Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Granjeiro é preso

Uma Operação da Polícia Civil Cearense prendeu na manhã desta quarta-feira (15) o prefeito de Granjeiro, Ticiano de Fonseca Félix (Ticiano de Tomé), em Fortaleza; o pai do prefeito, Vicente Félix de Sousa, em Granjeiro; e o policial militar Mayron Myrray Bezerra Aranha.



Os três são acusados de mandarem matar o então prefeito de Granjeiro, no Natal de 2019, João Gregório Neto (João do Povo), de 54 anos. João do Povo foi morto quando fazia uma caminhada no Parque de Granjeiro.

A Operação é desenvolvida em Granjeiro, Crato, Juazeiro do Norte, Fortaleza e Salgueiro (PE). 

Com a prisão Ticiano de Tomé (foto) foi afastado da Prefeitura de Granjeiro. A Câmara Municipal vai se reunir para dá posse ao presidente da Casa, Luiz Márcio Pereira, como prefeito; uma vez que Ticiano era vice de João do Povo.

OPERAÇÃO - Mais uma fase da operação com o objetivo de elucidar as circunstâncias da morte do prefeito do município de Granjeiro, João Gregório Neto, de 54 anos, foi deflagrada nesta quarta-feira (15), pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Nove alvos investigados por participarem, direta ou indiretamente, da morte do político tiveram mandados de prisão preventiva e domiciliar cumpridos nas primeiras horas da manhã desta quarta.

A ofensiva policial mobilizou 60 policiais civis do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul) e da Delegacia Regional de Crato, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) também deu apoio à ação policial. Membros da Promotoria de Justiça de Granjeiro do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) colaboraram com os trabalhos.

Ao todo, os policiais civis foram em endereços nas cidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Granjeiro e Salgueiro (PE) para cumprir 15 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão preventiva e domiciliar em desfavor dos alvos da investigação.

O trabalho policial resultou nas prisões do atual prefeito do município Ticiano da Fonseca Felix, de 35 anos e do pai dele Vicente Felix de Sousa, de 61 anos. Os dois foram presos preventivamente e são suspeitos de arquitetarem o plano que resultou na morte de João Gregório Neto e de articular a participação de outros suspeitos que de alguma forma colaboraram para o homicídio do político, em 24 de dezembro de 2019, véspera de Natal. O prefeito, que assumiu o cargo após a morte de João Gregório Neto, foi afastado.

A Polícia Civil também cumpriu mandados de prisão domiciliar contra Joaquim Maximiliano Borges, de 42 anos, conhecido como “Max”, nomeado por Ticiano para ser secretário da Administração da atual gestão municipal e teve o pedido de afastamento do cargo na Prefeitura aceito pela Justiça; e Francisco Rômulo Brasil Leal dos Santos, de 59 anos, gerente da loja de propriedade de Vicente.

Outro alvo que teve prisão domiciliar cumprida foi Geraldo Pinheiro de Freitas, de 67 anos, que, de acordo com as investigações teria financiado o esquema criminoso para executar o plano de morte do prefeito. Outras duas pessoas apontadas como financiadoras tiveram seus imóveis vistoriados pelos policiais civis, na manhã desta quarta.

Quatro alvos de mandados de prisão preventiva cumpridos nesta quarta participaram diretamente no homicídio, como apontam as apurações da Polícia Civil cearense. 

São eles: 
  • Anderson Mauricio Rodrigues, de 23 anos, com antecedente criminal por receptação; 
  • Wendel Alves de Freitas Mendes, de 26 anos, com passagens pelos crimes de furto, estelionato, receptação, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e por integrar organização criminosa;
  • Willyano Ferreira da Silva, de 30 anos, natural de Salgueiro (PE). 
Wendel e Willyano foram presos no último dia nove de julho, em um imóvel na cidade do Crato, por força de um mandado de prisão temporária relativo à investigação do homicídio do prefeito de Granjeiro.

O quarto suspeito apontado como coordenador da execução do prefeito é o cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Mayron Myrray Bezerra Aranha, de 29 anos, com passagens por tentativa de homicídio, crimes de trânsito, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo. O PM está afastado preventivamente das funções e já se encontrava preso quando as equipes policiais foram cumprir o mandado. Ele também é investigado em um caso de tentativa de homicídio contra uma mulher de 23 anos, em maio deste ano, em Barbalha.


Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu R$ 120 mil em espécie, quantia encontrada com o investigado Geraldo Pinheiro de Freitas, que está em prisão domiciliar. Um revólver calibre 38 com cinco munições de mesmo calibre foi apreendido na casa do atual prefeito afastado Ticiano Félix, José Plácido da Cunha, de 53 anos, que está com mandado de prisão preventiva, mas não pôde ser cumprido, pois ele não foi localizado no endereço. Ele é considerado foragido. Três notebooks, sete HDs e aparelhos celulares também foram recolhidos nos imóveis dos investigados.

Cronologia da investigação - Em nove de janeiro, a Polícia Civil apresentou detalhes iniciais do caso e divulgou a identidade de um dos investigados. O Poder Judiciário determinou que Vicente Félix de Souza, pai do atual prefeito de Granjeiro, utilizasse tornozeleira eletrônica e que se mantivesse em área de restrição específica, como medida cautelar.

Um segundo veículo apontado nas investigações que teria dado apoio à empreitada criminosa, modelo Chevrolet S10, de propriedade de um parente de Vicente, foi apreendido no mesmo dia. Documentos e aparelhos celulares encontrados em endereços de Vicente Félix também foram apreendidos e encaminhados para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para serem submetidos à análise pericial.

Ainda em janeiro, nos dias 16 e 28, em ações realizadas nos estados do Piauí e Maranhão, a Polícia Civil prendeu outros três homens que teriam ligação com o veículo – um Volkswagen Polo – foram presos. Para os investigadores, o automóvel foi utilizado pelos executores do crime.

Já no último três de março, José Plácido da Cunha, de 53 anos foi capturado em uma residência situada no bairro Cidade Nova, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. A prisão ocorreu por força de um mandado de prisão temporária em razão de ameaças realizadas pelo suspeito a testemunhas do caso, além de outros indícios de autoria delitiva do crime.

Willyano Ferreira da Silva, de 30 anos e Wendel Alves de Freitas Mendes, de 26 anos tiveram mandados de prisão temporária cumpridos em nove de julho, quando foram localizados em um imóvel da cidade do Crato. 

Willyano é apontado como responsável por conduzir o Volkswagen Polo que foi utilizado pelos executores do crime. Já Wendel é suspeito de ter feito a articulação para conseguir o veículo usado no cometimento do homicídio e por ter auxiliado na fuga. Os dois são investigados por integrar uma organização criminosa que alugaria veículos de locadoras para serem utilizados em crimes e depois não devolviam os automóveis das empresas.
Denúncias - A Polícia Civil segue com as diligências em andamento no intuito de localizar mais pessoas envolvidas no crime e não divulga mais informações no momento para não comprometer o andamento das investigações. A população pode colaborar com as investigações através dos canais de denúncias. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou ainda para o número (88) 3102-1285, da Delegacia Regional de Crato. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Leia também:

Sexto suspeito envolvido na morte do prefeito de Granjeiro é preso

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo