Pular para o conteúdo principal

Atividades Escolares à Distância têm adesão superior a 93% em Fortaleza

Os desafios impostos pela Pandemia do Novo Coronavírus seguem estimulando a adaptação de diversos eixos da Administração Pública Municipal.


Em virtude da suspensão temporária das Atividades Escolares Presenciais, a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) segue priorizando o Aprendizado dos estudantes por meio de Estratégias Pedagógicas Inovadoras.


“Temos conseguido o apoio de praticamente 100% dos professores, apesar de todas as dificuldades", aponta Dalila Saldanha

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal da Educação (SME), em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), vem disponibilizando Atividades Domiciliares Remotas para garantir o Ensino Letivo adequado mesmo diante do Isolamento Social previsto em Decreto. 

A iniciativa reúne esforços do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute), em consonância com a Resolução 022/2020 do Conselho Municipal de Educação (CME).

A secretária de Educação de Fortaleza, professora, Dalila Saldanha, enfatiza o intuito da Proposta.

“O Plano de Atividades Pedagógicas em Regime Domiciliar, desenvolvido e orientado por especialistas da Rede Municipal, está instituído em todas as nossas Unidades de Ensino, incluindo Escolas de Tempo Integral e de Regime Parcial, Centros de Educação Infantil e Creches Conveniadas. Para isso, nós apostamos na Autonomia Pedagógica e no Protagonismo dos Professores”, explica Dalila Saldanha.

Nesse sentido, a iniciativa estimula, com o apoio de Plataformas Digitais, a integração entre profissionais da Educação, Estudantes e suas Famílias. Para a finalidade, as Dinâmicas foram, responsavelmente, adequadas à Faixa Etária de cada Turma.



Níveis de interação - De acordo com levantamento recém-realizado pela PMF, os níveis de Interação, Adesão e Participação durante os últimos cinco meses (março, abril, maio, junho e julho de 2020) foram satisfatórios:
  • Na Educação Infantil, 95,5% das Famílias Interagiram com as Vivências Escolares.
  • No Ensino Fundamental, os números foram ainda mais positivos, com 99% de Acesso às Atividades Domiciliares nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e de 98,8% nos anos finais (6º ao 9º ano).
  •  Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a adesão foi de 93,9%.
“Temos conseguido o apoio de praticamente 100% dos Professores, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. Há níveis permanentes, acima de 90%, de Interação com as Famílias e os Estudantes. Isso demonstra a vontade e o empoderamento das Unidades de Ensino na busca de fortalecer o aprendizado dos estudantes, os vínculos e a integração com as famílias”, aponta Dalila Saldanha.

Carga Horária - Seguindo as diretrizes definidas pelo Conselho Nacional da Educação (CNE), as Tarefas Remotas, em execução desde março de 2020, serão incorporadas às horas/aula obrigatórias previstas em Calendário Escolar.

Estudantes do Ensino Fundamental têm recebido orientações voltadas ao Processo Efetivo da Aprendizagem


Educação Infantil - Desenvolvendo os aspectos emocionais e cognitivos, os estudantes da Educação Infantil cumprem jornada direcionada à Integração Escolar e Familiar. “Nosso foco é estimular as vivências, incentivar o fortalecimento dos vínculos familiares, promover o afeto e as relações interpessoais por meio de brincadeiras e iniciativas lúdicas. As tarefas visam, também, à proteção e ao cuidado com as crianças”, afirma Dalila Saldanha.

Ensino Fundamental - Os estudantes do Ensino Fundamental, por sua vez, têm recebido orientações voltadas ao Processo Efetivo da Aprendizagem.

“As nossas Unidades, utilizando os recursos disponíveis, têm estabelecido o Reforço do Ensino por meio de atividades devidamente planejadas. Acreditamos na capacidade de Inovação e de Criatividade dos Professores. Utilizamos recursos disponíveis e o apoio das Ferramentas Digitais para facilitar a Interação e Monitorar o Aprendizado. Isso vale também para os alunos que se encontram em Processo de Alfabetização”, destaca Dalila Saldanha.

Inclusão e acessibilidade - Diante da dificuldade ou da impossibilidade de acesso à Internet e a Meios Digitais em Geral, a Gestão Escolar dispõe de Estratégias Alternativas para promover a equidade do Processo de Interação e Aprendizagem a todos os estudantes. Atendendo às recomendações das autoridades de Saúde, é garantida a entrega presencial de Materiais Didáticos Físicos, incluindo Múltiplas Atividades Didáticas, Trabalhos de Pesquisa e Roteiros Diários.

"Percebemos uma participação muito ativa dos familiares", avalia o diretor da Escola João Saraiva Leão, Giovanni Rocha


Escola João Saraiva Leão - O diretor da Escola Municipal João Saraiva Leão, professor Giovanni Rocha, avalia positivamente os resultados alcançados. 

“Neste momento, os alunos estão de Férias. Mas a experiência ao longo do primeiro semestre foi surpreendentemente satisfatória. Percebemos uma participação muito ativa dos familiares na condução do Processo de Aprendizagem dos Estudantes. Tivemos uma participação expressiva, inclusive, dos alunos matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Independentemente da idade, a grande maioria participou ativamente das dinâmicas, interagiu, enviou fotos das suas atividades, tirou dúvidas e, certamente, aprendeu bastante”, detalha Giovanni Rocha.

Divulgação e Reconhecimento - Para reconhecer e compartilhar as Práticas Exitosas desenvolvidas pelas Unidades Escolares, Professores, Estudantes e Famílias Ambientadas ao Contexto das Atividades Domiciliares, a SME implantou as ferramentas:

  • #ConectaEscola - O canal #ConectaEscola, localizado no menu da Intranet, dentro da aba + SME, faz parte da Campanha 'Educação pela Vida: Coronavírus Não' e visa à valorização das ações promovidas para conectar Escola, Alunos, Professores e Gestão. “No nosso Portal, divulgamos ações extraordinariamente desenvolvidas pela comunidade escolar com toda a inovação e criatividade. São vídeos, aulas, textos e imagens. Além disso, com o apoio das tecnologias, temos rompido barreiras e nos comunicado efetivamente por meio de páginas, mídias sociais e grupos de Whatsapp”, exemplifica Dalila Saldanha.
  • #BoasPráticas - O espaço 'Educação para a Vida: Coronavírus Não! #BoasPráticas', também localizado na Intranet da SME, divulga vídeos de ações exitosas de Alunos e Profissionais da Rede Municipal de Ensino relacionadas às Interações/Vivências com as famílias, ao Trabalho Domiciliar e ao Desenvolvimento de Atividades pelos Estudantes. Lá, são divulgadas, de Forma Sistemática, informações acerca de como Prevenir e Combater a Covid-19.
Suporte Pedagógico - Para contribuir com o Planejamento, a Implementação e o Acompanhamento das Famílias, com foco na Organização da Rotina e na Continuidade do Processo de Ensino e Aprendizagem dos estudantes, a SME ressalta que organizou e disponibilizou para as Escolas, por meio dos Distritos de Educação, várias sugestões de atividades, assim como novos recursos que agregam diversos Conteúdos Digitais e oportunidades formativas, no site da Academia do Professor Darcy Ribeiro.

Oportunidades de Formação
Nos conteúdos disponíveis, os professores encontram uma coletânea de cursos totalmente gratuitos, além de um agregado de informações, dicas e tutoriais sobre ferramentas úteis no suporte às tarefas de Ensino Remoto, seções com dicas de Jogos Educativos e Canais Educacionais.

Diálogos Online - Paralelamente, o Projeto Diálogos Online objetiva discutir o fazer docente e garantir a disponibilização de livros em versão digital e variados componentes curriculares para alunos, seus familiares e professores.

Apoio à Saúde Mental e à Saúde Vocal - Além do Suporte Pedagógico e direcionado à formação, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), desenvolveu Programa de Prevenção e Promoção da Saúde dos Professores. 

“Isso contempla a Saúde Mental e a Saúde Vocal por meio da atenção e do desenvolvimento de Rodas de Conversa, além de Apoio Social e Psicológico. As ações visam disseminar informações e orientações a toda a Comunidade Educacional nesse momento desafiador”, ressalta a secretária Dalila Saldanha.

O acompanhamento da Saúde Mental dos profissionais da Rede Municipal de Ensino será ainda mais fortalecido com a contratação de 12 psicólogos, que irão realizar o atendimento de Educadores, Estudantes e Famílias a partir deste mês de agosto, por meio do Serviço de Psicologia Escolar.

Essa nova etapa fortalece, ainda, o Projeto Sintonia, que vem prestando acolhimento aos Profissionais Municipais da Educação, dando Suporte Psicológico por meio de Plataformas Virtuais.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.   Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição. O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77. O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP). Rio de Janeiro (RJ). Porto Alegre (RS). Curitiba (PR). Florianópolis (SC). Belo Horizonte (MG). Goiânia (GO). Palmas (TO). Belém (PA). Natal (RN). Salvador (BA). Recife (PE). João Pessoa (PB). Faltam 12 capitais: Teresina (PI). São Luís (MA). Aracaju (SE). Maceió (AL). Manaus (Amazonas). Porto Velho (Rondônia). Boa Vista (Roraima). Rio Branco (Acre). Macapá (Amapá). Cuiabá (Mato Gr

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

Foto: Governo do Ceará A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte). Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão. Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades

Assaí revela ganhador de R$ 1 milhão em Live da Jota Quest nesta quinta

Depois de 46 anos de história e 46 dias de prêmios e promoções, com 25 mil vale-compras distribuídos no valor de R$ 100,00 e mais de mil clientes que ganharam três meses de compras grátis, é a hora de descobrir quem é o vencedor do prêmio de R$ 1 milhão da campanha de aniversário “Faça uma Nova História”, do Assaí Atacadista. Para celebrar o anúncio do novo milionário, o Assaí traz uma novidade: nesta quinta (19), às 20 horas, o grande vencedor será anunciado durante uma Live no canal oficial da marca no Youtube ( https://www.youtube.com/assaioficial ) com show ao vivo da banda mineira Jota Quest. A Live terá 90 minutos de música e contará com os maiores hits da banda. A transmissão também espalhará uma corrente do bem não só pelo clima de comemoração com o anúncio do ganhador do principal prêmio, como também pela divulgação da causa vencedora da ação “Abrace uma Causa Com a Gente”, criada especialmente para o aniversário da rede.  Escolhidas pelos clientes por meio de uma votação, hav

Instituto Brasil pesquisa intenção de votos para vereador e prefeito de Fortaleza

O Instituto Brasil de Pesquisas Inteligentes de Mercado e Opinião Pública realiza a primeira Pesquisa para Vereador e Prefeito de Fortaleza 2020. A Pesquisa paga pelo deputado federal e prefeiturável Célio Studart-PV (foto) custa R$ 18 mil. O levantamento com 1,2 mil eleitores maiores de 18 anos será realizado na terça-feira (13) e quarta-feira (14).   O Levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 06379/2020.

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foto: Governo do Ceará Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação. Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por s

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.   Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição. O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77. O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP). Rio de Janeiro (RJ). Porto Alegre (RS). Curitiba (PR). Florianópolis (SC). Belo Horizonte (MG). Goiânia (GO). Palmas (TO). Belém (PA). Natal (RN). Salvador (BA). Recife (PE). João Pessoa (PB). Faltam 12 capitais: Teresina (PI). São Luís (MA). Aracaju (SE). Maceió (AL). Manaus (Amazonas). Porto Velho (Rondônia). Boa Vista (Roraima). Rio Branco (Acre). Macapá (Amapá). Cuiabá (Mato Gr

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

Foto: Governo do Ceará A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte). Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão. Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades

Assaí revela ganhador de R$ 1 milhão em Live da Jota Quest nesta quinta

Depois de 46 anos de história e 46 dias de prêmios e promoções, com 25 mil vale-compras distribuídos no valor de R$ 100,00 e mais de mil clientes que ganharam três meses de compras grátis, é a hora de descobrir quem é o vencedor do prêmio de R$ 1 milhão da campanha de aniversário “Faça uma Nova História”, do Assaí Atacadista. Para celebrar o anúncio do novo milionário, o Assaí traz uma novidade: nesta quinta (19), às 20 horas, o grande vencedor será anunciado durante uma Live no canal oficial da marca no Youtube ( https://www.youtube.com/assaioficial ) com show ao vivo da banda mineira Jota Quest. A Live terá 90 minutos de música e contará com os maiores hits da banda. A transmissão também espalhará uma corrente do bem não só pelo clima de comemoração com o anúncio do ganhador do principal prêmio, como também pela divulgação da causa vencedora da ação “Abrace uma Causa Com a Gente”, criada especialmente para o aniversário da rede.  Escolhidas pelos clientes por meio de uma votação, hav

Instituto Brasil pesquisa intenção de votos para vereador e prefeito de Fortaleza

O Instituto Brasil de Pesquisas Inteligentes de Mercado e Opinião Pública realiza a primeira Pesquisa para Vereador e Prefeito de Fortaleza 2020. A Pesquisa paga pelo deputado federal e prefeiturável Célio Studart-PV (foto) custa R$ 18 mil. O levantamento com 1,2 mil eleitores maiores de 18 anos será realizado na terça-feira (13) e quarta-feira (14).   O Levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 06379/2020.

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foto: Governo do Ceará Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação. Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por s