Pular para o conteúdo principal

Técnica de Enfermagem Silvana Reis é a 1ª cearense a receber a Coronavac

O governador Camilo Santana (PT) acompanhou, desde às 17h50 desta segunda-feira (18), a chegada do primeiro lote de 218 mil doses da Coronavac para o Ceará, no Terminal de Aviação Geral (Aeroporto Antigo de Fortaleza). 

Na ocasião, às doses destinadas ao Interior foram embarcadas para as diferentes regiões do Estado, via aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). 

Uma Coletiva de Imprensa foi concedida no local, com a presença também da vice-governadora, Izolda Cela (PDT); do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT); e do secretário da Saúde do Ceará, Doutor Cabeto.

Leonardo da Vinci - O governador Camilo Santana acompanhou a aplicação da primeira Vacina contra Covid no Ceará, às 19h15 desta segunda-feira (18), na técnica de Enfermagem, Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos (fotos Mateus Dantas-CMFor), no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Rua Rocha Lima, 1563-Aldeota-Fortaleza).

Maria Silvana Souza Reis foi escolhida para ser a primeira, pela idade, trabalho direto com os pacientes e porque se locomove de ônibus.

Cinco profissionais de Saúde e um Indígena foramo os primeiros vacinados contra a Covid no Ceará. Os profissionais são da linha de  frente desde o início da Pandemia do Coronavírus, onde trabalham no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci em Fortaleza. 
  1. Técnica de Enfermagem, Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos.
  2. Serviços Gerais, Maria de Jesus de Oliveira Lima, de 56 anos.
  3. Médico Intensivista, Francisco Adailton Alencar Braga, de 55 anos.
  4. Fisioterapeuta, Cristine Aparecida da Cunha, de 39 anos.
  5. Enfermeira Regiane Sousa Torres, de 34 anos.
  6. Liderança Indígena do Polo Caucaia, Dourado Tapeba, de 59 anos.
HGF - Pouco depois, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), outros cinco profissionais também foram vacinados:
  1. Maqueiro Natanael Dourado, de 29 anos.
  2. Fisioterapeuta David Nascimento Monteiro, de 26 anos.
  3. Médico Gabriel Braga de Oliveira, de 24 anos.
  4. Técnica de Enfermagem, Maria Clara Santana Silva, de 19 anos.
  5. Serviços Gerais,  Paulo Brito Lima, de 39 anos.
Agradecimentos - Em coletiva realizada no aeroporto, Camilo Santana agradeceu ao Ministério da Saúde, e a todos que colaboraram para a chegada das vacinas no Ceará, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, e a Fraport Fortaleza, mas principalmente aos profissionais de saúde. “Ao longo de quase um ano, os nossos guerreiros estão na linha de frente, atendendo e acolhendo as pessoas, e esse é o nosso objetivo. Foi uma luta para chegar até aqui, mais agora vamos iniciar a nossa campanha de vacinação”, explicou.
As primeiras doses do imunizante contra a Covid-19 aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvias) chegaram ao Ceará no final da tarde desta segunda-feira (18). 

Camilo Santana acompanhou a chegada da carga com a Vacina e o início da Operação de Logística que vai fazer a distribuição para os municípios via aérea a terrestre. Chegaram  218 mil doses de Coronavac (produzidas pela Chinesa Sinovac em parceria com Instituto Butantan).

Poucos minutos depois, os seis primeiros cearenses foram Vacinados. Cinco profissionais de saúde que trabalham no Hospital Leonardo Da Vinci e estão na linha de frente de atuação desde o início da Pandemia e o líder indígena de Caucaia, Dourado Tapeba. 

Numa Logística desenvolvida pelo Governo do Ceará que envolve aviões, helicópteros e caminhões, foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.  

As Vacinas destinadas ao Interior foram embarcadas em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). 

Novo Lote - Camilo Santana se reuniu com outros governadores no intuito de cobrar do Ministério da Saúde um Calendário de Imunização mais efetivo. Além da organização e da logística, o avanço da vacinação dependerá, conforme o gestor, da quantidade de vacinas produzidas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan, além das importadas que devem chegar ao Brasil nos próximos dias.

- Conversamos com o presidente da Fiocruz e com o ministro da Saúde. A previsão é de que, nos próximos dias, cheguem as Vacinas da Astrazeneca. Aguardamos, também, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que terá seu processo de fabricação pela Fiocruz”, explicou.

Segundo o governador, a Fiocruz tem capacidade de produção de 15 milhões de doses por mês a partir do recebimento do IFA, cujas doses são para o Brasil inteiro. Além disso, há duas milhões de doses cuja previsão é de que a Índia libere para o Brasil já nos próximos dois dias.

- Já temos as Vacinas produzidas em São Paulo e já estamos dando entrada para o uso emergencial das Vacinas produzidas da CoronaVac aqui no Brasil, para que também possam ser utilizadas e distribuídas. O importante é que em breve vamos imunizar todo o Estado do Ceará”, completou.

Fortaleza - O lote para Fortaleza é de 80 mil doses para vacinar 40 mil pessoas até o próximo final de semana.

Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) - Queria parabenizar o secretário de Saúde, Doutor Cabeto, e o governador Camilo Santana pelo início da Vacinação aqui no Ceará. A Vacinação é a única resposta, ao lado do Distanciamento Social, para minimizar os males que essa pandemia vem trazendo ao nosso povo. Portanto, a mensagem que quero deixar a todos vocês – homem, mulher, jovem – é que se vacinem. Eu mesmo estou ansioso, esperando a hora para que também possa me vacinar, juntamente com minha esposa, meus filhos e minha família".

Leia também:

Ceará começa a vacinar contra Covid nesta segunda-feira


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de