Pular para o conteúdo principal

Há 99 anos morria Antônio Bezerra

Confira o 28 de agosto na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:

  • 1911 - O capitão de corveta Ernesto Mafaldo de Oliveira deixa o cargo de Capitão do Porto do Ceará com o capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros, que assume interinamente, pela quarta vez.
  • 1912 - Exonerado do comando do Batalhão Militar do Estado (hoje Polícia Militar do Ceará), o 1º tenente João da Costa Pinheiro sendo substituído pelo 2º tenente Alípio Lopes Lima Barros.
  • 1921 - Morre em Fortaleza, às quatro horas da madrugada, aos 80 anos de idade, o abolicionista, poeta, escritor e historiador Antônio Bezerra de Sousa Menezes (foto Fortaleza Nobre), membro da Academia Cearense de Letras (ACL), um dos fundadores do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e vice-presidente da Cearense Libertadora. Era cearense de Quixeramobim onde nascera a 21 de fevereiro de 1841. É nome de populoso bairro na Zona Oeste de Fortaleza.
  • 1925 - A Escola Normal passa a denominar-se Escola Normal Pedro II.
  • 1925 - A firma Moraes & Companhia funda, em Fortaleza, a Livraria Ribeiro, na Rua Guilherme Rocha, 198 (antigo), na Praça do Ferreira.
  • 1926 - Chega em Fortaleza o soprano lírico Margarida Simões, que se apresenta no Theatro José de Alencar (TJA), no dia 31.
  • 1927 - Reinaugurado o Campo do Alagadiço de futebol. Ficava por trás da atual Igreja de São Gerardo, na Avenida Bezerra de Menezes.
  • 1930 - Acontece o espetáculo inaugural da Sociedade de Cultura Artística, no Theatro José de Alencar, com a encenação da peça Senhora, de José de Alencar, em adaptação de Renato Viana, mas não ficou constituída como entidade.
  • 1930 - Tomam posse, na Academia Cearense de Letras (ACL), José da Cunha Sombra, Manuel Antônio de Andrade Furtado e Mozart Pinto Damasceno, saudados por Elias Malmann.
  • 1931 - Instalação, em Fortaleza, do Sindicato dos Engraxates.
  • 1934 - Falecimento, em Fortaleza, aos 59 anos de idade, do major médico reformado do Regimento Policial, Bruno de Miranda Valente, nascido em Fortaleza em seis de outubro de 1875.
  • 1934 - Cantada, pela primeira vez, no Theatro José de Alencar (TJA), a ópera O Guarany, de Antônio Carlos Gomes, pela Companhia Italiana do tenor cavaleiro Abele De Angeli e do soprano Dora Solima.
  • 1952 - Com o comparecimento de grande número de convidados é inaugurado na Rua Floriano Peixoto, 535, na Praça do Ferreira, o Jaguaribano Bar, de propriedade de Celso Barreira. Aos presentes são servidas bebidas finas e excelentes tira-gostos.
  • 1953 - Morre, às 19h45, aos 58 anos de idade, o agropecuarista e deputado estadual Grijalva Ferreira da Costa), cearense de Ubajara nascido em quatro de novembro de 1894.
  • 1953 - Morre, em Fortaleza, às 8h50, o comerciante José da Cunha Acioli (Zucacioli), proprietário da Casa Zuca Acioli, de artigos esportivos e de poços de água potável. O féretro sai de sua residência, na Rua Domingos Olímpio, 1065, esquina com Rua Marechal Deodoro, no Benfica, e o sepultamento é no Cemitério de São João Batista às 17 horas. Nascera na Guaiuba em 28 de agosto de 1876.
  • 1957 - O professor e jornalista João Hipólito Campos de Oliveira toma posse no Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, saudado por José Denizard Macedo de Alcântara.
  • 1972 - Fortaleza perde um dos maiores ''gozadores'' de todos os tempos: Abdon Rodrigues ou o 'Presidente', como era conhecido nas rodas boêmias, em um dos leitos do Hospital Geral do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).
  • 1973 - Morre no Rio de Janeiro, aos 78 anos de idade, o desportista cearense Walter Jansen Barroso.
  • 1976 - Morre, às 17 horas, aos 54 anos de idade, a educadora Aldaci Nogueira Barbosa Mota), autora do plano revolucionário do desfavelamento de Fortaleza, que tentou implantar através da Fundação do Serviço Social de Fortaleza. Era cearense de Aracati nascida em sete de junho de 1922. Existe uma Rua no Conjunto Lago Jacareí e uma Escola Centro Profissonalizante no Conjunto Alvorada, com seu nome.
  • 1981 - O carpinteiro Raimundo Bertoldo Sobrinho morre, ao cair do 18º andar do Edifício Raul Barbosa, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em construção na Rua da Assunção, 118 - Centro de Fortaleza.
  • 1981 - Na gestão do prefeito Lúcio Gonçalo de Alcântara, a praça localizada entre a Rua Brigadeiro Vilela, Rua Capitão Vasconcelos e a BR-116, ao lado da passarela, na Aerolândia, recebe o nome de Praça Flávio Ponte, pela Lei 5.425, de 21 de agosto de 1981, publicada no Diário Oficial do Município 7.212, daquela data.
  • 1984 - Aberto, no Auditório Castelo Branco da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Seminário de Cinema e Literatura, reunindo nomes como Alex Viani e Hermano Pena.
  • 1993 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1992, da Federação Cearense de Futebol, termina com a partida realizada no Castelão, onde o Ceará vence o Fortaleza por 2x0, sagrando-se bicampeão.
  • 1996 - Criada a Associação dos Amigos do Museu do Ceará, sendo seu primeiro presidente, Marcus Guilherme Vieira dos Santos.
  • 2000 - Aberto o I Fórum da Cidade, no Auditório Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor), promoção do Instituto dos Arquitetos do Brasil-Departamento do Ceará (IAB-CE), que aconteceu até 30 de agosto.
  • 2001 - Reinaugurado, às 19 horas, o Monumento ao Historiador Raimundo Girão no Calçadão da Praia de Iracema,  com as presenças do prefeito Juraci Vieira Magalhães; do presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet), poeta José Maria Barros de Pinho; e o secretário da Regional II, Alberto Oliveira. O Monumento (pedestal com medalhão), autoria do artista plástico Altair Alves fora inaugurado em 30 de setembro de 2000.
  • 2003 - Na Academia Cearense da Língua Portuguesa (ACLP) tomam posse dois acadêmicos, Revia Maria Lima Herculano (Révio Herculano) e Antônio Vicente de Alencar (Vicente Alencar), às 19 horas no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1.
  • 2018 - Morre, à noite, aos 77 anos, o ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Raimundo Narcílio Andrade, que foi vereador por 28 anos tendo sua base no Montese. Estava internado no Hospital Otoclínica e não resistiu a insuficiência respiratória. O velório foi no dia seguinte (29 de agosto), na CMFor. O sepultamento foi Cemitério Parque da Paz. Narcílio Andrade foi Rei Momo de Fortaleza em 1974. Era nascido em 10 de março de 1941 em Juatama-Quixadá.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…