Pular para o conteúdo principal



Aesp completa dez anos de atividades


Inaugurada no dia 18 de maio de 2011, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) completa dez anos de atividades.

A Academia é um órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), responsável pela formação inicial e continuada de todos os profissionais que integram o sistema de segurança pública e defesa social do Estado do Ceará, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A primeira década da Aesp foi marcada pelo desafio de consolidar o inovador modelo de formação integrada. 

- Antes da criação da Academia Estadual de Segurança Pública, cada vinculada, cada instituição tinha a sua academia própria onde capacitava os seus integrantes e formava os seus novos profissionais, e a formação acontecia dentro de cada expertise. E com o novo formato, de formação integrada, cada instituição colabora com a capacitação e a formação das demais, e isso permite uma troca de experiência, uma troca de conhecimentos, fazendo com que haja uma dinâmica maior dessa formação”, destaca o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu.

O gestor explica que no atual modelo de formação, além de conhecimentos específicos de cada cargo, as matrizes curriculares dos cursos possuem componentes curriculares de conhecimentos integrados que permitem a interdisciplinaridade, e ressalta a importância desta integração.

- Essa interdisciplinaridade no momento que é repassado o conhecimento, durante a instrução, faz com que o profissional que está sendo formado tenha contato com outras visões acerca de determinado assunto, dentro da expertise de cada instituição, o que no meu ponto de vista contribuiu para o avanço da segurança pública, sem falar que os profissionais já saem da Aesp conhecendo profissionais das outras vinculadas porque, ao mesmo tempo, a Academia forma bombeiros militares, policiais militares, policiais civis, integrantes da Pefoce, e isso também já cria um laço profissional, um laço de amizade, que vai facilitar lá fora, no momento em que houver necessidade de suas intervenções profissionais. Então a gente vê esses dois vieses, tanto a integração dos profissionais como a integração dos conhecimentos, e isso realmente contribuiu positivamente para a segurança pública”, declarou o coronel Clairton Abreu.



Desafio da Pandemia - O ano do aniversário de dez anos da Academia também foi marcado pelo cenário da pandemia e os desafios da gestão para preservar a saúde e a segurança dos alunos, professores e servidores da Aesp, além de colaborar com o combate à Covid-19 no Estado.

Segundo o diretor, coronel Clairton Abreu, que já atuou na Aesp como orientador da Célula de Formação Profissional, como Coordenador de Ensino e Instrução, além de Coordenador Pedagógico, entre os anos de 2015 e 2017, um dos maiores desafios enfrentados em sua trajetória na Instituição é a realização de cursos no contexto da pandemia.

“Apesar das restrições impostas pela pandemia, pois muito do que a gente intencionava fazer nós tivemos que segurar um pouco em razão desse momento de segurança sanitária que atravessamos, a Aesp conta com uma equipe de profissionais muito dedicados, preparados e compromissados com a segurança pública. Nesse período, além das aulas presenciais, permitidas em alguns cursos, estamos fomentando ainda mais o Ensino a Distância (EaD), o Ensino Remoto, com aulas síncronas, e assim criando soluções para darmos continuidade na capacitação dos servidores da segurança pública. A gente vem procurando dar o máximo de cada um para que ganhe cada vez mais as instituições, os integrantes de cada corporação, como também a população cearense que é a maior receptora das nossas atividades”, destaca o diretor.



Inovação e produção de conhecimento - Outro ponto que merece destaque nesta primeira década de Academia é o credenciamento do Órgão junto ao Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) para a oferta de cursos de pós-graduação, lato sensu, na área da Segurança Pública, Defesa Civil, Cidadania e Direitos fundamentais da pessoa humana, com validade até o dia 31 de dezembro de 2024.

Desde 2018, a Aesp já formou cinco turmas de especialistas, sendo duas turmas do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp), duas do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp) e outra do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (CEMDESP).

A qualidade do corpo docente, dos cursos de especialização, também merece destaque, já que são formados exclusivamente por professores especialistas, mestres e doutores.



De aluna à professora - Aluna egressa da primeira turma de oficiais formada pela Aesp em 2016, a tenente da Polícia Militar Luziane Freire diz ter muitas recordações da sua época de aluna. 

- Lembro da primeira vez que entrei na Aesp, para entregar a documentação referente ao curso. Recordo da recepção, daquela rampa para chegar ao auditório é até do militar que naquele dia recebeu minha documentação”, relembra.

A oficial, que também é jornalista por formação, faz parte do corpo docente da Academia. Ela ministra aulas de comunicação social e de policiamento ambiental em diversos cursos de formação e habilitação promovidos pela Aesp. A militar conta da emoção que sentiu em voltar para a Academia como parte do corpo docente. 

- A primeira vez que eu voltei como professora foi para ministrar uma aula de comunicação. E você voltar para a Aesp como professora, em um local que a gente ficou por tanto tempo, é um misto de sensação de saudade com orgulho, com vontade de querer aprender mais, querer saber mais, para poder passar mais. Então, assim, foi bem bacana isso. Eu me orgulho muito de participar da história da Aesp e da Aesp participar da minha história. Acho que a Aesp contribuiu muito com a minha formação e com a minha visão”, destacou Luziane Freire.



Mensagem do Diretor - E aproveitando que o governador Camilo Santana sancionou, na manhã dessa segunda-feira (17), as duas leis, aprovadas pela Assembleia Legislativa do Ceará na última quinta-feira (13), que viabilizam a realização de concursos para as Polícias Civil e Militar, e Perícia Forense do Ceará (Pefoce), o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu, deixa uma mensagem para o concurseiros que sonham em ser alunos Aesp e ingressarem nas carreiras da segurança pública.

- Para aquelas pessoas que sonham em entrar para as instituições de segurança pública, aproveitando que o momento é bem oportuno, já que nós estamos com concursos anunciados pelo governador do estado, para a Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense, gostaria de dizer para estas pessoas que confiem no nosso trabalho. Façam a sua parte, estudem, busquem a aprovação no concurso e depois confiem que a Academia também fará a sua parte. Nosso intuito é cada vez mais prestar um ensino de excelência, voltado para a melhoria do capital intelectual e operacional de cada servidor”, enfatizou Clairton Abreu.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...