Pular para o conteúdo principal

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer. 

A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'.



Vereador e deputado estadual - Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV.

Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor.

Luto Oficial - O presidente da ALCE, deputado estadual Fernando Santana (PT) decretou três dias de luto na Assembleia. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará decretou, neste domingo (17), luto oficial de três dias pela morte do ex-deputado Roberto Mesquita em  homenagem póstuma ao homem público que prestou relevantes serviços ao Estado do Ceará no exercício de mandato parlamentar. 

O presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT) decretou três dias de luto na Câmara.
  • Presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT) - É com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-vereador e ex-deputado estadual, Roberto Mesquita. Tive a oportunidade de ser seu colega de parlamento entre os anos de 2009 e 2010 e pude conhecer um pouco de sua vocação política e de suas qualidades como homem público. Oro para que Deus conforte o coração da família e amigos nesse momento de dor".
  • Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebo com grande pesar a notícia do falecimento do ex-deputado estadual e ex-vereador de Fortaleza, Roberto Mesquita. Fomos colegas na Assembleia Legislativa, onde divergíamos bastante no campo das ideias, mas sempre convergíamos no objetivo maior de buscar o bem comum. Homem público de visão perspicaz e indignado com as injustiças, Roberto Mesquita fará falta aos cearenses. Que Deus conforte familiares e amigos". 
  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - Meus sentimentos pela morte do ex-deputado estadual Roberto Mesquita. Ele ocupou a cadeira na Assembleia Legislativa por dois mandatos e foi ainda vereador de Fortaleza. Minha solidariedade aos familiares e amigos".
  • Prefeito de Caucaia, Vitor Valim (Pros) - Hoje de manhã fui pego de surpresa com uma triste notícia da partida do amigo e ex-deputado estadual  e ex-vereador Roberto Mesquita. Roberto parte, mas deixa uma grande legado na defesa do povo cearense. Meu amigo, que Deus o receba aí em cima. Que a família e amigos recebam o meu carinho e solidariedade".
  • Vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho (Republicanos) - Roberto Mesquita era um embaixador da política e sempre que o encontrava aprendia mais... Perdemos um grande Cearense, mas Deus ganhou um grande conciliador. Siga em Paz Grande Roberto Mesquita".
  • Filha Aline Mesquita Queiroz - Que Deus possa nos confortar. Comigo fica seu exemplo de esforço, de trabalho, de bondade, de caridade. Fica pra sempre também em meu coração seu cuidado e carinho de pai. Obrigada por tudo! 
  • Ex-vereadora Toinha Rocha - Nossos sentimentos. Fui vereadora com seu pai e ele sempre foi muito atencioso e carinhoso comigo. Deus sabe de todas as coisas".
  • Jornalista Cláudio Teran - Era madrugada deste domingo (17)  o ex-deputado estadual e empresário, Roberto Mesquita, faleceu. Tinha 65 anos. Lutava contra um Câncer, descoberto em 2016, quando iniciou o tratamento e continuou trabalhando. Em 2018 desistiu de tentar o terceiro mandato consecutivo. Desde então se dedicou mais aos negócios. Mas não abandonou a politica. Trocou o Pros pelo PSD e continuou apoiando quadros que seguiam sua liderança. A Carreira -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité e passou por vários partidos, o último foi o PSD. Empresário e empreendedor atuava em diversos setores, entre eles a pesca, e gerou muitos empregos no Ceará. Entrou para a política em 2008 como vereador de Fortaleza pelo PV. Obteve expressiva votação, 9.223 votos. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual com 57.092 votos. Em 2014 a reeleição obteve 64.005 votos. Os mandatos dele foram de idas e  vindas, por vezes governo, e bem mais tempo como oponente de voz forte. Seu pensamento não era alinhado aos demais opositores. Acompanhei os dois mandatos dele e minha visão é que era um oposicionista passional. Pautas como transparência pública e a agricultura marcaram seus discursos. Mesquita era bom de tribuna. Ele também foi inquieto e irônico em tempo quase integral. Nunca parecia satisfeito, e desconfiava de tudo. Sempre que eu o entrevistava dizia, "não vou falar porque depois não sai". E eu respondia: "reclame com quem de direito, eu sou o repórter não sou o editor". Ele ria, e essa rotina se repetiu por oito anos. Legado - O assessor Bruno Mesquita pegou o sobrenome dele por empréstimo e foi eleito vereador de Fortaleza (2020) com apoio de Roberto Mesquita".  
  • Jornalista Jorge Macedo - O Ceará  perdeu um dos homens mais perspicazes de sua história. O Roberto Mesquita não foi apenas um dos deputados mais brilhantes e combativos da nossa história recente, foi também um grande ser humano. Foi um grande exemplo para todos que tiveram a honra de conviver com ele, como eu tive durante dez anos. Grande parte do que sou hoje devo ao incentivo e aos ensinamentos dele, e digo isso com orgulho. Rogo a Deus que conforte seus familiares e amigos!
Velório e Sepultamento - O Velório de Roberto Mesquita acontece de forma restrita no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688 - Dionísio Torres-Fortaleza). O Sepultamento foi na final da tarde de domingo (17), no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão-Fortaleza-Ceará).

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de