Pular para o conteúdo principal

Ibef Ceará conta histórias de mulheres de destaque

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef Ceará) realizou o Evento 'Histórias Inspiradoras de Lideranças Femininas'. O encontro virtual foi transmitido por meio da plataforma Zoom e no Canal do Youtube do Ibef Ceará, e teve à frente a presidente do Instituto, Renata Santiago.

A presidente do Ibef Ceará, Renata Santiago (foto) fez menção ao fato que o Estado tem suas finanças geridas por mulheres. 

- Temos aqui mulheres que ocupam cargos, nunca antes ocupados por mulheres. Eu mesma, sou a primeira mulher a ocupar o cargo em 35 anos de Instituto.  O que temos observado é um grande volume de mulheres que ocupam pela primeira vez funções antes não ocupadas", disse ao indagar as convidadas a refletirem sobre o assunto.

Presentes ao debate a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Mara Pacobahyba, a primeira mulher em 183 anos a ocupar o cargo; a secretária de finanças do município de Fortaleza, Flávia Roberta; a CFO do Beach Park e líder do Ibef Mulher Ceará, Luiza Alyne Menezes e a coordenadora especial de Programas Integrados da Prefeitura de Fortaleza, Manuela Nogueira.

- Em poucos momentos da nossa vida, talvez do nosso planeta, foi tão importante pensarmos inspirar pessoas para que se extraia delas o que tem de luz. Nós estamos precisando disso, é o momento de cada um dar o seu melhor", comenta Fernanda Mara Pacobahyba.

A CFO do Beach Park e líder do Ibef Mulher Ceará, Luiza Alyne Menezes destacou as histórias e a relevância de olhar para trás e entender o que nos trouxe para o presente. 

- Nessa posição de liderança que a gente ocupa, temos muitos desafios. Na verdade, eu queria colocar uma luz sobre algumas vertentes que eu assumo como especialidade nossa, o olhar mais detalhado é fundamental que sejamos mais cautelosos para não tomar decisões erradas. Uma decisão de finanças erradas, não é só você que erra, envolve uma série de famílias que podem ser afetadas, o que torna esse desafio profissional mais importante no quesito conhecimento técnico e relacionamento", destaca Luiza Alyne Menezes.

Para Luiza Alyne, o maior desafio das executivas mulheres é ultrapassar o resgate histórico de achar que ainda tem que provar algo.

- A gente ainda é minoria em algumas salas de reuniões, somos as únicas normalmente, mas isso não faz nenhuma diferença nesse momento e é engrandecedor. Podemos acreditar que somos aptas, capazes, que somos líderes, que temos essa responsabilidade de tomarmos decisões de forma mais prudente possível o tempo inteiro", pontua Luiza Alyne Menezes.

Ao continuar o debate, a secretária de Finanças de Fortaleza, Flávia Roberta disse que ao receber os servidores percebeu que eles demonstraram alegria de ter uma mulher pela primeira vez liderando a pasta.

- Surge aquela expectativa de uma sensibilidade diferente, de um olhar diferente. Toda mulher tem um tom um pouco maternal. Um olhar que acolhe, um jeito de falar que acaba tendo uma melhor compreensão pelo outro. Eu percebi que as pessoas precisavam disso, é o que realmente vem fazendo a diferença nesse contexto tão desafiador que estamos vivendo. A empatia e o acolhimento é o que tenho trabalhado para tentar  oferecer no dia a dia", diz Flávia Roberta.

Já a coordenadora especial de Programas Integrados da Prefeitura de Fortaleza, Manuela Nogueira, abriu a reflexão sobre a importância do respeito na liderança, seja na pandemia ou no pós-pandemia.  

- A palavra que deve estar em alta  é o  respeito. Se em janeiro de 2020, a primeira pessoa que tivesse sido infectada, tivesse tido o respeito pelo outro e ficasse em Isolamento Social, tudo teria sido diferente.  Não é necessário você concordar com todas as medidas que estão sendo tomadas, mas é preciso ter respeito. Se cada um respeitar o outro, seja como líder, liderado, como profissional de saúde, como profissional das Forças Armadas, seja como for, talvez seja a forma que vá nos tirar desse processo para enxergarmos e termos empatia”, destaca Manuela Nogueira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Sonja Andrade

Morreu, nesta quarta-feira (1/5/2024), vítima de um Câncer, a radialista, jornalista e atriz Sonja Andrade. Nascida em Niterói (RJ), Sonja Andrade veio cedo para Fortaleza (CE). Em Fortaleza trabalhou na TV Diário e na Rádio FM Assembleia. Jornalista  Tina Holanda :  @sonjissima_ partiu... Fica a lembrança de uma baita profissional, de uma pessoa que contagiava o ambiente com sua alegria. Vou sentir saudades, amiga, do seu abraço , de quando a gente se encontrava na Rádio FM Assembleia". Radialista Cláudio Teran : A jornalista Sonja Andrade morreu no dia 1 de maio. Simbólico. Várias profissionais se foram com a partida da mesma múltipla pessoa. Dedicada pessoa. Boa em tudo que fez. Perdi a Sonja dos Andradas. O Fluminense perdeu uma torcedora fervorosa. Paulo Vitor, o goleiro, perdeu a sua eterna namorada. O Jornalismo perdeu a editora e a roteirista, a atriz e a pauteira. Perdeu a apresentadora. Se foi a produtora, redatora, locutora. A tudo... A FM ALECE perdeu uma de suas melh

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Sonja Andrade

Morreu, nesta quarta-feira (1/5/2024), vítima de um Câncer, a radialista, jornalista e atriz Sonja Andrade. Nascida em Niterói (RJ), Sonja Andrade veio cedo para Fortaleza (CE). Em Fortaleza trabalhou na TV Diário e na Rádio FM Assembleia. Jornalista  Tina Holanda :  @sonjissima_ partiu... Fica a lembrança de uma baita profissional, de uma pessoa que contagiava o ambiente com sua alegria. Vou sentir saudades, amiga, do seu abraço , de quando a gente se encontrava na Rádio FM Assembleia". Radialista Cláudio Teran : A jornalista Sonja Andrade morreu no dia 1 de maio. Simbólico. Várias profissionais se foram com a partida da mesma múltipla pessoa. Dedicada pessoa. Boa em tudo que fez. Perdi a Sonja dos Andradas. O Fluminense perdeu uma torcedora fervorosa. Paulo Vitor, o goleiro, perdeu a sua eterna namorada. O Jornalismo perdeu a editora e a roteirista, a atriz e a pauteira. Perdeu a apresentadora. Se foi a produtora, redatora, locutora. A tudo... A FM ALECE perdeu uma de suas melh