Pular para o conteúdo principal

Aesp completa dez anos de atividades


Inaugurada no dia 18 de maio de 2011, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) completa dez anos de atividades.

A Academia é um órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), responsável pela formação inicial e continuada de todos os profissionais que integram o sistema de segurança pública e defesa social do Estado do Ceará, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A primeira década da Aesp foi marcada pelo desafio de consolidar o inovador modelo de formação integrada. 

- Antes da criação da Academia Estadual de Segurança Pública, cada vinculada, cada instituição tinha a sua academia própria onde capacitava os seus integrantes e formava os seus novos profissionais, e a formação acontecia dentro de cada expertise. E com o novo formato, de formação integrada, cada instituição colabora com a capacitação e a formação das demais, e isso permite uma troca de experiência, uma troca de conhecimentos, fazendo com que haja uma dinâmica maior dessa formação”, destaca o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu.

O gestor explica que no atual modelo de formação, além de conhecimentos específicos de cada cargo, as matrizes curriculares dos cursos possuem componentes curriculares de conhecimentos integrados que permitem a interdisciplinaridade, e ressalta a importância desta integração.

- Essa interdisciplinaridade no momento que é repassado o conhecimento, durante a instrução, faz com que o profissional que está sendo formado tenha contato com outras visões acerca de determinado assunto, dentro da expertise de cada instituição, o que no meu ponto de vista contribuiu para o avanço da segurança pública, sem falar que os profissionais já saem da Aesp conhecendo profissionais das outras vinculadas porque, ao mesmo tempo, a Academia forma bombeiros militares, policiais militares, policiais civis, integrantes da Pefoce, e isso também já cria um laço profissional, um laço de amizade, que vai facilitar lá fora, no momento em que houver necessidade de suas intervenções profissionais. Então a gente vê esses dois vieses, tanto a integração dos profissionais como a integração dos conhecimentos, e isso realmente contribuiu positivamente para a segurança pública”, declarou o coronel Clairton Abreu.



Desafio da Pandemia - O ano do aniversário de dez anos da Academia também foi marcado pelo cenário da pandemia e os desafios da gestão para preservar a saúde e a segurança dos alunos, professores e servidores da Aesp, além de colaborar com o combate à Covid-19 no Estado.

Segundo o diretor, coronel Clairton Abreu, que já atuou na Aesp como orientador da Célula de Formação Profissional, como Coordenador de Ensino e Instrução, além de Coordenador Pedagógico, entre os anos de 2015 e 2017, um dos maiores desafios enfrentados em sua trajetória na Instituição é a realização de cursos no contexto da pandemia.

“Apesar das restrições impostas pela pandemia, pois muito do que a gente intencionava fazer nós tivemos que segurar um pouco em razão desse momento de segurança sanitária que atravessamos, a Aesp conta com uma equipe de profissionais muito dedicados, preparados e compromissados com a segurança pública. Nesse período, além das aulas presenciais, permitidas em alguns cursos, estamos fomentando ainda mais o Ensino a Distância (EaD), o Ensino Remoto, com aulas síncronas, e assim criando soluções para darmos continuidade na capacitação dos servidores da segurança pública. A gente vem procurando dar o máximo de cada um para que ganhe cada vez mais as instituições, os integrantes de cada corporação, como também a população cearense que é a maior receptora das nossas atividades”, destaca o diretor.



Inovação e produção de conhecimento - Outro ponto que merece destaque nesta primeira década de Academia é o credenciamento do Órgão junto ao Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) para a oferta de cursos de pós-graduação, lato sensu, na área da Segurança Pública, Defesa Civil, Cidadania e Direitos fundamentais da pessoa humana, com validade até o dia 31 de dezembro de 2024.

Desde 2018, a Aesp já formou cinco turmas de especialistas, sendo duas turmas do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp), duas do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp) e outra do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (CEMDESP).

A qualidade do corpo docente, dos cursos de especialização, também merece destaque, já que são formados exclusivamente por professores especialistas, mestres e doutores.



De aluna à professora - Aluna egressa da primeira turma de oficiais formada pela Aesp em 2016, a tenente da Polícia Militar Luziane Freire diz ter muitas recordações da sua época de aluna. 

- Lembro da primeira vez que entrei na Aesp, para entregar a documentação referente ao curso. Recordo da recepção, daquela rampa para chegar ao auditório é até do militar que naquele dia recebeu minha documentação”, relembra.

A oficial, que também é jornalista por formação, faz parte do corpo docente da Academia. Ela ministra aulas de comunicação social e de policiamento ambiental em diversos cursos de formação e habilitação promovidos pela Aesp. A militar conta da emoção que sentiu em voltar para a Academia como parte do corpo docente. 

- A primeira vez que eu voltei como professora foi para ministrar uma aula de comunicação. E você voltar para a Aesp como professora, em um local que a gente ficou por tanto tempo, é um misto de sensação de saudade com orgulho, com vontade de querer aprender mais, querer saber mais, para poder passar mais. Então, assim, foi bem bacana isso. Eu me orgulho muito de participar da história da Aesp e da Aesp participar da minha história. Acho que a Aesp contribuiu muito com a minha formação e com a minha visão”, destacou Luziane Freire.



Mensagem do Diretor - E aproveitando que o governador Camilo Santana sancionou, na manhã dessa segunda-feira (17), as duas leis, aprovadas pela Assembleia Legislativa do Ceará na última quinta-feira (13), que viabilizam a realização de concursos para as Polícias Civil e Militar, e Perícia Forense do Ceará (Pefoce), o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu, deixa uma mensagem para o concurseiros que sonham em ser alunos Aesp e ingressarem nas carreiras da segurança pública.

- Para aquelas pessoas que sonham em entrar para as instituições de segurança pública, aproveitando que o momento é bem oportuno, já que nós estamos com concursos anunciados pelo governador do estado, para a Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense, gostaria de dizer para estas pessoas que confiem no nosso trabalho. Façam a sua parte, estudem, busquem a aprovação no concurso e depois confiem que a Academia também fará a sua parte. Nosso intuito é cada vez mais prestar um ensino de excelência, voltado para a melhoria do capital intelectual e operacional de cada servidor”, enfatizou Clairton Abreu.
Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.