Pular para o conteúdo principal

Aprovado Curso de Medicina da Urca no Crato

 O Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (MedUrca), foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

O sonho de várias décadas se tornará realidade com o primeiro vestibular para o Curso de Medicina, que deverá acontecer até outubro próximo.

O comunicado foi feito pelo reitor da Urca, professor Francisco do O’ de Lima Júnior, que já enviou o parecer positivo do CEE ao governador do Estado, Camilo Santana (PT).

Segundo o reitor, o documento de aprovação foi publicado no Diário Oficial do Ceará, edição desta quinta-feira (15 de julho).

- É uma grande alegria ver o resultado positivo de todo o processo realizado com parcerias, tendo a participação de professores da própria Universidade Regional do Cariri (Urca), além de contribuições importantes, a exemplo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Ceará, tendo à frente o doutor Carlile Lavor, entre outras instituições”, afirma o reitor Lima Júnior. Ele destaca o trabalho de articulação realizado através do Município do Crato, para que houvesse um fortalecimento nas negociações para a conquista.

O reitor recebeu o comunicado da aprovação do relatório da comissão juntamente com o vice-reitor, professor Carlos Kleber de Oliveira; da presidente do CEE, professora Ada Pimentel.

- O Conselho, a partir de agora, irá conduzir as tratativas oficiais, publicizando oficialmente a aprovação”, disse o reitor da Urca.

As últimas avaliações foram realizadas pela comissão designada pelo conselho, formada com os Professores Jackson Sampaio (Uece), Bernardo Brito (UFCA) e Emile Sampaio Cordeiro (UFCA).

O MedUrca foi aprovado em fevereiro deste ano, pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) da Instituição, por unanimidade, incluindo também o Curso de Turismo (Barbalha). A aprovação também aconteceu junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade. A decisão é histórica para a Região do Cariri e a Universidade, que amplia a instituição com os novos cursos.

Segundo Francisco do O’ de Lima Júnior é importante destacar o caráter inovador do curso de Medicina, dentro do processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração a prioridade nos três eixos maiores: gestão em saúde, atenção em saúde, e educação em saúde. Esse direcionado na proposta pedagógica, além dos componentes curriculares, que também foram apreciados, como um dos cursos que irá funcionar na formação voltada para a comunidade, conhecendo as endemias, o mapeamento epidemiológico, e depois o indivíduo, na promoção da saúde, para depois cuidar da doença.

Fortalecimento da atenção primária - O reitor destaca o amadurecimento institucional da Urca, em que se pode pensar em projetos de maior envergadura, contando com a capacidade de trabalho da comunidade acadêmica, no âmbito das formações, e a articulação com as outras instituições.

- Os cursos já nascem dentro de uma centralidade do perfil da própria universidade, que é de promoção das necessidades comunitárias, a saúde e o turismo, a formação e a capacitação do pessoal. A Urca reforça sua capacidade de responder às grandes demandas da sociedade, chanceladas por ela, e dialogar com as políticas públicas”, afirma.

Para ele, esse é um desafio, pensar num curso arrojado, se apropriando das estruturas e das formações que a Urca possui. Foi integrado no currículo da Medicina a expertise de pesquisas de programas especiais da Urca, voltados para o campo da Enfermagem, Educação Física, Química Biológica e da própria Biologia, a Residência em Saúde Coletiva, Residência em Enfermagem e Obstetrícia, envolvendo todo um conjunto diversificado de pesquisa, para atender à necessidade de entendimento dos programas de Saúde, das epidemias, do próprio sistema da gestão de saúde, dentro de uma construção colaborativa.

- Nesse momento comemoramos essa grande realização no Crato e Região”, frisa.

Medicina - O Crato será sede do Curso de Medicina que iniciará referenciado na formação voltada à atenção básica de Saúde, com a construção de um centro médico de atendimento à população, em terreno ao lado do Seminário São José.

O Curso de Medicina da Urca nasce junto com a criação do Hospital Universitário, anunciado recentemente, com a compra, através do Governo do Estado, do Hospital São Camilo (antigo Hospital São Francisco) com o conjunto de edificações ao lado, onde funcionou o Colégio Ana Couto e a Casa de Caridade do Crato, onde será sediada a estrutura de funcionamento do MedUrca.

CEE - O Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou a instalação e funcionamento de um novo curso de Medicina na região do Cariri. A graduação, em nível de bacharelado, será estabelecida na cidade do Crato pela Universidade Regional do Cariri (URCA). A ideia de criação do MedURCA partiu do governador Camilo Santana, numa forma de expandir a oferta de ensino superior público no Estado, reforçando a política de inclusão social; bem como suprir a carência de profissionais de medicina no Ceará.

A aprovação do parecer favorável ao novo curso ocorreu em reunião plenária extraordinária do CEE, por meio de videoconferência, realizada na manhã da quarta-feira, 14/7/21. Os conselheiros levaram em conta relatório minucioso elaborado por uma comissão de avaliação de cursos designada pelo direção do órgão. A equipe avaliadora, inclusive, realizou visita aos espaços físicos da estrutura da universidade que servirão para o uso de aulas e de práticas de laboratório.

Os conselheiros observaram, ainda, a necessidade de intensificar a formação na campo da saúde na região do Cariri, convergindo com os esforços de atuação da universidade e do Governo do Estado, buscando reduzir as desigualdades no que tange à saúde e expandir a oferta de profissionais de excelência, com ênfase na perspectiva do trabalho em equipe no campo da Atenção Primária à Saúde.

A presidente do CEE, professora Ada Pimentel, destaca que a iniciativa da URCA, idealizada pelo governador Camilo Santana e chancelada pelo Conselho em parecer, deverá impactar, no futuro breve, sobre os indicadores de saúde no Cariri, incluindo a qualificação dos processos de trabalho no Sistema Único de Saúde em nível local e regional.

A gestora reforça que a aprovação da criação e funcionamento do MedUrca pelo CEE se dá a partir das necessidades advindas da carência de formação profissional no campo da medicina, levando em conta o baixo número de médicos por 100 mil habitantes no Cariri e regiões circunvizinhas.

Ada Pimentel corrobora com a posição do governador Camilo Santana de que o MedUrca contribuirá para a política de inclusão social; e enfatiza a educação com força transformadora. Ela lembra que, na condição de universidade pública estadual, a URCA tem o seu funcionamento sob a abrangência do CEE, que estabeleceu as normas de funcionamento do novo curso.

O MedUrca estará integrado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Urca. O curso será ofertado na modalidade presencial, com 60 vagas anuais (30 por semestre), funcionando em tempo integral, com carga horária de 7.860 horas. A forma de ingresso será por processo seletivo simplificado. O objetivo é formar profissionais com foco na Atenção Primária à Saúde, com visão humanista, crítica, reflexiva e ética.

Reitor da URCA, o professor Francisco do Ó’ de Lima Júnior afirmou que o funcionamento do novo curso da Urca será incrementado com a aquisição do prédio do Hospital São Camilo para a formação do primeiro hospital universitário do interior do Ceará, que será uma referência na formação das habilidades clínicas. “Vamos pensar em parcerias para a gestão desse equipamento e colocar a serviço da formação médica para toda a região”, explicou.

A graduação na Urca torna-se mais uma opção para a formação de médicos no Cariri. Atualmente, é ofertada pela Universidade Federal do Cariri, na cidade de Barbalha; e na Rede Privada de Ensino, em Juazeiro do Norte.

Com informações e foto da Assessoria de Imprensa da Urca.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".