Pular para o conteúdo principal



Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel:

- O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias. 

- Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo.

- Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais".

José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos.

Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia:

Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo a um pedido do amigo Colombo Cialdini, a quem solicitei um apoio, por volta das 23 horas, para resolver as questões referentes ao sepultamento do artista “Dedim Gouveia”. Registro,  portanto, minha gratidão ao apoio e empatia do sempre amigo Colombo Cialdini e do secretário Elpídio por se colocarem totalmente a disposição para ajudar a solucionar quaisquer questões!!  Contudo, graças ao apoio do enorme número de fans e amigos muitas doações foram recebidas e todas as questões urgentes estão resolvidas !! Porém a família continua precisando de apoio e carinho de todos os amigos e parceiros!! Rezemos por essa família para que Deus traga o conforto aos corações dilacerados e pela a melhora imediata de Delano Gouveia (filho) que se encontra internado, precisando de medicamentos específicos e caros, porém já resolvidos pela intercessão e ajuda do amigo Colombo Cialdini !! Parabéns, @⁨Colombo Cialdini⁩ @⁨SecretárioElpídio ⁩ pelo ato de solidariedade. Um forte abraço cheio gratidão, Amon Marques!!

Sucessos de Dedim Gouveia:

  • Lobisomen.
  • Zé Piriquito.
  • Forró do Pisca-Pisca.
  • Forró Nossa Pisada.

Fica a homenagem do Blog do Lauriberto com a obra de Dedim Gouveia, Forró 'Nossa Pisada':



Outra obra de Dedim com Valdecir de Paraipaba: 'É Proibido Cochilar'.

Nação Forrozeira - Em entrevista ao site Nação Forrozeira em dois de junho de 2009, Dedim Gouveia disse:

-  Pretendo fazer um filme contando toda minha vida. Eu estou atrás de um cineastra para desenvolver esse projeto. Nesse filme quero falar da história de Dedim Fouveia, por sinal tenho muitas coisas para contar. Acredito que algumas vão fazer pessoas chorarem. Tenho 33 anos de carreira já passei por diversos problemas, obstáculos e também por muitas alegrias. Penso que os meus fás vão gostar de saber. No decorrer da minha vida já fiz vários projetos que deram certos. Um deles foi o de resgatar ás músicas do passado! Lancei o CD que os fás gostaram por demais: Depois tirei da gaveta um projeto que já estava guardado á 12 anos, que pra mim em particular foi uma grande realização o São J. Fest, que e um são João fora de época.
E o meu grande sonho eu irei realizar que de fazer meu filme e eu só vou embora quando eu concretizar
-  Quando eu estou no palco, vendo as pessoas dançado e brincando, e quando eu estou fazendo meu trabalho que Deus me deu, isso me deixa feliz. Sabe às vezes saio de casa chateado, com raiva por causa de algum problema, mais quando coloco a sanfona e começo a tocar esqueço de tudo. Principalmente quando toco para os meus fãs originais, que são as crianças e as pessoas da terceira idade. Eu costumo dizer nas minhas entrevistas que esses fãs são autentico e sincero, diferente dos jovens que vão pro show por estarem lotados ou devido à companhia dos amigos. Você Lucinha, teve a oportunidade de ver aquele senhor de 102 anos, que chegou com o filho na festa de Quixadá, eu coloquei no palco ele assistiu o show todo. Isso me deixa feliz", disse a entrevistadora Lucinha Souza.

Divulgador Vevé Silva Pois é meus amigos. Fechando essa noite de segunda feira com mais uma notícia triste. Acabei de ver nas redes sociais que a covid-19 acaba de fazer mais uma vítima famosa aqui em Fortaleza. Desta vez foi Dedim Gouveia, sanfoneiro das antigas e um dos nomes mais queridos e respeitados dentro do segmento forrozeiro cearense. Dedim tinha 61 anos, dos quais mais de 40 dedicados à sanfona. Começou bem noivinho e ficou famoso pelo bordão que usava "Taca o Pau, Dedim Gouveia!" Era conhecido como o "Rei do Xote" e também teve seu momento de apresentador de TV quando comandou um programa na TV Diário daqui de Fortaleza chamado "Luau do Dedim". Ele estava internado desde o último dia 11 de abril.
Só nos resta pedir a DEUS que o receba de braços abertos em sua nova morada celestial. Nossos pêsames aos familiares e amigos !!! Eu continuo dizendo que essa doença é traiçoeira. Não saia de casa !!!

Jornalista Cláudio Teran - Ele tinha 61 anos. Estava internado desde o dia 11 de abril na UTI do Hospital do Coração. O quadro parecia evoluir para melhora, mas não deu. Vi Dedim começar. Lembro demais dele nos idos anos 1980 pelos corredores da Rádio Verdes Mares em busca de uma chance, um lugar ao sol. Eu era produtor e ele estava sempre por ali. Um dia quando eu o vi tocar de um jeito bem regional, popular, pé de serra, percebi um talento. Desde o princípio Dedim levava para seu forró o clima malicioso do duplo sentido - explícito por vezes - era bom de improviso, e tinha um jeito de tocar a sanfona como só os bons fazem.  "Me dá uma chance no show do Roberto Losan, ele dizia, e eu respondia, não aqui só rock and roll. E ele devolvia ah então Leandro e Leonardo é rock agora", e soltava sua generosa gargalhada.  Nas idas e vindas pelos corredores, e com o boom do forró, Dedim se deu bem, virou artista de palco, povão. Cantor, sanfoneiro, um baita forrozeiro.  O tempo foi passando e eu sempre esbarrava com ele por aí, em comícios políticos, em alguma das vaquejadas que cobri, ou em inaugurações. "Vai ter rock hoje aqui já já", me disse certa vez antes de animar uma Vaquejada em Boa Viagem, nas vastidão do Sertão Central Cearense. Em 2002 ele tocou para os jogadores da Seleção Brasileira durante a reinauguração do Castelão, e foi uma noite agradável, engraçada, onde Dedim fez todo mundo rir com suas piadas. Nunca fui do Forró, jamais trabalhei com esse segmento, mas artistas como Dedim Gouveia  não me passaram despercebidos. Aprendi a respeitar e compreender o que fazia. Ele e outros tantos levam alegria, botam o povo pra dançar, são queridos e ídolos de um país que nem todos sabem, o tal do Brasil profundo. "A graça da coisa não é só a de viver disso e de ganhar dinheiro, é porque eu gosto mesmo, de tocar, de cantar e ver a reação que causa nas pessoas, isso não tem preço", dizia.  Em 2013 Dedim Gouveia tocou dentro do maior Hospital de emergência de Fortaleza, o IJF, para levar um pouco de divertimento aos pacientes. Não sei quando foi que nos falamos pela última vez, mais recentemente eu o escutei chateado em vídeos nas redes sociais se defendendo da acusação de agredir um músico depois de um desentendimento no palco. Ele reconheceu o excesso e pediu desculpas públicas. Outro forrozeiro popular, Vicente Neri, bem mais jovem, está vencendo essa traiçoeira doença. Dedim Gouveia lutou, sua sanfona parou...






Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida