Pular para o conteúdo principal

Rede Estadual é fortalecida com a chegada de professores concursados

A Educação tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais desenvolvida, justa e com oportunidades para todos. Para tanto, além de preparar indivíduos para a qualificação profissional, tem a missão de promover a formação do ser humano no sentido integral, dando-lhe condições para o pleno exercício da cidadania e para uma vida equilibrada.Neste Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril, o Estado do Ceará tem um motivo especial para comemorar. Tomaram posse 1.250 professores aprovados no último concurso para a rede pública estadual de ensino, do total de 2.500 que ingressarão nas escolas ainda em 2021.

 
Melri Vieira, professora de Língua Espanhola da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Eusébio de Queiroz, no município de Eusébio, é uma das novas integrantes da rede. Ex-aluna da escola pública, ela diz conhecer os desafios de um jovem que procura o seu lugar no mundo.

- Sempre tive a vontade de voltar à escola pública na condição de professora e contribuir com os meus conhecimentos para a formação dos jovens e possibilitar que eles tenham sucesso em suas futuras profissões. Além disso, o estímulo proporcionado pelo Governo do Ceará possibilita ao professor uma carreira profissional, com estabilidade e qualificação permanente”, enfatiza.

Melri defende que a Educação tem a condição de libertar pessoas, ao proporcionar-lhes o desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando a transformação da realidade. “O educador é uma das peças fundamentais para que haja êxito no processo de ensino e aprendizagem. Através dele, os saberes são compartilhados, contribuindo para a formação intelectual e moral dos jovens. O professor é também aquele que inspira os alunos a buscarem sempre o melhor de si, motivando-os a superar as dificuldades encontradas ao longo da vida, além de caminhar ao lado dos estudantes na busca de uma sociedade justa e democrática”, observa.


Potencial Thiago Amorim, recém-empossado como professor da rede estadual, ministrará a disciplina de Biologia na EEEP Alfredo Nunes de Melo, em Acopiara. Ele acredita que o modelo de educação proposto pela Seduc oferece a oportunidade de se trabalhar junto aos alunos áreas de conhecimento que vão além de interesses financeiros, competitivos e o simples repasse de conteúdo. O desenvolvimento das competências socioemocionais, o entendimento da realidade de cada aluno, a construção coletiva de seres humanos mais engajados na vida em comunidade são alguns dos diferenciais valorizados pelo professor.

- A Educação é uma prática revolucionária, capaz de alavancar o potencial de cada um. Todo ser humano que a recebe é capaz de feitos incríveis. A escola é, por sua vez, o lugar onde há a convergência das práticas educacionais. Sou filho de uma professora aposentada da Seduc. Desde pequeno, convivia com a rotina dessa profissão. Adorava ver a correção de provas, aquela papelada toda na mesa. No Ensino Médio, me interessei bem mais, inspirado pelos meus professores. Foi aqui que me apaixonei pela Biologia. Na Universidade, tive ótimos professores, sempre empenhados em melhorar o ensino de Biologia, sobretudo na rede pública”, lembra.

Valorização - Ainda na visão de Thiago, o distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 fez a sociedade lembrar da importância do educador como compartilhador de saberes e mediador de conflitos.

- Em 2020, nossa batalha se tornou mais árdua, porém não menos honrosa, quando nos deparamos com os desafios do coronavírus. Mas foi neste cenário que, mais uma vez, professores provaram seu valor para a sociedade. Precisamos lembrar que muitos perderam seus empregos, seu sustento, mas não a dignidade. Para muitos, ser empossado, neste momento, representa aquela luz no fim do túnel”, considera.

 

DiferencialRaniele Sampaio, professora de Matemática na Escola de Ensino Médio (EEM) Deputado Fausto Aguiar Arruda, em Pacatuba, e na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professor Edmilson Pinheiro, em Maracanaú, diz estar motivada a fazer a diferença na formação de seus alunos.

- É uma imensa alegria comemorar o Dia da Educação, agora de forma efetiva, nesse trabalho tão enriquecedor e especial de ser educadora. Cresci muito decidida no que eu queria para o futuro, ser professora e ter papel determinante na educação. Hoje comemoro a concretização desse objetivo de vida”, enfatiza.

A professora conta que o desejo de trabalhar na rede pública estadual de ensino cearense teve início durante a graduação. 

- Busquei novas alternativas de ensino que pudessem facilitar e motivar os alunos para um melhor desempenho educacional. A partir de então, começou o grande desafio e a busca pela efetivação, para que eu pudesse agregar ainda mais meus conhecimentos e metodologias junto a essa rede de ensino e fortalecer as relações com os alunos, professores, gestores e coordenadorias”, explica.

Raniele argumenta que a verdadeira educação vai muito além do conhecimento técnico de disciplinas visando à aprovação em vestibulares ou à inserção no mercado de trabalho.

- É um meio formativo que torna pessoas conscientes do seu papel social e contribui para o seu desenvolvimento político, crítico e ético. Além disso, nós, professores, temos um papel complementar e muitas vezes fundamental na construção desses valores, que podem proporcionar aos nossos estudantes a capacidade de serem criadores de suas próprias histórias, norteando o melhor caminho e sendo protagonistas dos seus sonhos”, conclui.
Abrangência

A Rede Pública Estadual de Ensino é responsável pela oferta do Ensino Médio, enquanto compete aos municípios a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Este último é compartilhado com o Estado, onde o município pode solicitar colaboração.

O Parque Escolar da Rede Estadual conta com 731 unidades de Ensino e 13 Centros Cearenses de Idiomas. Do total de escolas, 278 ofertam o Ensino Médio em tempo integral, sendo 155 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP).

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -