Pular para o conteúdo principal

Há 73 anos morria Washington Soares e Silva

Confira o 24 de agosto na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1889 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho crítico O Cabeleira, “órgão dos barbeiros refratários”.
1890 - Morre em Fortaleza o padre Luís Vieira da Costa Delgado Perdigão, aos 62 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Nascera em Fortaleza em 13 de abril de 1828.
1913 - Colocada a pedra fundamental do monumento a Pedro II, na Praça Caio Prado (Da Sé).
1919 - Surge em Fortaleza mais um jornalzinho, desta feita 'O Gato', crítico e pilhérico que tem como redator Gatão.
1926 - Destruído por um incêndio o armazém de algodão de Isac Teles de Menezes, situado na Rua Floriano Peixoto.
1936 - Morre em Fortaleza o bacharel em Direito Virgílio Celso Jorge de Sousa, cearense de Itapajé nascido a 29 de abril de 1879.
1939 - Realiza-se, às 20h30, no Teatro José de Alencar, sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística, o concerto do pianista Ernani Braga em benefício do Leprosário Antônio Diogo.


1947 - Morre o industrial Washington Soares e Silva (foto Ceará de Luz), salineiro e agricultor que fez, no local hoje chamado Parque Washington, uma escola e a igreja, além da ponte de madeira sobre o Rio Cocó, hoje de concreto, próxima ao Iguatemi. É sepultado no Cemitério de São João Batista. Era cearense de Ibiapina nascido em primeiro de janeiro de 1889. Tem hoje seu nome em importante avenida de Fortaleza (foto Governo do Ceará).


1951 - Funda-se em Fortaleza, sob o patrocínio da Federação das Associações do Comércio e Indústrias do Ceará (Facic), a Bolsa de Mercadorias do Ceará que tem como primeiro presidente Jaime Machado da Ponte.
1952 - Fundado o Grupo Escolar Duque de Caxias, mantido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, depois Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza – Funcet e hoje Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
1953 - Morre, em Fortaleza, a Irmã Simas, da Congregação das Filhas de São Vicente (Irmãs de Caridade), que vinha exercendo há anos a função de diretora do Colégio da Imaculada Conceição.
1954 - Repercute em todos os meios, o suicídio do presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Pressionado pela política de direita que tinha a liderança do jornalista Carlos Lacerda e pelas Forças Armadas, Getúlio dispara um tiro no coração, deixando uma carta-testamento. Assume o vice João Fernandes Campos Café Filho.
1956 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor Ossian de Aguiar. 1962 - Deixa o comando da 10ª Região Militar, o general Luís Augusto da Silveira, promovido que foi a general de divisão e designado para outra missão, ficando no cargo interinamente o coronel Aluísio Brígido Maia, oficial mais antigo na Região Militar.
1965 - Nomeado diretor da Faculdade de Farmácia, recentemente desmembrada da Faculdade de Farmácia e Odontologia, o professor Fernando Leite.
1970 - Morre, aos 90 anos de idade, a primeira vereadora de Fortaleza, Maria de Jesus Melo, eleita para a Câmara Municipal em 1936 pela Ação Integralista Brasileira.
1970 - Morre o general-de-Divisão Humberto Sales de Moura Ferreira (Humberto de Moura Ferreira), ex-deputado e ex-secretário de segurança. Era natural de Acaraú, nascido em 17 de agosto de 1900.
1972 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Geraldo Queiroz Almeida, em substituição ao coronel aviador Ney Vasques de Carvalho Freitas.
1973 - A Orquestra Sinfônica Brasileira, dirigida pelo maestro Cheo Goulart, está em Fortaleza fazendo apresentação no Teatro José de Alencar.
1982 - O Diário Oficial do Município 7.466 publica a Lei 5.605, criando a Praça São Francisco, no Mucuripe, em terreno entre a Rua Professor H. Firmeza, Rua Zezé Diogo e Rua Ernesto Igel, proposição do vereador Hermano Martins.
1984 - Aberta em Fortaleza a XIII Feira dos Municípios, com a participação de 53 municípios.
1986 - O Campeonato Cearense de Futebol encerra-se com o jogo entre o Ceará Sporting Clube e o Fortaleza Esporte Clube, no qual sai vencedor o primeiro, com a contagem de 2x1, partida realizada no Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão).
1986 - Morre, aos 72 anos de idade, o advogado, jornalista e professor Francisco Edmilson Pinheiro, ex-vereador e ex-deputado. Era cearense de Solonópole nascido a 20 de maio de 1914.
1993 - Iniciada a demolição do Restaurante Cirandinha, na Praia de Iracema, para dar lugar a obra de urbanização daquela praia.
1999 - Iniciadas as obras subterrâneas do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves e Avenida Carapinima.
2001 - Após diligência intensa da Polícia Federal o português Luís Miguel Melitão Guerreiro é localizado no Maranhão e é preso e recambiado para Fortaleza onde confessa que assassinou os seis portugueses que recebeu no Aeroporto Pinto Martins e mostra o local onde foram enterrados, na Barraca Vela Latina, na Avenida César Cals, na Praia do Futuro Velha.
2003 - Morre, pela manhã, na unidade de terapia intensiva do Hospital Monte Klinikum, após sofrer uma intervenção cardiológica o bacharel em direito e ex-deputado Francisco das Chagas de Vasconcelos, um dos fundadores do PMDB histórico cearense. Foi prefeito de Santana do Acaraú, de 1958 a 1962. Foi deputado estadual por três legislaturas, de 1964 a 1976. Sua última legislatura como deputado federal foi de 1980 a 1984. Aos 73 anos, ele sofria de complicações cardiovasculares, que se agravaram a partir de um tratamento contra fibroma no estômago. Nascera a 13 de janeiro de 1930 em Santana do Acaraú, onde foi sepultado.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…