Pular para o conteúdo principal



Webinário debate Políticas Públicas para Mulheres Lésbicas

Mulheres Lésbicas vêm reivindicando representatividade e visibilidade para afirmarem suas identidades dentro de uma sociedade que ainda segue os padrões heterossexuais. Nesta semana, quando se celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, promove o I Webinário da Visibilidade de Mulheres Lésbica e Bissexuais: dialogando com os movimentos sociais na construção de um Ceará de todas, livre de lesbofobia. 

Para participar do evento, que ocorre de quinta (27) a sábado (29), basta se inscrever no link.

Serão três dias de debates com advogadas, artistas, professoras e assessoras de direitos humanos, fazendo um resgate histórico sobre o movimento lésbico, tratando da invisibilização dessas mulheres e passando por temas como sexualidade e envelhecimento das mulheres lésbicas. As conversas serão transmitidas através do youtube (/spsceará) e todos os temas tentarão falar sobre o recorte de raça, gênero e classe, para se pensar em políticas para promoção e defesa dos direitos das mulheres lésbicas.


Para a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes (foto), que participa da mesa de abertura do encontro, é necessário falar sobre quem são as mulheres lésbicas, quais suas vivências e que formas de violência e discriminação elas sofrem, para que, partindo deste lugar de escuta se possa construir políticas públicas eficazes e que contemplem de fato este segmento.

“Além de articular estes debates, o nosso papel é de escuta, para que possamos juntas construir políticas que protejam as mulheres lésbicas e suas diversas identidades, desarticulando preconceitos enraizados na sociedade através do Machismo, Patriarcado, Lesbofobia e do Racismo”, destaca Lia Gomes.

A técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT da SPS Lucivania Sousa, ressalta a importância desta programação para fortalecer a pauta.

“Através deste Webinário estamos dialogando com as mulheres lésbicas e também fortalecendo e ampliando articulações, arranjos e pactos por intermédio da campanha Ceará de Todxs. Estamos falando de um segmento que sofre cotidianamente diversas violações de seus direitos, além dos apagamentos, invisibilidades e silenciamento de suas trajetórias e vivências”, expõe Lucivania Sousa.

Quem participa - Participam do encontro: 
  • Alice Oliveira, lésbica, feminista, fotógrafa etno-social.
  • Mitchelle Meira, militante lésbica, feminista e secretária LGBT do PT Ceará.
  • Ivna Costa, advogada com ênfase em Direito de Família e Sucessões e secretária geral adjunta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/CE.
  • Larissa Mesquita, apresentadora, produtora e membra do Rádio Sapabar.
  • Renata Queiroz Maranhão, professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
  • Yasmin Oliveira, advogada de Direito do Trabalho, Sucessões e Família.
  • Fernanda Colares, advogada, feminista, militante lgbtqia+, escritora e membro da Associação Mães pela Diversidade.
  • Valéria Lira, militante lésbica, ativista independente, feminista e jogadora de futebol.
  • Tayane Sales, advogada, presidente da Comissão da Diversidade do Instituto Brasileiro de Família (IBDFAM-CE).
  • A artista visual e educadora Fernanda Meireles.
  • Artista e educadora popular, Dhanny Marinho.
  • Pedagoga e educadora popular, Cláudia Viana.
  • Advogada popular e mestra em Direitos Humanos e Cidadania, Luanna Marley.
  • Estilista, militante da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Erika Loka.
  • Advogada Kamila Carvalho.
  • Diretora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no setor de Relações Públicas e no coletivo LGBT Sem Terra, Irineuda Lopes.
  • Professora e especialista em Marketing, Ana Benício.
  • Assessora técnica do Núcleo de Oncologia da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Ana Valéria Mendonça.
  • Lúcia Bertini, assessora de Direitos Humanos na SPS.
Programação - Confira a programação completa:

Quinta (27)
  • 9 horas às 9h30 – Mesa de Abertura com a secretária Lia Gomes (SPS); Narciso Júnior – Coordenador COELGBT; Iasmin Oliveira OAB diversidade; Renata Maranhão – Universidade Estadual do Ceará (Uece); Alice da Articulação Brasileira de Lésbicas; Ana Benicio do Terceiro Setor; Cláudia Viana – União Nacional LGBT e Mitchelle Meira da Marcha Mundial das Mulheres.
  • 10 às 12 horas – Resgate histórico do Movimento Lésbico no Ceará, com Manuela Paes – Enfermeira em atuação no Ambulatório Ser Trans, membra do Conselho Nacional de Saúde pela Comissão de Ciclos de Vida, militante da UNALGBT-CE; Alice Oliveira – Articulação Brasileira de Lésbicas e Mitchelle Meira – Marcha Mundial das Mulheres.
  • 13h30 às 16h30 – Lesbianidades e Territorialidades Adversas e Lesbianidades no meio rural: Processos de (in) visibilização da existência lésbica, com Renata Maranhão professora/pesquisadora da Uece/Facedi. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Heteronormatividade nas Escolas – GEHE. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará realizando a tese “o sair do armário de lésbicas em uma zona rural” e Neidinha Lopes do Coletivo LGBT Sem Terra e da Direção Estadual do MST.
Sexta (28)
  • 9 horas às 11h30 – Mulheres lésbicas em Privação de Liberdade: A (in) visibilidade lésbicas e o sistema penal, com Erika Loka – Estilista, feminista ; Luana Marley – Advogada popular; Mestra em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB; pesquisadora do Núcleo de Estudo sobre Diversidade Sexual e Gênero (NEDIG/CEAM) da UnB; integrante da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap ) e Lúcia Bertini – Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – Assessora de Direitos Humanos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.
  • 13h30 às 15h30 – Desafios contemporâneos / Famílias lésbicas e bissexuais e o Processo de Adoção, com a advogada Fernanda Colare s e Ana Benicio. da Ong Acalanto Fortaleza.
  • 15h30 às 17h30 – Violência doméstica no período de quarentena, com Dhanny Marinho; Kamilla Carvalho; Michelle Meira e Ivna Costa.
  • 17h30 às 18h30 – Esporte Inclusão e Respeito: Não a Lesbofobia, com Tayane Sales e Valéria Lira.
Sábado (29)
  • 9 horas às 10h30 – Empreendedorismo Lésbico em período de pandemia, com a apresentadora e produtora, Larissa Mesquita; a artista visual e educadora, Fernanda Meireles e Ana Benicio.
  • 10h30 às 12 horas – Corpo, sexualidade e envelhecimento / Saúde da Mulher Lésbica: vulnerabilidade e violações dos corpos lésbicos na Saúde, com Valéria Mendonça e Manuela Paes: Sexualidade e envelhecimento das mulheres lésbicas, com Cláudia Viana. 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...