Pular para o conteúdo principal

Há quatro anos morria radialista Irazer Gadelha

Confira o 25 de agosto na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1710 - Mais um governador assume no Ceará, Francisco Duarte de Vasconcelos, em substituição a Gabriel Silva Lagos.
  • 1851 - Toma posse, no cargo de Chefe de Polícia, o juiz Domingos José Nogueira Jaguaribe.
  • 1866 - Morre, em Fortaleza, José Antônio da Silva Viana, doutor em Medicina pela Academia do Rio de Janeiro, natural de Maranguape, onde nascera a 15/08/1842.
  • 1867 - Publicado em Fortaleza, no dia, impresso na tipografia da Aurora Cearense, por Francisco Vieira da Silva, o jornal O Almanak, trazendo abaixo do nome: Late jusum opus est et multiplex et prope quotidie novam. Quinetil.
  • 1870 - Muda de comando a Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), assumindo o tenente-coronel do exército, José Nunes de Melo, cargo antes ocupado pelo alferes adjunto Alexandre de Brito Paiva.
  • 1872 - O major da Guarda Nacional, Franklin de Alencar Lima, assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), em substituição ao tenente-coronel do Exército José Nunes de Melo
  • 1890 - Publicado, em Fortaleza, o Manifesto Eleitoral do Partido Operário do Estado do Ceará.
  • 1916 - Restaurada pela Lei nº 1348 a Chefatura de Polícia, que passa a funcionar na Rua Municipal (Guilherme Rocha), no Palacete Ceará. A mesma lei criou quatro delegacias regionais, a do 1º Distrito, na Rua Municipal (Guilherme Rocha), e a do 2º Distrito, na Rua General Sampaio, ficando as outras duas para serem instaladas.
  • 1916 - Reiniciam-se os trabalhos da Estrada de Ferro de Fortaleza a Itapipoca (Linha Norte).
  • 1922 - O Presidente Justiniano José de Serpa (Justiniano de Serpa) baixa o Decreto nº 1971, instituindo oficialmente o pavilhão estadual que deve ser idêntico ao nacional, substituindo-se o globo azul por um branco no qual deverá figurar as Armas do Estado. A bandeira fora criada pelo comerciante João Tibúrcio Albano que ao hastear a bandeira do Maranhão, terra de sua esposa, em sua residência, a chácara Nous Autre, achou por bem ladeá-la com a Bandeira do Ceará, mas esta não existia e ele resolveu a situação colocando a bandeira nacional com as Armas (escudo) do Ceará no lugar do globo azul. Nasceu assim a Bandeira do Ceará.
  • 1924 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de São Gerardo Majela, no Alagadiço.
  • 1929 - Aparece o primeiro número da Revista Policial, com notícias relativas aos acontecimentos policiais do Estado, sob orientação do advogado Mozart Catunda Gondim, tendo como diretor-presidente João Perboyre e Silva, diretor secretário Porfírio de Lima Filho e diretor técnico José Ribamar Perez Lima. Será mensal, saindo nos últimos dias de cada mês.
  • 1934 - Inicia suas atividades o Ceará Rádio Clube, dos irmãos José Dummar e João Demétrio Dummar (João Dummar), com o prefixo PRA-T; (mudaria depois para PRE-9). Funcionava no prédio da Rua Major Facundo, 372 altos da Casa Mesiano, próximo ao cruzamento com a Rua São Paulo, mudando-se depois para a Rua Barão do Rio Branco, 1172. Inaugurou suas ondas curtas (ZYN-6 e ZYN-7) em 12 de outubro de 1941, quando já estava no Edifício Diogo. Depois foi adquirida pelos Diários Associados e mudou-se para a Rua Sena Madureira, 1047, no Edifício Pajeú. Hoje está na Avenida Senador. Virgílio Távora.
  • 1935 - Fundada, em Fortaleza, por um grupo de estudiosos, a Sociedade Cearense de Geografia e História, sob a direção de José Waldo Ribeiro Ramos.
  • 1940 - Fundada em Fortaleza a Federação Cearense de Sueca.
  • 1947 - Inaugurada a Herma do Duque de Caxias, na Praça Benjamin Constant (atual Praça da Bandeira), homenagem da Prefeitura, na administração do médico José Leite Maranhão.
  • 1953 - Inauguração das novas urbanizações da Praça Presidente Roosevelt (hoje Praça Jardim América), no Jardim América e Praça J. da Penha (hoje Praça José Bonifácio), que recebeu a herma daquele general que antes estivera na Praça José de Alencar. Na primeira, desapareceu o busto do presidente Franklin Delano Roosevelt que havia lá; a segunda existe a herma de J. da Penha, porém foram roubadas todas as letras afixadas que identificavam o homenageado.
  • 1955 - Posse coletiva no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico): assumem Manuel Albano Amora, Hugo Catunda Brasil Fontenele, Luís Teixeira Barros, José Sobreira de Amorim, José Denizard Macedo de Alcântara, Ismael de Andrade Pordeus (Ismael Pordeus), Paulo Bonavides, João Batista Saraiva Leão, José Aurélio Saraiva Câmara (José Aurélio Câmara) e Joaquim Braga Montenegro.
  • 1955 - Escolhido para a direção dos jornais Correio do Ceará e Unitário o jornalista Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos) substituindo o jornalista Orlando Mota, que vai ocupar destacado posto na administração central dos jornais e emissoras dos ‘‘Associados’’, no Rio de Janeiro. Eduardo Campos assume a direção geral dos Diários e Rádios Associados do Ceará já que vinha exercendo o cargo de diretor do Ceará Rádio Clube.
  • 1958 - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manda registrar o Diretório do Partido Progressista - PP, assim constituído: Presidente, Olavo de Oliveira; 1º vice-presidente, Stênio Gomes da Silva; 2º vice-presidente, Joaquim Bastos Gonçalves; 3º vice-presidente, Tibúrcio Valeriano Soares Diniz (Tibúrcio Soares); 4º vice-presidente, José Pontes Neto; secretário geral, Raimundo Ivan Barroso de Oliveira; 1º subsecretário geral, Sabino Vieira Cavalcante; 2º subsecretário geral, Francisco Vasconcelos de Arruda; tesoureiro geral, Manuel Honorato Cavalcante Filho; 1º tesoureiro, Almino Loiola de Alencar; 2º tesoureiro, Francisco Deusimar Lins Cavalcante; procurador geral, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo); e consultor jurídico, José Mateus Gomes Coutinho. 1961 - Em Fortaleza, como em todas as cidades do País, surpreende a renúncia do presidente da República, Jânio da Silva Quadros (Jânio Quadros), que assumira em janeiro. Assume a Presidência o Presidente da Câmara, Pascoal Ranieri Mazzilli, até a posse do vice-presidente que estava viajando.
  • 1977 - Morre, aos 60 anos de idade, o ex-deputado Walter Cavalcante Sá, cearense de Cariré. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 2008 - O jornalista José Edilmar Norões Coelho, diretor-geral de programação do Sistema Verdes Mares, recebe a Medalha do Pacificador, em reconhecimento aos serviços prestados à 10ª Região Militar e ao Exército Brasileiro. A comenda é entregue pelo comandante da 10ª RM, general Vitor Carulla Filho, no 23º Batalhão de Caçadores, durante comemoração do Dia do Soldado da Guarnição de Fortaleza (25 de agosto), data de nascimento do Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias.
  • 2009 - No quilômetro 650 da BR116, em Salgueiro (PE), ocorre o abalroamento de um caminhão com uma camioneta na qual viajavam os engenheiros da Empresa Industrial Técnica S/A (EIT) no trabalho de supervisão das obras da Ferrovia Transnordestina, que vai ligar o polo gesseiro de Pernambuco ao Porto do Pecém. Os engenheiros são quatro, sendo que três entram em óbito: Bolívar Barreira Gadelha Filho, Rogério Gomes de Carvalho e Apolônio Sérgio de Oliveira. O quarto, Miranda Júnior, sofre fraturas mas escapa. O motorista do caminhão também falece.
  • 2016 - Morre, à tarde, aos 64 anos de idade, vítima de infarto fulminante, a caminho do Hospital do Coração, o advogado, jornalista e radialista Irazer Gadelha (foto). Passou mal na sede da Federação Cearense de Futebol (FCF), sendo levado ao hospital, não resistindo. Foi diretor do Ceará Sporting Club, apresentador na TV Verdes Mares além de advogado de vários clubes de futebol. Prestou serviço também no Ministério Público.





Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…