Pular para o conteúdo principal

Há 73 anos morria Washington Soares e Silva

Confira o 24 de agosto na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1889 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho crítico O Cabeleira, “órgão dos barbeiros refratários”.
1890 - Morre em Fortaleza o padre Luís Vieira da Costa Delgado Perdigão, aos 62 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Nascera em Fortaleza em 13 de abril de 1828.
1913 - Colocada a pedra fundamental do monumento a Pedro II, na Praça Caio Prado (Da Sé).
1919 - Surge em Fortaleza mais um jornalzinho, desta feita 'O Gato', crítico e pilhérico que tem como redator Gatão.
1926 - Destruído por um incêndio o armazém de algodão de Isac Teles de Menezes, situado na Rua Floriano Peixoto.
1936 - Morre em Fortaleza o bacharel em Direito Virgílio Celso Jorge de Sousa, cearense de Itapajé nascido a 29 de abril de 1879.
1939 - Realiza-se, às 20h30, no Teatro José de Alencar, sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística, o concerto do pianista Ernani Braga em benefício do Leprosário Antônio Diogo.


1947 - Morre o industrial Washington Soares e Silva (foto Ceará de Luz), salineiro e agricultor que fez, no local hoje chamado Parque Washington, uma escola e a igreja, além da ponte de madeira sobre o Rio Cocó, hoje de concreto, próxima ao Iguatemi. É sepultado no Cemitério de São João Batista. Era cearense de Ibiapina nascido em primeiro de janeiro de 1889. Tem hoje seu nome em importante avenida de Fortaleza (foto Governo do Ceará).


1951 - Funda-se em Fortaleza, sob o patrocínio da Federação das Associações do Comércio e Indústrias do Ceará (Facic), a Bolsa de Mercadorias do Ceará que tem como primeiro presidente Jaime Machado da Ponte.
1952 - Fundado o Grupo Escolar Duque de Caxias, mantido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, depois Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza – Funcet e hoje Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
1953 - Morre, em Fortaleza, a Irmã Simas, da Congregação das Filhas de São Vicente (Irmãs de Caridade), que vinha exercendo há anos a função de diretora do Colégio da Imaculada Conceição.
1954 - Repercute em todos os meios, o suicídio do presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Pressionado pela política de direita que tinha a liderança do jornalista Carlos Lacerda e pelas Forças Armadas, Getúlio dispara um tiro no coração, deixando uma carta-testamento. Assume o vice João Fernandes Campos Café Filho.
1956 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor Ossian de Aguiar. 1962 - Deixa o comando da 10ª Região Militar, o general Luís Augusto da Silveira, promovido que foi a general de divisão e designado para outra missão, ficando no cargo interinamente o coronel Aluísio Brígido Maia, oficial mais antigo na Região Militar.
1965 - Nomeado diretor da Faculdade de Farmácia, recentemente desmembrada da Faculdade de Farmácia e Odontologia, o professor Fernando Leite.
1970 - Morre, aos 90 anos de idade, a primeira vereadora de Fortaleza, Maria de Jesus Melo, eleita para a Câmara Municipal em 1936 pela Ação Integralista Brasileira.
1970 - Morre o general-de-Divisão Humberto Sales de Moura Ferreira (Humberto de Moura Ferreira), ex-deputado e ex-secretário de segurança. Era natural de Acaraú, nascido em 17 de agosto de 1900.
1972 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Geraldo Queiroz Almeida, em substituição ao coronel aviador Ney Vasques de Carvalho Freitas.
1973 - A Orquestra Sinfônica Brasileira, dirigida pelo maestro Cheo Goulart, está em Fortaleza fazendo apresentação no Teatro José de Alencar.
1982 - O Diário Oficial do Município 7.466 publica a Lei 5.605, criando a Praça São Francisco, no Mucuripe, em terreno entre a Rua Professor H. Firmeza, Rua Zezé Diogo e Rua Ernesto Igel, proposição do vereador Hermano Martins.
1984 - Aberta em Fortaleza a XIII Feira dos Municípios, com a participação de 53 municípios.
1986 - O Campeonato Cearense de Futebol encerra-se com o jogo entre o Ceará Sporting Clube e o Fortaleza Esporte Clube, no qual sai vencedor o primeiro, com a contagem de 2x1, partida realizada no Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão).
1986 - Morre, aos 72 anos de idade, o advogado, jornalista e professor Francisco Edmilson Pinheiro, ex-vereador e ex-deputado. Era cearense de Solonópole nascido a 20 de maio de 1914.
1993 - Iniciada a demolição do Restaurante Cirandinha, na Praia de Iracema, para dar lugar a obra de urbanização daquela praia.
1999 - Iniciadas as obras subterrâneas do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves e Avenida Carapinima.
2001 - Após diligência intensa da Polícia Federal o português Luís Miguel Melitão Guerreiro é localizado no Maranhão e é preso e recambiado para Fortaleza onde confessa que assassinou os seis portugueses que recebeu no Aeroporto Pinto Martins e mostra o local onde foram enterrados, na Barraca Vela Latina, na Avenida César Cals, na Praia do Futuro Velha.
2003 - Morre, pela manhã, na unidade de terapia intensiva do Hospital Monte Klinikum, após sofrer uma intervenção cardiológica o bacharel em direito e ex-deputado Francisco das Chagas de Vasconcelos, um dos fundadores do PMDB histórico cearense. Foi prefeito de Santana do Acaraú, de 1958 a 1962. Foi deputado estadual por três legislaturas, de 1964 a 1976. Sua última legislatura como deputado federal foi de 1980 a 1984. Aos 73 anos, ele sofria de complicações cardiovasculares, que se agravaram a partir de um tratamento contra fibroma no estômago. Nascera a 13 de janeiro de 1930 em Santana do Acaraú, onde foi sepultado.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".