Pular para o conteúdo principal



Evento discute presença de professores negros nos cursos de Direito

Depois do sucesso da primeira edição, a Escola Superior de Advocacia do Ceará e a Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE realizam o II Diálogos Inter-raciais. O evento acontece online nesta sexta-feira (7), a partir das 19 horas, discutindo a docência negra no Ensino Jurídico no Ceará. As inscrições estão abertas em cursos.esace.org.br.

Voltada para estudantes, profissionais do direito e de instituições de ensino, a programação gratuita conta com a participação dos professores Vanessa Oliveira, Biltis Diniz, Haroldo Guimarães (foto) e Mércia Cardoso, compartilhando experiências e provocando questionamentos. O evento é mediado pela também advogada e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-CE, Raquel Andrade.

- A falta de representatividade negra nos cargos docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito é algo alarmante aqui no Estado, uma consequência também do racismo institucional e estrutural. Nós não conseguimos alcançar esses lugares que formam futuros advogados, juízes, defensores, e essa lógica do Direito não conta com uma presença identitária, racial, justa”, explica Raquel Andrade, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE.

Além do debate, a comissão realizadora do evento, com apoio da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, apresenta durante a programação uma recomendação para que as instituições privadas de ensino. O objetivo é incentivar a adoção de medidas para contratação de pelo menos 20% do quadro de professores negros e negras, seguindo a lógica legislativa de reparação histórica instituída pelas leis de cotas raciais.

- A maioria na população desse país é negra, com as políticas de cotas já temos uma significativa parcela dos estudantes nos cursos de direito que são negros e negras, mas quando avaliamos os quadros profissionais não temos professores de direito que são negros”, complementa Raquel.

Com esses eventos acontecendo online, a ESA Ceará busca atingir cada vez mais pessoas, contribuindo com a capacitação profissional de advogados e advogadas em Fortaleza e no interior do Estado. Além do II Diálogos Inter-raciais, outros eventos estão com inscrições abertas e são transmitidos na plataforma de cursos da Escola.

  • Raquel Andrade (mediadora) - Advogada. Mestranda em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC. Presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial, Vice- presidente da Comissão da Mulher Advogada e membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE. Membro titular do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher. Coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. 
  • Vanessa Oliveira - Advogada. Professora universitária. Especialista em Direito do Trabalho. Especialista em Direito Processual Civil. Mestre em Direito Constitucional. Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE. Membro da Comissão Nacional de Direitos Sociais. Conselheira Estadual da OAB-CE. 
  • Biltis Diniz - Advogada. Professora e coordenadora do curso de Direito da FATENE.Doutoranda em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE. Conselheira no Conselho de Defesa de Direitos Humanos do Estado do Ceará.
  • Haroldo Guimarães - Advogado, conferencista e consultor empresarial. Mestre em Direito Constitucional pela UFC. Especialista em Direito Processual (Unichristus) e em Direito e Processo do Trabalho (UCAM - RJ). Professor de graduação e pós-graduação em Direito, e em cursos preparatórios para concursos públicos. Ativista do movimento negro. Ator integrante do cast de atores da Rede Globo.
  • Mércia Cardoso - Doutora em Direito pela Unifor. Mestre em Direito Público pela PUC-MG. Especialista em Serviço Social pela UNB. Graduada em Serviço Social pela Uece e em Direito pela Unifor. Professora da Faculdade Luciano Feijão e Esmec. Pesquisadora de Antagónicos: Teoría Crítica y Derechos Humanos - Universidad de Sevilla. Pesquisadora colaboradora do mestrado em Direito e Poder Judiciário da ENFAM.

SERVIÇO

  • II Diálogos Inter-raciais - Docência Negra no Ensino Jurídico no Ceará
  • Sexta (7 de maio), de 19 às 22 horas.
  • Carga horária: três horas/aula.
  • Gratuito.
  • Inscrições e transmissão: cursos.esace.org.br
Unichistus - Em um contínuo processo de promover espaços de capacitação para advogados e advogadas cearenses, a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) firma mais uma parceria de sucesso. A ESA-CE e a Unichristus estabeleceram a oferta de descontos de 20% para a advocacia nos cursos de pós-graduação lato sensu do centro universitário. O benefício se estende também para dependentes dos advogados (as) e para os funcionários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará).

A parceria foi formalizada pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, pelo presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho, e pelo reitor da Unichristus, José Lima de Carvalho Rocha. As tratativas para a concretização deste convênio foram intermediadas pela Comissão de Direito Processual da OAB-CE. O objetivo é possibilitar mais oportunidades de estudo para a classe, que tem agora acesso facilitado a uma estrutura de ensino de alta qualidade, com oferta de cursos nas áreas do direito e de gestão.

- Já em 2021, comemoramos uma parceria com a Unichristus que promovia facilidades para a entrada de advogados no Mestrado em Direito da instituição. O sucesso da iniciativa fez com que estreitássemos ainda mais as relações entre os dois centros de ensino, estendendo e ampliando os benefícios agora para a Pós-Graduação lato sensu. É uma oportunidade imperdível para todos que desejam se especializar e crescer profissionalmente”, celebra Eduardo Pragmácio Filho.

Os descontos podem ser aplicados em quaisquer cursos da pós-graduação lato sensu da Unichristus, com exceção dos cursos da área de medicina e odontologia. Saiba mais em www.unichristus.edu.br.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...