Pular para o conteúdo principal

Webinário debate Políticas Públicas para Mulheres Lésbicas

Mulheres Lésbicas vêm reivindicando representatividade e visibilidade para afirmarem suas identidades dentro de uma sociedade que ainda segue os padrões heterossexuais. Nesta semana, quando se celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, promove o I Webinário da Visibilidade de Mulheres Lésbica e Bissexuais: dialogando com os movimentos sociais na construção de um Ceará de todas, livre de lesbofobia. 

Para participar do evento, que ocorre de quinta (27) a sábado (29), basta se inscrever no link.

Serão três dias de debates com advogadas, artistas, professoras e assessoras de direitos humanos, fazendo um resgate histórico sobre o movimento lésbico, tratando da invisibilização dessas mulheres e passando por temas como sexualidade e envelhecimento das mulheres lésbicas. As conversas serão transmitidas através do youtube (/spsceará) e todos os temas tentarão falar sobre o recorte de raça, gênero e classe, para se pensar em políticas para promoção e defesa dos direitos das mulheres lésbicas.


Para a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes (foto), que participa da mesa de abertura do encontro, é necessário falar sobre quem são as mulheres lésbicas, quais suas vivências e que formas de violência e discriminação elas sofrem, para que, partindo deste lugar de escuta se possa construir políticas públicas eficazes e que contemplem de fato este segmento.

“Além de articular estes debates, o nosso papel é de escuta, para que possamos juntas construir políticas que protejam as mulheres lésbicas e suas diversas identidades, desarticulando preconceitos enraizados na sociedade através do Machismo, Patriarcado, Lesbofobia e do Racismo”, destaca Lia Gomes.

A técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT da SPS Lucivania Sousa, ressalta a importância desta programação para fortalecer a pauta.

“Através deste Webinário estamos dialogando com as mulheres lésbicas e também fortalecendo e ampliando articulações, arranjos e pactos por intermédio da campanha Ceará de Todxs. Estamos falando de um segmento que sofre cotidianamente diversas violações de seus direitos, além dos apagamentos, invisibilidades e silenciamento de suas trajetórias e vivências”, expõe Lucivania Sousa.

Quem participa - Participam do encontro: 
  • Alice Oliveira, lésbica, feminista, fotógrafa etno-social.
  • Mitchelle Meira, militante lésbica, feminista e secretária LGBT do PT Ceará.
  • Ivna Costa, advogada com ênfase em Direito de Família e Sucessões e secretária geral adjunta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/CE.
  • Larissa Mesquita, apresentadora, produtora e membra do Rádio Sapabar.
  • Renata Queiroz Maranhão, professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
  • Yasmin Oliveira, advogada de Direito do Trabalho, Sucessões e Família.
  • Fernanda Colares, advogada, feminista, militante lgbtqia+, escritora e membro da Associação Mães pela Diversidade.
  • Valéria Lira, militante lésbica, ativista independente, feminista e jogadora de futebol.
  • Tayane Sales, advogada, presidente da Comissão da Diversidade do Instituto Brasileiro de Família (IBDFAM-CE).
  • A artista visual e educadora Fernanda Meireles.
  • Artista e educadora popular, Dhanny Marinho.
  • Pedagoga e educadora popular, Cláudia Viana.
  • Advogada popular e mestra em Direitos Humanos e Cidadania, Luanna Marley.
  • Estilista, militante da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Erika Loka.
  • Advogada Kamila Carvalho.
  • Diretora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no setor de Relações Públicas e no coletivo LGBT Sem Terra, Irineuda Lopes.
  • Professora e especialista em Marketing, Ana Benício.
  • Assessora técnica do Núcleo de Oncologia da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Ana Valéria Mendonça.
  • Lúcia Bertini, assessora de Direitos Humanos na SPS.
Programação - Confira a programação completa:

Quinta (27)
  • 9 horas às 9h30 – Mesa de Abertura com a secretária Lia Gomes (SPS); Narciso Júnior – Coordenador COELGBT; Iasmin Oliveira OAB diversidade; Renata Maranhão – Universidade Estadual do Ceará (Uece); Alice da Articulação Brasileira de Lésbicas; Ana Benicio do Terceiro Setor; Cláudia Viana – União Nacional LGBT e Mitchelle Meira da Marcha Mundial das Mulheres.
  • 10 às 12 horas – Resgate histórico do Movimento Lésbico no Ceará, com Manuela Paes – Enfermeira em atuação no Ambulatório Ser Trans, membra do Conselho Nacional de Saúde pela Comissão de Ciclos de Vida, militante da UNALGBT-CE; Alice Oliveira – Articulação Brasileira de Lésbicas e Mitchelle Meira – Marcha Mundial das Mulheres.
  • 13h30 às 16h30 – Lesbianidades e Territorialidades Adversas e Lesbianidades no meio rural: Processos de (in) visibilização da existência lésbica, com Renata Maranhão professora/pesquisadora da Uece/Facedi. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Heteronormatividade nas Escolas – GEHE. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará realizando a tese “o sair do armário de lésbicas em uma zona rural” e Neidinha Lopes do Coletivo LGBT Sem Terra e da Direção Estadual do MST.
Sexta (28)
  • 9 horas às 11h30 – Mulheres lésbicas em Privação de Liberdade: A (in) visibilidade lésbicas e o sistema penal, com Erika Loka – Estilista, feminista ; Luana Marley – Advogada popular; Mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB; pesquisadora do Núcleo de Estudo sobre Diversidade Sexual e Gênero (NEDIG/CEAM) da UnB; integrante da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap ) e Lúcia Bertini – Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – Assessora de Direitos Humanos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.
  • 13h30 às 15h30 – Desafios contemporâneos / Famílias lésbicas e bissexuais e o Processo de Adoção, com a advogada Fernanda Colare s e Ana Benicio. da Ong Acalanto Fortaleza.
  • 15h30 às 17h30 – Violência doméstica no período de quarentena, com Dhanny Marinho; Kamilla Carvalho; Michelle Meira e Ivna Costa.
  • 17h30 às 18h30 – Esporte Inclusão e Respeito: Não a Lesbofobia, com Tayane Sales e Valéria Lira.
Sábado (29)
  • 9 horas às 10h30 – Empreendedorismo Lésbico em período de pandemia, com a apresentadora e produtora, Larissa Mesquita; a artista visual e educadora, Fernanda Meireles e Ana Benicio.
  • 10h30 às 12 horas – Corpo, sexualidade e envelhecimento / Saúde da Mulher Lésbica: vulnerabilidade e violações dos corpos lésbicos na Saúde, com Valéria Mendonça e Manuela Paes: Sexualidade e envelhecimento das mulheres lésbicas, com Cláudia Viana. 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não