Pular para o conteúdo principal

Unicamp aplica hoje e amanhã Segunda Fase do Vestibular 2021

A Segunda Fase do Vestibular Universidade de Campinas (Unicamp) 2021 é realizada nesta segunda-feira (8) e terça (9 de fevereiro), em 22 cidades do País, sendo as capitais Fortaleza (Faculdade Farias Brito para pouco mais de 300 candidatos), Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas.

Estão aprovados para fazer a Segunda Fase, 15.470 candidatos. No ingresso pelo Vestibular 2021, são oferecidas 3.237 vagas em 69 cursos de Graduação da Unicamp. A Comissão de Vestibular da Unicamp (Comvest) usará 715 salas para aplicar as Provas, o que significa mais que dobro do número no ano passado. Para respeitar o distanciamento, serão em média, 20 candidatos por sala.

Os candidatos podem consultar em https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2021/, o local onde irão fazer a prova da Segunda Fase. A Comvest preparou um folheto com orientações sobre os protocolos a serem seguidos pelos candidatos, que pode ser acessado em: http://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2021/protocolos-de-biosseguranca-covid/

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (Horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (Horário de Brasília). Orienta-se aos candidatos que chegarem com antecedência que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de Máscara em todos os espaços.

Locais de prova - A Comvest ressalta que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas que estão sendo divulgados, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. 

O que levar para a prova - Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

Durante a realização das Provas da 2ª Fase, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade indicado no Formulário de Inscrição e da coleta da assinatura, impressões digitais e/ou identificação facial.

Segunda Fase - A Segunda Fase será realizada nesta segunda (8) e terça (9) com duração de cinco horas em cada dia. Os candidatos poderão deixar o local a partir das 15 horas. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:

Primeiro dia – Provas comuns a todos os candidatos.

  • Prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
  • Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões;
  • Duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Segundo dia – Provas comuns a todos os candidatos:

  • Prova de Matemática com seis questões;
  • Prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões;
  • Prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões;

Segundo dia – Provas de Conhecimentos Específicos (PCE), conforme a opção de Curso:

  • Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
  • Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
  • Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Próximas datas - As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas em 11 e 12 de fevereiro de 2021, em Campinas.

A Primeira Chamada será divulgada em 10 de março e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) em 15 de março, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2021, disponível no site da Comissão.

Vagas Olímpicas - A Comvest divulga a lista de convocados em Primeira Chamada na modalidade Vagas Olímpicas 2021. A lista está disponível na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br)

Todos os 101 convocados nesta chamada fizeram a Matrícula Não Presencial (online), das em cinco de fevereiro, exclusivamente pela Internet, na Página da Comvest. Os candidatos convocados em Primeira Opção que não realizaram a Matrícula Eletrônica ficam excluídos da Modalidade. A Segunda Chamada das Vagas Olímpicas será divulgada nesta quarta-feira (10) e a Matrícula para os convocados nessa lista deverá ser realizada nesta sexta (12).

Os convocados para o Curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento).

A convocação para matrícula será feita em até cinco Chamadas por Curso. Todas as Matrículas são Online, na Página da Comvest. Posteriormente, os estudantes serão orientados pela Diretoria Acadêmica (DAC) sobre como carregar os documentos no sistema e demais procedimentos da matrícula presencial. A documentação exigida para a matrícula consta do Edital do processo.

A Unicamp abriu a Modalidade Vagas Olímpicas pelo terceiro ano consecutivo e registrou nessa edição, um aumento da demanda e recorde do número de inscritos. Para as 116 vagas oferecidas, em 29 opções de cursos, se inscreveram 467 candidatos de Escolas Públicas e Privadas, medalhistas ou com ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio. Nas duas edições anteriores, as Vagas Olímpicas registraram 407 (2019) e 316 (2020) inscritos.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Unicamp.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Governadores participam do 'Escrevendo o Amanhã Alfabetizado'

Nove governadores participaram do Evento Virtual 'Escrevendo o Amanhã - Alfabetização em Regime de Colaboração', que discutiu a importância do regime de colaboração entre Estados e Municípios para promover uma Alfabetização de Qualidade, com acesso a todos os estudantes e na Idade Certa. Os nove governadores que participaram do Evento: Camilo Santana (Ceará). Belivaldo Chagas (Sergipe). Flávio Dino (Maranhão) Renan Filho (Alagoas). Paulo Câmara (Pernambuco). Wellington Dias (Piauí). Ronaldo Caiado (Goiás). Renato Casagrande (Espírito Santo). Waldez Góes (Amapá). Ceará  - "Os Indicadores Positivos da Educação do Ceará foram apresentados no Evento 'Escrevendo o Amanhã: Alfabetização em Regime de Colaboração', que participei ao lado de outros oito governadores. O Encontro foi organizado pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Recentemente, divulgamos os resultados do Spaece, em que alcançamos resultado histórico: pela prim

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Governadores participam do 'Escrevendo o Amanhã Alfabetizado'

Nove governadores participaram do Evento Virtual 'Escrevendo o Amanhã - Alfabetização em Regime de Colaboração', que discutiu a importância do regime de colaboração entre Estados e Municípios para promover uma Alfabetização de Qualidade, com acesso a todos os estudantes e na Idade Certa. Os nove governadores que participaram do Evento: Camilo Santana (Ceará). Belivaldo Chagas (Sergipe). Flávio Dino (Maranhão) Renan Filho (Alagoas). Paulo Câmara (Pernambuco). Wellington Dias (Piauí). Ronaldo Caiado (Goiás). Renato Casagrande (Espírito Santo). Waldez Góes (Amapá). Ceará  - "Os Indicadores Positivos da Educação do Ceará foram apresentados no Evento 'Escrevendo o Amanhã: Alfabetização em Regime de Colaboração', que participei ao lado de outros oito governadores. O Encontro foi organizado pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Recentemente, divulgamos os resultados do Spaece, em que alcançamos resultado histórico: pela prim