Pular para o conteúdo principal

Congresso Caririense discute Impacto da Pandemia nas relações de trabalho


Nesta quinta-feira (13) e sexta (14 de maio), a forma como a pandemia da Covid-19 alterou o contexto do trabalho entra em pauta com a realização do I Congresso Caririense de Direito do Trabalho. O evento online é realizado pela subsecção Crato da OAB-CE e da Escola Superior de Advocacia do Ceará e possibilita descontos na anuidade 2022 da OAB-CE. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas em
cursos.esace.org.br por onde também acontece a transmissão.

O evento reúne importantes nomes do Brasil na área do Direito do Trabalho em uma programação que contempla diversos subtemas. Entre os nomes confirmados estão os ministros do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Luiz Ramos, Cláudio Brandão, Delaíde Arantes, e o desembargador Emmanuel Furtado.

- Nosso objetivo central é trazer ao Cariri as mais modernas e inquietantes discussões relacionadas ao Direito do Trabalho, sobretudo em meio ao cenário da pandemia. Para abrilhantar estamos reunindo um belíssimo time de conferencistas de todo o Brasil que, ainda que virtualmente, estarão aqui no Cariri participando desta discussão. Tudo isso busca a qualificação constante dos colegas advogados, sobretudo dos que atuam na área trabalhista”, afirma Hélter Dias, presidente da subsecção Crato da ESA.

O curso é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta cadastrar-se em cursos.esace.org.br. O curso possibilita descontos na anuidade 2022 da OAB-CE para advogados e advogadas que participarem efetivamente dos painéis, cumprindo com as atividades propostas e acompanhando pelo menos 75% da programação.


Programação:
Quinta (13 de Maio)
18 horas – Conferência de Abertura
Emmanuel Furtado - Pós-doutor pela Universidade de Salamanca. Doutor em Direito pela UFPE. Mestre e graduado em Direito pela UFC. Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - TRT/CE. Professor da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
Cláudio Brandão - Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa. Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Ministro do Tribunal Superior do Trabalho – TST. Membro do Instituto Baiano de Direito do Trabalho, da Academia Brasileira de Direito do Trabalho – ABDT, da Academia de Letras Jurídicas da Bahia – AJLBA e da Associacion Iberocamericana de Derecho del Trabajo. Autor de diversos livros. Membro da 7ª Turma da Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1) do TST.
Luciano Martinez - Doutor em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorando e Mestre em Direito Social pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM - título reconhecido pela USP). Professor da UFBA. Juiz do Trabalho, titular da 9ª Vara do Trabalho de Salvador. Titular da cadeira 52 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da cadeira 26 da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Autor de diversos livros e artigos jurídicos.
Maria Cecília Máximo Teodoro - Pós-doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de Castilla - La Mancha com bolsa de pesquisa da CAPES. Doutora em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Direito pela PUC-MG. Professora de pós-graduação e graduação da PUC-MG.
Sexta (14 de Maio)
9 horas - I Painel
Daniela Crepaldi Especialista em Direito do Trabalho pela PUC-SP. Servidora do TRT/SP, assessora de desembargador. Mestranda em Direito do Trabalho e Relações Sociais pela UDF. Pesquisadora do Núcleo TADT-FDUSP.
Carolina Tupinambá Pós-doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Doutora em Direito Processual pela UERJ. Doutora em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela USP. Mestre em Direito Processual pela UERJ. Advogada. Mediadora certificada. Titular da cadeira 47 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal. Membro do Centro de Estudos Avançados de Processo. Membro da American Bar Association. Membro da Comunidad para la Investigación y el Estudio Laboral y Ocupacional (CIELO). Autora de livros e artigos na área trabalhista.
10 horas – II Painel
Alexandre Luiz Ramos Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Emmanuel Furtado Filho Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador-Geral do Núcleo de Prática Jurídica da UFC. Doutor em Direito pela Universidade de Paris (França) e pela UFC. Mestre em Direito pela Universidade de Le Havre, França (2013). Bacharel em Direito pela UFC.
Rafael Lara Martins Advogado. Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas. Doutorando em Direitos Humanos. Conselheiro Federal da OAB, Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-GO. Vice-presidente da Comissão Nacional de Compliance do Conselho Federal da OAB.
14 horas – III Painel
Rafael Santiago Doutor e Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB. Assessor de Ministro e instrutor em cursos para servidores no Tribunal Superior do Trabalho - TST. Professor titular de graduação e pós-graduação no Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Desenvolve pesquisas e tem interesse nas áreas de Direito Civil, Direito do Trabalho, Resolução de Conflitos, Direito Administrativo e Direito Constitucional.
Rosana Kim Jobim Mestre em Direito do Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Rede de Ensino Uniderp e em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Advogada trabalhista e empresarial. Professora visitante de cursos de pós-graduação.
15h30 - IV Painel
Gabriele Arruda Barata Advogada. Mestre em direito das empresas e do trabalho pelo Instituto Universitário de Lisboa e MBA em Direito e Processual do Trabalho pela FGV.
André Zipperer Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC-PR. Mestre em Direito Empresarial pelo Centro Universitário Curitiba. Pesquisador do Getrab-USP. Professor convidado de cursos de Pós-Graduação em Direito do Trabalho. Membro das Comissões de Inovação e Gestão, Direito Sindical e de Exame da Ordem e Estágio da OAB-PR, do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Conselheiro membro do Conselho de relações do trabalho da Associação Comercial do Paraná. Ouvidor da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Árbitro da Canatra - Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista.
19 horas - Conferências de Encerramento
Delaíde Arantes Ministra do Tribunal Superior do Trabalho – TST. Mestranda da Universidade de Brasília – UnB. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/CNPq). Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás – UFC e em Magistério Superior, Docência Universitária, pela PUC-GO. Bacharel em Direito pela Uni-Anhanguera.
Carla Teresa Martins Romar Mestre e doutora em Direito pela PUC-SP. Professora da graduação e da pós-graduação da PUC-SP, e vice-coordenadora da pós-graduação em Direito da PUC-SP. Professora visitante na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. Perita em relações trabalhistas - Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Eduardo Pragmácio Filho Presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA-CE). Conselheiro Estadual da OAB-CE. Membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB. Doutor e mestre em direito do trabalho pela PUC-SP. Professor universitário. Titular da cadeira 85 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho - ABDT.

I Congresso Caririense de Direito do Trabalho
Covid-19: Crises e impactos nas relações de Trabalho
Quinta (13) e quinta (14 de maio).
Carga horária: 12 horas
Possibilidade de desconto na anuidade 2022 da OAB-CE.
Realização: OAB Subsecção Crato, ESA Subsecção Crato e ESA-CE.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head:

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head: