Pular para o conteúdo principal

UFC, Samsung e SiDi discutem colaborações nas áreas de inteligência artificial e ciência de dados

 


Em encontro realizado na Reitoria, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a multinacional coreana Samsung e o SiDi (instituto de pesquisa parceiro da SAMSUNG) apresentaram mutuamente suas experiências e projetos na área de inteligência artificial e ciência de dados. O objetivo da reunião foi conhecer com mais profundidade as frentes de atuação de cada organização, prospectar parcerias e estabelecer canais de colaboração.

Da UFC, estiveram presentes:

  • Reitor professor Cândido Albuquerque,
  • Vice-reitor, professor Glauco Lobo Filho.
  • Diretor da Faculdade de Direito e coordenador de Educação e Difusão de Conhecimento do Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC (CRIA), professor Maurício Benevides.
  • Coordenador do Insight Laboratório de Ciência de Dados (INSIGHT) e cientista-chefe da área de Dados e Transformação Digital do Governo do Estado do Ceará, professor José Antônio de Macedo.
  • Coordenador de Pesquisa e Inovação do CRIA-UFC e diretor de inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), professor Jorge Soares.
  • Coordenador de Transferência Tecnológica do CRIA-UFC e pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Rodrigo Porto.
  • Superintendente de Tecnologia da Informação da UFC. professor Edgar Marçal.
Comitiva da SAMSUNG e do SiDi é recebida pela administração superior para tratar de possibilidades de cooperação (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Dentre os visitantes, estiveram:
  • Cris Jang, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Samsung.
  • M. D. Kang, diretor de gerenciamento da Samsung.
  • Jim Choi, diretor da Samsung SDS, subsidiária de TI da multinacional.
  • John Yi, presidente do SiDi.
  • Rogério Moreira, gerente da regional do SiDi em Recife.

O encontro foi iniciado com apresentação do Prof. José Macedo sobre a plataforma de big data desenvolvida pelo INSIGHT para o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (SINESP), em uma parceria com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Até o momento, 15 ferramentas já foram desenvolvidas nessa iniciativa, como, por exemplo, um sistema de vigilância urbana em tempo real, software integrado ao banco de dados das secretarias de segurança para coleta de digitais em abordagens e sistema de geomonitoramento de presos em liberdade provisória. "Todos esses são projetos demandados pelo poder público e desenvolvidos integralmente na UFC, com excelentes resultados na prevenção de ocorrências policiais, rompendo com a cadeia de violência na nossa capital", afirmou o professor Macedo.

Prosseguindo com a rodada de apresentações da casa,  Rodrigo Porto citou as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática. O LESC é a única unidade da UFC credenciada à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). "Essa nossa unidade da EMBRAPII é especializada em sistemas de computadores de alta complexidade, como sistemas de avaliação de qualidade (sistemas tolerantes à falha), engenharia biomédica e processamento digital de imagens e sinais", enumerou o pró-reitor-adjunto.

Já  Maurício Benevides socializou dados sobre o CRIA e seu primeiro projeto, recém-aprovado em edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). "A parceria, firmada com o sistema de assistência à saúde Hapvida, prevê o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de diagnóstico por imagem, prontuário eletrônico e predição de doenças crônicas por localização", exemplificou o coordenador.

A seguir,  Jorge Soares, que também está à frente do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP), no Centro de Tecnologia, detalhou ferramenta de inteligência artificial, também desenvolvida no âmbito da UFC, que monitora o estado das rodovias, informando pontos que necessitam de reparo ou que representam ameaças para os motoristas.

Por fim, foi apresentada a lista de cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UFC que são direta ou indiretamente relacionados aos campos de Tecnologia da Informação, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Ciências da Computação – presentes inclusive nos campi da Instituição no Interior.

CENTROS DE INOVAÇÃO – A reunião, que durou cerca de duas horas, teve sua segunda parte dedicada à apresentação das atividades do SiDi, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento aplicados conveniada à SAMSUNG que possui centros de inovação em Campinas, Recife e Manaus. Conduzida pelo gerente regional Rogério Moreira, a exposição tratou das áreas de expertise do SiDi, atualmente inteligência artificial, computação em nuvem, pagamentos digitais, segurança da informação e hacking ético (testes de segurança).

- O primeiro smartphone Android a ser desenvolvido no Brasil foi criado dentro do SiDi. Envolvemos mais de 500 pessoas, entre engenheiros, pós-doutores, doutores, mestres, especialistas e UX/UI designers. Temos uma produção científica intensa, com muitos papers, mas também muita atenção à questão da propriedade intelectual, pois a Samsung é nossa principal parceira", frisou Rogério Moreira.

Representantes da UFC, da SAMSUNG e do SiDi apresentaram mutuamente suas experiências e projetos na área de inteligência artificial e ciência de dados (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

De acordo com John Yi, as possibilidades de relacionamento que se desenham são muito promissoras, pois a organização tem interesse em cooperar não só com companhias, mas também com universidades. "Foi meu primeiro contato com a UFC, e estou muito impressionado, não só com o tamanho da universidade, mas com a qualidade e a agilidade daquilo que vocês vêm desenvolvendo. Tivemos uma conversa muito boa com o reitor, e aqui gostamos da disposição e da velocidade com que as coisas parecem andar. Estamos em contato com outras universidades, mas estou confiante de que teremos um relacionamento muito bom com a UFC", vislumbrou o CEO do SiDi, parceiro antigo da SAMSUNG.

O reitor Cândido Albuquerque já situa o encontro entre os mais importantes já realizados pela UFC na área de produção de tecnologia. "Sentimos claramente que a equipe coreana ficou impressionada com o que já estamos fazendo aqui, e ficou claro que juntos poderemos fazer muito mais. Nosso propósito, agora, é aumentar a proximidade da universidade com empresas inovadoras, e notadamente com aquelas do porte da Samsung", disse o gestor máximo.

Com informações do Gabinete do Reitor da UFC.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).