Pular para o conteúdo principal

Retomada de atividades exige soluções sanitárias

O momento atual atípico da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus trouxe à tona a importância do cuidado com a higienização e questões sanitárias, que vão impactar, diretamente, na Saúde Humana.

Passado o tempo inicial de Isolamento Social Total e, agora, retomada das atividades - de acordo com as etapas traçadas pelo Governo do Ceará - algumas áreas, especialmente aquelas que lidam diretamente com um público maior - precisam redobrar suas atenções nesse quesito.

Por isso, é preciso uma consciência para que o retorno seja feito de forma responsável e dentro das normas para garantir a atenção para com funcionários e clientes. Assim, é necessário traçar um plano de convergência entre as atividades empresariais e uma rotina sanitariamente segura.


A diretora da Conduzir Consultoria (empresa cearense que atua na área de assistência especializada em soluções sanitárias), Elayne Marques (foto), explica que o retorno às atividades empresariais tende a ser bem caótico, especialmente para os empresários e gerentes dos negócios, porque precisam resgatar uma rotina e projetos e, ao mesmo tempo, encontrar formas diversas de manter o respeito à segurança sanitária, tendo em mãos a saúde dos colaboradores e seus familiares. E para a realização desse trabalho é preciso, também, aprofundamento na área.

"É uma tarefa claramente inadequada para um leigo, visto que as ações sanitárias rigorosas exigem mudança de hábito, acima de tudo. Traçar um plano e ajudá-lo a colocar na prática, indo junto ao cliente, orientando seus colaborados, orçando com terceiros, instruindo seus fornecedores, estudando soluções sanitárias e até reduzindo custos com limpeza é papel, isso é forma correta para realizar a retomada e é o que estamos focados em levar ao cliente", destaca Elayne Marques. 

Além disso, é uma forma do cliente mostrar para seus clientes que seu negócio é sanitariamente seguro, uma vez que investe na assistência de um especialista no assunto e, assim, gerar confiança no público e ajudar a voltar a incrementar os negócios.

As áreas que precisam ficar atentas a todos estes cuidados, vão desde Estabelecimentos Comerciais da Área da Alimentação, passando por Estabelecimentos de Ensino e até Condomínios e Construção Civil.

"Não há exatamente uma delimitação do tipo de empresa que pode usufruir deste serviço. Basicamente o cliente é aquele que, realmente, está disposto a colocar na prática ações para proteger seus colabores e clientes, não se limitando a 'fazer de conta', aplicando ações superficiais descuidadas apenas para cumprir a lei e não para realmente cuidar das pessoas. Os clientes, tradicionalmente, sempre foram empresas ligadas diretamente ao setor de alimentação, como restaurantes, supermercados e indústrias. Hoje, com o serviço do plano sanitário de retomada, são mais plurais: incluem escolas, construção civil, escritórios, hotéis, salões de beleza, administradoras de condomínios etc", alerta Elayne Marques.

Além de estratégias já adaptadas à realidade de cada cliente, para este momento tudo foi intensificado com o uso de cartilhas específicas para funcionários, com cuidados em todas as situações, desde o momento de saída de casa, no transporte, com alimentação, retorno para casa etc. Foram desenvolvidos cartazes com instruções para todos os segmentos citados anteriormente.

CUIDADO COM O PRÓXIMO - De acordo com ela, "é totalmente compreensível o retorno às atividades das empresas. Porém, o cuidado consigo e com o próximo é a principal ferramenta para evitar a contaminação do Novo Coronavírus. Aplicar e seguir seriamente normas sanitárias rígidas é a única forma de conciliar a atividade econômica e cuidado com a saúde pública. E isto deve continuar até que haja uma forma segura de combater esta doença, como uma Vacina ou tratamento definitivo de cura".

As empresas, também, estão tendo como ganho a Educação dos funcionários em relação à higiene pessoal, porque estes estão sendo obrigados a ensinar e a cobrar a respeito do assunto. Estão realmente aprendendo a como higienizar ambientes, objetos, a terem cuidado com compartilhamento de utensílios e inúmeras ações antes passadas desapercebidas.

"Antes, a cultura da limpeza era tipo doméstica, trazida pelo pragmatismo amador, um conjunto de ações higiênicas falhas determinadas pelos funcionários. E, hoje, estas empresas estão descobrindo que podem aprender e a manter uma cultura de higiene profissional trazendo Saúde às pessoas e gerando a conservação de ambientes e equipamentos. Inclusive, estas empresas já vem fechando contrato de manutenção permanente com a Conduzir, justamente, para garantir a continuidade dos benefícios supracitados", salienta Elayne Marques.

FIM DA PANDEMIA - E quando a pandemia acabar? Mesmo após o término, é indicado que ações de cuidado de rotina devem ser, sim, absorvidas depois da pandemia se encerrar. Diversas ações de cuidado coletivo, se mantidos na rotina, poderão evitar futuros contágios tidos como comuns, como a gripe “normal” e doenças por contágio aéreo e toque. E uma empresa cujos colaboradores adoecem menos é mais produtiva.

Elayne lembra que "algumas estruturas de sanitização que foram modificadas podem ser mantidas. Por exemplo, o hábito de trocar filtros e limpar equipamentos de ar, higienização rigorosa de ambientes, superfícies de contato constante (como maçanetas, corrimões e interruptores). Porque é preciso lembrar que a sanitização não elimina apenas o Coronavírus, mas também outros vírus, bactérias, ácaros e outros microorganismos que causam doenças e alergias. Antes não havia tal hábito e todos se mantinham sujeitos a constante exposição insalubre. Esta é uma mudança que tem que se manter".

Diante, então, deste cenário e dos benefícios que estão sendo e podem ser trazidos, é claro a importância de uma consultoria especializada no assunto, pois permite uma visão mais apurada sobre como solucionar os problemas decorrentes dos ajustes à pandemia. Porque, muitas vezes, é conflitante a necessidade da operação normal de um negócio com as necessidades de distanciamento e cuidado que a Segurança Sanitária exige no combate. Então, a consultoria consegue encontrar formas de solucionar problemas porque acumula vivências de outros clientes de outras áreas e indústrias, ampliando os horizontes no combate à Pandemia.

"Fora que a Consultoria Sanitária tem um conhecimento mais profundo sobre os produtos de limpeza, levando a um custo menor com a compra de produtos alternativos desconhecidos pelo grande público. Por exemplo, uma operação terceirizada de Sanitização para um cliente, orçada em um custo R$ 44 mil, foi reduzida para R$ 2 mil, tendo a mesma frequência de aplicação. O resultado foi obtido apenas porque treinamos os funcionários do próprio cliente e garantimos a correta implantação. Outro exemplo é a substituição do álcool (para sanitização de superfícies) por produto 16 vezes mais barato e com poder residual muito mais efetivo", salienta a diretora.

E, ainda, a Consultoria Sanitária tem a habilidade de fazer isso acontecer nas empresas, porque seu serviço sempre foi essencialmente ensinar empresários, gerentes e funcionários a mudarem a cultura empresarial para uma de valorização de segurança sanitária (tanto de ambientes quanto de alimentos e produtos). "Portanto, nesta fase de retomada não é a mera entrega de um papel com plano, mas sim entrar, ensinar, cobrar e garantir que o plano esteja sendo levado a sério".

A diretora da Conduzir ressalta, que para se chegar o resultado de trabalho de qualidade e satisfatório, existe uma equipe com profissionais da área de Engenharia de Alimentos, Nutrição, Engenheira de Segurança do Trabalho, Engenheira Ambiental e Técnica de Enfermagem. 

"Antes, empresas do setor, assim como o profissional da área sanitária, sempre sentiu seu negócio pouco valorizado no mercado. E, agora, que este serviço é percebido como necessário, é percebida uma postura pela parte do cliente totalmente radical, infinitamente, mais aberto à mudanças. Este sempre foi um trabalho de 'bastidores' e agora está em evidência", diz Elayne Marques.

A EMPRESA
- A Conduzir Consultoria é uma empresa cearense que atua com foco nas áreas de: qualidade; segurança dos alimentos; excelência nos processos e produtos; fornece um diagnóstico completo das condições higiênico sanitárias do estabelecimento, adequando as exigências legais da vigilância sanitária por meio da implantação e manutenção das boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos e adequação aos decretos e protocolos de cada setor.

Conta com uma equipe formada por profissionais de alta qualificação e experiência no mercado e trabalhamos com procedimentos padronizados, visando sempre à construção de melhores práticas.

Em sua cartela de clientes, a Conduzir atende RioMar, Supermercado Guará, Hotel Praiano, China in Box, Colégio e Faculdade Lourenço Filho, entre outros clientes.

Comentários

  1. É , tudo o que uma empresa responsável com o cliente, com a equipe de colaboradores precisa, parabéns Elayne Marques 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.