Pular para o conteúdo principal

Fortaleza tem um bom desempenho no Ideb 2019

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) apresentou, nesta quarta-feira (16), durante coletiva de imprensa, os resultados referentes a 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Rede Municipal de Ensino. Nesta edição da avaliação, a Cidade se destacou como 5º lugar entre as capitais com a melhor média nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e 4º lugar nos anos finais (do 6º ao 9º ano), além de estar acima da média geral brasileira e de todas as regiões do País.


O Ideb é considerado o principal indicador de qualidade da Educação brasileira para o monitoramento das escolas e das redes de ensino. A variação é de 0 a 10, sendo o 5 já considerado nível de qualidade para garantir a educação dos estudantes. A avaliação bienal em leitura e matemática dos mais de 230 mil estudantes de Fortaleza teve médias gerais de 6,2 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais. A taxa de aprovação é verificada a partir do Censo Escolar.

“Quero enviar a nossa gratidão e o nosso respeito pelo extraordinário trabalho realizado ao longo destes oito anos. Toda essa transformação aconteceu graças a um grande pacto que foi feito para entender que a educação deve ser a maior prioridade, principalmente em uma cidade desigual. É o banco da escola pública garantindo aula, aprendizagem, alimentação e autoestima dessas crianças que vai fazer com que a realidade da nossa cidade mude”, declarou o prefeito Roberto Cláudio.

A secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, ressaltou que os resultados mostrados são uma prestação de contas pelo trabalho realizado. “Avançamos muito ao longo destes anos e assumimos o compromisso de tudo que ainda temos a fazer. Além do sentimento de crescimento e gratidão, é a certeza de que estamos trabalhando cada vez mais para melhorar a educação do nosso Município”, disse.

Anos iniciais - Em relação aos anos iniciais, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Fortaleza ultrapassou as metas projetadas para o Ideb. Os índices estão em constante crescente e a partir de 2015, ultrapassou o nível 5. Em 2019, atingiu a média de 6,2. De acordo com Dalila Saldanha, muitas escolas também já superaram a média 7, o que demonstra um maior crescimento.

Houve um salto da 20ª posição, em 2005, para a atual 5ª posição em 2019, colocando Fortaleza entre as melhores cidades do Brasil, e a média está empatada com Curitiba. Entre as quatro maiores redes de ensino público do País, aquelas que possuem mais de 200 mil estudantes (ou seja, fora São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus), Fortaleza ocupa atualmente o melhor índice da avaliação.

Com a média 6,2, Fortaleza ficou próxima da média do Ceará, de 6,3, e acima da média brasileira, de 5,7, o que conforme a Secretária de Educação, indica que a política do Estado é referência para o País e Fortaleza é um claro exemplo disso. A média do IDEB na Capital está, ainda, acima ou empatada com a média de todas as regiões do país, sendo Norte 5,0, Nordeste 5,2, Sudeste 6,2, Centro-Oeste 5,9 e Sul 6,2.

No total, foram 191 escolas dos anos iniciais avaliadas, das quais mais de 93% superaram as metas em 2019, o que também representa mais de 98% dos alunos, apontando um padrão de desempenho de qualidade dos estudantes.

Anos finais - Por sua vez, nos anos finais, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, as metas projetadas que já eram atingidas continuaram a crescer. Em 2007, possuía nota 2,7 e em 2019 atingiu a média 5,2, e saltou da 17ª posição em 2005 para o atual o 4º lugar entre as capitais do País.

Comparada com as quatro maiores redes de ensino, está a frente de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. Em relação com as 10 maiores do Brasil, Fortaleza está empatada com Curitiba. Das 124 escolas avaliadas, 89,5% superaram a meta estabelecida, o que é considerada uma boa representatividade de um padrão de desempenho positivo em toda a Cidade.

O comportamento dos anos finais também é semelhante aos anos iniciais em relação às médias gerais. Fortaleza possui a mesma média do Estado do Ceará, 5,2, e está acima da nota brasileira, que é de 4,6.

A Capital Cearense também está acima de todas as regiões, sendo 4,2 o Norte, 4,2 o Nordeste, 4,8 o Sudeste, 4,9 o Centro-Oeste e 4,9 o Sul.

Estratégias - A secretária Dalila Saldanha destacou estratégias adotadas pela gestão que influenciaram na evolução dos índices do IDEB ao longo dos anos. A primeira delas é o acompanhamento da frequência do aluno, duas vezes por dia, por meio do Sistema de Busca Ativa. A escola entra em contato com a família em caso de falta, de modo a garantir que os estudantes concluam o curso escolar.

Outro ponto apresentado foi o projeto pedagógico estimulante e inovador, com um currículo que envolve os alunos e proporciona experiências lúdicas. Dentro desse projeto, estão as iniciativas do Diretor de Turma e o Projeto de Vida, além de momentos de afetividade e fortalecimento de vínculos.

Na jornada ampliada por meio do programa Aprender Mais, o aluno tem aula no contraturno para consolidar habilidades e competências exigidas para a série que está cursando. “Fortaleza não tinha nenhuma Escola de Tempo Integral, e são elas que têm os melhores resultados no Ideb. Atualmente, temos 49,4% das matrículas de crianças e jovens no contraturno”, explicou Dalila.

Outra questão de sucesso é o foco na aprendizagem e desenvolvimento integral para promover uma escola onde crianças e jovens se sintam parte integrante delas.

Em relação à equipe pedagógica, é realizada uma atuação integrada, de modo a formar uma equipe de trabalho coesa com profissionais que atuam na mesma direção, contando com a participação da Coordenação, docentes, Distritos de Educação e equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação (SME). Além disso, há um diálogo permanente com a entidade representativa da categoria dos professores.

Finalmente, são firmadas parcerias institucionais e com a comunidade escolar, essenciais para o bom desempenho dos alunos no acompanhamento das atividades de casa e para a garantia da assiduidade.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…