Pular para o conteúdo principal



Uece obtém aprovação de carta-patente para invenção desenvolvida com a Embrapa

 A Universidade Estadual do Ceará (Uece) obteve, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), aprovação de sua primeira carta-patente. 

O documento visa a proteção nacional da invenção do Processo de Obtenção de Eletrodo Impresso Modificado com Nanopartículas de Ouro, desenvolvida em parceria da Universidade com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa Agroindústria Tropical.

- A concessão da primeira carta-patente com titularidade da Universidade Estadual do Ceará é um marco científico de nossa instituição. É uma indicação da maturidade científica já atingida pela Universidade, do avanço contínuo da pesquisa de excelência e do desenvolvimento tecnológico e de inovação que vem sendo trilhado pela instituição. A Uece possui, hoje, mais de 100 ativos de propriedade intelectual com pedido de proteção no Inpi. Essa patente confirma que estamos no caminho certo enquanto universidade pública produtora de ciência, de tecnologia e de inovação”, analisa o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

O processo patenteado é resultado do desenvolvimento do projeto de tese de Maria Gardeny Ribeiro Pimenta, pelo Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio/Uece). São responsáveis pela invenção os pesquisadores Carlucio Roberto Alves, Maria de Fátima Borges, Rosa Fireman Dutra e Roselayne Ferro Furtado, além de Gardeny.

Utilidade - De acordo com o professor da Uece e um dos inventores do processo, Carlucio Alves, “a invenção consiste na fabricação de superfície sensora usada para detecção de contaminantes químicos (pesticidas, toxinas) e biológicos (microrganismos) ou para a confecção de uma superfície biossensora com imobilização de material biológico (proteínas) que torna a detecção de analitos extremamente seletiva. […] A grande vantagem desse sensor deve-se ao fato de ser de baixo custo, de alta sensibilidade e de fácil uso dos eletrodos construídos para uso em sensores”.

O supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias da Embrapa, Genésio Vasconcelos, acrescenta que o diferencial está na “adesão das nanopartículas de ouro” no eletrodo impresso, que vai servir para identificar, principalmente, substâncias biológicas, como salmonela, antígenos, entre vários outros tipos de microrganismos e de materiais. Outro diferencial é a rapidez da preparação, o que dá agilidade ao processo de análise da amostra, além de ter alta biocompatibilidade e maior área de superfície de contato, tornando a análise mais eficiente, eficaz, segura e fidedigna.

Portanto, o processo pode ser útil para laboratórios, bem como para indústrias e pequenos produtores. Um exemplo prático de sua utilização é a detecção de contaminantes em produtos, como leite e derivados, que, devido à grande quantidade de proteínas e da lactose, podem ser um meio de enriquecimento para microrganismos.

Propriedade Intelectual - A patente, que é resultado de pesquisa conjunta entre Uece e Embrapa, contou com o apoio do Escritório de Patentes da Embrapa e do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uece (NIT), para sua elaboração. 

O coordenador do NIT/Uece, professor Samuel Façanha, explica que o depósito da referida patente foi realizado em 2013 e que, no Brasil, o processo leva em torno de 10 anos. 

- A aprovação da carta-patente é muito marcante, pois o processo de patenteamento não é simples […]. Essa patente foi depositada há oito anos, e só agora temos a confirmação do Inpi”. 

O coordenador destaca, o que a aprovação representa para o Núcleo. 

- Isso é uma prova da importância do NIT, em estimular a inovação e oferecer mecanismos de proteção a essa propriedade intelectual gerada na universidade. É uma recompensa pelo trabalho realizado”.

O NIT/Uece tem como objetivos auxiliar os pesquisadores em pesquisas de patentes, acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da universidade, facilitar a interface da Uece com a sociedade, divulgando e transferindo as tecnologias desenvolvidas em seus campi e estabelecer uma “cultura da inovação”, por meio da qual toda a Uece possa criar e se reinventar, estabelecendo novos paradigmas nas relações com a sociedade.

De acordo com dados do Núcleo, atualmente, a instituição possui 70 depósitos de patentes de invenção e três de modelos de utilidade. Ao todo, a Uece tem mais de 100 ativos de propriedade intelectual com pedido de proteção no Inpi.

Após aprovação da carta-patente, Uece e Embrapa darão o próximo passo, que é a busca de parceiro industrial para produção do produto em larga escala e sua inserção no mercado.

Invenção - A parceria institucional entre Uece e Embrapa já resultou em outras pesquisas e outros depósitos de patentes e na implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, de forma associativa. A parceria, desta vez, obteve como resultado a carta-patente Nº BR 102013033108-2, cuja validade é de 20 anos, e que visa proteger a invenção que consiste na fabricação de superfície sensora usada para detecção de contaminantes químicos e biológicos, ou para a confecção de uma superfície biossensora com imobilização de material biológico que torna a detecção de analitos extremamente seletiva.

A superfície consiste em eletrodo impresso modificado (filme de carbono depositado sobre um suporte inerte de PVC) com nanopartículas de ouro depositadas. Esse eletrodo é acoplado a um aparelho (potenciostato/galvanostato, fomentado pela FINEP) que permite aplicação de diferentes potenciais (neste caso, uma varredura de potencial). Em determinados potenciais, as moléculas (orgânicas e inorgânicas) realizam reações (eletro)químicas havendo fluxo de corrente elétrica, onde a intensidade dessa corrente é proporcional à concentração do meio analisado.

A nova superfície sensora é obtida por um tratamento com KCl seguida da eletrodeposição das nanopartículas de ouro, que tem a função de amplificar a resposta do sinal elétrico proveniente da interação entre a superfície e o analito, aumentando, assim, a sensibilidade do (bio)sensor; detectando concentrações na ordem de nanogramas ou até picogramas (10-9 e 10-12).

Os resultados dessa invenção culminaram na formação de recursos humanos especializados, artigos científicos publicados em periódicos de alto fator de impacto, além da patente. Isso mostra que os investimentos dos Governos Estadual e Federal na pesquisa, do ponto de vista econômico, poderão retornar à sociedade, rentabilizando benefícios em médio e longo prazo, como finalizou o pesquisador Carlucio Alves. “Os recursos dos impostos aportados na produção de conhecimento e de tecnologia retornam para a sociedade na forma de inovação e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida”.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Agenda Leonina

 

Novo papa é Leão XIV

O novo papa é Leão XIV. O c ardeal norte-americano Robert Prevost,de 69 anos foi escolhido para comandar a Igreja Católica. Nascido em 14/9/1955, papa Leão XIV sucede papa Francisco. Leão XIV é o 267º papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Robert Francis Prevost Martínez O.S.A., nasceu em Chicago-Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955) é um prelado católico estadunidense que é chefe da Igreja Católica e soberano do Estado da Cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. É um frei, bispo emérito de Chiclayo, no Peru, e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Ele foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril de 2023. Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e trabalhou na Ordem Agostiniana. O papa Francisco nomeou-o cardeal e...

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Agenda Leonina

 

Novo papa é Leão XIV

O novo papa é Leão XIV. O c ardeal norte-americano Robert Prevost,de 69 anos foi escolhido para comandar a Igreja Católica. Nascido em 14/9/1955, papa Leão XIV sucede papa Francisco. Leão XIV é o 267º papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Robert Francis Prevost Martínez O.S.A., nasceu em Chicago-Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955) é um prelado católico estadunidense que é chefe da Igreja Católica e soberano do Estado da Cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. É um frei, bispo emérito de Chiclayo, no Peru, e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Ele foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril de 2023. Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e trabalhou na Ordem Agostiniana. O papa Francisco nomeou-o cardeal e...

Três jovens morrem a caminho de Torneio de Futebol

Um trágico acidente de carro registrado no fim da tarde desta Quinta-Feira Santa (17/4/2025), resultou na morte de três jovens e deixou outros três feridos na BR-230, nas proximidades da localidade Tamboril, na zona rural do município de Fronteiras, no Piauí. Segundo informações preliminares, o grupo de seis jovens seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino à comunidade Cansanção, zona rural de São Julião – PI, onde participariam de um tradicional torneio de futebol. Durante o trajeto, o motorista perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista, ocasionando o capotamento do carro que saiu da rodovia. Com o impacto, alguns dos ocupantes foram arremessados para fora do veículo e morreram ainda no local. As vítimas fatais foram identificadas como: Jofry Dantas. Yasmim Andrade. Raul Aquino. Outros três jovens sobreviveram ao acidente com ferimentos e aguardam transferência para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte (CE). Eles foram identificados como: Thais. Timó...