Pular para o conteúdo principal

UFC abre Encontros Universitários com palestra 'Vacinas: Mitos e Verdades'


A Universidade Federal do Ceará (UFC) abre, nesta quarta-feira (10), os Encontros Universitários (EU) 2020, em formato totalmente virtual. 

A programação segue até sexta-feira (12), incluindo apresentações de trabalhos e mais de 90 atividades abertas ao público, como Oficinas, Minicursos, Palestras e Shows Musicais. Nesta edição dos EU, a organização é da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC.

A abertura oficial dos EU 2020 será às 9h30 desta quarta (10) com o reitor professor Cândido Albuquerque, no Canal do Evento no Youtube. Na sequência, a pró-reitora de Extensão da UFC, professora Elizabeth Daher, fará um discurso de boas-vindas à comunidade acadêmica. Às 10 horas, haverá a palestra inaugural, intitulada 'Vacinas: Mitos e Verdades', com o médico e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha (foto Marcello Vitorino).

Além de esclarecer questões sobre as vacinas, Cunha falará sobre o atual panorama e as expectativas da campanha de vacinação no Brasil, um dos temas mais relevantes da atualidade.

Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta acessar o canal dos EU 2020 no Youtube. É lá onde ocorrerá boa parte das atividades, com exceção das apresentações de trabalhos – que serão feitas na plataforma geral dos Encontros – e das que utilizarão a ferramenta Google Meet.

Mesmo as atividades que ocorrerão em outras plataformas terão os links disponibilizados no Youtube dos EU 2020. Portanto, a Comissão Organizadora dos Encontros Universitários recomenda ao público que se inscreva no canal, o qual é a porta de entrada para toda a programação.

PALESTRAS - Os Encontros terão outras duas palestras principais, sempre às 10 horas, no Youtube. Na quinta (11), o tema será "Empatia e o ensino superior: relações humanas face à apropriação do digital", com o professor Alex Sandro Gomes. O convidado é professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde lidera o grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.

Já na sexta (12), o tema são os "Novos arranjos para promover a inovação nas ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) brasileiras", com a professora Juliana Correa Crepalde Medeiros, coordenadora-executiva de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e especialista em temas como propriedade intelectual, inovação tecnológica, gestão de tecnologias, dentre outros.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - Nesta edição um total de 5.396 trabalhos serão apresentados, nos formatos pôster, apresentação oral e sessões temáticas.

Todas as sessões temáticas ocorrerão nesta quarta (10), das 16 às 18 horas. Serão 11 salas virtuais funcionando simultaneamente, com um total de 69 trabalhos selecionados. O público poderá conferir a produção acadêmica da UFC em áreas como cultura, arte e formação universitária; ciências e biotecnologia; educação e inovações pedagógicas; internacionalização; políticas públicas e direitos humanos; saúde e bem-estar; sociedade e economia criativa; sustentabilidade, dentre outras.

Já as apresentações orais ocorrerão na quinta (11) e sexta (12 de março). Serão 35 salas virtuais destinadas a essa modalidade, e os links de cada uma poderão ser acessados na plataforma dos EU 2020 durante o evento.

No caso dos pôsteres, todos os trabalhos, tanto de estudantes da Capital quanto do Interior, ficarão disponíveis na plataforma geral dos EU 2020, de quarta (10) a sexta (12 de março. Os avaliadores terão três dias para analisar e comentar os pôsteres. Por isso, os autores devem ficar atentos para responder aos possíveis questionamentos e dúvidas durante esse período.

Cada avaliador receberá o formulário de avaliação, onde poderá registrar as considerações sobre os trabalhos analisados. A exibição dos pôsteres é aberta ao público, mas somente os avaliadores poderão deixar comentários na plataforma.

OFICINAS e MINICURSOS – Nem só de trabalho acadêmico é feito os Encontros Universitários. Durante o evento, vai ser possível aprender novas habilidades. A lista de oficinas e minicursos inclui temas como edição de fotos/imagens, edição de vídeo, Internet das coisas (IoT), libras, dança, desenho, aquarela, destinação de Imposto de Renda a fundos e programas sociais, podcast como ferramenta e arte de falar em público. A lista completa já pode ser vista na programação geral dos EU 2020.

MOSTRA EXTENSÃO – É uma programação promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, composta por 42 apresentações, contemplando uma série de atividades que serão exibidas de maneira síncrona e assíncrona, dentre lives, oficinas, minicursos, aulas ao vivo, peças, debates, exposições de arte, roda de conversa, cursos e exibição de filme, além de apresentação cultural.

ARTE E CULTURA – A programação da Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE) e da Mostra ICA, do Instituto de Cultura e Arte, oferecerá, além de oficinas, dezenas de shows musicais, recitais de poesia e outras atrações. Entre os destaques está a série "Poéticas", que exibirá trabalhos gravados e apresentações ao vivo de dança, música e rodas de conversas com artistas. Para participar das oficinas, os interessados devem acessar formulário de inscrição disponível no site da SECULT-ARTE.

PANDEMIA EM PAUTA – Os impactos da Pandemia de Covid-19 serão temas de algumas atividades. Um exemplo é a roda de conversa "Vida estudantil em meio à pandemia", a ser promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) na quinta (11), às 14 horas, via Google Meet.

Outra opção é a live "Pesquisadores(as) da UFC no enfrentamento à Covid: produzindo ciência e cultivando esperança", a ser realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) na sexta (12), às 18h30, pelo Youtube.

Como sobreviver é preciso, nesta quarta (10), às 16 horas, a SECULT-ARTE promove "Um São João em meio à Pandemia", apresentação musical ao vivo do projeto UFC Musicall. Já na quinta (11), um Sarau Musical (gravado) será exibido às 14h20, com o tema "Sobre Viver: arte como alento durante a pandemia".

INTERIOR ‒ Além de oferecerem oficinas e minicursos, os campi do Interior prepararam várias outras atividades. O Campus de Quixadá, por exemplo, realizará uma mini maratona de programação, na quarta (10), das 18 às 21 horas.

Já o Campus de Crateús promove nesta quarta (10), às 19 horas, um bate-papo sobre "Os desafios e perspectivas na educação superior dos surdos no Interior". Na quinta (11), às 18 horas, o Campus realiza uma palestra sobre "A ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) em cursos de Engenharia: relato de experiência".

O Campus de Russas focará na experiência feminina em duas áreas do saber. Na quarta (10), às 16 horas, haverá um debate sobre "Mulheres que escrevem: vivências de escritoras russanas". E na quinta (11), às 16 horas, ocorre o II Encontro de Mulheres na Ciência, Tecnologia e Engenharias.

INTERCÂMBIO NO EXTERIOR - A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) preparou atividades sobre um tema que costuma despertar bastante interesse entre os estudantes: intercâmbio acadêmico.

"Duplo Diploma de Graduação no Exterior"; "Estudar na Alemanha"; "Estudar na Espanha"; "Oportunidades para Graduação e Pós-Graduação na Grã-Bretanha" e "Cotutela de Doutorado" constam como temas de lives a serem realizadas nesta quarta (10), quinta (11) e sexta (12), via Google Meet.

Os detalhes de todas as atividades já podem ser vistos na Programação Completa dos EU 2020.

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFC.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de