídeos são gravados e ficam à disposição dos usuários dessas redes sociais.

A iniciativa objetiva promover debates de temas como:
  • Função Social do Tributo.
  • Orçamento Público.
  • Educação para a Cidadania.
  • Papel do Servidor Cidadão.
  • Juventude.
  • Protagonismo Político.
  • Políticas Públicas em época de Pandemia.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...