Pular para o conteúdo principal



Técnica de Enfermagem Silvana Reis é a 1ª cearense a receber a Coronavac

O governador Camilo Santana (PT) acompanhou, desde às 17h50 desta segunda-feira (18), a chegada do primeiro lote de 218 mil doses da Coronavac para o Ceará, no Terminal de Aviação Geral (Aeroporto Antigo de Fortaleza). 

Na ocasião, às doses destinadas ao Interior foram embarcadas para as diferentes regiões do Estado, via aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). 

Uma Coletiva de Imprensa foi concedida no local, com a presença também da vice-governadora, Izolda Cela (PDT); do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT); e do secretário da Saúde do Ceará, Doutor Cabeto.

Leonardo da Vinci - O governador Camilo Santana acompanhou a aplicação da primeira Vacina contra Covid no Ceará, às 19h15 desta segunda-feira (18), na técnica de Enfermagem, Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos (fotos Mateus Dantas-CMFor), no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Rua Rocha Lima, 1563-Aldeota-Fortaleza).

Maria Silvana Souza Reis foi escolhida para ser a primeira, pela idade, trabalho direto com os pacientes e porque se locomove de ônibus.

Cinco profissionais de Saúde e um Indígena foramo os primeiros vacinados contra a Covid no Ceará. Os profissionais são da linha de  frente desde o início da Pandemia do Coronavírus, onde trabalham no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci em Fortaleza. 
  1. Técnica de Enfermagem, Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos.
  2. Serviços Gerais, Maria de Jesus de Oliveira Lima, de 56 anos.
  3. Médico Intensivista, Francisco Adailton Alencar Braga, de 55 anos.
  4. Fisioterapeuta, Cristine Aparecida da Cunha, de 39 anos.
  5. Enfermeira Regiane Sousa Torres, de 34 anos.
  6. Liderança Indígena do Polo Caucaia, Dourado Tapeba, de 59 anos.
HGF - Pouco depois, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), outros cinco profissionais também foram vacinados:
  1. Maqueiro Natanael Dourado, de 29 anos.
  2. Fisioterapeuta David Nascimento Monteiro, de 26 anos.
  3. Médico Gabriel Braga de Oliveira, de 24 anos.
  4. Técnica de Enfermagem, Maria Clara Santana Silva, de 19 anos.
  5. Serviços Gerais,  Paulo Brito Lima, de 39 anos.
Agradecimentos - Em coletiva realizada no aeroporto, Camilo Santana agradeceu ao Ministério da Saúde, e a todos que colaboraram para a chegada das vacinas no Ceará, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, e a Fraport Fortaleza, mas principalmente aos profissionais de saúde. “Ao longo de quase um ano, os nossos guerreiros estão na linha de frente, atendendo e acolhendo as pessoas, e esse é o nosso objetivo. Foi uma luta para chegar até aqui, mais agora vamos iniciar a nossa campanha de vacinação”, explicou.
As primeiras doses do imunizante contra a Covid-19 aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvias) chegaram ao Ceará no final da tarde desta segunda-feira (18). 

Camilo Santana acompanhou a chegada da carga com a Vacina e o início da Operação de Logística que vai fazer a distribuição para os municípios via aérea a terrestre. Chegaram  218 mil doses de Coronavac (produzidas pela Chinesa Sinovac em parceria com Instituto Butantan).

Poucos minutos depois, os seis primeiros cearenses foram Vacinados. Cinco profissionais de saúde que trabalham no Hospital Leonardo Da Vinci e estão na linha de frente de atuação desde o início da Pandemia e o líder indígena de Caucaia, Dourado Tapeba. 

Numa Logística desenvolvida pelo Governo do Ceará que envolve aviões, helicópteros e caminhões, foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.  

As Vacinas destinadas ao Interior foram embarcadas em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). 

Novo Lote - Camilo Santana se reuniu com outros governadores no intuito de cobrar do Ministério da Saúde um Calendário de Imunização mais efetivo. Além da organização e da logística, o avanço da vacinação dependerá, conforme o gestor, da quantidade de vacinas produzidas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan, além das importadas que devem chegar ao Brasil nos próximos dias.

- Conversamos com o presidente da Fiocruz e com o ministro da Saúde. A previsão é de que, nos próximos dias, cheguem as Vacinas da Astrazeneca. Aguardamos, também, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que terá seu processo de fabricação pela Fiocruz”, explicou.

Segundo o governador, a Fiocruz tem capacidade de produção de 15 milhões de doses por mês a partir do recebimento do IFA, cujas doses são para o Brasil inteiro. Além disso, há duas milhões de doses cuja previsão é de que a Índia libere para o Brasil já nos próximos dois dias.

- Já temos as Vacinas produzidas em São Paulo e já estamos dando entrada para o uso emergencial das Vacinas produzidas da CoronaVac aqui no Brasil, para que também possam ser utilizadas e distribuídas. O importante é que em breve vamos imunizar todo o Estado do Ceará”, completou.

Fortaleza - O lote para Fortaleza é de 80 mil doses para vacinar 40 mil pessoas até o próximo final de semana.

Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) - Queria parabenizar o secretário de Saúde, Doutor Cabeto, e o governador Camilo Santana pelo início da Vacinação aqui no Ceará. A Vacinação é a única resposta, ao lado do Distanciamento Social, para minimizar os males que essa pandemia vem trazendo ao nosso povo. Portanto, a mensagem que quero deixar a todos vocês – homem, mulher, jovem – é que se vacinem. Eu mesmo estou ansioso, esperando a hora para que também possa me vacinar, juntamente com minha esposa, meus filhos e minha família".

Leia também:

Ceará começa a vacinar contra Covid nesta segunda-feira


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...