Pular para o conteúdo principal

Primeiros vacinados contra a Covid pela PMF são do IJF

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) escolheu cinco profissionais do Instituto José Frota (IJF) para serem os primeiros vacinados contra a Covid-19 em Fortaleza, nesta segunda-feira (18).

A primeira vacinada foi a técnica de Enfermagem, Rosemeiry Menezes, de 50 anos. Ela atua no Hospital desde 2018, nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). 

- É uma nova vida, é renascer. Tenho certeza que muita gente espera por isso. Eu fui a primeira e espero que muita gente sinta a emoção que estou sentindo hoje”, testemunhou Rosemeiry Menezes.

- Parabéns a todos os envolvidos nessa luta. Um momento de muita alegria e esperança, em que muitas vidas serão salva", disse o prefeito José Sarto (PDT).

Com o lote de 80 mil Coronavac Fortaleza vai imunizar 40 mil pessoas entre profissionais de Saúde, idosos, deficientes e índios.

Do total de Vacinas recebidas nesta segunda-feira (18), 80 mil, aplicadas em duas doses, serão destinadas aos grupos prioritários da fase 1 do Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19. 

- É uma alegria muito grande e o que importa não é a quantidade, mas sim o início do processo, o início do fim da pandemia. E será realizado em um brevíssimo prazo a depender de todos os esforços do governador Camilo e do Governo Federal”, destacou o prefeito José Sarto.

Sarto discursou, em tom de reconhecimento por parte da Gestão Municipal, pelo trabalho de enfrentamento à Doença. 

- Este hospital foi criado com um propósito e foi completamente ressignificado durante a pandemia. Venho parabenizá-los pela competência que foi fundamental para que tivéssemos os resultados que temos hoje no combate à Covid”, disse.

Imunização - A partir desta terça-feira (19), os profissionais que atuam na linha de frente em outras unidades hospitalares com Enfermarias e UTIs para pacientes com Covid-19 começarão a ser imunizados nos seus locais de trabalho.

A Vacinação ocorrerá nos três turnos (manhã, tarde e noite), com o objetivo de acelerar o procedimento, garantindo a Imunização no menor tempo possível. Para se Vacinar, os profissionais devem apresentar documento com foto.

A Vacinação dos demais grupos que compõem a Primeira Fase da Campanha deve acontecer de acordo com a distribuição das Vacinas, realizada pelo Ministério da Saúde.

Plano - A PMF divulgou, nesta segunda-feira (18), o Plano de Vacinação contra a Covid-19 da capital. 

Os profissionais que atuam na Linha de Frente do Combate à Pandemia, e residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) acima de 60 anos, e também portadores de deficiência em ILPIs acima de 18 anos, serão os primeiros contemplados com a Imunização.

O Plano foi divulgado em coletiva de imprensa concedida pelo prefeito José Sarto e pela secretária municipal de Saúde, Ana Estela, na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no Centro.

Os próximos contemplados, que compõem a Primeira Fase da Campanha, serão os idosos acima de 75 anos, considerados um dos grupos mais vulneráveis à doença. A Imunização deste público será realizada via agendamento, por meio do sistema da Prefeitura de Fortaleza, tendo início de acordo com a distribuição das vacinas, realizada pelo Ministério da Saúde. A população deve aguardar a finalização das etapas iniciais e a divulgação dos cronogramas de vacinação, não sendo necessário se dirigir neste momento aos postos de saúde.

Fortaleza contará com oito locais de vacinação contra a Covid-19, em localizações estratégicas para a Campanha, utilizando espaços como equipamentos esportivos e áreas de uso público. Os Postos de Saúde não irão realizar a Imunização contra o Coronavírus, nas fases iniciais, visando evitar aglomerações.

Serão 79 equipes distribuídas nestes Locais de Vacinação, com capacidade de vacinar até 14.100 pessoas por dia. Além disso, terão outras 70 equipes imunizando os idosos com mais de 75 anos, em suas residências, com capacidade para visitar até 2.100 imóveis por dia.  Cada equipe é composta por cinco profissionais, gerando em média, 465 profissionais atuando de domingo a sábado.

Durante a coletiva, José Sarto enfatizou que a imprensa será parceira número um na divulgação do Plano de Vacinação, "para evitar que haja desinformação, que haja procura desnecessária (em Unidades de Saúde) e até prejudicial à população, porque há expectativa muito grande com a chegada da Vacina."

Segundo ele, é fundamental que os fortalezenses fiquem atentos às fases da vacina, pois ainda temos um longo processo até imunizar toda a população, obedecendo ao cronograma de grupos prioritários. "É importante que a população possa compreender que esse é um momento muito rico, de esperança, mas também é preciso ter paciência e obedecer, como a gente sempre diz, sigam as recomendações das autoridades sanitárias", ressaltou.

Sarto destacou que toda a equipe da SMS está preparada para garantir a efetivação do Plano. "Existem milhares de pessoas que estão trabalhando para que isso funcione da melhor maneira possível para a população", garantiu. 

Leia também:

Técnica de Enfermagem Silvana Reis é a 1ª cearense a receber a Coronavac

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de