Pular para o conteúdo principal

Projeto artístico selecionado em Edital na Finlândia é desenvolvido com jovens da Rede Cuca

O grupo de dança da Rede Cuca Mondubim participa do Projeto de Orientação à Investigação Artística (Poia), que visa orientar os jovens para o desenvolvimento de projetos pessoais ou colaborativos.

Concebido e dirigido pela jornalista e bailarina cearense Elisa Parente, o Poia é um dos oito projetos selecionados pelo edital “Searching for a Job”, traduzido para o português, “Procurando por um Emprego”, da instituição finlandesa Kone Foundation.


O Projeto de Elisa foi um dos escolhidos entre mais de dois mil participantes, sendo a única não finlandesa selecionada. O edital proposto pelos artistas finlandeses Juhani Haukka e Lauri Mattila tem como finalidade desenvolver ideias que sejam “trabalho dos sonhos” para os realizados. 

- A ideia de selecionar oito projetos é da equipe da Finlândia, que ganhou um edital da Kone Foundation, e o Poia é um desses oito. Eles me passaram que a ideia do ‘Searching for a Job’ é ressignificar o trabalho, as relações entre trabalho e vida, o equilíbrio entre o que o trabalhador recebe e o quanto deve produzir”, explica Parente.

Como nasceu o Poia - Em dezembro de 2019, Elisa, que vivia na Espanha, esteve em Fortaleza e, em busca de uma programação cultural, recebeu a indicação para assistir ao espetáculo “Benção”, do grupo de dança da Rede Cuca, no teatro do Cuca Mondubim. Antes de começar o espetáculo, foi convidada para uma visita guiada no equipamento e ficou encantada com as atividades que aconteciam no local.

Elisa relembra que a sensação antes e depois de assistir ao espetáculo foi transformadora.

- “Cheguei ao Cuca com uma amiga e uma monitora nos convidou a fazer uma visita guiada. Era tanta vida que, mesmo antes de começar o espetáculo, aquilo foi me alimentando. E o 'Benção' esteticamente, já é um espetáculo lindo, mas os meninos passaram uma energia para mim que foi transformadora”.

Em 2020, Elisa mudou para Portugal e, durante o período de isolamento social devido à pandemia de covid-19, uma amiga enviou o link do edital “Searching for a Job”. Naquele momento desempregada, Elisa começou a pensar qual seria seu trabalho dos sonhos e lembrou a experiência de meses antes na Rede Cuca e pensou: “eu quero trabalhar com os meninos do Cuca Mondubim”.

Após o resultado da seletiva, Elisa entrou em contato com a Rede Cuca e fechou a parceria para realizar o projeto.

Desenvolvimento e experiências do projeto - Os jovens do grupo de dança são instigados a produzir suas pesquisas a partir dos módulos e temas que envolvem oficinas, workshops e apresentação de processo demandados pelos próprios jovens. Além da orientação, os participantes recebem uma bolsa artística para desenvolver projetos individuais ou colaborativos. A imersão tem duração de dois meses e ocorre virtualmente e presencialmente nos Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter até 30 de julho.

O artista urbano e professor de dança da Rede Cuca Jorge Luiz, mais conhecido como Loly Pop, vem acompanhando o processo e comenta sobre a oportunidade. “Para nós, está sendo uma experiência muito enriquecedora, justamente pelo formato. Não é um formato de entrega de processos, de finalizar um produto. É muito mais sobre o discurso de produzir, então requer uma disciplina, uma autonomia muito instigante”, diz.

Para Elisa, a conexão com os jovens é uma experiência e fase importantes na sua vida e tem sido um respiro para o momento de pandemia. 

- Eu vejo que num momento em que ainda vivemos essa pandemia, o Poia veio pra dar um respiro para nós todos. Alguns deles já têm a ideia mais concreta, outros ainda estão numa etapa mais inicial, mas eu senti uma confiança e uma conexão de todos que tem feito desse projeto um dos mais importantes da minha vida”, compartilha.

Ao final do percurso, será realizada uma mostra com os resultados do projeto. Também estão sendo produzidas imagens e vídeos sobre os trabalhos com o grupo de dança. As imagens estão sendo captadas durante as formações e serão enviadas para os diretores do projeto na Finlândia para ser feita uma curadoria e edição para lançar uma exposição coletiva com os oito projetos selecionados.

O lançamento deve acontecer no The Finnish Labour Museum Werstas, na cidade de Tampere, Finlândia. A estreia está prevista para 23 de setembro, devendo permanecer em cartaz por um ano.

Laboratório - Nesta sexta-feira (25 de junho), das 14 às 17 horas, no Cuca Barra, vai acontecer mais um laboratório do projeto, com a presença da Elisa e do professor Loly Pop.

Sobre o grupo de dança da Rede Cuca Mondubim - O grupo já apresentou os espetáculos "Afrodizia", "Idem", "Vetin" e, por último, "Benção". Semestralmente, é realizada uma seleção para novos integrantes.

Antes da pandemia, o grupo de dança contava com uma rotina de duas aulas semanais. No entanto, quando estão se preparando para apresentações em festivais e grandes eventos, os ensaios passam a acontecer até quatro vezes por semana, contando com três horas de ensaio, cada encontro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg