Pular para o conteúdo principal



Representatividade feminina com graduação atinge 87% no Porto de Fortaleza

A participação de mulheres no setor portuário vem crescendo a cada ano e um diferencial relevante no Porto de Fortaleza é que 87% do quadro femino possui no mínimo uma graduação, contra 43% do efetivo masculino. Além do posto mais alto, presidência, ocupado por uma mulher, elas também estão presentes em 08 das 14 coordenadorias, uma representatividade expressiva da ordem de 57,14%. Essa busca constante por capacitação, somada a habilidades comportamentais, desenvoltura, flexibilidade, resiliência e proatividade, vem fazendo a diferença nas mais diversas profissões ocupadas por mulheres que, em alguns casos, ainda encontram tempo e colocam um sorriso no rosto para exercer o lado de mãe, esposa, filha e ainda cuidar de si. Em nome de todas essas portuárias guerreiras, a Companhia Docas do Ceará presta homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.



Juntas, as mulheres que hoje trabalham no prédio administrativo do Porto de Fortaleza somam 31 profissionais, das quais 08 estão à frente das coordenadorias de Compras e Licitações; Gestão e Negócios; Jurídica; Controle e Planejamento Estratégico; Comunicação; Administrativa e Recursos Humanos; CVT Portuário e Auditoria Interna. Desse total das mulheres portuárias, 24 possuem alguma graduação e 03 contam também com pós-graduação e/ou Master in Business Administration (MBA). Uma tendência que reflete também no cenário nacional do setor, onde, segundo levantamento do Ministério da Infraestrutura, atuam 864 mulheres. No geral, elas representam 389 pessoas ou 34% em relação aos homens ou 44% do total de mulheres com superior completo e 263 pessoas ou 36% em relação aos homens e 29% do total de mulheres com pós-graduação, mestrado ou doutorado.

O planejamento profissional e na vida pessoal sempre fez a diferença para a engenheira Mayhara Chaves (36), que desde junho de 2019 ocupa o cargo de diretora-presidente na Companhia Docas do Ceará. Mãe do pequeno Davi de quase 3 anos, ela vem imprimindo uma gestão técnica reconhecida por outros presidentes de portos, instituições ligadas ao setor e o Ministério da Infraestrutura, ao qual a CDC está ligada diretamente. Reconhecimento esse baseado na capacitação constante. Formada em Engenharia de Produção na Faculdades Integradas Espírito Santense (FAESA), Mayhara fez pós-graduação em Logística Empresarial pela FAESA, MBA em Gerenciamento de Projeto pela Fundação Getúlio Vargas e atualmente está cursando mestrado em Logística e Gestão Portuária pela Universidade Politécnica de Valência, na Espanha.

A gestão em resultados lhe rendeu dois convites para presidir a Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) e o Conselho Feminino do Fórum Brasil Export, ambos de forma voluntária. E as responsabilidades nessas novas ocupações – a primeira desde junho de 2020 e a segunda assumida em fevereiro deste ano – são muitas. “Eu sempre dou o meu melhor por onde passo, pois sei da importância de ser referência num setor com forte presença masculina. Perseverança, persistência, capacitação e o feeling feminino contribuem também, sem dúvida, para alçarmos voos maiores. Acredito que o bom profissional, seja ele mulher ou homem, sempre terá espaço no mercado de trabalho. Juntos, podemos somar resultados e fazer a diferença na vida de muitas pessoas”. Para a diretora-presidente da CDC, o 08 de março reforça que podemos chegar aonde quisermos.



A capacitação constante é também um diferencial de Dalila Ferreira (33), formada em Letras e Inglês e atualmente cursando o 3º semestre de Comércio Exterior. Perto de completar quatro anos na Companhia Docas do Ceará, ela integra uma equipe de três mulheres no setor de Faturamento, que conta também com dois estagiários: uma mulher e um homem. “Procuro estar sempre me especializando. Eu sinto necessidade de conhecimento e o curso em andamento abriu um leque de visão sobre a logística internacional para a minha bagagem profissional. Hoje não me imagino em outro local de trabalho. A experiência no porto é apaixonante”, fala com entusiasmo Dalila. No seu setor, revela, a equipe está sempre um passo à frente, pois caso haja algum imprevisto o trabalho não ficará comprometido.

Funcionária concursada desde 2007, Juliana Alcântara Forte (32) já teve a oportunidade de vivenciar diversas experiências na sede administrativa do Porto de Fortaleza. Ela começou trabalhando no Protocolo, depois passou pela Recepção, Compras, Administração, Recursos Humanos, Faturamento e, desde 2015, atua como apoio do Gabinete da Presidência e também como secretária do Conselho de Administração (Consad). “A função mais desafiadora, que exigiu conhecimento, confiança e discrição foi a que estou exercendo até hoje”, revela. Na visão de Juliana, a mulher vem ganhando espaços importantes no setor portuário e o fato de poder acompanhar diretamente a gestão de uma presidente mulher é inspirador. Mãe de duas crianças, Isaac (06) e Esther (04), ela diz que a carga de responsabilidade aumenta quando se tem filhos, mas que tudo se torna prazeroso quando se gosta do que se faz.

Mesmo com um peso a mais no corpo de aproximadamente três quilos do colete com placa balística e da responsabilidade com a vida das pessoas e do patrimônio, o sorriso está sempre estampado no rosto da vigilante Miresquiciane Silva (35). Há dois anos e quatro meses ela trabalha no Porto de Fortaleza, revezando entre a sede administrativa e o Núcleo de Apoio Portuário (NAP). A paixão pela área começou quando foi trabalhar como segurança em eventos e a oportunidade surgida no porto mostrou que essa era a profissão que queria seguir. Embora porto e segurança ainda sejam duas áreas predominantemente masculinas, ela conta que nunca passou por preconceito por parte dos colegas. Pelo contrário, todos se ajudam. E a satisfação em trabalhar no porto é que se sente acolhida e respeitada por todos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170