Pular para o conteúdo principal



Corredores do RioMar Fortaleza recebem seis intervenções artísticas

Em um momento de tantos desafios, artistas do mundo todo vêm se movimentando e buscando formas de estar mais perto do público, ainda que com os cuidados que o período pede. Os artistas plásticos cearenses Carlos Lebran e Welton Silva, além do designer de interiores Ramiro Mendes, por exemplo, estão com algumas de suas obras nos corredores do RioMar Fortaleza, convidando o público para uma pausa de contemplação.



Na Praça de Eventos, no Piso L1, é impossível passar desapercebido pelas diversas telas da exposição “Cumplicidade” do desenhista, pintor e professor de artes, Welton Silva (foto). As pinturas do jovem artista visual, cearense do município de Ipueiras, capturam momentos de um cotidiano já vivenciado por encontros e celebrações e estimulam que o expectador relembrem momentos e revisitem seus sentimentos . A mostra tem curadoria de Fábio Menezes.



Já no Piso L1, próximo ao Espaço Gourmet, se encontra a obra 'Florescer', assinada por Carlos Lebran (foto). Para o escultor, pintor e ceramista cearense, a peça cubista de 1m73cm de altura em resina de poliéster e fibra de vidro provoca para a necessidade do reinventar-se, de desapegar ao que não mais nos serve e para que “floresça a nossa melhor versão”.

RioMar Inspira - O RioMar Fortaleza está ainda com a ação “RioMar Inspira”, realizada em parceria com algumas marcas. São ambientes temáticos, aconchegantes e sensoriais, distribuídos pelo Piso L2 do shopping. Os três espaços são temáticos: praia, zen e café. Foram planejados e montados pelo conceituado designer de interiores Ramiro Mendes, com artigos das lojas: Água de Coco, Bete Cunha, Desconexo, Ibyte, Jolie, Tok Stok, Lenina Negrão e Ricardo Almeida.

No “Lounge Praia”, o frescor, leveza, cores e textura do ambiente marítimo estão presentes nas exclusivas peças das lojas Água de Coco, Bete Cunha e Desconexo. 


Já, os tons terrosos, inspirações étnicas de trama, texturas e estampas trazem o visual “boho chic” para o “Louge Zen”. O espaço traz uma composição com as marcas, Jolie, Bete Cunha e Tok & Stok. 

O clima aconchegante de uma típica cafeteria são representados no “Lounge Café”. Inspirados nessa proposta, o ambiente reúne elementos com tons escuros de bordô e cinza com artigos especiais das lojas Lenina Negrão, Ricardo Almeida, Bete Cunha e Tok & Stok. Nos três lounges, a sonorização ficou por conta da loja Ibyte.

Todos os ambientes são ocupados por manequins, que reproduzem os encontros do cotidiano, que por enquanto ainda precisam acontecer com cautela. Para Ramiro Mendes, a proposta é: “nutrir a esperança nos corações dos visitantes, que apesar de tantos desafios e aprendizados vivenciados ultimamente possam acreditar que, em breve, poderemos voltar a conviver mais próximos”, explica o idealizador Ramiro Mendes.

Sobre os autores
- Confira o perfil de cada autor:

  • Carlos Lebran – Artista Plástico - Fortalezense, mas com raízes em Portugal, desde cedo conviveu com o universo lírico e profissional das artes, crescendo entre artistas e colecionadores. Em 2003, Carlos Lebran morou na Espanha onde obteve graduação em escultura na universidade de Salamanca. Já participou de algumas exposições coletivas, incluindo o XV e XVI Salão Unifor, bienal já consolidada entre o meio cultural e acadêmico de Fortaleza. Tmabém esteve presente com grande destaque na Casa Cor Ceará 2018. É membro fundador da Academia Cearense de Artes Plásticas (ACAP), hoje, Academia de Arte e Cultura do Ceará (AACC), a qual ocupa a cadeira de número 17.
  • Welton Silva – Artista Visual - Natural de Ipueiras, Ceará, Welton Silva começou a pintar aos 12 anos, reproduzindo sua terra natal, seus monumentos, casas, mas também os parentes que haviam deixado o local para trás em busca de uma vida melhor. Desenhista, pintor e professor de arte, o jovem artista visual tem seus trabalhos reconhecidos e elogiados por importantes nomes do cenário da arte brasileira, como Carlos Bracher e Diego Mendonça. Suas obras já estiveram presentes em renomadas exposições coletivas no Ceará e até na Suíça.


  • Ramiro Mendes – Designer de Interiores Cearense graduado em Design de Interiores, Ramiro Mendes (foto) soma uma bagagem de mostras, viagens, pesquisas e premiações em todas as edições que participou no Casa Cor Ceará. Os projetos idealizados pelo estúdio que leva seu nome carregam a assinatura e a alma de um profissional em constante reinvenção, que entende que o ambiente ideal é não apenas bonito, mas funcional.



SERVIÇO

Intervenções artísticas no RioMar Fortaleza (d
omingos, das 13 às 21 horas; e segunda a sábado, das 12 às 22 horas).

  • Exposição Cumplicidade – Welton Silva e curadoria de Fábio Menezes. Galeria Veronese na Praça de Eventos, Piso L1. Até 21 de setembro.
  • Obra Florescer – Carlos Lebran - Espaço Gourmet - Piso L1. Até 30 de setembro.
  • Projeto RioMar Inspira - Até 30 de setembro. Piso L2. Lounge Praia - Lojas: Água de Coco, Bete Cunha e Desconexo e Ibyte. Próximo à loja Renner. Lounge Zen- Lojas: Jolie, Bete Cunha, Ibyte e Tok & Stok. Próximo à Tok & Stock. Lounge Café - Lojas: Lenina Negrão, Ricardo Almeida, Bete Cunha, Ibyte e Tok & Stok. Em frente à loja Zara.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do RioMar Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...