Pular para o conteúdo principal

Há 99 anos morria Antônio Bezerra

Confira o 28 de agosto na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:

  • 1911 - O capitão de corveta Ernesto Mafaldo de Oliveira deixa o cargo de Capitão do Porto do Ceará com o capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros, que assume interinamente, pela quarta vez.
  • 1912 - Exonerado do comando do Batalhão Militar do Estado (hoje Polícia Militar do Ceará), o 1º tenente João da Costa Pinheiro sendo substituído pelo 2º tenente Alípio Lopes Lima Barros.
  • 1921 - Morre em Fortaleza, às quatro horas da madrugada, aos 80 anos de idade, o abolicionista, poeta, escritor e historiador Antônio Bezerra de Sousa Menezes (foto Fortaleza Nobre), membro da Academia Cearense de Letras (ACL), um dos fundadores do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e vice-presidente da Cearense Libertadora. Era cearense de Quixeramobim onde nascera a 21 de fevereiro de 1841. É nome de populoso bairro na Zona Oeste de Fortaleza.
  • 1925 - A Escola Normal passa a denominar-se Escola Normal Pedro II.
  • 1925 - A firma Moraes & Companhia funda, em Fortaleza, a Livraria Ribeiro, na Rua Guilherme Rocha, 198 (antigo), na Praça do Ferreira.
  • 1926 - Chega em Fortaleza o soprano lírico Margarida Simões, que se apresenta no Theatro José de Alencar (TJA), no dia 31.
  • 1927 - Reinaugurado o Campo do Alagadiço de futebol. Ficava por trás da atual Igreja de São Gerardo, na Avenida Bezerra de Menezes.
  • 1930 - Acontece o espetáculo inaugural da Sociedade de Cultura Artística, no Theatro José de Alencar, com a encenação da peça Senhora, de José de Alencar, em adaptação de Renato Viana, mas não ficou constituída como entidade.
  • 1930 - Tomam posse, na Academia Cearense de Letras (ACL), José da Cunha Sombra, Manuel Antônio de Andrade Furtado e Mozart Pinto Damasceno, saudados por Elias Malmann.
  • 1931 - Instalação, em Fortaleza, do Sindicato dos Engraxates.
  • 1934 - Falecimento, em Fortaleza, aos 59 anos de idade, do major médico reformado do Regimento Policial, Bruno de Miranda Valente, nascido em Fortaleza em seis de outubro de 1875.
  • 1934 - Cantada, pela primeira vez, no Theatro José de Alencar (TJA), a ópera O Guarany, de Antônio Carlos Gomes, pela Companhia Italiana do tenor cavaleiro Abele De Angeli e do soprano Dora Solima.
  • 1952 - Com o comparecimento de grande número de convidados é inaugurado na Rua Floriano Peixoto, 535, na Praça do Ferreira, o Jaguaribano Bar, de propriedade de Celso Barreira. Aos presentes são servidas bebidas finas e excelentes tira-gostos.
  • 1953 - Morre, às 19h45, aos 58 anos de idade, o agropecuarista e deputado estadual Grijalva Ferreira da Costa), cearense de Ubajara nascido em quatro de novembro de 1894.
  • 1953 - Morre, em Fortaleza, às 8h50, o comerciante José da Cunha Acioli (Zucacioli), proprietário da Casa Zuca Acioli, de artigos esportivos e de poços de água potável. O féretro sai de sua residência, na Rua Domingos Olímpio, 1065, esquina com Rua Marechal Deodoro, no Benfica, e o sepultamento é no Cemitério de São João Batista às 17 horas. Nascera na Guaiuba em 28 de agosto de 1876.
  • 1957 - O professor e jornalista João Hipólito Campos de Oliveira toma posse no Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, saudado por José Denizard Macedo de Alcântara.
  • 1972 - Fortaleza perde um dos maiores ''gozadores'' de todos os tempos: Abdon Rodrigues ou o 'Presidente', como era conhecido nas rodas boêmias, em um dos leitos do Hospital Geral do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).
  • 1973 - Morre no Rio de Janeiro, aos 78 anos de idade, o desportista cearense Walter Jansen Barroso.
  • 1976 - Morre, às 17 horas, aos 54 anos de idade, a educadora Aldaci Nogueira Barbosa Mota), autora do plano revolucionário do desfavelamento de Fortaleza, que tentou implantar através da Fundação do Serviço Social de Fortaleza. Era cearense de Aracati nascida em sete de junho de 1922. Existe uma Rua no Conjunto Lago Jacareí e uma Escola Centro Profissonalizante no Conjunto Alvorada, com seu nome.
  • 1981 - O carpinteiro Raimundo Bertoldo Sobrinho morre, ao cair do 18º andar do Edifício Raul Barbosa, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em construção na Rua da Assunção, 118 - Centro de Fortaleza.
  • 1981 - Na gestão do prefeito Lúcio Gonçalo de Alcântara, a praça localizada entre a Rua Brigadeiro Vilela, Rua Capitão Vasconcelos e a BR-116, ao lado da passarela, na Aerolândia, recebe o nome de Praça Flávio Ponte, pela Lei 5.425, de 21 de agosto de 1981, publicada no Diário Oficial do Município 7.212, daquela data.
  • 1984 - Aberto, no Auditório Castelo Branco da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Seminário de Cinema e Literatura, reunindo nomes como Alex Viani e Hermano Pena.
  • 1993 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1992, da Federação Cearense de Futebol, termina com a partida realizada no Castelão, onde o Ceará vence o Fortaleza por 2x0, sagrando-se bicampeão.
  • 1996 - Criada a Associação dos Amigos do Museu do Ceará, sendo seu primeiro presidente, Marcus Guilherme Vieira dos Santos.
  • 2000 - Aberto o I Fórum da Cidade, no Auditório Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor), promoção do Instituto dos Arquitetos do Brasil-Departamento do Ceará (IAB-CE), que aconteceu até 30 de agosto.
  • 2001 - Reinaugurado, às 19 horas, o Monumento ao Historiador Raimundo Girão no Calçadão da Praia de Iracema,  com as presenças do prefeito Juraci Vieira Magalhães; do presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet), poeta José Maria Barros de Pinho; e o secretário da Regional II, Alberto Oliveira. O Monumento (pedestal com medalhão), autoria do artista plástico Altair Alves fora inaugurado em 30 de setembro de 2000.
  • 2003 - Na Academia Cearense da Língua Portuguesa (ACLP) tomam posse dois acadêmicos, Revia Maria Lima Herculano (Révio Herculano) e Antônio Vicente de Alencar (Vicente Alencar), às 19 horas no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1.
  • 2018 - Morre, à noite, aos 77 anos, o ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Raimundo Narcílio Andrade, que foi vereador por 28 anos tendo sua base no Montese. Estava internado no Hospital Otoclínica e não resistiu a insuficiência respiratória. O velório foi no dia seguinte (29 de agosto), na CMFor. O sepultamento foi Cemitério Parque da Paz. Narcílio Andrade foi Rei Momo de Fortaleza em 1974. Era nascido em 10 de março de 1941 em Juatama-Quixadá.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em