Pular para o conteúdo principal

Congresso Caririense discute Impacto da Pandemia nas relações de trabalho


Nesta quinta-feira (13) e sexta (14 de maio), a forma como a pandemia da Covid-19 alterou o contexto do trabalho entra em pauta com a realização do I Congresso Caririense de Direito do Trabalho. O evento online é realizado pela subsecção Crato da OAB-CE e da Escola Superior de Advocacia do Ceará e possibilita descontos na anuidade 2022 da OAB-CE. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas em
cursos.esace.org.br por onde também acontece a transmissão.

O evento reúne importantes nomes do Brasil na área do Direito do Trabalho em uma programação que contempla diversos subtemas. Entre os nomes confirmados estão os ministros do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Luiz Ramos, Cláudio Brandão, Delaíde Arantes, e o desembargador Emmanuel Furtado.

- Nosso objetivo central é trazer ao Cariri as mais modernas e inquietantes discussões relacionadas ao Direito do Trabalho, sobretudo em meio ao cenário da pandemia. Para abrilhantar estamos reunindo um belíssimo time de conferencistas de todo o Brasil que, ainda que virtualmente, estarão aqui no Cariri participando desta discussão. Tudo isso busca a qualificação constante dos colegas advogados, sobretudo dos que atuam na área trabalhista”, afirma Hélter Dias, presidente da subsecção Crato da ESA.

O curso é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta cadastrar-se em cursos.esace.org.br. O curso possibilita descontos na anuidade 2022 da OAB-CE para advogados e advogadas que participarem efetivamente dos painéis, cumprindo com as atividades propostas e acompanhando pelo menos 75% da programação.


Programação:
Quinta (13 de Maio)
18 horas – Conferência de Abertura
Emmanuel Furtado - Pós-doutor pela Universidade de Salamanca. Doutor em Direito pela UFPE. Mestre e graduado em Direito pela UFC. Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - TRT/CE. Professor da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
Cláudio Brandão - Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa. Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Ministro do Tribunal Superior do Trabalho – TST. Membro do Instituto Baiano de Direito do Trabalho, da Academia Brasileira de Direito do Trabalho – ABDT, da Academia de Letras Jurídicas da Bahia – AJLBA e da Associacion Iberocamericana de Derecho del Trabajo. Autor de diversos livros. Membro da 7ª Turma da Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1) do TST.
Luciano Martinez - Doutor em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorando e Mestre em Direito Social pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM - título reconhecido pela USP). Professor da UFBA. Juiz do Trabalho, titular da 9ª Vara do Trabalho de Salvador. Titular da cadeira 52 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da cadeira 26 da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Autor de diversos livros e artigos jurídicos.
Maria Cecília Máximo Teodoro - Pós-doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de Castilla - La Mancha com bolsa de pesquisa da CAPES. Doutora em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Direito pela PUC-MG. Professora de pós-graduação e graduação da PUC-MG.
Sexta (14 de Maio)
9 horas - I Painel
Daniela Crepaldi Especialista em Direito do Trabalho pela PUC-SP. Servidora do TRT/SP, assessora de desembargador. Mestranda em Direito do Trabalho e Relações Sociais pela UDF. Pesquisadora do Núcleo TADT-FDUSP.
Carolina Tupinambá Pós-doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Doutora em Direito Processual pela UERJ. Doutora em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela USP. Mestre em Direito Processual pela UERJ. Advogada. Mediadora certificada. Titular da cadeira 47 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal. Membro do Centro de Estudos Avançados de Processo. Membro da American Bar Association. Membro da Comunidad para la Investigación y el Estudio Laboral y Ocupacional (CIELO). Autora de livros e artigos na área trabalhista.
10 horas – II Painel
Alexandre Luiz Ramos Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Emmanuel Furtado Filho Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador-Geral do Núcleo de Prática Jurídica da UFC. Doutor em Direito pela Universidade de Paris (França) e pela UFC. Mestre em Direito pela Universidade de Le Havre, França (2013). Bacharel em Direito pela UFC.
Rafael Lara Martins Advogado. Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas. Doutorando em Direitos Humanos. Conselheiro Federal da OAB, Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-GO. Vice-presidente da Comissão Nacional de Compliance do Conselho Federal da OAB.
14 horas – III Painel
Rafael Santiago Doutor e Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB. Assessor de Ministro e instrutor em cursos para servidores no Tribunal Superior do Trabalho - TST. Professor titular de graduação e pós-graduação no Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Desenvolve pesquisas e tem interesse nas áreas de Direito Civil, Direito do Trabalho, Resolução de Conflitos, Direito Administrativo e Direito Constitucional.
Rosana Kim Jobim Mestre em Direito do Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Rede de Ensino Uniderp e em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Advogada trabalhista e empresarial. Professora visitante de cursos de pós-graduação.
15h30 - IV Painel
Gabriele Arruda Barata Advogada. Mestre em direito das empresas e do trabalho pelo Instituto Universitário de Lisboa e MBA em Direito e Processual do Trabalho pela FGV.
André Zipperer Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC-PR. Mestre em Direito Empresarial pelo Centro Universitário Curitiba. Pesquisador do Getrab-USP. Professor convidado de cursos de Pós-Graduação em Direito do Trabalho. Membro das Comissões de Inovação e Gestão, Direito Sindical e de Exame da Ordem e Estágio da OAB-PR, do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Conselheiro membro do Conselho de relações do trabalho da Associação Comercial do Paraná. Ouvidor da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Árbitro da Canatra - Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista.
19 horas - Conferências de Encerramento
Delaíde Arantes Ministra do Tribunal Superior do Trabalho – TST. Mestranda da Universidade de Brasília – UnB. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/CNPq). Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás – UFC e em Magistério Superior, Docência Universitária, pela PUC-GO. Bacharel em Direito pela Uni-Anhanguera.
Carla Teresa Martins Romar Mestre e doutora em Direito pela PUC-SP. Professora da graduação e da pós-graduação da PUC-SP, e vice-coordenadora da pós-graduação em Direito da PUC-SP. Professora visitante na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Perita em relações trabalhistas - Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Eduardo Pragmácio Filho Presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA-CE). Conselheiro Estadual da OAB-CE. Membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB. Doutor e mestre em direito do trabalho pela PUC-SP. Professor universitário. Titular da cadeira 85 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho - ABDT.

I Congresso Caririense de Direito do Trabalho
Covid-19: Crises e impactos nas relações de Trabalho
Quinta (13) e quinta (14 de maio).
Carga horária: 12 horas
Possibilidade de desconto na anuidade 2022 da OAB-CE.
Realização: OAB Subsecção Crato, ESA Subsecção Crato e ESA-CE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".