Pular para o conteúdo principal

Avaliação nutricional ajuda a salvar vidas de recém-nascidos prematuros

 Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes de 37 semanas de gravidez. 

A prematuridade extrema é a causa mais frequente de morte de recém-nascidos. 

Além disso, os pequenos podem sofrer alguns distúrbios clínicos, como desnutrição, déficit de crescimento e podem apresentar comorbidades que influenciam em um maior tempo de internação.

Por isso, é fundamental que essa criança receba assistência nutricional logo após seu nascimento.

Um desses cuidados é a avaliação nutricional de bebês que nasceram de forma prematura – que possuem maior chance de problemas em relação à nutrição e morbimortalidade. 

Avaliação e triagem nutricional permitem identificar os riscos e uma possível necessidade de intervenção precoce. Desta forma, é possível garantir um tratamento eficaz e um acompanhamento nutricional apropriado, prevenindo complicações decorrentes da desnutrição e crescimento inadequado.

Larissa Leite é nutricionista e atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Para a profissional, apesar da demanda, muitos nutricionistas optam por outras áreas de atuação devido à falta de aprofundamento sobre o assunto na Graduação. 

- A demanda é alta, pois é essencial esta avaliação nas unidades. Entretanto, há poucos nutricionistas que optam pela área neonatal, por fatores como ausência ou falta de aprofundamento no curso de Nutrição. Vale ressaltar que toda unidade hospitalar deve ter um nutricionista neonatal para, juntamente com toda equipe multiprofissional, garantir a vida desta criança, melhorando suas condições funcionais”, afirma Larissa Leite.

Diante disso, a Escola de Saúde e Gestão (ESG) está promovendo o treinamento online 'Avaliação Nutricional em Neonatologia' (https://escoladesaudeegestao.com.br/cursos/profissionais-da-saude/avaliacao-nutricional-em-neonatologia)

Segundo a professora do Curso, Livia Bordalo, a busca por esse tipo de trabalho é cada vez maior.

- A demanda é elevada, uma vez que todo hospital-maternidade apresenta um setor específico de atendimento a recém-nascidos. Porém, ainda há poucos nutricionistas especializados nessa área ou capacitados para a demanda específica dos bebês”, avalia.

- É necessário muito conhecimento na prática clínica para conseguir atuar de forma satisfatória e eficaz, além de poder contribuir com a melhora do estado nutricional e clínico dos bebês. Os diferentes setores de um hospital devem ter acompanhamento nutricional”, afirma Lívia Bordalo.

A capacitação oferecida pela ESG visa apresentar a profissionais e acadêmicos da área da Saúde conceitos e noções básicas de assistência nutricional a crianças recém-nascidas. O suporte é fundamental para estabelecer condutas nutricionais precoces e adequadas a fim de prevenir a desnutrição, melhorar a resposta ao tratamento clínico e reduzir o tempo de internação em crianças.

- O Curso capacita o aluno para aferir, identificar e classificar o estado nutricional de neonatos, principalmente os que estão em risco nutricional”, acrescenta Lívia Bordalo. 

As inscrições para o treinamento estão abertas.

Prematuridade - A Prematuridade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema global, principalmente devido à associação com a mortalidade neonatal. O Brasil está entre os dez países com os maiores índices de partos prematuros, sendo estes responsáveis por 60% dos nascimentos prematuros do planeta.

Fernanda Fernandes é nutricionista e responsável pela assistência da UTI Neonatal do Hospital Geral Doutor Waldemar Alcântara (HGWA), também da Rede Sesa. Ela explica como é feita a avaliação. - Os recém-nascidos prematuros são avaliados desde o momento do nascimento, onde são medidos o peso, a estatura, a circunferência cefálica e a circunferência do tórax – essas medidas são feitas pela equipe que assiste o nascimento do bebê. Para avaliação do estado nutricional, o parâmetro mais utilizado é o peso”, diz Fernanda Fernandes.

Ainda de acordo com Fernanda Fernandes, o peso aferido é avaliado segundo as curvas específicas de acompanhamento do prematuro, em que se avaliam o peso e a idade gestacional, sendo as avaliações do crescimento do recém-nascido pré-termo (RNPT) classificados como “Adequado para Idade Gestacional (AIG)”, “Pequeno para Idade Gestacional (PIG)” ou “Grande para Idade Gestacional (GIG)”.

- Após o nascimento, o peso do bebê é avaliado diariamente e os demais parâmetros de acompanhamento são aferidos e avaliados semanalmente, como rotina, ou de acordo com a necessidade clínica. O nutricionista é responsável por fazer a classificação do estado nutricional do recém-nascido, a partir do peso aferido, e avaliar semana a semana o seu ganho de peso, checando se está ou não adequado para o período”, acrescenta a nutricionista Fernanda Fernandes.

A profissional reforça que a avaliação é fundamental, porém é preciso fazê-la da forma correta, visto que nem todos os bebês podem ser submetidos ao procedimento.

- É de extrema importância a avaliação nutricional e o acompanhamento do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros para que a equipe multidisciplinar possa traçar as melhores medidas de terapia nutricional e acompanhar a sua efetividade em cada bebê assistido pela unidade. Apenas os bebês com instabilidade clínica ou com alguns riscos clínicos (avaliados pelo médico) têm contraindicação de realizar a aferição diária de peso. Desta forma, o médico avalia diariamente o bebê e indica para a equipe o melhor momento para que essa avaliação seja feita, sem trazer nenhum risco ao pequeno paciente”, finaliza Fernanda Fernandes.

Nesta terça-feira (31 de agosto) é comemorado o Dia do Nutricionista.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE