Pular para o conteúdo principal



DJOPOI recebe inscrição até esta sexta-feira

Trazendo um novo conceito na Educação Coletiva de Música, o Projeto DJOPOI surge por meio das vivências formativas nos ateliês de luteria e práticas coletivas de orquestra de cordas com o intuito de impactar diretamente os participantes, trabalhando o processo transformador que a arte provoca nas pessoas. A iniciativa, que faz parte da Associação Tapera das Artes, tem sua expressão originada da língua tupi e significa “oferenda”.


O DJOPOI oferece formação profissional gratuita em luteria (construção de instrumentos) e em práticas de instrumentos de cordas com a formação de uma orquestra, contando para isso com a participação de uma equipe de professores instrumentistas de referência internacional.

A primeira etapa do projeto DJOPOI começou em oito de junho, com a abertura das inscrições para os interessados em participar da formação e seguem até esta sexta-feira (sete de agosto). 

O calendário de início das aulas será anunciado juntamente com o resultado do processo seletivo dos estudantes, com data ainda a confirmar.

Na área de luteria, estão abertas:
  • Sete vagas para aprendizes em desempenho da arqueteria tradicional no aprendizado de construção de arcos de violino-viola-violoncelo-contrabaixo.
  • 10 vagas para aprendizes em desempenho da luteria experimental no aprendizado de construção de instrumentos a partir de material orgânico, plástico, latas, madeira, e objetos recicláveis.
  • 14 vagas para aprendizes em desempenho da luteria tradicional no aprendizado de construção de violino-viola-violoncelo-contrabaixo.
Já para as práticas coletivas com Orquestra de Cordas serão abertas:
  • 21 vagas para aprendizes selecionados do Ceará para residência artística a ser realizada em Aquiraz, onde fica a sede da Tapera das Artes.
  • 28 vagas para aprendizes do Estado de São Paulo para residência artística a ser realizada em Vinhedo (SP).
O Ministério da Cidadania e a Fresenius Kabi apresentam o projeto DJOPOI, que tem realização da Tapera das Artes, parceria institucional da Enartes – Música Meta Educação & Marketing Cultural, apoio da Azul Linhas Aéreas e Cerbras, patrocínio da Fresenius Kabi, Dakota, Usibras, FAN e Acal. O projeto é viabilizado pela Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313), por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Quem são os professores que atuarão no DJOPOI - A junção dos ateliês de luteria e práticas coletivas se dá por meio de uma pesquisa norteadora proporcionando ações pedagógicas, para uma reflexão sobre cultura geral e acesso de novas técnicas de linguagem das especificidades de cada ateliê.

Comandando isso tudo está a Tapera das Artes, entidade com 37 anos de existência, dos quais 24 deles contribuindo para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens na formação cultural que impacta Aquiraz, onde está localizado, e diversas outras cidades cearenses, garantindo o intercâmbio desses alunos com outras escolas, universidades e institutos, bem como com artistas, educadores e mestres de reconhecimento nacional e internacional, abrindo diálogos culturais, a fim de vivenciar e experienciar trocas artístico-pedagógicas e musicais.

Há cerca de seis anos, a Tapera das Artes implantou um Programa de Cultura sob o tema norteador “O regionalismo cultural na cultura cearense”, com objetivo de organizar o processo formativo cultural do público infanto-juvenil, despertando o afeto e atenção para o encantamento dos sentidos por meio da música.
Deste embrião foi gerado o projeto DJOPOI, que contará com a orientação dos mestres da luteria e artistas que já desenvolvem ações para a Tapera, participantes dos grupos de câmara Cordas Ensemble-Tapera das Artes (Nadilson Gama, Rondinelly Bezerra) e do Quinteto Cordas-Arte do Som (Martin Tuksa, Alessandro Borgomanero, Emerson De Biaggi, Raïff Dantas Barreto, Miguel Dombrowski), assim como a interação com os compositores, para o entendimento do processo criativo de cada compositor.

Os estudos no projeto DJOPOI têm um tema de pesquisa norteadora sob a orientação de três professores. Um coordenador geral da orientação de pesquisa, Prof. Dr. Emerson De Biaggi, uma orientadora de pesquisa em Aquiraz-CE, a Profa. Dra. Liu Man Ying; e um orientador de pesquisa em Vinhedo (SP), o Prof. Dr. Rodrigo Passos Felicíssimo.

Os mestres da luteria, práticas coletivas e de pesquisa do DJOPOI são artistas-músicos, que desenvolveram ao longo de seus estudos uma linguagem que os representam na Cena Artística Brasileira. 
  • Saulo Dantas-Barreto (foto), para orientar a luteria tradicional: violino – viola – violoncelo – contrabaixo.
  • Fernando Sardo, para orientar a luteria experimental.
  • Carlos José Brasil, para orientar a arqueria tradicional na construção de arcos de violino – viola – violoncelo – contrabaixo.
Para Saulo Dantas Barreto, professor convidado para ministrar o curso de luteria, o projeto DJOPOI surge com o grande propósito na vida dessas pessoas e tem a função de formar grandes profissionais construtores de instrumentos clássicos, ainda escassos no País.

“O curso contará a história da luteria e capacitará os alunos para a idealização dos desenhos e da construção de instrumentos para a família dos violinos. Naturalmente, a parte básica desses conhecimentos são indispensáveis para a cultura musical dos alunos em geral e para os profissionais, proporcionando a formação de construtores desses instrumentos, profissionais esses ainda escassos no brasil”, declara.

Já para Carlos José Brasil, orientador de arqueria tradicional, foi uma honra receber o convite do Maestro Ênio Antunes para integrar a equipe de um projeto tão ousado e ambicioso em sua finalidade, além de sua importância no processo formativo dos alunos que irão participar das aulas. 

“Fiquei muito honrado em ser convidado pelo maestro Ênio Antunes e logo que entendi e assimilei a intenção do DJOPOI, me identifiquei muito. Primeiro por ser um projeto muito ousado e ambicioso na sua finalidade, segundo, pelo grande amor envolvido na em sua criação. Para minhas aulas, pretendo levar meu conhecimento na construção de arcos, de maneira muito simples e mais acessível possível; desejo realizar um bom trabalho e que sirva na formação teórica e prática dos meus alunos”, afirma.

Segundo o músico e também artística plástico, Fernando Sardo, que atuará nas aulas de luteria experimental, a sua oficina de música da tapera das artes será um projeto de criação de instrumentos musicais de cordas, de sopro e percussão, onde os alunos estarão utilizando várias modalidades de materiais, além de aprender competências diferentes para cada instrumento. 

“Estaremos explorando diversos materiais para a construção desses instrumentos, onde visamos buscar novos timbres e novas sonoridades. Além disso, as aulas serão também bastante interessantes para que os alunos consigam atuar na criação musical e de peças musicais; Os alunos poderão desenvolver também competências para trabalhos artísticos, musicais e poderão, inclusive, ensinar música. Um professor, por exemplo, poderá aprender instrumentos e apresentar dentro da sua sala de aula, agregando valor dentro desses ensinamentos”, diz.

Além disso, o professor de luteria cita os valores agregados desenvolvidos no projeto, como a sustentabilidade, onde os alunos serão ensinados a construir seus instrumentos a partir de recursos naturais ou com restos urbanos. “Pelo fato de utilizarmos materiais não convencionais, sendo eles materiais do cotidiano e baratos, como o bambu, a cabaça ou resíduo urbano, como é o caso do material de sucata, construindo assim nossos instrumentos musicais, faz com que o trabalho desenvolvido na oficina entre nos valores agregados, no caso, a sustentabilidade, proporcionando aos nossos alunos uma música em baixo ou com nenhum custo”, finaliza.

O maestro Ênio Antunes, coordenador cultural do projeto, deverá orientar o processo dos estudos com orquestra de cordas agregando uma equipe de músicos que vão corroborar em todo o processo preparatório das obras musicais; Cordas Ensemble-Tapera das Artes & Quinteto Cordas-Arte do Som, para orientar os estudos de instrumento dos aprendizes, para o foco de desempenho, música de câmara e ensaio de naipes e prática de conjunto.

“DJOPOI tem o seu significado muito específico por ser uma expressão em Tupy. Para nós, oferenda. É uma satisfação poder compartilhar com mestres várias linguagens da cultura brasileira para revelar a arte por meio da música sendo ela a orquestra de cordas e o instrumento concertante de cordas. Tendo para essa revelação mestres que irão orientar o desenvolvimento e o despertar de um jovem na construção de instrumentos musicais inventados com matérias primas e recicladas e os arcos da família do violino-viola-violoncelo-contrabaixo. Todos nós estaremos engajados na Tapera das Artes e na Enartes para desenvolver um ambiente fértil e rico da cultura brasileira em nome da oferenda das nossas vertentes culturais”, salienta Ênio Antunes, coordenador cultural do projeto.


SERVIÇO

  • Inscrições para a primeira etapa do projeto DJOPOI até sexta (sete de agosto) através do site https://www.taperadasartes.org.br/djopoi
  • Quantidade de vagas:
  • Oficina de luteria tradicional: 21 vagas
  • Oficina de luteria experimental: 10 vagas
  • Práticas de Orquestra de Cordas em Aquiraz (CE): 21 vagas
  • Práticas de Orquestra de Cordas em Vinhedo (SP): 28 vagas
  • Total: 80 vagas
  • Regulamento completo e a ficha de inscrição no www.taperadasartes.org.br/djopoi.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Incêndio destrói Sucata Chico Alves

Incêndio de grandes proporções destruiu hoje (25.12.2025) a Sucata Chico Alves, no início da Avenida Sargento Hermínio-Jacarecanga, em Fortaleza. Quatro bombeiros sairam feridos. O incêndio foi debelado após o trabalho de 50 bombeiros,que utilizaram 450 mil de água para apagar as chamas. A suspeita é que o incêndio foi provocado por dois adolescentes que lançaram um bomba caseira em um carro da Sucata, que pegou fogo... Toda estrutura do prédio ficou compretida e deve ser interditada pela Defesa Civil de Fortaleza. A Sucata existia há 55 anos. A área está sem Energia Elétrica. Seu Chico Alves, de 84 anos, chegou em Fortaleza no começo da década de 1970, vindo de Mossoró-RN. Logo em seguida montou a Sucata, que já tinha sofrido um incêndio menor. Jornalista Nerilson Moreira: Nossa Fortaleza amanheceu diferente hoje, dia 25 de dezembro de 2025. Havia algo no ar — além do cheiro persistente de fumaça — que denunciava a ausência de algo. Era como se a cidade tivesse perdido um parente ant...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Incêndio destrói Sucata Chico Alves

Incêndio de grandes proporções destruiu hoje (25.12.2025) a Sucata Chico Alves, no início da Avenida Sargento Hermínio-Jacarecanga, em Fortaleza. Quatro bombeiros sairam feridos. O incêndio foi debelado após o trabalho de 50 bombeiros,que utilizaram 450 mil de água para apagar as chamas. A suspeita é que o incêndio foi provocado por dois adolescentes que lançaram um bomba caseira em um carro da Sucata, que pegou fogo... Toda estrutura do prédio ficou compretida e deve ser interditada pela Defesa Civil de Fortaleza. A Sucata existia há 55 anos. A área está sem Energia Elétrica. Seu Chico Alves, de 84 anos, chegou em Fortaleza no começo da década de 1970, vindo de Mossoró-RN. Logo em seguida montou a Sucata, que já tinha sofrido um incêndio menor. Jornalista Nerilson Moreira: Nossa Fortaleza amanheceu diferente hoje, dia 25 de dezembro de 2025. Havia algo no ar — além do cheiro persistente de fumaça — que denunciava a ausência de algo. Era como se a cidade tivesse perdido um parente ant...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...