Pular para o conteúdo principal

Há 96 anos morria Joaquim Távora

Confira o 19 de julho na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:


  • 1630 - O Capitão-Mor Domingos de Veiga Cabral é nomeado Capitão do Forte de Fortaleza.
  • 1888 - Publica-se em Fortaleza o jornal científico e literário Evolução, editado pelo capitão Antônio Duarte Bezerra, Francisca Clotilde Barbosa Lima e Joaquim Fabrício de Barros.
  • 1900 - Morre, aos 28 anos de idade, João Lopes de Abreu Lage (Lopes Filho), funcionário da Alfândega. Era membro da Padaria Espiritual e do Centro Literário. Hoje é nome de rua no Amadeu Furtado. Nascera em sete de maio de 1868 em Fortaleza.
  • 1901 - Morre, aos 57 anos de idade, no Rio de Janeiro, o advogado, escritor, teatrólogo, cearense de Aracati, onde nascera a 10 de novembro de 1843, José Avelino Gurgel do Amaral, que hoje é nome de rua no centro de Fortaleza e Patrono na Academia Cearense de Letras (ACL).
  • 1912 - Assume a Chefia de Polícia deste Estado Álvaro Teixeira de Sousa Mendes (Álvaro Mendes). O cargo equivale hoje ao de Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania.
  • 1912 - Assume o comando da 3ª Região Militar sediada em Fortaleza, o capitão Antônio Ferreira Dias, comandante da 2ª Companhia isolada de caçadores.
  • 1924 - Instala-se a Associação dos Chauffeurs do Ceará (ACC), fundada em 25/01/1924, que logo passa a influir culturalmente, fazendo surgir a marca de “Cigarros ACC”. Os fundadores foram Mozart Pinto Damasceno, Henrique Diniz, Mário Pinto de Mendonça, Mário Oton do Amaral Henriques, Raimundo Vieira, Antônio Barbosa, Raimundo Barbosa, Rodolfo Tomé da Cunha, Francisco Alexandre da Silva, Celso Lopes, Paulo Barros, Pedro Tabosa, Francisco Joaquim da Silva, Luís Gonzaga Nogueira, Antônio Santos Barreto, José Coelho, Renato Carneiro, Francisco Gomes do Nascimento e José Correia de Vasconcelos.
  • 1924 - Morre, vítima de ferimentos recebidos no dia cinco, na revolta chefiada pelo general Isidoro Dias Lopes, o capitão Joaquim do Nascimento Fernandes Távora (Joaquim Távora), aos 43 anos de idade. Nascera no Jaguaribe Mirim (CE), em 15 de julho de 1881. Hoje é nome de bairro em Fortaleza.
  • 1931 - Inaugurada a nova sede da Associação dos Chauffeurs do Ceará (ACC) na Rua Major Facundo esquina com a Rua Meton de Alencar. Na ocasião, o padre Geminiano Bezerra, capelão da Associação, doa uma imagem de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Falam na ocasião, o prefeito de Fortaleza, Antônio Urbano de Almeida, e o advogado Raimundo Gomes de Matos “Gomez”. A bênção das instalações é procedida pelo monsenhor Tabosa.
  • 1934 - Criada a Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, pelo Arcebispo Metropolitano Dom Manuel da Silva Gomes.
  • 1934 - Morre, em Fortaleza, aos 44 anos de idade, o comerciante Jerônimo de Oliveira Torres (Jerônimo Torres), proprietário da fábrica de chapéus-de-sol, que esteve por muitos anos na Rua Pedro Borges, esquina com Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira. Nascera em Mossoró, RN, em 31 de janeiro de 1891.
  • 1941 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), mais quatro membros: João Franklin de Alencar Nogueira (João Nogueira), Dolor Uchoa Barreira (Dolor Barreira), Raimundo Girão e Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo).
  • 1946 - O interventor Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza) exonera o prefeito César Cals de Oliveira, que no dia seguinte é substituído pelo advogado Romeu Coelho Martins (Romeu Martins).
  • 1948 - Inaugurada, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, a Maternidade Santa Catarina de Labouré, destinada a pensionistas.
  • 1948 - O prefeito Acrísio Moreira da Rocha assume a presidência da The Ceará Tramway, Light & Power Co. Ltd., empresa encampada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.
  • 1952 - Inauguram-se as novas instalações do Náutico Atlético Clube, nas Avenida Desembargador Moreira e Avenida Beira-Mar, na Praia do Meireles, prédio com planta do arquiteto Emílio Hinko.
  • 1954 - Chega a Fortaleza para apresentações ao microfone da ZYR-7, Rádio Iracema de Fortaleza, o Conjunto de Ritmos Brasileiros, do compositor, sanfoneiro e cantor Luís Gonzaga do Nascimento, integrado por Januário, com seus oito baixos; Pepê, o malabarista do xaxado; Zequinha, o famoso rei do passo, e Anão, o ‘‘cangaceiro’’ do xaxado.
  • 1957 - Começa a circular a revista Ceará Mercantil, da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio).
  • 1973 - O economista Rubens Costa é homenageado no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a título de Doutor Honoris Causa.
  • 1976 - Sai o primeiro número do Domingão, jornal de esportes dirigido por Walter Costa Lima, Tarciso Correia, Halmalo Silva e Celso Martinelli, fotografia de Cláudio Abrew.
  • 1977 - Lançamento da Pedra Fundamental do Edifício Raul Barbosa, do BNB, pelo presidente do banco na época, economista Antônio Nilson Craveiro Holanda (Nilson Holanda).
  • 1977 - Inicia-se em Fortaleza, o funcionamento das linhas de ônibus interbairros, Antônio Pompeu-Montese, Parangaba-Antônio Bezerra, Antônio Bezerra-Aldeota e Parangaba-Mucuripe.
  • 1982 - Inaugurado o Edifício Raul Barbosa, sede do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, entre as Rua da Assunção, 118, Pedro I e Floriano Peixoto, com a presença de todos os governadores do Nordeste.
  • 1983 - O popular comerciante Antônio Alberto Ramalho Gondim, conhecido como Gumercindo, desportista que mantinha uma banda que alegrava os jogos do Fortaleza Esporte Clube., mata sua mulher Sônia Mac-Dowell Gondim.
  • 1985 - Assume a Delegacia Regional do Trabalho - DRT, o advogado Amadeu Arrais de Araújo.
  • 1988 - Falece, aos 65 anos de idade, o médico Rigoberto Romero de Barros, cearense de Itapipoca nascido em primeiro de julho de 1923, que foi deputado estadual em três legislaturas e Secretário de Estado.
  • 1994 - Criado o Departamento de Patrimônio Histórico Cultural dentro da estrutura organizacional da Fundação Cultural de Fortaleza pelo prefeito Antônio Cambraia.
  • 1999 - A Embratel lança ao mar, na Praia do Futuro, o cabo submarino internacional de fibras óticas Américas II, ligando o Brasil aos Estados Unidos da América.
  • 2005 - Falece, na madrugada, aos 93 anos, o psiquiatra e neurologista Antônio Vandick de Andrade Ponte (Vandick Ponte), um dos maiores nomes da psiquiatria no Ceará. Estava internado desde o dia anterior, no Hospital São Mateus apresentando um quadro de pneumonia. O velório acontece na Igreja Nossa Senhora das Graças, no Hospital Geral do Exército, e o sepultamento no dia seguinte, às 16 horas, no Parque da Paz. Cursou Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro. De volta a Fortaleza, foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Mais tarde, tornou-se também livre-docente da Faculdade de Direito da UFC. Em 1952, fundou, com o médico Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço), a Casa de Saúde São Gerardo. Em 1984, recebeu o troféu Sereia de Ouro pelo seu destaque na área, lembrado por colegas dos diversos hospitais onde atuou. Membro da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, foi um dos fundadores da Sociedade Cearense de Psiquiatria (Socep), a qual presidiu. Era nascido em Sobral em 1912.
  • 2017 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro civil Raimundo Guilherme da Silveira (Didi Silveira), aos 90 anos de idade. Trabalhou muitos anos para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e outros órgãos públicos. Boêmio, era conhecido nas rodas musicais de Fortaleza, em Recife e do Rio de Janeiro. Didi Silveira nascera em 11 de fevereiro de 1927.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…