Pular para o conteúdo principal

RMF reduz 35,6% nas mortes por crimes violentos no primeiro quadrimestre agora de 2021

A intensificação dos trabalhos policiais em todo Estado, seja ele ostensivo ou investigatório, resultou em balanços positivos nos indicadores criminais no primeiro quadrimestre de 2021. 

Assim como já divulgado anteriormente pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Estado apresentou uma redução de 29%, indo de 1.522 para 1.080. Nessa mesma linha, estão as retrações em todas as áreas que compõem o território cearense, como é o caso da Região Metropolitana da Capital, que apresentou queda de 35,6%, indo de 517 para 333 casos.


Ao detalhar esses dados por Área Integrada de Segurança, a RMF também apresentou balanços positivos individualmente nas três Áreas Integradas de Segurança que compõem o território: AISs 11, 12 e 13. Ao todo, são 18 municípios. 

Na AIS 11 (Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi) a redução foi de 38,7% indo de 199 para 122. 

Já na AIS 12 (Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba) foram de 176 para 108 crimes, com redução de 38,6%. Já a AIS 13 (Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Horizonte, Pacajus e Pindoretama) registrou retração de 27,5%, indo de 142 crimes em 2020 para 103.



- “A redução foi resultado de todo um trabalho, desde janeiro, de intensificação de prisões, das investigações, da inteligência e da presença ostensiva. De parte da Polícia Militar, aumentaram significativamente as abordagens, principalmente nas áreas que estão dentro daquelas chamadas de manchas criminais, ou seja, aqueles locais onde concentram a maior parte dos crimes violentos. São ações amparadas pela inteligência e por ferramentas, como o Sistema de Videomonitoramento. De parte da Polícia Civil, é uma intensificação nas investigações de crimes de homicídios e em cima dos grupos criminosos. Todas elas também amparadas pelos serviços de inteligência”, destaca Sandro Caron.

Para o coronel Lourival Lima, à frente do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da PMCE, “vários aspectos contribuíram para essa redução, podendo se destacar as operações desencadeadas pela PMCE, com a Polícia Civil, a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, com as ações diárias implementadas pelos comandantes de batalhões, proporcionando mais abordagens, a participação direta e indiretamente da comunidade, os meios tecnológicos da SSPDS e a integração entre as forças de segurança que compõem a estrutura da Secretaria e dos municípios”, disse.



A fala do diretor do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) da Polícia Civil, Leonardo Barreto, reforça a diretriz da pasta de repressão incessante aos crimes. 

- O Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana da Polícia Civil tem pautado suas ações sob três vertentes: inteligência policial, integração e operacionalidade qualificada, o que tem resultado em constantes reduções nos índices de criminalidade, sobretudo tendo suas ações direcionadas à repressão aos CVLIs, ao tráfico de entorpecentes e à atuação das organizações criminosas. Há uma diretriz para o sufocamento desses grupos que dedicam suas vidas a praticar a traficância de entorpecentes e também executar crimes de homicídio, latrocínio, feminicídio e lesões corporais seguidas de mortes”, disse.

Prisões importantes - Duas prisões importantes ocorreram na Região Metropolitana, mais especificamente em Caucaia, nessa segunda-feira (10). José Clenivaldo da Silva Sales, 20 anos, e Mateus da Silva Sales, 19 anos, foram presos após um cerco da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizado ao imóvel onde os dois estavam, no bairro Paumirim, em Caucaia. Equipes do 12°º Batalhão da Polícia Militar e do Comando Tático Motorizado (Cotam) abordaram os suspeitos e deram voz de prisão. Um deles ainda tentou se desfazer de uma arma dourada, atribuída a Alban Darlan Batista Guerra (25), morto após troca de tiros com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCRJ), em julho de 2020.

Ao todo, uma pistola calibre 9 mm, 85 munições, cinco carregadores de pistola e um cordão contendo um pingente de metralhadora foram apreendidos. Os dois são investigados pela Polícia Civil sob suspeita de aparecerem em um vídeo de execução em abril deste ano, no bairro Picuí, em Caucaia. 

Além disso, a dupla é alvo de inquéritos policiais conduzidos pela Delegacia Metropolitana de Caucaia em razão do indício que os dois possuem a função de executar os homicídios para o grupo criminoso que anteriormente era chefiado por Alban Darlan e por Francisco Cilas de Moura Araújo (44), o “Mago”. Este último foi preso também em julho de 2020, em Teresina, no Piauí. Ambos figuravam no Programa Estadual de Recompensa como homens mais procurados do Ceará.

Os suspeitos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa. Os trabalhos policiais integrados na região seguem em andamento.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).