Pular para o conteúdo principal

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado:

  • Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade.
  • Academias funcionamento até 21 horas.
  • Liberadas escolinhas a areninhas.
  • Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática.
  • Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada.

Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

- Diante dos números e dados colhidos e analisados pela Secretaria de Saúde, o comitê decidiu avançar na flexibilização especificamente onde os números melhoraram consideravelmente, na Grande Fortaleza e Região Norte. Para as Macroregiões do Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe, estão mantidas todas as determinações do decreto anterior, contudo o Estado orienta que os municípios com indicadores altos que ampliem as medidas restritivas, a fim de reduzir os índices da Covid-19”, apontou Camilo.

1) O comércio de rua passa a funcionar das 10h às 19h, e os shoppings das 12 às 21 horas;
2) Os restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar têm autorização para funcionar das 10 às 21 horas, com capacidade até 50%, de segunda a domingo;
3) Nas academias, ficam prolongado o horário de funcionamento até 21 horas;
4) Ficam autorizadas atividades esportivas individuais em clubes, como também escolinhas de esportes em clubes e areninhas;
5) Estão autorizadas as aulas práticas do ensino superior e atividades extra-curriculares das escolas, como também os cursos de música, informática, idiomas, entre outros;
6) O toque de recolher será realizado todos os dias das 22 horas às 5 horas, em todo o Estado.



A justificativa para esse avanço foi dada pelo titular da Sesa, Dr. Cabeto, que apresentou os números da pandemia no Estado e ressaltou que a maioria dos números têm melhorado, em tendência contínua de redução, dentre eles a menor procura assistência médica; a média de exames positivos está na casa de 40% no Ceará, e 33% em Fortaleza; o número de casos e posterior óbitos também. 

- Projetamos uma redução de atendimentos em maio de 30%, a taxa de transmissão, que é quanto cada um indivíduo é capaz de transmitir o vírus, já está se mantendo estável em menos de um (1) em Fortaleza, na Região Norte e vem baixando no Cariri. Já no Vale do Jaguaribe e no Sertão central, teremos de ficar em alerta, pois está acima de 1,2/1,4, e é maior em algumas localidades. Por tudo que foi posto, os números são melhores, mas não podemos relaxar os cuidados, e só vamos retomar a normalidade quando a gente vacinar toda a população”, alertou Dr. Cabeto. Contudo, há um número preocupante a ser ressaltado, que é o tempo médio de internação, que passou de cinco dias na primeira onda, em 2020, para mais de 12 dias, atualmente.

Mais de 5 mil leitos - Durante a pandemia, o Governo do Ceará abriu UTIs em todas as regiões do Estado, e continua entregando novos leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19. No vídeo, Camilo listou que o sistema estadual de saúde e suas unidades de saúde conveniadas contam com um total de 5.146 leitos exclusivos, sendo 3.809 de enfermaria e mais 1.337 leitos de UTI, um aumento de 74,38% de ofertas de leitos em relação ao pico da pandemia em 2020.

- Não temos medido esforços para que a população cearense seja atendida em nossas unidades de saúde, e em termos houve um aumento de 74,38% de ofertas de leitos em relação ao pico da pandemia no ano passado. E vamos seguir entregando novas unidades, vamos inaugurar os primeiros leitos de UTI em Aracati nesta semana, depois um Hospital de Campanha em Aracoiaba, e estamos trabalhando para o trabalhador ter em breve mais leitos em Camocim e Acaraú. Além disso, o Hospital do Vale Jaguaribe em muito breve iniciará suas atividades, com o melhor e o que há de mais moderno na medicina para atender toda à população daquela região”, enumerou o governador.



Vacinômetro - Até o momento, o Ceará recebeu, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 2.877.300 doses de vacinas contra Covid-19. Segundo o Vacinômetro da Sesa, até a última quinta-feira (6), 2.331.844 doses já foram aplicadas em todo o Ceará. Com isso, 1.472.477 cearenses receberam a primeira dose, e 859.367 já foram imunizados com a segunda dose.

- Sempre que recebemos as vacinas, nós distribuímos de forma proporcional entre os municípios em até 24 horas. Mas estamos no momento com uma preocupação grande com as vacinas. O Instituto Butantan enviou seu último lote disponível hoje ao Ceará, pois aguarda suprimentos vindo da China para continuar a sua produção, que não foi feita ainda devido uma situação diplomática com o Brasil, e isso é muito preocupante. A Fiocruz informou também que haverá atraso das vacinas Astrazeneca, e no momento devemos continuar recebendo a Pfizer, mas de forma limitada. Saiu até na imprensa, o Ceará tentou comprar vacinas da Pfizer de forma direta, mas por conta da tratativa com o Governo Federal, eles não puderam nos atender. Nós não vamos descansar enquanto não vacinarmos todos os cearenses, e o que estiver a nosso alcance, nós vamos buscar vacinas onde estiverem disponíveis”, atestou Camilo.



Ações Sociais - No campo social, o governador destacou uma série de ações de apoio às famílias cearenses mais vulneráveis, como o pagamento da conta de luz para 500 mil famílias, contas de água zeradas para 493 mil famílias (incluindo Cagece e Sistema Sisar, na área rural). 

E tem mais, como a ampliação para 150 mil famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância Ceará; distribuição de 347 mil chips de dados de internet com um pacote de 20GB mensais e 150 mil tablets para alunos da rede pública estadual de ensino, além da distribuição de kits de alimentação; Auxílio Catador, que virou política pública permanente; a prorrogação das inscrições do Auxílio Cesta Básica, que pagará um total de R$ 200 e beneficiará 150 mil profissionais (trabalhadores de transporte alternativo e escolar, ambulantes e feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes); distribuição de mais de 250 mil Vale-Gás Social para famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).

Há também uma série de medidas que auxiliam os setores de Bares, Restaurantes e Alimentação Fora do Lar, profissionais de eventos e cultura, com o pagamento de um auxílio emergencial de R$ 1 mil aos trabalhadores desses setores que estão desempregados, e a isenção do IPVA para veículos das empresas do setor de Eventos, Bares e Restaurantes.

A pandemia não acabou - O governador terminou a transmissão relembrando que a pandemia não acabou, ressaltou os cuidados que devemos ter todos os dias, e deixando a política e as ideologias de lado.

- Sempre baseamos as nossas decisões na ciência e nos nossos especialistas, sempre com o objetivo de salvar vidas. A única forma de vencermos essa pandemia e voltarmos à normalidade é vacinar a todos os cearenses, mas devido a escassez de vacinas nas próximas semanas, precisamos ter muita cautela, zelo e prevenção. É importante que cada um de nós cearenses, que amamos nossos familiares e aqueles que estamos próximos, vamos todos continuar nesse esforço coletivo de união. Vamos usar máscara, praticar o distanciamento social e não promover e nem participar de aglomerações, e assim vamos superar esse momento desafiador”, finalizou o governador do Ceará, Camilo Santana.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não