Pular para o conteúdo principal

'Afluentes' reúne artistas do Preamar

Relações Afetivas e Violência do Estado no Período Militar estruturam a narrativa do espetáculo 'Todos Seremos Mãe' desenvolvido pelos estudantes do Preamar de Artes Cênicas em 2016. 

A obra, seus processos e desdobramentos serão discutidos em nova edição do 'Afluentes', que reunirá os então alunos e o diretor do espetáculo, Murillo Ramos.


A live acontece na segunda (17), a partir das 15 horas, no canal do Youtube do Porto Iracema e será precedida pela disponibilização da filmagem do espetáculo no site da Escola. A apresentação estará disponível por um período de 48 horas, a partir das 15 horas desta sexta-feira (14), encerrando-se às 15 horas deste domingo (16).

A produção tem como ponto de partida a peça 'Os Cactos', do dramaturgo cearense Emmanuel Nogueira, que foca nas relações afetivas, especialmente entre mãe e filho, afetadas pela violência do Estado no período da Ditadura Militar no Brasil. Nesta montagem, os artistas trazem a discussão para o contexto atual.

A live contará com a presença do diretor do espetáculo, Murillo Ramos e dos alunos (elenco, figurino, iluminação) Carlos Coreano, Daliene Cipriano, Danieli Flores, Elizabeth Mitchel, Gil Rodriguês, Iole Godinho, Jupe Vasconcelos, Katiely Passos, Ohana Sancho e Tim Oliveira, integrando a programação especial de aniversário da Escola, “Sete Mares do Porto”, que comemora sete anos de existência do Porto Iracema em 29 de agosto.

O 'Afluentes' é um momento de reencontro entre artistas-pesquisadores e tutores dos Laboratórios, professores e alunos dos Cursos Básicos, Cursos Técnicos e do Programa de Fotopoéticas. Três ou mais pessoas compõem uma “mesa”, em plataforma aberta que propicie e valorize a interação com o público, disponibilizando, anteriormente, referências sobre os projetos e os temas que motivam as conversas.

Sobre o Preamar
- O programa Preamar tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica. A proposta é compor equipes de ex-alunos da escola para se engajarem em projetos de criação artística sob tutoria de profissionais de carreira consolidada. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a Preamar referida no título do programa.

Sinopse do espetáculo - A partir da obra Os Cactos, de Emanuel Nogueira, “Todos Seremos Mãe” centraliza sua ação na vida/espera constante e diária do filho/sobrinho Pedro, desaparecido nos porões da Ditadura Militar Brasileira. A dor, a espera, a esperança, o desassossego das famílias que perderam seus entes nas ações violentas do Estado autoritário são mostrados em um mosaico onde ficção e realidade se confundem. Um espetáculo em carne viva, com cheiro de café, sopa, sonhos interrompidos, afagos e dores. Nesse momento, todos seremos mãe, mas poderíamos ser Pedros, Amarildos, Bergsons, Janes… Todos seremos".
  • Texto: Murillo Ramos, com colaboração de Carlos Coreano, Danieli Flores, Emídio Gazebo, Gil Rodriguês e Iole Godinho.
  • Inspirado na obra 'Os Cacto's, de Emanuel Nogueira.
  • Direção: Murillo Ramos.
  • Elenco: Carlos Coreano, Daliene Cipriano, Danieli Flores, Elizabeth Mitchel, Emídio Gazebo, Gil Rodriguês, Iole Godinho, Isa Maria da Conceição, Jupe Vasconcelos, Katiely Passos, Mateus de Sousa e Ohana Sancho.
  • Figurino - Criação: Eduardo Sousa, Felipe Iése e Tim Oliveira. Confecção: Maria Madalena, Maurília Damasceno e Ateliê Papillon Artes.
  • Cenário: Criação O Grupo e Confecção de Demacel Móveis Projetados.
  • Sonoplastia: Iole Godinho, Jupe Vasconcelos e Katiely Passos.
  • Música Autoral: 'Composição 1' de Jupe Vasconcelos.
  • Direção musical: Matu Miranda.
  • Iluminação: Danieli Flores.
  • Design Gráfico, Fotos e Comunicação: Tim Oliveira.
  • Produção: Coordenação dos Cursos Básicos em Artes Cênicas, Danieli Flores, Emídio Gazebo, Iole Godinho e Isa Maria da Conceição.
Sobre a Escola - O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
  • Edição Especial do Afluentes reúne artistas que integraram Preamar de Artes Cênicas em 2016.
  • Segunda (17), a partir das 15 horas.
  • Canal do Youtube do Porto Iracema das Artes.
  • Link para espetáculo (disponível por 48 horas, de 15 horas desta sexta (14) às 15 horas do domingo (16).

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).