Pular para o conteúdo principal

Manuel Eduardo Campos morria há 13 anos

Eis o 19 de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1861 - Chega em Fortaleza o primeiro bispo do Ceará, dom Luís Antônio dos Santos. Com sua posse passou a antiga Matriz à Catedral. Pela Lei geral 693 de 18 de agosto de 1853 foi impetrado pelo governo Imperial ao Santo Padre uma Bula criando os bispados de Minas e do Ceará. Até então o do Ceará era subordinado ao do Maranhão e depois ao de Pernambuco. O desmembramento se deu pela Bula “Pro animarum salute” de oito de julho de 1854, do papa Pio XI, sendo escolhido para ocupar o Bispado do Ceará o padre João Quirino Gomes que não aceitou. Foi então escolhido em 31 de janeiro de 1859, e confirmado em 28 de setembro de 1861, dom Luís Antônio dos Santos, que foi o primeiro bispo do Ceará, Marquês do Monte Pascoal e Arcebispo Primaz do Brasil. Era fluminense de Angra dos Reis.
  • 1894 - Fundada, na Rua Major Facundo, 16 antigo, atual 538, na Praça do Ferreira, a Farmácia Pasteur por Leopoldo Domingues, que após nove anos vendeu ao farmacêutico Francisco Alves Linhares Filho, que por sua vez vendeu a Eduardo de Castro Bezerra em 1905.
  • 1906 - Aberta a Farmácia Holanda, de Joaquim Brasil de Holanda Cavalcante, na Rua Senador Pompeu. 100 (antigo).
  • 1926 - Morre o catedrático da Faculdade de Direito Antônio Antonele de Castro Bezerra, aos 32 anos incompletos. Era cearense de Pacoti nascido em quatro de novembro de 1894 e hoje é nome de Rua no Meireles, onde funcionou por muitos anos a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
  • 1932 - Inaugura-se o novo prédio do Serviço Sanitário do Estado. O velho prédio do quartel do Batalhão de Segurança, que foi ocupado pela Escola de Aprendizes Artífices, na esquina da Rua General Sampaio com Rua Liberato Barroso, é demolido e ergue-se, em seu lugar, novo prédio, em estilo Art-Déco, que abrigou o Serviço Sanitário do Estado depois Diretoria de Saúde Pública (hoje Secretaria de Saúde) e depois se transformou no Centro de Saúde, fundado naquele ano por iniciativa do sanitarista Amílcar Barca Pelon.
  • 1941 - Morre, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o monsenhor Vicente Pinto Teixeira, ex-deputado estadual. Foi professor da escola da Cadeia Pública de Fortaleza. cearense de Lavras da Mangabeira, nascera a 19 de julho de 1856.
  • 1942 - Toma posse, no cargo de secretário de Polícia e Segurança Pública, o capitão José Góis de Campos Barros, substituindo Rui de Almeida Monte, que deixa o cargo para assumir o de secretário da Agricultura.
  • 1943 - Inaugurada a Casa dos Cegos (hoje Instituto dos Cegos), criada pela Sociedade de Assistência aos Cegos, com a cooperação da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e do Rotary Clube de Fortaleza. Discursaram o Padre Arquimedes da Silva Bruno e Raimundo Girão.
  • 1952 - Realiza-se em Fortaleza o primeiro pregão da Bolsa de Mercadorias do Ceará, assinalando o início do funcionamento daquele órgão que fora instalado no dia 24 de agosto de 1951.
  • 1953 - Nomeado Cônsul da Holanda no Ceará o comerciante João Montenegro, sócio da firma J. Goossens & Companhia Ltda., depois J. Montenegro S. A., que ficava na Rua Major Facundo, 210.
  • 1955 - O Diário Oficial do Município 386 publica a Lei 982, do dia 14 de setermbro, sancionada pelo prefeito Acrísio Moreira da Rocha, dando à praça sem denominação, na Gentilândia, entre a Rua Paulino Nogueira, Rua Rodolfo Teófilo (hoje Rua Waldery Uchoa), Rua São José do Tauape (hoje Rua João Gentil) e Avenida 13 de Maio, o nome de Praça Coronel José Gentil Alves de Carvalho.
  • 1955 - Chega em Fortaleza, para propaganda de sua candidatura à Presidência da República, o candidato Adhemar de Barros, que realiza comício na Praça da Sé.
  • 1956 - A companhia Viação Aérea Rio-Grandense do Sul (Varig) inicia suas operações em Fortaleza.
  • 1976 - Inaugura-se a Rua Euclides César, pelo prefeito Evandro Ayres de Moura, projeto do vereador Hermano Martins, localizada na Vereda Atlântica, na Praia do Futuro. Homenagem ao intelectual espírita Euclydes Vasconcelos César falecido em 27 de março de 1973.
  • 1977 - Muda-se da Rua Visconde de Mauá para a Avenida Almirante Barroso, 600, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
  • 1986 - A prefeita Maria Luiza Fontenele assina a Lei 6.119 que dispõe as normas de proteção, preservação e conservação do Estoril.
  • 1991 - O empresário Geraldo Cabral Rola recebe das mãos da presidente do Grupo Edson Queiroz, Yolanda Vidal Queiroz, a Medalha Edson Queiroz, instituída pela Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) em reconhecimento às personalidades que vêm desenvolvendo o Ceará. Geraldo Rola é engenheiro e proprietário da Empresa Industrial Técnica (EIT).
  • 1995 - A Lei 7.782 dá o nome de Rua Osmírio Barreto a uma via de Fortaleza, atendendo proposição do vereador Durval Ferraz. Osmírio Barreto era historiador e jornalista e foi diretor do Museu Histórico e Antropológico do Ceará, hoje apenas Museu do Ceará. A Rua Osmírio Barreto fica nas Dunas.
  • 1996 - Inaugura-se a Escola de 1º Grau Maria Roseli de Lima Mesquita, na Rua Francisco Calaça, 1791, no Álvaro Weyne.
  • 1997 - Morre, aos 57 anos de idade, o arquiteto Reginaldo Rangel, responsável pelo projeto do edifício do Hospital Regional da Unimed, na Avenida Visconde do Rio Branco. Nascera a 22 de outubro de 1940.
  • 2001 - A Medalha Paulo Freire, criada para destacar ações concretas em prol da cidadania executadas por pessoas ou instituições, é entregue, às 19 horas, em solenidade na CMFor. Dentre 10 inscritos, foram selecionados este ano a professora Ruth Cavalcante, indicada pelo Centro de Desenvolvimento Humano e pela Faculdade Contemporânea do Ceará; o Instituto Educacional José de Alencar, que foi indicado pela Associação 1964/1968 - Anistia; e a Pastoral do Menor da Arquidiocese de Fortaleza, por indicação do padre Lino Allegri.
  • 2002 - Francisco Taylor Teixeira de Lavor, que adotou o codinome ''Mão Branca'' na vida profissional, morre na madrugada, por volta dos 15 minutos, acometido por uma infecção generalizada. Havia dois meses e seis dias internado no Hospital de Messejana, depois de sofrer duas paradas cardíacas e duas ressuscitações, em 12 de julho, quando trabalhava na Assembleia Legislativa - onde era assessor parlamentar. Às 16 horas, o corpo foi sepultado, no Cemitério da Paz. Taylor foi um dos pioneiros na TV do Ceará, no começo da década de 1970, dos programas policiais. Sua trajetória pelas telas cearenses ficou marcada por reportagens somente com a câmera, microfone e uma mão coberta por uma luva branca, narradas por sua voz grave.
  • 2002 - O Sistema Carcerário do Ceará ganha mais uma unidade. Pela manhã é inaugurado, no município de Itaitinga, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), com capacidade para 492 detentos. A ocupação está prevista para ser efetivada no início de outubro, quando serão transferidos os presos abrigados nas delegacias de Polícia de Fortaleza e Região Metropolitana - justamente por causa da lotação nos presídios. A administração será da Companhia Nacional de Administração Prisional (Conap), empresa cearense contratada sem licitação
  • 2006 - Falece aos 92 anos de idade, a pianista cearense Dina Piccinini. Nascera em oito de junho de 1914.
  • 2007 - Falece aos 84 anos de idade, o advogado, escritor, jornalista, radialista e dramaturgo cearense Manuel Eduardo Pinheiro Campos (foto), carinhosamente chamado de Manuelito pelos amigos e colegas de trabalho. Sofrera um Acidente Vascular Cerebral (AVC Hemorrágico) e nos últimos dias, vinha se recuperando e chegara a receber alta. Às vésperas de deixar o hospital Monte Klinikum, sofre sucessivas paradas cardíacas. Foi um dos braços fortes dos Diários e Emissoras Associados entre nós: dirigiu simultaneamente a Ceará Rádio Clube, TV Ceará Canal 2 e os jornais Correio do Ceará e Unitário. Foi também presidente e fundador da Associação Cearense de Rádio e Televisão (Acert) e do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Ceará. Participou do grupo Clã, importante movimento literário cearense, Presidiu a Academia Cearense de Letras (ACL). Foi secretário de Cultura e Desporto do Governo Virgílio Távora  presidente do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Em 1990, o jornalista e escritor foi uma das personalidades agraciadas com o troféu Sereia de Ouro concedido pelo Sistema Verdes Mares. Seu velório tem início à noite, na Igreja Presbiteriana da Aldeota. O sepultamento ocorre em 20 de setembro de 2007, no Jardim Metropolitano. Natural de Guaiúba, nascera em 11 de janeiro de 1923.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".