Pular para o conteúdo principal

Projeto artístico selecionado em Edital na Finlândia é desenvolvido com jovens da Rede Cuca

O grupo de dança da Rede Cuca Mondubim participa do Projeto de Orientação à Investigação Artística (Poia), que visa orientar os jovens para o desenvolvimento de projetos pessoais ou colaborativos.

Concebido e dirigido pela jornalista e bailarina cearense Elisa Parente, o Poia é um dos oito projetos selecionados pelo edital “Searching for a Job”, traduzido para o português, “Procurando por um Emprego”, da instituição finlandesa Kone Foundation.


O Projeto de Elisa foi um dos escolhidos entre mais de dois mil participantes, sendo a única não finlandesa selecionada. O edital proposto pelos artistas finlandeses Juhani Haukka e Lauri Mattila tem como finalidade desenvolver ideias que sejam “trabalho dos sonhos” para os realizados. 

- A ideia de selecionar oito projetos é da equipe da Finlândia, que ganhou um edital da Kone Foundation, e o Poia é um desses oito. Eles me passaram que a ideia do ‘Searching for a Job’ é ressignificar o trabalho, as relações entre trabalho e vida, o equilíbrio entre o que o trabalhador recebe e o quanto deve produzir”, explica Parente.

Como nasceu o Poia - Em dezembro de 2019, Elisa, que vivia na Espanha, esteve em Fortaleza e, em busca de uma programação cultural, recebeu a indicação para assistir ao espetáculo “Benção”, do grupo de dança da Rede Cuca, no teatro do Cuca Mondubim. Antes de começar o espetáculo, foi convidada para uma visita guiada no equipamento e ficou encantada com as atividades que aconteciam no local.

Elisa relembra que a sensação antes e depois de assistir ao espetáculo foi transformadora.

- “Cheguei ao Cuca com uma amiga e uma monitora nos convidou a fazer uma visita guiada. Era tanta vida que, mesmo antes de começar o espetáculo, aquilo foi me alimentando. E o 'Benção' esteticamente, já é um espetáculo lindo, mas os meninos passaram uma energia para mim que foi transformadora”.

Em 2020, Elisa mudou para Portugal e, durante o período de isolamento social devido à pandemia de covid-19, uma amiga enviou o link do edital “Searching for a Job”. Naquele momento desempregada, Elisa começou a pensar qual seria seu trabalho dos sonhos e lembrou a experiência de meses antes na Rede Cuca e pensou: “eu quero trabalhar com os meninos do Cuca Mondubim”.

Após o resultado da seletiva, Elisa entrou em contato com a Rede Cuca e fechou a parceria para realizar o projeto.

Desenvolvimento e experiências do projeto - Os jovens do grupo de dança são instigados a produzir suas pesquisas a partir dos módulos e temas que envolvem oficinas, workshops e apresentação de processo demandados pelos próprios jovens. Além da orientação, os participantes recebem uma bolsa artística para desenvolver projetos individuais ou colaborativos. A imersão tem duração de dois meses e ocorre virtualmente e presencialmente nos Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter até 30 de julho.

O artista urbano e professor de dança da Rede Cuca Jorge Luiz, mais conhecido como Loly Pop, vem acompanhando o processo e comenta sobre a oportunidade. “Para nós, está sendo uma experiência muito enriquecedora, justamente pelo formato. Não é um formato de entrega de processos, de finalizar um produto. É muito mais sobre o discurso de produzir, então requer uma disciplina, uma autonomia muito instigante”, diz.

Para Elisa, a conexão com os jovens é uma experiência e fase importantes na sua vida e tem sido um respiro para o momento de pandemia. 

- Eu vejo que num momento em que ainda vivemos essa pandemia, o Poia veio pra dar um respiro para nós todos. Alguns deles já têm a ideia mais concreta, outros ainda estão numa etapa mais inicial, mas eu senti uma confiança e uma conexão de todos que tem feito desse projeto um dos mais importantes da minha vida”, compartilha.

Ao final do percurso, será realizada uma mostra com os resultados do projeto. Também estão sendo produzidas imagens e vídeos sobre os trabalhos com o grupo de dança. As imagens estão sendo captadas durante as formações e serão enviadas para os diretores do projeto na Finlândia para ser feita uma curadoria e edição para lançar uma exposição coletiva com os oito projetos selecionados.

O lançamento deve acontecer no The Finnish Labour Museum Werstas, na cidade de Tampere, Finlândia. A estreia está prevista para 23 de setembro, devendo permanecer em cartaz por um ano.

Laboratório - Nesta sexta-feira (25 de junho), das 14 às 17 horas, no Cuca Barra, vai acontecer mais um laboratório do projeto, com a presença da Elisa e do professor Loly Pop.

Sobre o grupo de dança da Rede Cuca Mondubim - O grupo já apresentou os espetáculos "Afrodizia", "Idem", "Vetin" e, por último, "Benção". Semestralmente, é realizada uma seleção para novos integrantes.

Antes da pandemia, o grupo de dança contava com uma rotina de duas aulas semanais. No entanto, quando estão se preparando para apresentações em festivais e grandes eventos, os ensaios passam a acontecer até quatro vezes por semana, contando com três horas de ensaio, cada encontro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).