Pular para o conteúdo principal

Mulheres bartenders constroem histórias de vida em atividade historicamente masculina

Mulheres estão cada vez mais à frente do preparo de drinks como bartenders profissionais e, com histórias de determinação e superação de preconceitos, constroem igualdade de gênero nessa área historicamente ocupada por homens. 

No Ceará, a trajetória de muitas delas passa pelo Learning for Life, programa que, há nove anos, profissionaliza gratuitamente na função de bartender pessoas maiores de 18 anos de baixa renda. A iniciativa é executada pelo Instituto Diageo, entidade sem fins lucrativos que realiza programas sociais da Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária da marca Ypióca.

Com mais de cinco anos de atuação na Área da Coquetelaria, a bartender Deuza Firmiano (foto), de 27 anos, resume a vivência dela no bar em uma palavra: “desafio”. 

- Pois há a necessidade constante de se qualificar não só pela profissão, mas também por ser mulher”, afirma. Realizada na carreira, ela conta que conseguiu passar a viver somente do trabalho com a coquetelaria depois de cursar o Learning for Life, em 2019, após três anos atuando de maneira amadora. Atualmente, é bartender no restaurante Aki Asian Kitchen, em Fortaleza. 

- Poder servir de exemplo ou inspirar outras mulheres de que é possível fazer igual ou melhor a qualquer um é incrível. Que tudo depende do empenho e do trabalho que é empregado”, diz Deuza, considerando ser árduo e prazeroso participar da evolução feminina na atividade.

Sentimentos semelhantes tem a bartender Tatyana Rocha (foto), de 29 anos.

- Foi e é desafiador estar em um espaço historicamente ligado ao universo masculino, ter o respeito que eu criei com os companheiros de trabalho e de modo geral”, destaca. 

Com uma filha, Isis, de cinco anos, Tayana Rocha conta que o apoio recebido da mãe é a maior motivação e se sobrepõe ao preconceito que distanciou alguns familiares. Declarando-se apaixonada pela coquetelaria, com sete anos de carreira e hoje bartender e supervisora de bar do Pirata Bar, ela diz que a formação no Learning for Life, em 2019, proporcionou novos saberes, além de reconhecimento.

Elas agregam em quantidade e qualidade - As duas são exemplos de uma maior inserção do gênero feminino no universo da coquetelaria nos últimos anos. Do total de bartenders formados pelo Learning for Life no Ceará, as mulheres eram 30% em 2019 e aumentaram para 45% em 2020. Nesses dois anos, chegaram a 25 as bartenders capacitadas pelo Programa.

- No contexto em que a mulher expande sua representatividade na sociedade, também ganha a coquetelaria, historicamente exercida por homens e cada vez mais incrementada pelo talento feminino com ingredientes, sabores e o visual dos drinks”, ressalta o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin. 

- Além disso, no Learning for Life, temos uma postura ativa em relação à pluralidade e equidade. O programa é inclusivo desde a seleção, pois no formulário de inscrição a pessoa se autodeclara em relação a gênero e etnia e trabalhamos para formar turmas igualitárias nesses aspectos. Temos, ainda, uma disciplina dedicada à diversidade e ao combate ao assédio na carreira de bartender”, acrescenta Paulo Mindlin.

É nítida a maior presença feminina nas equipes de bar em anos recentes, aponta o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Ceará, Taiene Righetto, embora a entidade não disponha de levantamento sobre gênero no setor. Na Associação Brasileira de Bartenders (ABB), a média de mulheres que procuram pelo  Curso Internacional de Formação de Bartenders da ABB e International Bartenders Association (IBA) passou de uma para três, a cada 10 homens, comparando a década passada e a atual. 

- Temos visto um número maior de bartenders do gênero feminino se destacando em eventos e campeonatos de coquetelaria e cremos que até o final desta década este número deverá ultrapassar em muito estas estatísticas atuais”, avalia o diretor da ABB, Paulo Jacovos.

Inscrições gratuitas para se tornar bartender - O Learning for Life está com inscrições abertas e gratuitas, de 8 a 21 de março, para preencher 700 vagas. São requisitos para participar ter mais de 18 anos, ter ensino médio concluído ou em curso, estar desempregado ou com carteira assinada com renda até R$ 1.600,00, ter dispositivo com acesso à internet para participar das aulas e morar em qualquer cidade do Brasil. Interessados devem preencher o formulário disponível no Instagram @learningforlife_br . Os inscritos passam por seleção que consiste em verificação de documentos e entrevista por telefone. Serão 14 turmas, com aulas iniciando em abril. 

Sobre o Learning for Life - O Learning for Life é um programa social do Instituto Diageo que profissionaliza, gratuitamente, para a atividade de bartender maiores de 18 anos com baixa renda. Com a pandemia de Covid-19, a capacitação é realizada em formato online, para pessoas de todo o país e há abertura de inscrições a cada semestre, mediante preenchimento de formulário no perfil do Instagram @learningforlife_br. O programa é desenvolvido no Brasil desde 2000 e já formou mais de 21 mil bartenders. Destes, mais de 700 são do Ceará, onde a iniciativa é promovida desde 2012.

Sobre o Instituto Diageo - O Instituto  Diageo  é  uma  entidade  sem  fins  lucrativos  que  promove  ações  nas  áreas  de Educação,  capacitação  profissional  e  responsabilidade  da  sociedade  na  sua  relação  com  as bebidas  alcoólicas.

 Entre  as  iniciativas  do  Instituto,  lançado  em  abril  de  2019,  destacam-se três  programas:  Learning  for  Life,  que  capacita  jovens  de  baixa  renda  para  atuação  como bartenders;  Fala  Sério!,  que sensibiliza  sobre  o  não  consumo  de  bebidas  alcoólicas  por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba  para  comunidades  e  para  internas  do  sistema  penitenciário  feminino  do  Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

Sobre a Diageo - A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente as cachaças Ypióca e Nega Fulô. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DRINKiQ.com. Beba com Inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de