Pular para o conteúdo principal

Camilo anuncia fechamento do serviços não essenciais às oito da noite a partir desta quarta-feira


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou na noite desta terça-feira (2) Medidas mais Restritivas de Combate ao Coronavírus:

- Restaurantes terão que fechar às oito da noite a partir desta quarta-feira por 15 dias.

- Nos sábados e domingos os restaurantes funcionam até três da tarde.

- Depois desses horários os restaurantes funcionam apenas para atendimento delivery.

- Foi prorrogado por mais seis o Decreto de Calamidade Pública no Estado por conta da Pandemia do Novo Coronavírus.

- O Hospital Leonardo Da Vinci terá mais 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid.

- O Hospital da Mulher, Hospitais de Campanha do Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana e Hospital Geral César Cals serão reativados, além do aumento de leitos Covid no Instituto José Frota I e II.

- Proibição de viagens de Fortaleza para o Interior, exceto para casos de extrema necessidade.

- Pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para implantar barreira sanitária no Aeroporto Internacional Pinto Martins.



Após Reunião Virtual com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, formado por profissionais de Saúde, Prefeitura de Fortaleza, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual e Federal,  Camilo Santana divulgou novas Medidas tomadas pelo grupo para combater o avanço do Coronavírus, e a suspeita da nova Variante no Ceará. Ao lado de Camilo Santana, na transmissão ao vivo estavam o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT); e o secretário de Saúde do Estado, Doutor Cabeto. As principais Medidas são:
  1.  Renovação do Decreto de Calamidade Pública no Ceará por mais seis meses;
  2. De três a 17 de fevereiro, as atividades econômicas em Fortaleza observarão as seguintes medidas:
  • De domingo a sábado, das oito da noite às seis da manhã do dia seguinte, fica suspenso o funcionamento de quaisquer atividades do Comércio, Indústria ou Serviços não essenciais. Essas atividades poderão atender, nesse período, através de delivery. E podem funcionar normalmente, após às 20 horas, as Farmácias, Supermercados, Serviços de Saúde e outros Serviços Essenciais;
  • Sábados e domingos o atendimento presencial em Restaurantes, Barracas e demais Estabelecimentos para Alimentação Fora do Lar somente poderão funcionar para almoço, até 15 horas. Podendo atender por delivery a partir desse horário.
Camilo declarou que normalmente essa Reunião ocorre uma vez por semana e às sextas-feiras, mas a atual situação fez com que as reuniões fossem realizadas duas vezes essa semana, na última segunda-feira e nesta terça-feira, além da já agendada reunião extraordinária na próxima sexta-feira. 

- Essas Medidas foram tomadas por conta do grande aumento do número de casos no Ceará, principalmente na Capital cearense, além do aumento de uma demanda significativa por assistência à saúde, como a procura por um posto de saúde, por uma Unidade de Pronto Atendimento-UPA, um Hospital, não só no Sistema Público, mas também no privado”, disse o governador.

O governador reforçou preocupação com o Emprego, com a Economia e com a situação da população cearense e lembrou do início da Vacinação no Ceará. 

- Iniciamos a Vacinação, é uma grande esperança para todos, mas ainda não temos um calendário disponível para que possamos vacinar em massa a população, pois ainda não temos uma perspectiva de quando teremos um grande número de Vacinas para imunizar todos os cearenses. Por conta dessas incertezas, e com base nos números crescentes, nós do Comitê Científico decidimos que precisávamos colocar em prática essas medidas”, explicou o governador, que informou que a Assembleia Legislativa já está com a Mensagem de pedido extensão de Calamidade Pública na Saúde do Ceará por mais seis meses.



O prefeito Sarto alertou para uma curva com tendência de crescimento nos óbitos em Fortaleza.

- Estamos fazendo tudo que é possível ao vacinar os grupos prioritários, aumentar a capacidade de atendimento nas UPAs, enfim, mas nada disso é suficiente se a população de Fortaleza não colaborar. Lamentavelmente o que temos observado é a desobediência aos protocolos que estabelecemos junto ao comitê”, disse José Sarto.

15 dias - O novo Decreto Estadual foi publicado no Diário Oficial do Ceará desta quarta-feira (3), e é válido pelos próximos 15 dias, inicialmente. O governador justificou as decisões levando em conta que possivelmente, o que tem aumentado os casos em Fortaleza são as festas e aglomerações, por isso sempre tem feito o apelo para a população. 

- A Pandemia não acabou, e nós só podemos sair disso juntos, se todos colaborarem. Precisamos evitar as festas, as aglomerações, que as pessoas sigam as orientações sanitárias, principalmente quanto ao uso da máscara, para que a gente possa ter tempo de vacinar a população e salvar vidas”, ressaltou Camilo Santana.



Mutação no Vírus - Segundo Doutor Cabeto, existe uma grande interrogação sobre algumas Mutações do Novo Coronavírus, que possivelmente tem implicações na gravidade e no número de casos no Brasil, como é o Caso de Manaus. 

- Nós temos um número de pessoas jovens infectadas, que representa a maioria, estamos falando aqui de 70% da população. Ou seja, essa parte da população está sustentando a disseminação do vírus de forma comunitária, fazendo vulnerável a população mais idosa e os portadores de Comorbidades”, analisou Doutor Cabeto

Ampliação de Leitos - Camilo Santana disse na transmissão que já está ampliando novamente os Leitos Exclusivos para atendimento de Pacientes com Covid-19 no Hospital Leonardo Da Vinci, no Hospital da Mulher e em todos os Hospitais Regionais do Estado (Norte, Cariri e Sertão Central), além da ampliação dos Serviços e equipes em todos os Hospitais. 

- Mantivemos os Hospitais de Campanha funcionando, inclusive com ampliação de equipes, para que possam ter capacidade de atender toda a população do Estado do Ceará. Já fizemos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa e ao Governo Federal uma solicitação para que haja o controle no fluxo de passageiros em Fortaleza chegando pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins”, finalizou o governador do Ceará.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará e fotos de Carlos Gibaja.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".