Pular para o conteúdo principal

Plantio de alameda de ipês-amarelos celebra Dia de Proteção às Florestas

 Em alusão ao "Dia de Proteção às Florestas", celebrado neste sábado (17 de julho), uma alameda de ipês-amarelos será plantada na Rede Cuca Mondubim. A atividade, que começa às 9 horas, faz parte da campanha #EuPlantoComOCuca, que acontece em julho, o Mês da Juventude.

Além da implantação da alameda, será lançada a placa do futuro viveiro de mudas da Rede Cuca. O primeiro, que será instalado no Cuca Mondubim, consiste em uma estufa de produção de mudas para educação ambiental, monitorada pelos voluntários do Programa.

As atividades contam com a parceria da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente e Urbanismo (Seuma), que fornecerá as mudas de ipês, pau pombo e mulungus, árvores nativas cearenses, e também da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), que disponibilizará mudas de plantas medicinais, ornamentais e florestais também nativas.

A Prefeitura de Fortaleza instituiu, em 9 de março de 2021, o ipê-amarelo, também conhecido como caraúba, como Árvore Símbolo de Fortaleza, de acordo com o Decreto 14.944. A escolha aconteceu por meio de consulta pública e atende os princípios de preservação e conservação ambiental estabelecidos na Política Municipal do Meio Ambiente.

Sobre a Rede Cuca - Rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Geridos pelo Instituto Cuca, os equipamentos localizados na Barra do Ceará, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e a garantia de direitos humanos.

Além disso, a Rede Cuca também visa levar para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e Cinema.

Sema - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) fará doação de mudas nativas no Viveiro da Área Adahil Barreto, Parque Estadual do Cocó, neste sábado (17 de julho), em alusão ao Dia de Proteção às Florestas. O viveiro tem foco na produção de mudas de mata de tabuleiro e manguezal. 

O secretário Artur Bruno explica que a SEMA tem priorizado a preservação das Unidades de Conservação estaduais, com ações de florestamento e reflorestamento. 

- Temos atuado principalmente nas áreas de microbacias hidrográficas, como as dos Rios Cocó, Pacoti, Ceará e Jaguaribe”, informou.

A produção de mudas da Sema ocorre em viveiros localizados em UCs (Parques Estaduais do Cocó e Botânico do Ceará, e também na APA da Serra de Baturité) e em parceria com municípios – tais como Acopiara, Campos Sales, Croatá, Tauá – onde houve revitalização de viveiros produtores. 

O cultivo de mudas segue o Programa de Valorização de Espécies Vegetais Nativas do Ceará. Além disso, como parte da estratégia de preservação, a Sema investe em ações constantes de educação ambiental e participa de Grupos de Trabalho e Câmaras Técnicas voltados à temática florestal, como o GT do Reflorestamento, Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Câmara Técnica da Carnaúba.

Cobertura Florestal - Segundo o Inventário Florestal Nacional no Estado do Ceará – coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e executado em parceria com o governo estadual, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) – o Ceará tem 57% do seu território coberto por tipologias consideradas florestais, o que equivale a 8,5 milhões de hectares. 

O levantamento constatou ainda que cerca de metade das árvores mensuradas foram consideradas sadias. 14% das árvores encontravam-se mortas em pé e 35% apresentaram algum tipo de comprometimento da sanidade.

88% desta cobertura florestal remanescente é composta por vegetação de Caatinga, predominante no semiárido cearense, ambiente suscetível à desertificação, como resultado da degradação do solo, dos recursos hídricos e da biodiversidade, especialmente no que diz respeito a supressão de vegetação nativa. 

Atualmente, 100% do território do Estado do Ceará é suscetível à desertificação, sendo 11,45% deste percentual considerado como área fortemente degradada, conforme dados de 2015 obtidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Conforme base de dados da SOS Mata Atlântica, referente ao ano de 2019, o Estado do Ceará conta com uma área de 138.714 hectares de formações florestais, excetuando-se as da Caatinga. Essas formações têm destaque em áreas de cobertura de mata atlântica, restinga arbórea e mangue, distribuindo-se pelo litoral cearense, serras úmidas e chapadas, sendo as principais:

  • Maciço de Baturité.
  • Serra de Aratanha.
  • Chapada do Araripe.
  • Serra da Ibiapaba.
  • Região Metropolitana de Fortaleza.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Miguel Messias

Morreu, na noite deste domingo (27 de junho), o radialista Miguel Messias com passagens nas rádios Sociedade da Bahia, Clube de Pernambuco, Verdes Mares AM de Fortaleza, Iracema de Fortaleza, Pitaguary de Maracanaú, Metropolitana de Caucaia e Ceará Rádio Clube. Cobriu quatro copas do mundo. O sepultamento será às 13 horas, no Cemitério Bom Jardim, em Fortaleza. Tony Mazolly - Recebo a Triste Notícia, que acabou de falecer o companheiro radialista Miguel Messias". Alano Maia -  Caros amigos, infelizmente acabou de falecer o companheiro Miguel Messias...Sem palavras" Gualber Calado - Miguel  Messias - grande companheiro de muitas jornadas na Rádio Clube e nas Webrádios! Ivan Bezerra - Comecei com ele na Rádio Iracema. Jamais esquecerei o apoio que me deu no início da profissão, a mim e ao meu irmão, Ari Bezerra. Com certeza Deus já reservou um bom lugar para ele".

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Miguel Messias

Morreu, na noite deste domingo (27 de junho), o radialista Miguel Messias com passagens nas rádios Sociedade da Bahia, Clube de Pernambuco, Verdes Mares AM de Fortaleza, Iracema de Fortaleza, Pitaguary de Maracanaú, Metropolitana de Caucaia e Ceará Rádio Clube. Cobriu quatro copas do mundo. O sepultamento será às 13 horas, no Cemitério Bom Jardim, em Fortaleza. Tony Mazolly - Recebo a Triste Notícia, que acabou de falecer o companheiro radialista Miguel Messias". Alano Maia -  Caros amigos, infelizmente acabou de falecer o companheiro Miguel Messias...Sem palavras" Gualber Calado - Miguel  Messias - grande companheiro de muitas jornadas na Rádio Clube e nas Webrádios! Ivan Bezerra - Comecei com ele na Rádio Iracema. Jamais esquecerei o apoio que me deu no início da profissão, a mim e ao meu irmão, Ari Bezerra. Com certeza Deus já reservou um bom lugar para ele".

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi