Pular para o conteúdo principal

DJOPOI recebe inscrição até esta sexta-feira

Trazendo um novo conceito na Educação Coletiva de Música, o Projeto DJOPOI surge por meio das vivências formativas nos ateliês de luteria e práticas coletivas de orquestra de cordas com o intuito de impactar diretamente os participantes, trabalhando o processo transformador que a arte provoca nas pessoas. A iniciativa, que faz parte da Associação Tapera das Artes, tem sua expressão originada da língua tupi e significa “oferenda”.


O DJOPOI oferece formação profissional gratuita em luteria (construção de instrumentos) e em práticas de instrumentos de cordas com a formação de uma orquestra, contando para isso com a participação de uma equipe de professores instrumentistas de referência internacional.

A primeira etapa do projeto DJOPOI começou em oito de junho, com a abertura das inscrições para os interessados em participar da formação e seguem até esta sexta-feira (sete de agosto). 

O calendário de início das aulas será anunciado juntamente com o resultado do processo seletivo dos estudantes, com data ainda a confirmar.

Na área de luteria, estão abertas:
  • Sete vagas para aprendizes em desempenho da arqueteria tradicional no aprendizado de construção de arcos de violino-viola-violoncelo-contrabaixo.
  • 10 vagas para aprendizes em desempenho da luteria experimental no aprendizado de construção de instrumentos a partir de material orgânico, plástico, latas, madeira, e objetos recicláveis.
  • 14 vagas para aprendizes em desempenho da luteria tradicional no aprendizado de construção de violino-viola-violoncelo-contrabaixo.
Já para as práticas coletivas com Orquestra de Cordas serão abertas:
  • 21 vagas para aprendizes selecionados do Ceará para residência artística a ser realizada em Aquiraz, onde fica a sede da Tapera das Artes.
  • 28 vagas para aprendizes do Estado de São Paulo para residência artística a ser realizada em Vinhedo (SP).
O Ministério da Cidadania e a Fresenius Kabi apresentam o projeto DJOPOI, que tem realização da Tapera das Artes, parceria institucional da Enartes – Música Meta Educação & Marketing Cultural, apoio da Azul Linhas Aéreas e Cerbras, patrocínio da Fresenius Kabi, Dakota, Usibras, FAN e Acal. O projeto é viabilizado pela Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313), por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Quem são os professores que atuarão no DJOPOI - A junção dos ateliês de luteria e práticas coletivas se dá por meio de uma pesquisa norteadora proporcionando ações pedagógicas, para uma reflexão sobre cultura geral e acesso de novas técnicas de linguagem das especificidades de cada ateliê.

Comandando isso tudo está a Tapera das Artes, entidade com 37 anos de existência, dos quais 24 deles contribuindo para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens na formação cultural que impacta Aquiraz, onde está localizado, e diversas outras cidades cearenses, garantindo o intercâmbio desses alunos com outras escolas, universidades e institutos, bem como com artistas, educadores e mestres de reconhecimento nacional e internacional, abrindo diálogos culturais, a fim de vivenciar e experienciar trocas artístico-pedagógicas e musicais.

Há cerca de seis anos, a Tapera das Artes implantou um Programa de Cultura sob o tema norteador “O regionalismo cultural na cultura cearense”, com objetivo de organizar o processo formativo cultural do público infanto-juvenil, despertando o afeto e atenção para o encantamento dos sentidos por meio da música.
Deste embrião foi gerado o projeto DJOPOI, que contará com a orientação dos mestres da luteria e artistas que já desenvolvem ações para a Tapera, participantes dos grupos de câmara Cordas Ensemble-Tapera das Artes (Nadilson Gama, Rondinelly Bezerra) e do Quinteto Cordas-Arte do Som (Martin Tuksa, Alessandro Borgomanero, Emerson De Biaggi, Raïff Dantas Barreto, Miguel Dombrowski), assim como a interação com os compositores, para o entendimento do processo criativo de cada compositor.

Os estudos no projeto DJOPOI têm um tema de pesquisa norteadora sob a orientação de três professores. Um coordenador geral da orientação de pesquisa, Prof. Dr. Emerson De Biaggi, uma orientadora de pesquisa em Aquiraz-CE, a Profa. Dra. Liu Man Ying; e um orientador de pesquisa em Vinhedo (SP), o Prof. Dr. Rodrigo Passos Felicíssimo.

Os mestres da luteria, práticas coletivas e de pesquisa do DJOPOI são artistas-músicos, que desenvolveram ao longo de seus estudos uma linguagem que os representam na Cena Artística Brasileira. 
  • Saulo Dantas-Barreto (foto), para orientar a luteria tradicional: violino – viola – violoncelo – contrabaixo.
  • Fernando Sardo, para orientar a luteria experimental.
  • Carlos José Brasil, para orientar a arqueria tradicional na construção de arcos de violino – viola – violoncelo – contrabaixo.
Para Saulo Dantas Barreto, professor convidado para ministrar o curso de luteria, o projeto DJOPOI surge com o grande propósito na vida dessas pessoas e tem a função de formar grandes profissionais construtores de instrumentos clássicos, ainda escassos no País.

“O curso contará a história da luteria e capacitará os alunos para a idealização dos desenhos e da construção de instrumentos para a família dos violinos. Naturalmente, a parte básica desses conhecimentos são indispensáveis para a cultura musical dos alunos em geral e para os profissionais, proporcionando a formação de construtores desses instrumentos, profissionais esses ainda escassos no brasil”, declara.

Já para Carlos José Brasil, orientador de arqueria tradicional, foi uma honra receber o convite do Maestro Ênio Antunes para integrar a equipe de um projeto tão ousado e ambicioso em sua finalidade, além de sua importância no processo formativo dos alunos que irão participar das aulas. 

“Fiquei muito honrado em ser convidado pelo maestro Ênio Antunes e logo que entendi e assimilei a intenção do DJOPOI, me identifiquei muito. Primeiro por ser um projeto muito ousado e ambicioso na sua finalidade, segundo, pelo grande amor envolvido na em sua criação. Para minhas aulas, pretendo levar meu conhecimento na construção de arcos, de maneira muito simples e mais acessível possível; desejo realizar um bom trabalho e que sirva na formação teórica e prática dos meus alunos”, afirma.

Segundo o músico e também artística plástico, Fernando Sardo, que atuará nas aulas de luteria experimental, a sua oficina de música da tapera das artes será um projeto de criação de instrumentos musicais de cordas, de sopro e percussão, onde os alunos estarão utilizando várias modalidades de materiais, além de aprender competências diferentes para cada instrumento. 

“Estaremos explorando diversos materiais para a construção desses instrumentos, onde visamos buscar novos timbres e novas sonoridades. Além disso, as aulas serão também bastante interessantes para que os alunos consigam atuar na criação musical e de peças musicais; Os alunos poderão desenvolver também competências para trabalhos artísticos, musicais e poderão, inclusive, ensinar música. Um professor, por exemplo, poderá aprender instrumentos e apresentar dentro da sua sala de aula, agregando valor dentro desses ensinamentos”, diz.

Além disso, o professor de luteria cita os valores agregados desenvolvidos no projeto, como a sustentabilidade, onde os alunos serão ensinados a construir seus instrumentos a partir de recursos naturais ou com restos urbanos. “Pelo fato de utilizarmos materiais não convencionais, sendo eles materiais do cotidiano e baratos, como o bambu, a cabaça ou resíduo urbano, como é o caso do material de sucata, construindo assim nossos instrumentos musicais, faz com que o trabalho desenvolvido na oficina entre nos valores agregados, no caso, a sustentabilidade, proporcionando aos nossos alunos uma música em baixo ou com nenhum custo”, finaliza.

O maestro Ênio Antunes, coordenador cultural do projeto, deverá orientar o processo dos estudos com orquestra de cordas agregando uma equipe de músicos que vão corroborar em todo o processo preparatório das obras musicais; Cordas Ensemble-Tapera das Artes & Quinteto Cordas-Arte do Som, para orientar os estudos de instrumento dos aprendizes, para o foco de desempenho, música de câmara e ensaio de naipes e prática de conjunto.

“DJOPOI tem o seu significado muito específico por ser uma expressão em Tupy. Para nós, oferenda. É uma satisfação poder compartilhar com mestres várias linguagens da cultura brasileira para revelar a arte por meio da música sendo ela a orquestra de cordas e o instrumento concertante de cordas. Tendo para essa revelação mestres que irão orientar o desenvolvimento e o despertar de um jovem na construção de instrumentos musicais inventados com matérias primas e recicladas e os arcos da família do violino-viola-violoncelo-contrabaixo. Todos nós estaremos engajados na Tapera das Artes e na Enartes para desenvolver um ambiente fértil e rico da cultura brasileira em nome da oferenda das nossas vertentes culturais”, salienta Ênio Antunes, coordenador cultural do projeto.


SERVIÇO

  • Inscrições para a primeira etapa do projeto DJOPOI até sexta (sete de agosto) através do site https://www.taperadasartes.org.br/djopoi
  • Quantidade de vagas:
  • Oficina de luteria tradicional: 21 vagas
  • Oficina de luteria experimental: 10 vagas
  • Práticas de Orquestra de Cordas em Aquiraz (CE): 21 vagas
  • Práticas de Orquestra de Cordas em Vinhedo (SP): 28 vagas
  • Total: 80 vagas
  • Regulamento completo e a ficha de inscrição no www.taperadasartes.org.br/djopoi.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…