Pular para o conteúdo principal

Retomada de atividades exige soluções sanitárias

O momento atual atípico da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus trouxe à tona a importância do cuidado com a higienização e questões sanitárias, que vão impactar, diretamente, na Saúde Humana.

Passado o tempo inicial de Isolamento Social Total e, agora, retomada das atividades - de acordo com as etapas traçadas pelo Governo do Ceará - algumas áreas, especialmente aquelas que lidam diretamente com um público maior - precisam redobrar suas atenções nesse quesito.

Por isso, é preciso uma consciência para que o retorno seja feito de forma responsável e dentro das normas para garantir a atenção para com funcionários e clientes. Assim, é necessário traçar um plano de convergência entre as atividades empresariais e uma rotina sanitariamente segura.


A diretora da Conduzir Consultoria (empresa cearense que atua na área de assistência especializada em soluções sanitárias), Elayne Marques (foto), explica que o retorno às atividades empresariais tende a ser bem caótico, especialmente para os empresários e gerentes dos negócios, porque precisam resgatar uma rotina e projetos e, ao mesmo tempo, encontrar formas diversas de manter o respeito à segurança sanitária, tendo em mãos a saúde dos colaboradores e seus familiares. E para a realização desse trabalho é preciso, também, aprofundamento na área.

"É uma tarefa claramente inadequada para um leigo, visto que as ações sanitárias rigorosas exigem mudança de hábito, acima de tudo. Traçar um plano e ajudá-lo a colocar na prática, indo junto ao cliente, orientando seus colaborados, orçando com terceiros, instruindo seus fornecedores, estudando soluções sanitárias e até reduzindo custos com limpeza é papel, isso é forma correta para realizar a retomada e é o que estamos focados em levar ao cliente", destaca Elayne Marques. 

Além disso, é uma forma do cliente mostrar para seus clientes que seu negócio é sanitariamente seguro, uma vez que investe na assistência de um especialista no assunto e, assim, gerar confiança no público e ajudar a voltar a incrementar os negócios.

As áreas que precisam ficar atentas a todos estes cuidados, vão desde Estabelecimentos Comerciais da Área da Alimentação, passando por Estabelecimentos de Ensino e até Condomínios e Construção Civil.

"Não há exatamente uma delimitação do tipo de empresa que pode usufruir deste serviço. Basicamente o cliente é aquele que, realmente, está disposto a colocar na prática ações para proteger seus colabores e clientes, não se limitando a 'fazer de conta', aplicando ações superficiais descuidadas apenas para cumprir a lei e não para realmente cuidar das pessoas. Os clientes, tradicionalmente, sempre foram empresas ligadas diretamente ao setor de alimentação, como restaurantes, supermercados e indústrias. Hoje, com o serviço do plano sanitário de retomada, são mais plurais: incluem escolas, construção civil, escritórios, hotéis, salões de beleza, administradoras de condomínios etc", alerta Elayne Marques.

Além de estratégias já adaptadas à realidade de cada cliente, para este momento tudo foi intensificado com o uso de cartilhas específicas para funcionários, com cuidados em todas as situações, desde o momento de saída de casa, no transporte, com alimentação, retorno para casa etc. Foram desenvolvidos cartazes com instruções para todos os segmentos citados anteriormente.

CUIDADO COM O PRÓXIMO - De acordo com ela, "é totalmente compreensível o retorno às atividades das empresas. Porém, o cuidado consigo e com o próximo é a principal ferramenta para evitar a contaminação do Novo Coronavírus. Aplicar e seguir seriamente normas sanitárias rígidas é a única forma de conciliar a atividade econômica e cuidado com a saúde pública. E isto deve continuar até que haja uma forma segura de combater esta doença, como uma Vacina ou tratamento definitivo de cura".

As empresas, também, estão tendo como ganho a Educação dos funcionários em relação à higiene pessoal, porque estes estão sendo obrigados a ensinar e a cobrar a respeito do assunto. Estão realmente aprendendo a como higienizar ambientes, objetos, a terem cuidado com compartilhamento de utensílios e inúmeras ações antes passadas desapercebidas.

"Antes, a cultura da limpeza era tipo doméstica, trazida pelo pragmatismo amador, um conjunto de ações higiênicas falhas determinadas pelos funcionários. E, hoje, estas empresas estão descobrindo que podem aprender e a manter uma cultura de higiene profissional trazendo Saúde às pessoas e gerando a conservação de ambientes e equipamentos. Inclusive, estas empresas já vem fechando contrato de manutenção permanente com a Conduzir, justamente, para garantir a continuidade dos benefícios supracitados", salienta Elayne Marques.

FIM DA PANDEMIA - E quando a pandemia acabar? Mesmo após o término, é indicado que ações de cuidado de rotina devem ser, sim, absorvidas depois da pandemia se encerrar. Diversas ações de cuidado coletivo, se mantidos na rotina, poderão evitar futuros contágios tidos como comuns, como a gripe “normal” e doenças por contágio aéreo e toque. E uma empresa cujos colaboradores adoecem menos é mais produtiva.

Elayne lembra que "algumas estruturas de sanitização que foram modificadas podem ser mantidas. Por exemplo, o hábito de trocar filtros e limpar equipamentos de ar, higienização rigorosa de ambientes, superfícies de contato constante (como maçanetas, corrimões e interruptores). Porque é preciso lembrar que a sanitização não elimina apenas o Coronavírus, mas também outros vírus, bactérias, ácaros e outros microorganismos que causam doenças e alergias. Antes não havia tal hábito e todos se mantinham sujeitos a constante exposição insalubre. Esta é uma mudança que tem que se manter".

Diante, então, deste cenário e dos benefícios que estão sendo e podem ser trazidos, é claro a importância de uma consultoria especializada no assunto, pois permite uma visão mais apurada sobre como solucionar os problemas decorrentes dos ajustes à pandemia. Porque, muitas vezes, é conflitante a necessidade da operação normal de um negócio com as necessidades de distanciamento e cuidado que a Segurança Sanitária exige no combate. Então, a consultoria consegue encontrar formas de solucionar problemas porque acumula vivências de outros clientes de outras áreas e indústrias, ampliando os horizontes no combate à Pandemia.

"Fora que a Consultoria Sanitária tem um conhecimento mais profundo sobre os produtos de limpeza, levando a um custo menor com a compra de produtos alternativos desconhecidos pelo grande público. Por exemplo, uma operação terceirizada de Sanitização para um cliente, orçada em um custo R$ 44 mil, foi reduzida para R$ 2 mil, tendo a mesma frequência de aplicação. O resultado foi obtido apenas porque treinamos os funcionários do próprio cliente e garantimos a correta implantação. Outro exemplo é a substituição do álcool (para sanitização de superfícies) por produto 16 vezes mais barato e com poder residual muito mais efetivo", salienta a diretora.

E, ainda, a Consultoria Sanitária tem a habilidade de fazer isso acontecer nas empresas, porque seu serviço sempre foi essencialmente ensinar empresários, gerentes e funcionários a mudarem a cultura empresarial para uma de valorização de segurança sanitária (tanto de ambientes quanto de alimentos e produtos). "Portanto, nesta fase de retomada não é a mera entrega de um papel com plano, mas sim entrar, ensinar, cobrar e garantir que o plano esteja sendo levado a sério".

A diretora da Conduzir ressalta, que para se chegar o resultado de trabalho de qualidade e satisfatório, existe uma equipe com profissionais da área de Engenharia de Alimentos, Nutrição, Engenheira de Segurança do Trabalho, Engenheira Ambiental e Técnica de Enfermagem. 

"Antes, empresas do setor, assim como o profissional da área sanitária, sempre sentiu seu negócio pouco valorizado no mercado. E, agora, que este serviço é percebido como necessário, é percebida uma postura pela parte do cliente totalmente radical, infinitamente, mais aberto à mudanças. Este sempre foi um trabalho de 'bastidores' e agora está em evidência", diz Elayne Marques.

A EMPRESA
- A Conduzir Consultoria é uma empresa cearense que atua com foco nas áreas de: qualidade; segurança dos alimentos; excelência nos processos e produtos; fornece um diagnóstico completo das condições higiênico sanitárias do estabelecimento, adequando as exigências legais da vigilância sanitária por meio da implantação e manutenção das boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos e adequação aos decretos e protocolos de cada setor.

Conta com uma equipe formada por profissionais de alta qualificação e experiência no mercado e trabalhamos com procedimentos padronizados, visando sempre à construção de melhores práticas.

Em sua cartela de clientes, a Conduzir atende RioMar, Supermercado Guará, Hotel Praiano, China in Box, Colégio e Faculdade Lourenço Filho, entre outros clientes.

Comentários

  1. É , tudo o que uma empresa responsável com o cliente, com a equipe de colaboradores precisa, parabéns Elayne Marques 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…