Pular para o conteúdo principal



Retomada de atividades exige soluções sanitárias

O momento atual atípico da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus trouxe à tona a importância do cuidado com a higienização e questões sanitárias, que vão impactar, diretamente, na Saúde Humana.

Passado o tempo inicial de Isolamento Social Total e, agora, retomada das atividades - de acordo com as etapas traçadas pelo Governo do Ceará - algumas áreas, especialmente aquelas que lidam diretamente com um público maior - precisam redobrar suas atenções nesse quesito.

Por isso, é preciso uma consciência para que o retorno seja feito de forma responsável e dentro das normas para garantir a atenção para com funcionários e clientes. Assim, é necessário traçar um plano de convergência entre as atividades empresariais e uma rotina sanitariamente segura.


A diretora da Conduzir Consultoria (empresa cearense que atua na área de assistência especializada em soluções sanitárias), Elayne Marques (foto), explica que o retorno às atividades empresariais tende a ser bem caótico, especialmente para os empresários e gerentes dos negócios, porque precisam resgatar uma rotina e projetos e, ao mesmo tempo, encontrar formas diversas de manter o respeito à segurança sanitária, tendo em mãos a saúde dos colaboradores e seus familiares. E para a realização desse trabalho é preciso, também, aprofundamento na área.

"É uma tarefa claramente inadequada para um leigo, visto que as ações sanitárias rigorosas exigem mudança de hábito, acima de tudo. Traçar um plano e ajudá-lo a colocar na prática, indo junto ao cliente, orientando seus colaborados, orçando com terceiros, instruindo seus fornecedores, estudando soluções sanitárias e até reduzindo custos com limpeza é papel, isso é forma correta para realizar a retomada e é o que estamos focados em levar ao cliente", destaca Elayne Marques. 

Além disso, é uma forma do cliente mostrar para seus clientes que seu negócio é sanitariamente seguro, uma vez que investe na assistência de um especialista no assunto e, assim, gerar confiança no público e ajudar a voltar a incrementar os negócios.

As áreas que precisam ficar atentas a todos estes cuidados, vão desde Estabelecimentos Comerciais da Área da Alimentação, passando por Estabelecimentos de Ensino e até Condomínios e Construção Civil.

"Não há exatamente uma delimitação do tipo de empresa que pode usufruir deste serviço. Basicamente o cliente é aquele que, realmente, está disposto a colocar na prática ações para proteger seus colabores e clientes, não se limitando a 'fazer de conta', aplicando ações superficiais descuidadas apenas para cumprir a lei e não para realmente cuidar das pessoas. Os clientes, tradicionalmente, sempre foram empresas ligadas diretamente ao setor de alimentação, como restaurantes, supermercados e indústrias. Hoje, com o serviço do plano sanitário de retomada, são mais plurais: incluem escolas, construção civil, escritórios, hotéis, salões de beleza, administradoras de condomínios etc", alerta Elayne Marques.

Além de estratégias já adaptadas à realidade de cada cliente, para este momento tudo foi intensificado com o uso de cartilhas específicas para funcionários, com cuidados em todas as situações, desde o momento de saída de casa, no transporte, com alimentação, retorno para casa etc. Foram desenvolvidos cartazes com instruções para todos os segmentos citados anteriormente.

CUIDADO COM O PRÓXIMO - De acordo com ela, "é totalmente compreensível o retorno às atividades das empresas. Porém, o cuidado consigo e com o próximo é a principal ferramenta para evitar a contaminação do Novo Coronavírus. Aplicar e seguir seriamente normas sanitárias rígidas é a única forma de conciliar a atividade econômica e cuidado com a saúde pública. E isto deve continuar até que haja uma forma segura de combater esta doença, como uma Vacina ou tratamento definitivo de cura".

As empresas, também, estão tendo como ganho a Educação dos funcionários em relação à higiene pessoal, porque estes estão sendo obrigados a ensinar e a cobrar a respeito do assunto. Estão realmente aprendendo a como higienizar ambientes, objetos, a terem cuidado com compartilhamento de utensílios e inúmeras ações antes passadas desapercebidas.

"Antes, a cultura da limpeza era tipo doméstica, trazida pelo pragmatismo amador, um conjunto de ações higiênicas falhas determinadas pelos funcionários. E, hoje, estas empresas estão descobrindo que podem aprender e a manter uma cultura de higiene profissional trazendo Saúde às pessoas e gerando a conservação de ambientes e equipamentos. Inclusive, estas empresas já vem fechando contrato de manutenção permanente com a Conduzir, justamente, para garantir a continuidade dos benefícios supracitados", salienta Elayne Marques.

FIM DA PANDEMIA - E quando a pandemia acabar? Mesmo após o término, é indicado que ações de cuidado de rotina devem ser, sim, absorvidas depois da pandemia se encerrar. Diversas ações de cuidado coletivo, se mantidos na rotina, poderão evitar futuros contágios tidos como comuns, como a gripe “normal” e doenças por contágio aéreo e toque. E uma empresa cujos colaboradores adoecem menos é mais produtiva.

Elayne lembra que "algumas estruturas de sanitização que foram modificadas podem ser mantidas. Por exemplo, o hábito de trocar filtros e limpar equipamentos de ar, higienização rigorosa de ambientes, superfícies de contato constante (como maçanetas, corrimões e interruptores). Porque é preciso lembrar que a sanitização não elimina apenas o Coronavírus, mas também outros vírus, bactérias, ácaros e outros microorganismos que causam doenças e alergias. Antes não havia tal hábito e todos se mantinham sujeitos a constante exposição insalubre. Esta é uma mudança que tem que se manter".

Diante, então, deste cenário e dos benefícios que estão sendo e podem ser trazidos, é claro a importância de uma consultoria especializada no assunto, pois permite uma visão mais apurada sobre como solucionar os problemas decorrentes dos ajustes à pandemia. Porque, muitas vezes, é conflitante a necessidade da operação normal de um negócio com as necessidades de distanciamento e cuidado que a Segurança Sanitária exige no combate. Então, a consultoria consegue encontrar formas de solucionar problemas porque acumula vivências de outros clientes de outras áreas e indústrias, ampliando os horizontes no combate à Pandemia.

"Fora que a Consultoria Sanitária tem um conhecimento mais profundo sobre os produtos de limpeza, levando a um custo menor com a compra de produtos alternativos desconhecidos pelo grande público. Por exemplo, uma operação terceirizada de Sanitização para um cliente, orçada em um custo R$ 44 mil, foi reduzida para R$ 2 mil, tendo a mesma frequência de aplicação. O resultado foi obtido apenas porque treinamos os funcionários do próprio cliente e garantimos a correta implantação. Outro exemplo é a substituição do álcool (para sanitização de superfícies) por produto 16 vezes mais barato e com poder residual muito mais efetivo", salienta a diretora.

E, ainda, a Consultoria Sanitária tem a habilidade de fazer isso acontecer nas empresas, porque seu serviço sempre foi essencialmente ensinar empresários, gerentes e funcionários a mudarem a cultura empresarial para uma de valorização de segurança sanitária (tanto de ambientes quanto de alimentos e produtos). "Portanto, nesta fase de retomada não é a mera entrega de um papel com plano, mas sim entrar, ensinar, cobrar e garantir que o plano esteja sendo levado a sério".

A diretora da Conduzir ressalta, que para se chegar o resultado de trabalho de qualidade e satisfatório, existe uma equipe com profissionais da área de Engenharia de Alimentos, Nutrição, Engenheira de Segurança do Trabalho, Engenheira Ambiental e Técnica de Enfermagem. 

"Antes, empresas do setor, assim como o profissional da área sanitária, sempre sentiu seu negócio pouco valorizado no mercado. E, agora, que este serviço é percebido como necessário, é percebida uma postura pela parte do cliente totalmente radical, infinitamente, mais aberto à mudanças. Este sempre foi um trabalho de 'bastidores' e agora está em evidência", diz Elayne Marques.

A EMPRESA
- A Conduzir Consultoria é uma empresa cearense que atua com foco nas áreas de: qualidade; segurança dos alimentos; excelência nos processos e produtos; fornece um diagnóstico completo das condições higiênico sanitárias do estabelecimento, adequando as exigências legais da vigilância sanitária por meio da implantação e manutenção das boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos e adequação aos decretos e protocolos de cada setor.

Conta com uma equipe formada por profissionais de alta qualificação e experiência no mercado e trabalhamos com procedimentos padronizados, visando sempre à construção de melhores práticas.

Em sua cartela de clientes, a Conduzir atende RioMar, Supermercado Guará, Hotel Praiano, China in Box, Colégio e Faculdade Lourenço Filho, entre outros clientes.

Comentários

  1. É , tudo o que uma empresa responsável com o cliente, com a equipe de colaboradores precisa, parabéns Elayne Marques 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida