O Livro digital "Praticante Cultural: o espectador de teatro na cidade de Fortaleza" traz pesquisa sobre o público de teatro. O autor Caio César Vidal, se debruçou na pesquisa entre 2017 e 2018, entrevistando com aplicação de questionário, 306 espectadores em 11 teatros situados em diversos bairros de Fortaleza. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura do Município de Fortaleza (Secultfor), no final de 2020. O estudo nasceu do desejo de desenhar quem é o espectador de teatro na Capital cearense. "Conhecer o público que vai ao teatro, saber com quem a gente está se comunicando é essencial”, explica Caio.
O livro está disponível no link do instagram aqui e uma apresentação do autor pode ser conferida no Youtube aqui, no canal Praticante Cultural. O livro é de fundamental importância para todos os artistas, pesquisadores e fazedores de arte, pois revela as características do espectador e, ao traçar o seu perfil, encontra o que esse espectador quer ver.
Sobre o autor: Caio César Vidal é produtor cultural e ator/performer. Cursa licenciatura em Teatro no Instituto Federal do Ceará (IFCE), mas já possui formação em Marketing pela Fatene e curso de Português pelo Centro de Línguas do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). Enquanto pesquisador, se debruça em temas como a comunicação do teatro em relação ao seu espectador e em marketing cultural. Criou e mantém o canal de comunicação teatral Periféricas. É brincante e assistente de produção do Maracatu Nação Pici e assistente de gestão do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação.
Serviço
Livro Digital: " Praticante Cultural: O espectador de teatro na cidade de Fortaleza" , de Caio César Vidal
Disponível neste link: https://praticantecultural.wixsite.com/praticantecultural
O livro está disponível no link do instagram aqui e uma apresentação do autor pode ser conferida no Youtube aqui, no canal Praticante Cultural. O livro é de fundamental importância para todos os artistas, pesquisadores e fazedores de arte, pois revela as características do espectador e, ao traçar o seu perfil, encontra o que esse espectador quer ver.
O outro é quem contracena com o artista e deixa de ser apenas o público, ele ganha corpo, idade, classe social. Não há arte sem o outro e quem é esse outro? Para Caio, a grande descoberta foi saber que “o praticante cultural do teatro fortalezense é de ambos os sexos, jovem, com nível superior de escolaridade, deslocam-se mensalmente para o teatro, através de transporte próprio e recebem, em média, de um a dois salários mínimos. Embora sejam pessoas de baixo poder socioeconômico, apoiam o pagamento de ingressos”.
O Livro é essencial pois, volta o olhar para aquele que permite esse exercício de ser ator. Como escreve Washington Hemmes no prefácio, “Não existe teatro sem afecção, nem afetividade. Não existe teatro sem os outros”.
O Livro Digital, foi aprovado pela Lei Aldir Blanc - CHP 08/2020 – Inciso III/ Fomento à Artistas, Agentes Culturais e Profissionais da Cadeia Produtiva da Cultura (Participação INDIVIDUAL), por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).A pesquisa foi realizada utilizando o marketing como instrumento investigativo, durante a disciplina de pesquisa de marketing durante graduação tecnológica em marketing na Faculdade Fatene.
O Livro é essencial pois, volta o olhar para aquele que permite esse exercício de ser ator. Como escreve Washington Hemmes no prefácio, “Não existe teatro sem afecção, nem afetividade. Não existe teatro sem os outros”.
O Livro Digital, foi aprovado pela Lei Aldir Blanc - CHP 08/2020 – Inciso III/ Fomento à Artistas, Agentes Culturais e Profissionais da Cadeia Produtiva da Cultura (Participação INDIVIDUAL), por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).A pesquisa foi realizada utilizando o marketing como instrumento investigativo, durante a disciplina de pesquisa de marketing durante graduação tecnológica em marketing na Faculdade Fatene.
Sobre o autor: Caio César Vidal é produtor cultural e ator/performer. Cursa licenciatura em Teatro no Instituto Federal do Ceará (IFCE), mas já possui formação em Marketing pela Fatene e curso de Português pelo Centro de Línguas do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). Enquanto pesquisador, se debruça em temas como a comunicação do teatro em relação ao seu espectador e em marketing cultural. Criou e mantém o canal de comunicação teatral Periféricas. É brincante e assistente de produção do Maracatu Nação Pici e assistente de gestão do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação.
Serviço
Livro Digital: " Praticante Cultural: O espectador de teatro na cidade de Fortaleza" , de Caio César Vidal
Disponível neste link: https://praticantecultural.wixsite.com/praticantecultural
Comentários
Postar um comentário