Pular para o conteúdo principal

Telefone completa 138 anos no Ceará

Confira o 11 de fevereiro na História do Ceará, segundo Arquivo Nirez:

1857 - A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção passou à categoria das Fortificações de 2ª classe.

1883 - Inaugurada a primeira linha telefônica de Fortaleza, entre o estabelecimento comercial de Confúcio Augusto Pamplona (Confúcio Pamplona), na Rua do Major Facundo, 59 (antigo) e a casa de José Joaquim de Farias, no Largo da Alfândega.

1892 - Criada, pela Lei 7, a Inspetoria de Higiene. 

1912 - Sai, em Fortaleza, o primeiro número O Ceará Livre, publicação bi-semanal da candidatura do coronel Marcos Franco Rabelo.

1917 - Inaugura-se outra casa de projeção cinematográfica em nossa Capital, o Cinema Tiro Cearense, no Passeio Público, com o filme “Dançarina”. 

1923 - Primeiro dia de carnaval, aparece em Fortaleza, o bloco Os Polymathicos. O Carnaval ocorre nos dias 11, 12 e 13. 

1927 - Inaugura-se, na Rua Major Facundo, 183 (antigo), na Praça do Ferreira, o Bar Rio Branco, para venda de bebidas, chocolate, café e frios.

1935 - Novo prefeito assume as rédeas da Administração Municipal, o advogado Gentil Barreira, que substitui a Plínio Pompeu de Sabóia Magalhães.

1940 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol de 1939 quando no Campo do Prado o Ceará Sporting Club derrota por 6x2 o Tramways, time da Light, sagrando-se Campeão.

1940 - Realiza-se, a prova de 400 metros de nado livre, do Mucuripe à Praia de Iracema, sendo vencida pelo atleta Roberto Pompeu, que fez o percurso em 6 minutos e 30 segundos.

1941 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 72 anos de idade, o ex-deputado e ex-senador, bacharel em Direito, Tomás Pompeu Pinto Acioli, cearense de Fortaleza nascido em 30 de julho de 1868. Hoje é nome de Rua em Joaquim Távora e Dionísio Torres.

1949 - Assume as funções de Secretário de Polícia e Segurança do Estado do Ceará o major Arilo Osório de Sousa.

1973 - Abertura do I Seminário de Novos Prefeitos do Ceará, com as presenças do Governador César Cals, do Vice-governador Humberto Bezerra, e do Ministro da Justiça Alfredo Buzaid.

1974 - Entendimentos entre o Grupo Lojista liderado pelo empresário Antônio Romcy e a família do capitalista Plácido Barbosa de Carvalho, proprietária do Castelo ou Palácio do Plácido'', na Avenida Santos Dumont, 1545, entre a Rua Carlos Vasconcelos e Rua Monsenhor Bruno, resulta em sua venda. O Palácio não chegou a ser reconhecido pelo Patrimônio Histórico da União e vai ceder a área que ocupa para construção de um supermercado. Com a morte do comerciante Plácido de Carvalho, proprietário do Castelo, o patrimônio ficara sob a responsabilidade de sua viúva e dos filhos do primeiro matrimônio e, posteriormente do arquiteto húngaro Emílio Hinko, casado depois com a viúva. Posteriormente o Palácio foi demolido e em seu lugar existe hoje o Centro Artesanal Luísa Távora.

1974 - Grande incêndio na Fábrica de Redes Mossoró, na Rua João Melo, 66, no bairro das Damas, provocado por um curto-circuito.

1977 - Morre, aos 56 anos de idade, vítima de enfarte, o médico e professor Fahad Otoch, cearense de Fortaleza que nasceu em 21 de julho de 1921.

1978 - Grava depoimento, para o Museu Cearense de Teatro e para o Arquivo Nirez, a antiga atriz de teatro Gracinha Padilha, com perguntas formuladas por Ricardo Guilherme e a presença do pesquisador Nirez.

1978 - Fortaleza é banhada por uma chuva de quase 300 milímetros, com duração de 40 horas, deixando um saldo de alagamentos, falta de energia elétrica, paralisação de telefones, desabamentos, corte de vias e soterramentos.

1981 - Encontrados mortos, na Rodovia Messejana-Eusébio, os menores Francisco Lima da Silva, de 16 anos e Francisco Reginaldo Sales da Silva, de 17 anos. Foram sequestrados, torturados e mortos pelo agente de polícia Wagner Jorge Cavalcante Vieira, que se evadiu.

1982 - O cantor Jorge Neves Bastos (Jorge Goulart) grava depoimento para o Arquivo Nirez, na Praia de Iracema, na presença da cantora Emilinha Borba e do compositor João de Barro "Braguinha".

1995 - Eleita Rainha do Carnaval de Fortaleza a modelo Lígia Viana Martins e confirmada a indicação para Rei Momo, de Djanir Pinheiro Landim, o mesmo do ano anterior. 

1998 - Inaugurada, com frentes para a Avenida Tristão Gonçalves e para a Rua 24 de Maio, a Sede Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus, em prédio construído por Fujita Engenharia, que havia entregue em janeiro.

2001 - Acontece a eleição da Rainha do Carnaval de Rua de Fortaleza para o ano de 2001, saindo vencedora a modelo pré-universitária Francisca Leidiane dos Santos Assunção, na sede da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza-Funcet. Na ocasião foi também aclamado o Rei Momo César Augustus de Alcântara Moura e do Rei Momo Infantil Olisvaldo Leal de Oliveira Júnior. Foram coroados no dia 20, na Funcet.

2005 - Morre, nas primeiras horas do dia, vítima de infarto, José William Pontes Monteiro, aos 67 anos de idade. È velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante, sendo enterrado às 17h30 no Cemitério Parque da Paz. William Pontes foi jogador de futebol sendo considerados um dos melhores zagueiros, sendo campeão de 1956 a 1969. Nascera em oito de março de 1937.

2005 - Eleições no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), sendo eleita a diretoria composta por: Presidente de Honra: Geraldo da Silva Nobre; presidente - Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos); vice presidente - José Aroldo Cavalcanti Mota (Aroldo Mota); secretário geral - Valdelice Carneiro Girão; 1º secretário - Paulo Aírton Araújo; 2º secretário - Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos; 1º tesoureiro - Francisco Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara); 2º tesoureiro - Francisco Ésio de Sousa; diretor de biblioteca e arquivo - Pedro Alberto de Oliveira e Silva; e diretor de comunicação e relações públicas - Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), na sede do Instituto, na Rua Barão do Rio Branco nº 1594, na Praça do Carmo.

2005 - Instala-se, às 19h30, em Fortaleza, a Academia Brasileira de Hagiologia-Abrhagi, em sessão solene no Colégio da Imaculada Conceição, na Avenida Santos Dumont, 55, na Praça Figueira de Melo. A solenidade é presidida pelo Bispo Emérito Dom José Bezerra Coutinho, presidente de honra da entidade.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada