Pular para o conteúdo principal



Tembici apresenta Mobilidade Ativa pelo Ciclismo

Desde de 2017, no Brasil, o Dia do Ciclista é comemorado em 19 de agosto e tem o objetivo de fomentar o uso da Bike como Meio de Transporte. 


A data não poderia ser mais relevante. Com o início da Pandemia do Novo Coronavírus, houve uma movimentação rápida e única no Mundo em torno da Mobilidade Rrbana. Poderes públicos traçaram planos para introduzir e ampliar o uso das Bicicletas como Meio de Transporte Fundamental para garantir o Afastamento Social.

Em abril, a Tembici, líder em Micromobilidade na América Latina, responsável por operar o Sistema do Projeto Bike Itaú, patrocinado pelo Itaú Unibanco, fez um levantamento para identificar o perfil dos Ciclistas que usam as Bikes durante a Pandemia e constatou que 87% dos usuários optam por transporte individual e em ambiente aberto como prevenção da Covid-19.

Em todas as cidades em que o programa está presente (São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Recife-PE, Porto Alegre-RS e Salvador-BA), foi constatado que 54% utilizam a Bike para ir e voltar do Trabalho.

Com a Flexibilização Gradual da Quarentena, a Tembici acredita que o aumento do uso da Bicicleta como Meio de Transporte também ocorrerá na América Latina, seguindo o cenário que já vem ocorrendo em Pernambuco, por exemplo. O Projeto Bike PE registrou aumento de 170% de maio para julho, e o número de usuários que pedalaram foi 4,5 vezes maior no mesmo período e em julho quase três vezes maior que a projeção.

"Com a Pandemia, as Bikes se provaram ainda mais funcionais e no Pós-Pandemia, esse comportamento de prevenção tem se acentuado e iniciativas do Poder Público que estimulem os deslocamentos com Bicicletas são fundamentais. Estamos investindo em tecnologia e em Bikes Elétricas, pois acreditamos que as mudanças de hábitos que já estão acontecendo contribuirão para um Mundo Pós-Pandêmico melhor”, comenta o CEO e co-fundador da Tembici, 
Tomás Martins.

Para a superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco, 
Luciana Nicola, o período de Quarentena tem se mostrado desafiador, mas realmente pode ser uma oportunidade para aprimorar os Sistemas Alternativos e Sustentáveis de Mobilidade. 

“Cidades como Paris, na França, e Bogotá, na Colômbia, já estão ampliando a estrutura para as Bikes, e essas são medidas que podem ser aplicadas nas grandes cidades brasileiras para consolidar um Modelo de Locomoção de mais qualidade e mais seguro neste Cenário Pós-Pandemia”, pondera a executiva Luciana Nicola.

Conduta de Higienização - Alinhado às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que destaca a Bicicleta como principal Modal de Transporte neste período de Quarentena, desde o início da Pandemia, foi reforçada a higienização de todas as Bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no Centro de Operações, todas as Bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a Tembici recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizar as Bicicletas, além de fazer uso de Máscara.

Inovação e Segurança - Em agosto, a Tembici estreou no Bike PE a liberação de Bicicletas por meio de verificação de QR Code, inovação que casa com os novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a Pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a Bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento.

Projeto Social e Sustentável - Ainda sobre iniciativas da empresa para fomentar o uso da Bike, em parceria inédita com a Catho, site de vagas de emprego, criou a ação social 'Bike Pra Entrevista', que visa facilitar às pessoas que voltaram a buscar inserção no mercado de trabalho e precisam comparecer às entrevistas presenciais com Segurança. 

O projeto dá aos cadastrados na plataforma da Catho acesso gratuito às Bicicletas do Bike Sampa para realizarem seus deslocamentos para entrevistas de emprego. Os candidatos receberão gratuidade no plano diário para ir e vir das entrevistas com as laranjinhas e, para participar, os interessados devem se cadastrar no aplicativo ou site do Bike Itaú e inserir o Código de Desconto.

Os possíveis impactos de um uso mais intensivo da Bicicleta como Meio de Transporte poderiam ser extremamente relevantes para a melhoria de diversos aspectos da vida na cidade. O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (
Cebrap) apontou em Estudo que, considerando os deslocamentos realizados de Automóvel, se até 43% deles fossem de Bicicleta, seria criado um potencial de redução de 10% das emissões de Dióxido de Carbono (CO2).

“Até pouco tempo atrás, as pessoas não queriam aceitar as Ciclovias, seja por conta do espaço ou pelas reformas que são necessárias nas vias. Hoje o pensamento vem mudando, com tudo que está sendo fomentado, em questão de qualidade de vida e sustentabilidade. Ainda há muitos investimentos a serem feitos, mas enquanto isso, esperamos que o Dia do Ciclista possa cada vez mais conquistar o respeito e segurança no trânsito tão necessários para uma mobilidade urbana funcional”, finaliza Tomás Martins.

Promo Dia do Ciclista - Para tornar o Dia Nacional do Ciclista ainda mais especial, desta quarta (19) a segunda (31 de agosto), a Tembici oferece 50% de desconto para novos usuários que aderirem ao plano mensal do Bike Itaú. Para isso, as pessoas devem se cadastrar e usar o código CICLISTA50OFF.

Sobre a Tembici - A Tembici é a empresa líder de Micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 30 milhões de deslocamentos com Bicicletas noRio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.

Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do Brasil, pela lista das 100 Startups to Watch (2020), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de Micromobilidade no Mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a Bicicleta como um Modal de Transporte nas cidades em que atua.


Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da Tembici.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...