Pular para o conteúdo principal

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel:

- O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias. 

- Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo.

- Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais".

José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos.

Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia:

Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo a um pedido do amigo Colombo Cialdini, a quem solicitei um apoio, por volta das 23 horas, para resolver as questões referentes ao sepultamento do artista “Dedim Gouveia”. Registro,  portanto, minha gratidão ao apoio e empatia do sempre amigo Colombo Cialdini e do secretário Elpídio por se colocarem totalmente a disposição para ajudar a solucionar quaisquer questões!!  Contudo, graças ao apoio do enorme número de fans e amigos muitas doações foram recebidas e todas as questões urgentes estão resolvidas !! Porém a família continua precisando de apoio e carinho de todos os amigos e parceiros!! Rezemos por essa família para que Deus traga o conforto aos corações dilacerados e pela a melhora imediata de Delano Gouveia (filho) que se encontra internado, precisando de medicamentos específicos e caros, porém já resolvidos pela intercessão e ajuda do amigo Colombo Cialdini !! Parabéns, @⁨Colombo Cialdini⁩ @⁨SecretárioElpídio ⁩ pelo ato de solidariedade. Um forte abraço cheio gratidão, Amon Marques!!

Sucessos de Dedim Gouveia:

  • Lobisomen.
  • Zé Piriquito.
  • Forró do Pisca-Pisca.
  • Forró Nossa Pisada.

Fica a homenagem do Blog do Lauriberto com a obra de Dedim Gouveia, Forró 'Nossa Pisada':



Outra obra de Dedim com Valdecir de Paraipaba: 'É Proibido Cochilar'.

Nação Forrozeira - Em entrevista ao site Nação Forrozeira em dois de junho de 2009, Dedim Gouveia disse:

-  Pretendo fazer um filme contando toda minha vida. Eu estou atrás de um cineastra para desenvolver esse projeto. Nesse filme quero falar da história de Dedim Fouveia, por sinal tenho muitas coisas para contar. Acredito que algumas vão fazer pessoas chorarem. Tenho 33 anos de carreira já passei por diversos problemas, obstáculos e também por muitas alegrias. Penso que os meus fás vão gostar de saber. No decorrer da minha vida já fiz vários projetos que deram certos. Um deles foi o de resgatar ás músicas do passado! Lancei o CD que os fás gostaram por demais: Depois tirei da gaveta um projeto que já estava guardado á 12 anos, que pra mim em particular foi uma grande realização o São J. Fest, que e um são João fora de época.
E o meu grande sonho eu irei realizar que de fazer meu filme e eu só vou embora quando eu concretizar
-  Quando eu estou no palco, vendo as pessoas dançado e brincando, e quando eu estou fazendo meu trabalho que Deus me deu, isso me deixa feliz. Sabe às vezes saio de casa chateado, com raiva por causa de algum problema, mais quando coloco a sanfona e começo a tocar esqueço de tudo. Principalmente quando toco para os meus fãs originais, que são as crianças e as pessoas da terceira idade. Eu costumo dizer nas minhas entrevistas que esses fãs são autentico e sincero, diferente dos jovens que vão pro show por estarem lotados ou devido à companhia dos amigos. Você Lucinha, teve a oportunidade de ver aquele senhor de 102 anos, que chegou com o filho na festa de Quixadá, eu coloquei no palco ele assistiu o show todo. Isso me deixa feliz", disse a entrevistadora Lucinha Souza.

Divulgador Vevé Silva Pois é meus amigos. Fechando essa noite de segunda feira com mais uma notícia triste. Acabei de ver nas redes sociais que a covid-19 acaba de fazer mais uma vítima famosa aqui em Fortaleza. Desta vez foi Dedim Gouveia, sanfoneiro das antigas e um dos nomes mais queridos e respeitados dentro do segmento forrozeiro cearense. Dedim tinha 61 anos, dos quais mais de 40 dedicados à sanfona. Começou bem noivinho e ficou famoso pelo bordão que usava "Taca o Pau, Dedim Gouveia!" Era conhecido como o "Rei do Xote" e também teve seu momento de apresentador de TV quando comandou um programa na TV Diário daqui de Fortaleza chamado "Luau do Dedim". Ele estava internado desde o último dia 11 de abril.
Só nos resta pedir a DEUS que o receba de braços abertos em sua nova morada celestial. Nossos pêsames aos familiares e amigos !!! Eu continuo dizendo que essa doença é traiçoeira. Não saia de casa !!!

Jornalista Cláudio Teran - Ele tinha 61 anos. Estava internado desde o dia 11 de abril na UTI do Hospital do Coração. O quadro parecia evoluir para melhora, mas não deu. Vi Dedim começar. Lembro demais dele nos idos anos 1980 pelos corredores da Rádio Verdes Mares em busca de uma chance, um lugar ao sol. Eu era produtor e ele estava sempre por ali. Um dia quando eu o vi tocar de um jeito bem regional, popular, pé de serra, percebi um talento. Desde o princípio Dedim levava para seu forró o clima malicioso do duplo sentido - explícito por vezes - era bom de improviso, e tinha um jeito de tocar a sanfona como só os bons fazem.  "Me dá uma chance no show do Roberto Losan, ele dizia, e eu respondia, não aqui só rock and roll. E ele devolvia ah então Leandro e Leonardo é rock agora", e soltava sua generosa gargalhada.  Nas idas e vindas pelos corredores, e com o boom do forró, Dedim se deu bem, virou artista de palco, povão. Cantor, sanfoneiro, um baita forrozeiro.  O tempo foi passando e eu sempre esbarrava com ele por aí, em comícios políticos, em alguma das vaquejadas que cobri, ou em inaugurações. "Vai ter rock hoje aqui já já", me disse certa vez antes de animar uma Vaquejada em Boa Viagem, nas vastidão do Sertão Central Cearense. Em 2002 ele tocou para os jogadores da Seleção Brasileira durante a reinauguração do Castelão, e foi uma noite agradável, engraçada, onde Dedim fez todo mundo rir com suas piadas. Nunca fui do Forró, jamais trabalhei com esse segmento, mas artistas como Dedim Gouveia  não me passaram despercebidos. Aprendi a respeitar e compreender o que fazia. Ele e outros tantos levam alegria, botam o povo pra dançar, são queridos e ídolos de um país que nem todos sabem, o tal do Brasil profundo. "A graça da coisa não é só a de viver disso e de ganhar dinheiro, é porque eu gosto mesmo, de tocar, de cantar e ver a reação que causa nas pessoas, isso não tem preço", dizia.  Em 2013 Dedim Gouveia tocou dentro do maior Hospital de emergência de Fortaleza, o IJF, para levar um pouco de divertimento aos pacientes. Não sei quando foi que nos falamos pela última vez, mais recentemente eu o escutei chateado em vídeos nas redes sociais se defendendo da acusação de agredir um músico depois de um desentendimento no palco. Ele reconheceu o excesso e pediu desculpas públicas. Outro forrozeiro popular, Vicente Neri, bem mais jovem, está vencendo essa traiçoeira doença. Dedim Gouveia lutou, sua sanfona parou...






Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -