Pular para o conteúdo principal

Projeto artístico selecionado em Edital na Finlândia é desenvolvido com jovens da Rede Cuca

O grupo de dança da Rede Cuca Mondubim participa do Projeto de Orientação à Investigação Artística (Poia), que visa orientar os jovens para o desenvolvimento de projetos pessoais ou colaborativos.

Concebido e dirigido pela jornalista e bailarina cearense Elisa Parente, o Poia é um dos oito projetos selecionados pelo edital “Searching for a Job”, traduzido para o português, “Procurando por um Emprego”, da instituição finlandesa Kone Foundation.


O Projeto de Elisa foi um dos escolhidos entre mais de dois mil participantes, sendo a única não finlandesa selecionada. O edital proposto pelos artistas finlandeses Juhani Haukka e Lauri Mattila tem como finalidade desenvolver ideias que sejam “trabalho dos sonhos” para os realizados. 

- A ideia de selecionar oito projetos é da equipe da Finlândia, que ganhou um edital da Kone Foundation, e o Poia é um desses oito. Eles me passaram que a ideia do ‘Searching for a Job’ é ressignificar o trabalho, as relações entre trabalho e vida, o equilíbrio entre o que o trabalhador recebe e o quanto deve produzir”, explica Parente.

Como nasceu o Poia - Em dezembro de 2019, Elisa, que vivia na Espanha, esteve em Fortaleza e, em busca de uma programação cultural, recebeu a indicação para assistir ao espetáculo “Benção”, do grupo de dança da Rede Cuca, no teatro do Cuca Mondubim. Antes de começar o espetáculo, foi convidada para uma visita guiada no equipamento e ficou encantada com as atividades que aconteciam no local.

Elisa relembra que a sensação antes e depois de assistir ao espetáculo foi transformadora.

- “Cheguei ao Cuca com uma amiga e uma monitora nos convidou a fazer uma visita guiada. Era tanta vida que, mesmo antes de começar o espetáculo, aquilo foi me alimentando. E o 'Benção' esteticamente, já é um espetáculo lindo, mas os meninos passaram uma energia para mim que foi transformadora”.

Em 2020, Elisa mudou para Portugal e, durante o período de isolamento social devido à pandemia de covid-19, uma amiga enviou o link do edital “Searching for a Job”. Naquele momento desempregada, Elisa começou a pensar qual seria seu trabalho dos sonhos e lembrou a experiência de meses antes na Rede Cuca e pensou: “eu quero trabalhar com os meninos do Cuca Mondubim”.

Após o resultado da seletiva, Elisa entrou em contato com a Rede Cuca e fechou a parceria para realizar o projeto.

Desenvolvimento e experiências do projeto - Os jovens do grupo de dança são instigados a produzir suas pesquisas a partir dos módulos e temas que envolvem oficinas, workshops e apresentação de processo demandados pelos próprios jovens. Além da orientação, os participantes recebem uma bolsa artística para desenvolver projetos individuais ou colaborativos. A imersão tem duração de dois meses e ocorre virtualmente e presencialmente nos Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter até 30 de julho.

O artista urbano e professor de dança da Rede Cuca Jorge Luiz, mais conhecido como Loly Pop, vem acompanhando o processo e comenta sobre a oportunidade. “Para nós, está sendo uma experiência muito enriquecedora, justamente pelo formato. Não é um formato de entrega de processos, de finalizar um produto. É muito mais sobre o discurso de produzir, então requer uma disciplina, uma autonomia muito instigante”, diz.

Para Elisa, a conexão com os jovens é uma experiência e fase importantes na sua vida e tem sido um respiro para o momento de pandemia. 

- Eu vejo que num momento em que ainda vivemos essa pandemia, o Poia veio pra dar um respiro para nós todos. Alguns deles já têm a ideia mais concreta, outros ainda estão numa etapa mais inicial, mas eu senti uma confiança e uma conexão de todos que tem feito desse projeto um dos mais importantes da minha vida”, compartilha.

Ao final do percurso, será realizada uma mostra com os resultados do projeto. Também estão sendo produzidas imagens e vídeos sobre os trabalhos com o grupo de dança. As imagens estão sendo captadas durante as formações e serão enviadas para os diretores do projeto na Finlândia para ser feita uma curadoria e edição para lançar uma exposição coletiva com os oito projetos selecionados.

O lançamento deve acontecer no The Finnish Labour Museum Werstas, na cidade de Tampere, Finlândia. A estreia está prevista para 23 de setembro, devendo permanecer em cartaz por um ano.

Laboratório - Nesta sexta-feira (25 de junho), das 14 às 17 horas, no Cuca Barra, vai acontecer mais um laboratório do projeto, com a presença da Elisa e do professor Loly Pop.

Sobre o grupo de dança da Rede Cuca Mondubim - O grupo já apresentou os espetáculos "Afrodizia", "Idem", "Vetin" e, por último, "Benção". Semestralmente, é realizada uma seleção para novos integrantes.

Antes da pandemia, o grupo de dança contava com uma rotina de duas aulas semanais. No entanto, quando estão se preparando para apresentações em festivais e grandes eventos, os ensaios passam a acontecer até quatro vezes por semana, contando com três horas de ensaio, cada encontro.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

SMS e MPCE investigam suposta 'furada de fila' de Thyane e porque Wesley Safadão escolheu vacina anti coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina janssen contra a covid-19 na digital influencer Thyane Dantas, de 30 anos, nesta quarta-feira (8 de julho), no North Shopping Jóquei. Ela não constava na lista de agendados. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também investiga os casos. Segundo o promotor de justiça, Eneas Romero, o MPCE vai ouvir as partes: - Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso. Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", destaca Eneas Romero. A SMS investiga também porque o o esposo de Thyane, o cantor Wesley Safadão, de 32 anos, mudou de local de vacinação para receber a dose única

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

SMS e MPCE investigam suposta 'furada de fila' de Thyane e porque Wesley Safadão escolheu vacina anti coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) instaurou processo administrativo para averiguar a aplicação da vacina janssen contra a covid-19 na digital influencer Thyane Dantas, de 30 anos, nesta quarta-feira (8 de julho), no North Shopping Jóquei. Ela não constava na lista de agendados. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também investiga os casos. Segundo o promotor de justiça, Eneas Romero, o MPCE vai ouvir as partes: - Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso. Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", destaca Eneas Romero. A SMS investiga também porque o o esposo de Thyane, o cantor Wesley Safadão, de 32 anos, mudou de local de vacinação para receber a dose única