Pular para o conteúdo principal

Webinário debate Políticas Públicas para Mulheres Lésbicas

Mulheres Lésbicas vêm reivindicando representatividade e visibilidade para afirmarem suas identidades dentro de uma sociedade que ainda segue os padrões heterossexuais. Nesta semana, quando se celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, promove o I Webinário da Visibilidade de Mulheres Lésbica e Bissexuais: dialogando com os movimentos sociais na construção de um Ceará de todas, livre de lesbofobia. 

Para participar do evento, que ocorre de quinta (27) a sábado (29), basta se inscrever no link.

Serão três dias de debates com advogadas, artistas, professoras e assessoras de direitos humanos, fazendo um resgate histórico sobre o movimento lésbico, tratando da invisibilização dessas mulheres e passando por temas como sexualidade e envelhecimento das mulheres lésbicas. As conversas serão transmitidas através do youtube (/spsceará) e todos os temas tentarão falar sobre o recorte de raça, gênero e classe, para se pensar em políticas para promoção e defesa dos direitos das mulheres lésbicas.


Para a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes (foto), que participa da mesa de abertura do encontro, é necessário falar sobre quem são as mulheres lésbicas, quais suas vivências e que formas de violência e discriminação elas sofrem, para que, partindo deste lugar de escuta se possa construir políticas públicas eficazes e que contemplem de fato este segmento.

“Além de articular estes debates, o nosso papel é de escuta, para que possamos juntas construir políticas que protejam as mulheres lésbicas e suas diversas identidades, desarticulando preconceitos enraizados na sociedade através do Machismo, Patriarcado, Lesbofobia e do Racismo”, destaca Lia Gomes.

A técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT da SPS Lucivania Sousa, ressalta a importância desta programação para fortalecer a pauta.

“Através deste Webinário estamos dialogando com as mulheres lésbicas e também fortalecendo e ampliando articulações, arranjos e pactos por intermédio da campanha Ceará de Todxs. Estamos falando de um segmento que sofre cotidianamente diversas violações de seus direitos, além dos apagamentos, invisibilidades e silenciamento de suas trajetórias e vivências”, expõe Lucivania Sousa.

Quem participa - Participam do encontro: 
  • Alice Oliveira, lésbica, feminista, fotógrafa etno-social.
  • Mitchelle Meira, militante lésbica, feminista e secretária LGBT do PT Ceará.
  • Ivna Costa, advogada com ênfase em Direito de Família e Sucessões e secretária geral adjunta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/CE.
  • Larissa Mesquita, apresentadora, produtora e membra do Rádio Sapabar.
  • Renata Queiroz Maranhão, professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
  • Yasmin Oliveira, advogada de Direito do Trabalho, Sucessões e Família.
  • Fernanda Colares, advogada, feminista, militante lgbtqia+, escritora e membro da Associação Mães pela Diversidade.
  • Valéria Lira, militante lésbica, ativista independente, feminista e jogadora de futebol.
  • Tayane Sales, advogada, presidente da Comissão da Diversidade do Instituto Brasileiro de Família (IBDFAM-CE).
  • A artista visual e educadora Fernanda Meireles.
  • Artista e educadora popular, Dhanny Marinho.
  • Pedagoga e educadora popular, Cláudia Viana.
  • Advogada popular e mestra em Direitos Humanos e Cidadania, Luanna Marley.
  • Estilista, militante da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Erika Loka.
  • Advogada Kamila Carvalho.
  • Diretora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no setor de Relações Públicas e no coletivo LGBT Sem Terra, Irineuda Lopes.
  • Professora e especialista em Marketing, Ana Benício.
  • Assessora técnica do Núcleo de Oncologia da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Ana Valéria Mendonça.
  • Lúcia Bertini, assessora de Direitos Humanos na SPS.
Programação - Confira a programação completa:

Quinta (27)
  • 9 horas às 9h30 – Mesa de Abertura com a secretária Lia Gomes (SPS); Narciso Júnior – Coordenador COELGBT; Iasmin Oliveira OAB diversidade; Renata Maranhão – Universidade Estadual do Ceará (Uece); Alice da Articulação Brasileira de Lésbicas; Ana Benicio do Terceiro Setor; Cláudia Viana – União Nacional LGBT e Mitchelle Meira da Marcha Mundial das Mulheres.
  • 10 às 12 horas – Resgate histórico do Movimento Lésbico no Ceará, com Manuela Paes – Enfermeira em atuação no Ambulatório Ser Trans, membra do Conselho Nacional de Saúde pela Comissão de Ciclos de Vida, militante da UNALGBT-CE; Alice Oliveira – Articulação Brasileira de Lésbicas e Mitchelle Meira – Marcha Mundial das Mulheres.
  • 13h30 às 16h30 – Lesbianidades e Territorialidades Adversas e Lesbianidades no meio rural: Processos de (in) visibilização da existência lésbica, com Renata Maranhão professora/pesquisadora da Uece/Facedi. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Heteronormatividade nas Escolas – GEHE. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará realizando a tese “o sair do armário de lésbicas em uma zona rural” e Neidinha Lopes do Coletivo LGBT Sem Terra e da Direção Estadual do MST.
Sexta (28)
  • 9 horas às 11h30 – Mulheres lésbicas em Privação de Liberdade: A (in) visibilidade lésbicas e o sistema penal, com Erika Loka – Estilista, feminista ; Luana Marley – Advogada popular; Mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB; pesquisadora do Núcleo de Estudo sobre Diversidade Sexual e Gênero (NEDIG/CEAM) da UnB; integrante da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap ) e Lúcia Bertini – Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – Assessora de Direitos Humanos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.
  • 13h30 às 15h30 – Desafios contemporâneos / Famílias lésbicas e bissexuais e o Processo de Adoção, com a advogada Fernanda Colare s e Ana Benicio. da Ong Acalanto Fortaleza.
  • 15h30 às 17h30 – Violência doméstica no período de quarentena, com Dhanny Marinho; Kamilla Carvalho; Michelle Meira e Ivna Costa.
  • 17h30 às 18h30 – Esporte Inclusão e Respeito: Não a Lesbofobia, com Tayane Sales e Valéria Lira.
Sábado (29)
  • 9 horas às 10h30 – Empreendedorismo Lésbico em período de pandemia, com a apresentadora e produtora, Larissa Mesquita; a artista visual e educadora, Fernanda Meireles e Ana Benicio.
  • 10h30 às 12 horas – Corpo, sexualidade e envelhecimento / Saúde da Mulher Lésbica: vulnerabilidade e violações dos corpos lésbicos na Saúde, com Valéria Mendonça e Manuela Paes: Sexualidade e envelhecimento das mulheres lésbicas, com Cláudia Viana. 


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…