Pular para o conteúdo principal

Ouvidoria do TCE-Ceará atende 8.445 manifestações em 2020


A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-Ceará) contabilizou, em 2020, 8.445 manifestações recebidas, por meio dos Canais de Atendimento. Do total, foram atendidas 8.334, o que representa o desempenho de 98,8% no setor. Durante o período, foram registradas 6.362 solicitações de informações, 1.271 problemas técnicos, 346 comunicações de irregularidades, 291 de reclamações/críticas, 99 elogios e 76 sugestões.

De janeiro a dezembro de 2020, a Ouvidoria recebeu:
  • 3.692 Demandas por Telefone.
  • 2.350 Via Sistema Online.
  • 2.019 por E-mail.
  • 394 de Forma Presencial.
Os contatos foram feitos por:
  • 5.870 cidadãos.
  • 1.546 servidores públicos.
  • 1.029 gestores. 
As áreas mais demandadas por meio da Ouvidoria são:
  • Secretaria de Controle Externo.
  • Secretaria de Tecnologia da Informação.
  • Secretaria de Serviços Processuais.
  • Secretara de Sessões.
O tempo médio de atendimento, apurado pelo Sistema Informatizado, indica que a Ouvidoria levou, em média, 1,190 dia para atendimentos no âmbito da própria unidade, e demandou 4,755 dias quando dependeu de respostas dos demais setores do TCE-Ceará.

Para o assessor administrativo da Ouvidoria, Virgílio Freire, “o desempenho verificado neste exercício, durante a Pandemia da Covid-19, demonstra que os usuários enxergam a unidade com expectativas positivas, o que reforça e renova o compromisso da equipe para prestar esclarecimentos e responder com a maior brevidade possível. A relação com as áreas é fator primordial para que as demandas sejam satisfatoriamente respondidas e, acima de tudo, de forma tempestiva”, destaca Virgílio Freire.

Confira os Canais a Distância da Ouvudoria do TCE-Ceará:

SIM - A Portaria 42/2021, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, dispõe sobre a atualização da tabela “Especificações das Fontes ou Destinação de Recursos” do Manual do Sistema de Informações Municipais (SIM), aplicável a partir do exercício financeiro de 2021.

Segundo a Portaria 42, assinada pelo presidente do TCE-Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, a tabela atualizada é de utilização obrigatória para o envio das informações orçamentárias dos municípios e consórcios públicos pelo SIM.

O Documento leva em consideração a Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional 642, de 20 de dezembro de 2019, alterada em 20 de janeiro de 2021, que estabelece regras para o recebimento e disponibilização dos Dados Contábeis e Fiscais dos entes da Federação no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O SIM é um padrão de formação e envio mensal dos dados das Administrações Municipais, Fundos Municipais, Consórcio Públicos e Câmaras de Vereadores. O objetivo é subsidiar as atividades de Controle Externo exercidas pelo TCE-Ceará e demais órgãos de Controle. A prática promove a transparência da Gestão dos Recursos Públicos Municipais e o Controle Social.


REVISTA CONTROLE - O TCE-Ceará recebe até esta sexta-feira (5) trabalhos científicos que irão compor a nova edição da Revista Controle – Doutrina e Artigos. 

Os interessados devem enviar os Artigos Inéditos por meio da Plataforma Digital. Profissionais, acadêmicos e servidores de órgãos públicos, atuantes nas áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Economia de todo o território nacional e internacional estão aptos a enviarem Artigos Científicos Inéditos.

Para participar do Processo Seletivo, cada autor deve se cadastrar no site exclusivo da Revista Online, criando um login e senha, e incluir o artigo. Os autores receberão notificações sobre a situação de cada fase ao longo do processo.

Para o editor da Revista Controle e vice-presidente do TCE-Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, “a Revista ultrapassou as fronteiras do Ceará. Por isso, o envio é totalmente livre, desde que escrito com critérios e qualidade técnica. É uma das nossas maneiras de promover um espaço de debates de boas ideias”, endossa Edilberto Pontes.

O Periódico aborda temas, em sua maioria, das Áreas do:
  • Direito Constitucional.
  • Direito Administrativo.
  • Finanças Públicas.
  • Controle Externo.
  • Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF.
  • Lei de Licitações e Contratos.
  • Fiscalização das Organizações Sociais.
  • Processo Administrativo.
  • Contabilidade Pública.
  • Auditoria Operacional.
  • Gestão e de Processos.
  • Além de todas suas demais ramificações.
A Revista Controle, disponível para a sociedade, visa dar continuidade ao compromisso assumido desde 2009, em atender interesses acadêmicos disseminando o Conhecimento Científico, contribuindo para a melhoria do Processo de Controle Externo.

A publicação é registrada em portais nacionais e internacionais como:
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • Latindex.
  • PKP/Index.
  • Diadorim.
  • Livre.
  • Rede Rubi.
  • Google Acadêmico.
  • Editora Digital Fórum. 
Atualmente, todas as edições da Revista encontram-se cadastradas junto à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o que permite aos autores a inclusão do DOI, um identificador permanente para as publicações digitais, no Currículo Lattes, da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Submissões Online As submissões de artigos à Revista Controle – Doutrina e Artigos são realizadas:
  • Via Plataforma Eletrônica própria (Open Journal Systems);
  • O Cadastro no Sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o Processo Editorial em Curso;
  • Os novos usuários também podem realizar o cadastro por meio do link;
  • Os usuários já cadastrados na Plataforma da Revista não precisam criar um login e senha ao submeter um artigo; e
  • A Revista não recebe artigos enviados por outros meios.
  • Saiba mais sobre a Revista Controle – Doutrina e Artigos.

SSP - A Secretaria de Serviços Processuais (SSP), do TCE-Ceará registrou uma redução de 11.751 processos do seu estoque no ano de 2020. Inicialmente, com 17.816 processos, a SSP alcançou uma diminuição significativa de 65,9%, fechando o último ano com 6.065 processos.

O êxito no trabalho foi alcançado, entre outras ações, devido ao trabalho efetivo e integrado de toda a equipe da SSP, concentrado na triagem de processos, padronização de expedientes de comunicação e de contagem de prazos, além da conversão de processos físicos para o meio eletrônico (digitalização).

As alterações na Lei Orgânica do TCE-Ceará, que inovaram ao prever a comunicação dos atos processuais pelo Diário Oficial Eletrônico (DOE-TCE/Ceará) – com envio de alertas digitais, também contribuíram significativamente para o marco atingido.

- A conquista só foi possível graças ao comprometimento e ao trabalho arrojado dos colaboradores, servidores e gerentes, associados às alterações levadas a efeito na Lei Orgânica do TCE-Ceará, às novas tecnologias de acompanhamento disponibilizadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e ao apoio maciço da Presidência desta Corte”, destacou o diretor de Serviços Processuais, Frank Martins, que completa: “Mesmo diante da Situação de Calamidade Pública, por conta da Pandemia da Covid-19, não houve aumento de estoque em qualquer dos meses”.

A SSP foi originada, ainda no primeiro trimestre de 2020, após divisão das atribuições da extinta Secretaria Geral em duas áreas distintas: 
  1. Secretaria de Serviços Processuais-SSP.
  2. Secretaria de Sessões (SS). 
O desmembramento foi sugerido após análise feita pelo Escritório de Projetos e Processos (EP2), vinculado à Secretaria de Governança (SecGov), com o objetivo de otimizar as ações no TCE-Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (21 de julho de 2024), para: Jornalista Flávio Assunção Filho (foto). Jornalista Carlos Eugênio Furtado. Radialista Domingos Távora (foto). Radialista Eduardo Guilherme da Silva. Radialista Louralber Pereira Monteiro. Antônio Marcos. Claudemy Carneiro. Francisco José Pessoa. Beatriz Feitosa. Ednardo Roges.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (21 de julho de 2024), para: Jornalista Flávio Assunção Filho (foto). Jornalista Carlos Eugênio Furtado. Radialista Domingos Távora (foto). Radialista Eduardo Guilherme da Silva. Radialista Louralber Pereira Monteiro. Antônio Marcos. Claudemy Carneiro. Francisco José Pessoa. Beatriz Feitosa. Ednardo Roges.