Pular para o conteúdo principal

Telefone completa 138 anos no Ceará

Confira o 11 de fevereiro na História do Ceará, segundo Arquivo Nirez:

1857 - A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção passou à categoria das Fortificações de 2ª classe.

1883 - Inaugurada a primeira linha telefônica de Fortaleza, entre o estabelecimento comercial de Confúcio Augusto Pamplona (Confúcio Pamplona), na Rua do Major Facundo, 59 (antigo) e a casa de José Joaquim de Farias, no Largo da Alfândega.

1892 - Criada, pela Lei 7, a Inspetoria de Higiene. 

1912 - Sai, em Fortaleza, o primeiro número O Ceará Livre, publicação bi-semanal da candidatura do coronel Marcos Franco Rabelo.

1917 - Inaugura-se outra casa de projeção cinematográfica em nossa Capital, o Cinema Tiro Cearense, no Passeio Público, com o filme “Dançarina”. 

1923 - Primeiro dia de carnaval, aparece em Fortaleza, o bloco Os Polymathicos. O Carnaval ocorre nos dias 11, 12 e 13. 

1927 - Inaugura-se, na Rua Major Facundo, 183 (antigo), na Praça do Ferreira, o Bar Rio Branco, para venda de bebidas, chocolate, café e frios.

1935 - Novo prefeito assume as rédeas da Administração Municipal, o advogado Gentil Barreira, que substitui a Plínio Pompeu de Sabóia Magalhães.

1940 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol de 1939 quando no Campo do Prado o Ceará Sporting Club derrota por 6x2 o Tramways, time da Light, sagrando-se Campeão.

1940 - Realiza-se, a prova de 400 metros de nado livre, do Mucuripe à Praia de Iracema, sendo vencida pelo atleta Roberto Pompeu, que fez o percurso em 6 minutos e 30 segundos.

1941 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 72 anos de idade, o ex-deputado e ex-senador, bacharel em Direito, Tomás Pompeu Pinto Acioli, cearense de Fortaleza nascido em 30 de julho de 1868. Hoje é nome de Rua em Joaquim Távora e Dionísio Torres.

1949 - Assume as funções de Secretário de Polícia e Segurança do Estado do Ceará o major Arilo Osório de Sousa.

1973 - Abertura do I Seminário de Novos Prefeitos do Ceará, com as presenças do Governador César Cals, do Vice-governador Humberto Bezerra, e do Ministro da Justiça Alfredo Buzaid.

1974 - Entendimentos entre o Grupo Lojista liderado pelo empresário Antônio Romcy e a família do capitalista Plácido Barbosa de Carvalho, proprietária do Castelo ou Palácio do Plácido'', na Avenida Santos Dumont, 1545, entre a Rua Carlos Vasconcelos e Rua Monsenhor Bruno, resulta em sua venda. O Palácio não chegou a ser reconhecido pelo Patrimônio Histórico da União e vai ceder a área que ocupa para construção de um supermercado. Com a morte do comerciante Plácido de Carvalho, proprietário do Castelo, o patrimônio ficara sob a responsabilidade de sua viúva e dos filhos do primeiro matrimônio e, posteriormente do arquiteto húngaro Emílio Hinko, casado depois com a viúva. Posteriormente o Palácio foi demolido e em seu lugar existe hoje o Centro Artesanal Luísa Távora.

1974 - Grande incêndio na Fábrica de Redes Mossoró, na Rua João Melo, 66, no bairro das Damas, provocado por um curto-circuito.

1977 - Morre, aos 56 anos de idade, vítima de enfarte, o médico e professor Fahad Otoch, cearense de Fortaleza que nasceu em 21 de julho de 1921.

1978 - Grava depoimento, para o Museu Cearense de Teatro e para o Arquivo Nirez, a antiga atriz de teatro Gracinha Padilha, com perguntas formuladas por Ricardo Guilherme e a presença do pesquisador Nirez.

1978 - Fortaleza é banhada por uma chuva de quase 300 milímetros, com duração de 40 horas, deixando um saldo de alagamentos, falta de energia elétrica, paralisação de telefones, desabamentos, corte de vias e soterramentos.

1981 - Encontrados mortos, na Rodovia Messejana-Eusébio, os menores Francisco Lima da Silva, de 16 anos e Francisco Reginaldo Sales da Silva, de 17 anos. Foram sequestrados, torturados e mortos pelo agente de polícia Wagner Jorge Cavalcante Vieira, que se evadiu.

1982 - O cantor Jorge Neves Bastos (Jorge Goulart) grava depoimento para o Arquivo Nirez, na Praia de Iracema, na presença da cantora Emilinha Borba e do compositor João de Barro "Braguinha".

1995 - Eleita Rainha do Carnaval de Fortaleza a modelo Lígia Viana Martins e confirmada a indicação para Rei Momo, de Djanir Pinheiro Landim, o mesmo do ano anterior. 

1998 - Inaugurada, com frentes para a Avenida Tristão Gonçalves e para a Rua 24 de Maio, a Sede Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus, em prédio construído por Fujita Engenharia, que havia entregue em janeiro.

2001 - Acontece a eleição da Rainha do Carnaval de Rua de Fortaleza para o ano de 2001, saindo vencedora a modelo pré-universitária Francisca Leidiane dos Santos Assunção, na sede da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza-Funcet. Na ocasião foi também aclamado o Rei Momo César Augustus de Alcântara Moura e do Rei Momo Infantil Olisvaldo Leal de Oliveira Júnior. Foram coroados no dia 20, na Funcet.

2005 - Morre, nas primeiras horas do dia, vítima de infarto, José William Pontes Monteiro, aos 67 anos de idade. È velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante, sendo enterrado às 17h30 no Cemitério Parque da Paz. William Pontes foi jogador de futebol sendo considerados um dos melhores zagueiros, sendo campeão de 1956 a 1969. Nascera em oito de março de 1937.

2005 - Eleições no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), sendo eleita a diretoria composta por: Presidente de Honra: Geraldo da Silva Nobre; presidente - Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos); vice presidente - José Aroldo Cavalcanti Mota (Aroldo Mota); secretário geral - Valdelice Carneiro Girão; 1º secretário - Paulo Aírton Araújo; 2º secretário - Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos; 1º tesoureiro - Francisco Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara); 2º tesoureiro - Francisco Ésio de Sousa; diretor de biblioteca e arquivo - Pedro Alberto de Oliveira e Silva; e diretor de comunicação e relações públicas - Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), na sede do Instituto, na Rua Barão do Rio Branco nº 1594, na Praça do Carmo.

2005 - Instala-se, às 19h30, em Fortaleza, a Academia Brasileira de Hagiologia-Abrhagi, em sessão solene no Colégio da Imaculada Conceição, na Avenida Santos Dumont, 55, na Praça Figueira de Melo. A solenidade é presidida pelo Bispo Emérito Dom José Bezerra Coutinho, presidente de honra da entidade.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).