Pular para o conteúdo principal



Há 99 anos morria Antônio Bezerra

Confira o 28 de agosto na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:

  • 1911 - O capitão de corveta Ernesto Mafaldo de Oliveira deixa o cargo de Capitão do Porto do Ceará com o capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros, que assume interinamente, pela quarta vez.
  • 1912 - Exonerado do comando do Batalhão Militar do Estado (hoje Polícia Militar do Ceará), o 1º tenente João da Costa Pinheiro sendo substituído pelo 2º tenente Alípio Lopes Lima Barros.
  • 1921 - Morre em Fortaleza, às quatro horas da madrugada, aos 80 anos de idade, o abolicionista, poeta, escritor e historiador Antônio Bezerra de Sousa Menezes (foto Fortaleza Nobre), membro da Academia Cearense de Letras (ACL), um dos fundadores do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e vice-presidente da Cearense Libertadora. Era cearense de Quixeramobim onde nascera a 21 de fevereiro de 1841. É nome de populoso bairro na Zona Oeste de Fortaleza.
  • 1925 - A Escola Normal passa a denominar-se Escola Normal Pedro II.
  • 1925 - A firma Moraes & Companhia funda, em Fortaleza, a Livraria Ribeiro, na Rua Guilherme Rocha, 198 (antigo), na Praça do Ferreira.
  • 1926 - Chega em Fortaleza o soprano lírico Margarida Simões, que se apresenta no Theatro José de Alencar (TJA), no dia 31.
  • 1927 - Reinaugurado o Campo do Alagadiço de futebol. Ficava por trás da atual Igreja de São Gerardo, na Avenida Bezerra de Menezes.
  • 1930 - Acontece o espetáculo inaugural da Sociedade de Cultura Artística, no Theatro José de Alencar, com a encenação da peça Senhora, de José de Alencar, em adaptação de Renato Viana, mas não ficou constituída como entidade.
  • 1930 - Tomam posse, na Academia Cearense de Letras (ACL), José da Cunha Sombra, Manuel Antônio de Andrade Furtado e Mozart Pinto Damasceno, saudados por Elias Malmann.
  • 1931 - Instalação, em Fortaleza, do Sindicato dos Engraxates.
  • 1934 - Falecimento, em Fortaleza, aos 59 anos de idade, do major médico reformado do Regimento Policial, Bruno de Miranda Valente, nascido em Fortaleza em seis de outubro de 1875.
  • 1934 - Cantada, pela primeira vez, no Theatro José de Alencar (TJA), a ópera O Guarany, de Antônio Carlos Gomes, pela Companhia Italiana do tenor cavaleiro Abele De Angeli e do soprano Dora Solima.
  • 1952 - Com o comparecimento de grande número de convidados é inaugurado na Rua Floriano Peixoto, 535, na Praça do Ferreira, o Jaguaribano Bar, de propriedade de Celso Barreira. Aos presentes são servidas bebidas finas e excelentes tira-gostos.
  • 1953 - Morre, às 19h45, aos 58 anos de idade, o agropecuarista e deputado estadual Grijalva Ferreira da Costa), cearense de Ubajara nascido em quatro de novembro de 1894.
  • 1953 - Morre, em Fortaleza, às 8h50, o comerciante José da Cunha Acioli (Zucacioli), proprietário da Casa Zuca Acioli, de artigos esportivos e de poços de água potável. O féretro sai de sua residência, na Rua Domingos Olímpio, 1065, esquina com Rua Marechal Deodoro, no Benfica, e o sepultamento é no Cemitério de São João Batista às 17 horas. Nascera na Guaiuba em 28 de agosto de 1876.
  • 1957 - O professor e jornalista João Hipólito Campos de Oliveira toma posse no Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, saudado por José Denizard Macedo de Alcântara.
  • 1972 - Fortaleza perde um dos maiores ''gozadores'' de todos os tempos: Abdon Rodrigues ou o 'Presidente', como era conhecido nas rodas boêmias, em um dos leitos do Hospital Geral do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).
  • 1973 - Morre no Rio de Janeiro, aos 78 anos de idade, o desportista cearense Walter Jansen Barroso.
  • 1976 - Morre, às 17 horas, aos 54 anos de idade, a educadora Aldaci Nogueira Barbosa Mota), autora do plano revolucionário do desfavelamento de Fortaleza, que tentou implantar através da Fundação do Serviço Social de Fortaleza. Era cearense de Aracati nascida em sete de junho de 1922. Existe uma Rua no Conjunto Lago Jacareí e uma Escola Centro Profissonalizante no Conjunto Alvorada, com seu nome.
  • 1981 - O carpinteiro Raimundo Bertoldo Sobrinho morre, ao cair do 18º andar do Edifício Raul Barbosa, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em construção na Rua da Assunção, 118 - Centro de Fortaleza.
  • 1981 - Na gestão do prefeito Lúcio Gonçalo de Alcântara, a praça localizada entre a Rua Brigadeiro Vilela, Rua Capitão Vasconcelos e a BR-116, ao lado da passarela, na Aerolândia, recebe o nome de Praça Flávio Ponte, pela Lei 5.425, de 21 de agosto de 1981, publicada no Diário Oficial do Município 7.212, daquela data.
  • 1984 - Aberto, no Auditório Castelo Branco da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Seminário de Cinema e Literatura, reunindo nomes como Alex Viani e Hermano Pena.
  • 1993 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1992, da Federação Cearense de Futebol, termina com a partida realizada no Castelão, onde o Ceará vence o Fortaleza por 2x0, sagrando-se bicampeão.
  • 1996 - Criada a Associação dos Amigos do Museu do Ceará, sendo seu primeiro presidente, Marcus Guilherme Vieira dos Santos.
  • 2000 - Aberto o I Fórum da Cidade, no Auditório Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor), promoção do Instituto dos Arquitetos do Brasil-Departamento do Ceará (IAB-CE), que aconteceu até 30 de agosto.
  • 2001 - Reinaugurado, às 19 horas, o Monumento ao Historiador Raimundo Girão no Calçadão da Praia de Iracema,  com as presenças do prefeito Juraci Vieira Magalhães; do presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet), poeta José Maria Barros de Pinho; e o secretário da Regional II, Alberto Oliveira. O Monumento (pedestal com medalhão), autoria do artista plástico Altair Alves fora inaugurado em 30 de setembro de 2000.
  • 2003 - Na Academia Cearense da Língua Portuguesa (ACLP) tomam posse dois acadêmicos, Revia Maria Lima Herculano (Révio Herculano) e Antônio Vicente de Alencar (Vicente Alencar), às 19 horas no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1.
  • 2018 - Morre, à noite, aos 77 anos, o ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Raimundo Narcílio Andrade, que foi vereador por 28 anos tendo sua base no Montese. Estava internado no Hospital Otoclínica e não resistiu a insuficiência respiratória. O velório foi no dia seguinte (29 de agosto), na CMFor. O sepultamento foi Cemitério Parque da Paz. Narcílio Andrade foi Rei Momo de Fortaleza em 1974. Era nascido em 10 de março de 1941 em Juatama-Quixadá.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

TCE-CE participa do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento e Gestão

- O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) se faz muito presente na História da Administração do Estado. É um dia festivo, em que servidores públicos mostram seu amor ao trabalho”.  A afirmação é do presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, que participou, na manhã desta quarta-feira (7/2), do evento alusivo ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).  Entre as autoridades presentes, estava a conselheira Soraia Victor, uma das homenageadas na Galeria de ex-secretários da Administração do Ceará, inaugurada na ocasião. Da Galeria fazem parte, também: Conselheiro Ernesto Saboia. Pai do conselheiro Alexandre Figueiredo, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memoriam). A Programação destacou os servidores mais antigos da Seplag. Compuseram a Mesa de Honra: Vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero. Secretária de Plenejamento, Sandra Machad...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

TCE-CE participa do Dia do Servidor da Carreira de Planejamento e Gestão

- O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) se faz muito presente na História da Administração do Estado. É um dia festivo, em que servidores públicos mostram seu amor ao trabalho”.  A afirmação é do presidente do TCE-CE, conselheiro Rholden Queiroz, que participou, na manhã desta quarta-feira (7/2), do evento alusivo ao Dia do Servidor da Carreira de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).  Entre as autoridades presentes, estava a conselheira Soraia Victor, uma das homenageadas na Galeria de ex-secretários da Administração do Ceará, inaugurada na ocasião. Da Galeria fazem parte, também: Conselheiro Ernesto Saboia. Pai do conselheiro Alexandre Figueiredo, Francisco Figueiredo de Paula Pessoa (in memoriam). A Programação destacou os servidores mais antigos da Seplag. Compuseram a Mesa de Honra: Vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero. Secretária de Plenejamento, Sandra Machad...