- O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.
- Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo.
- Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais".
José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos.
Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia:
- Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo a um pedido do amigo Colombo Cialdini, a quem solicitei um apoio, por volta das 23 horas, para resolver as questões referentes ao sepultamento do artista “Dedim Gouveia”. Registro, portanto, minha gratidão ao apoio e empatia do sempre amigo Colombo Cialdini e do secretário Elpídio por se colocarem totalmente a disposição para ajudar a solucionar quaisquer questões!! Contudo, graças ao apoio do enorme número de fans e amigos muitas doações foram recebidas e todas as questões urgentes estão resolvidas !! Porém a família continua precisando de apoio e carinho de todos os amigos e parceiros!! Rezemos por essa família para que Deus traga o conforto aos corações dilacerados e pela a melhora imediata de Delano Gouveia (filho) que se encontra internado, precisando de medicamentos específicos e caros, porém já resolvidos pela intercessão e ajuda do amigo Colombo Cialdini !! Parabéns, @Colombo Cialdini @SecretárioElpídio pelo ato de solidariedade. Um forte abraço cheio gratidão, Amon Marques!!
Sucessos de Dedim Gouveia:
Lobisomen.
Zé Piriquito.
Forró do Pisca-Pisca.
Forró Nossa Pisada.
Fica a homenagem do Blog do Lauriberto com a obra de Dedim Gouveia, Forró 'Nossa Pisada':
Outra obra de Dedim com Valdecir de Paraipaba: 'É Proibido Cochilar'.
Nação Forrozeira - Em entrevista ao site Nação Forrozeira em dois de junho de 2009, Dedim Gouveia disse:
- Pretendo fazer um filme contando toda minha vida. Eu estou atrás de um cineastra para desenvolver esse projeto. Nesse filme quero falar da história de Dedim Fouveia, por sinal tenho muitas coisas para contar. Acredito que algumas vão fazer pessoas chorarem. Tenho 33 anos de carreira já passei por diversos problemas, obstáculos e também por muitas alegrias. Penso que os meus fás vão gostar de saber. No decorrer da minha vida já fiz vários projetos que deram certos. Um deles foi o de resgatar ás músicas do passado! Lancei o CD que os fás gostaram por demais: Depois tirei da gaveta um projeto que já estava guardado á 12 anos, que pra mim em particular foi uma grande realização o São J. Fest, que e um são João fora de época.
E o meu grande sonho eu irei realizar que de fazer meu filme e eu só vou embora quando eu concretizar - Quando eu estou no palco, vendo as pessoas dançado e brincando, e quando eu estou fazendo meu trabalho que Deus me deu, isso me deixa feliz. Sabe às vezes saio de casa chateado, com raiva por causa de algum problema, mais quando coloco a sanfona e começo a tocar esqueço de tudo. Principalmente quando toco para os meus fãs originais, que são as crianças e as pessoas da terceira idade. Eu costumo dizer nas minhas entrevistas que esses fãs são autentico e sincero, diferente dos jovens que vão pro show por estarem lotados ou devido à companhia dos amigos. Você Lucinha, teve a oportunidade de ver aquele senhor de 102 anos, que chegou com o filho na festa de Quixadá, eu coloquei no palco ele assistiu o show todo. Isso me deixa feliz", disse a entrevistadora Lucinha Souza.
Divulgador Vevé Silva - Pois é meus amigos. Fechando essa noite de segunda feira com mais uma notícia triste. Acabei de ver nas redes sociais que a covid-19 acaba de fazer mais uma vítima famosa aqui em Fortaleza. Desta vez foi Dedim Gouveia, sanfoneiro das antigas e um dos nomes mais queridos e respeitados dentro do segmento forrozeiro cearense. Dedim tinha 61 anos, dos quais mais de 40 dedicados à sanfona. Começou bem noivinho e ficou famoso pelo bordão que usava "Taca o Pau, Dedim Gouveia!" Era conhecido como o "Rei do Xote" e também teve seu momento de apresentador de TV quando comandou um programa na TV Diário daqui de Fortaleza chamado "Luau do Dedim". Ele estava internado desde o último dia 11 de abril. Só nos resta pedir a DEUS que o receba de braços abertos em sua nova morada celestial. Nossos pêsames aos familiares e amigos !!! Eu continuo dizendo que essa doença é traiçoeira. Não saia de casa !!!
Jornalista Cláudio Teran - Ele tinha 61 anos. Estava internado desde o dia 11 de abril na UTI do Hospital do Coração. O quadro parecia evoluir para melhora, mas não deu. Vi Dedim começar. Lembro demais dele nos idos anos 1980 pelos corredores da Rádio Verdes Mares em busca de uma chance, um lugar ao sol. Eu era produtor e ele estava sempre por ali. Um dia quando eu o vi tocar de um jeito bem regional, popular, pé de serra, percebi um talento. Desde o princípio Dedim levava para seu forró o clima malicioso do duplo sentido - explícito por vezes - era bom de improviso, e tinha um jeito de tocar a sanfona como só os bons fazem. "Me dá uma chance no show do Roberto Losan, ele dizia, e eu respondia, não aqui só rock and roll. E ele devolvia ah então Leandro e Leonardo é rock agora", e soltava sua generosa gargalhada. Nas idas e vindas pelos corredores, e com o boom do forró, Dedim se deu bem, virou artista de palco, povão. Cantor, sanfoneiro, um baita forrozeiro. O tempo foi passando e eu sempre esbarrava com ele por aí, em comícios políticos, em alguma das vaquejadas que cobri, ou em inaugurações. "Vai ter rock hoje aqui já já", me disse certa vez antes de animar uma Vaquejada em Boa Viagem, nas vastidão do Sertão Central Cearense. Em 2002 ele tocou para os jogadores da Seleção Brasileira durante a reinauguração do Castelão, e foi uma noite agradável, engraçada, onde Dedim fez todo mundo rir com suas piadas. Nunca fui do Forró, jamais trabalhei com esse segmento, mas artistas como Dedim Gouveia não me passaram despercebidos. Aprendi a respeitar e compreender o que fazia. Ele e outros tantos levam alegria, botam o povo pra dançar, são queridos e ídolos de um país que nem todos sabem, o tal do Brasil profundo. "A graça da coisa não é só a de viver disso e de ganhar dinheiro, é porque eu gosto mesmo, de tocar, de cantar e ver a reação que causa nas pessoas, isso não tem preço", dizia. Em 2013 Dedim Gouveia tocou dentro do maior Hospital de emergência de Fortaleza, o IJF, para levar um pouco de divertimento aos pacientes. Não sei quando foi que nos falamos pela última vez, mais recentemente eu o escutei chateado em vídeos nas redes sociais se defendendo da acusação de agredir um músico depois de um desentendimento no palco. Ele reconheceu o excesso e pediu desculpas públicas. Outro forrozeiro popular, Vicente Neri, bem mais jovem, está vencendo essa traiçoeira doença. Dedim Gouveia lutou, sua sanfona parou...
Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...
Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...
O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...
O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.
Felicidades do Blog do Lauriberto, neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará, Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...
Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...
Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...
O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...
O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.
Felicidades do Blog do Lauriberto, neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará, Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...
Comentários
Postar um comentário