Pular para o conteúdo principal

UPA Messejana tem 1ª paciente com uso do Elmo sem diagnóstico de coronavírus

 A paciente Maria Regiane Ferreira da Silva, de 42 anos, foi a primeira pessoa internada no Pronto Atendimento a usar o capacete Elmo sem estar com diagnóstico de covid-19 (novo coronavírus). 

A experiência, exitosa, ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Messejana, uma das unidades vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). 

Na Avaliação Fisioterapêutica, seguida de um exame de Raio-X e Gasometria Arterial, foi detectada a necessidade de um estímulo com pressão positiva para melhorar a condição da função respiratória da paciente.

Com o uso do capacete, Regiane Ferreira conseguiu respirar com mais qualidade e o desconforto foi amenizado. Ela utilizou o equipamento no período em que estava em tratamento emergencial para controle de dor abdominal aguda em investigação. Após 48 horas de Elmoterapia, ela apresentou melhora da condição de insuficiência respiratória leve (de causa indeterminada), embora mantendo o quadro de inflamação abdominal em acompanhamento.

Para que a resposta fosse avaliada de forma fidedigna, o monitoramento criterioso dos parâmetros utilizados e das reações da paciente foi registrado em prontuário durante todo o período de uso do capacete. Para isso, a equipe deve estar atenta ao uso da pressão estabelecida do início à alta terapêutica.

Para Gabriel Coutinho, um dos fisioterapeutas da equipe da UPA Messejana, “acompanhar a terapia faz toda a diferença para saber se o paciente ficará bem ou se precisará interromper a intervenção".

À medida que a respiração dava sinais de melhora, Regiane Ferreira sentiu-se mais disposta e conseguia falar e movimentar-se de forma mais dinâmica. 

- O meu fôlego melhorou muito, até consigo respirar melhor e mais fácil. Os fisioterapeutas me ajudaram muito. Eu me sinto bem melhor e só tenho a agradecer”, comemora Regiane Ferreira.

Capacete Elmo - O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores cearenses em força-tarefa público-privada com a finalidade de evitar a piora da insuficiência respiratória grave, afastando, em algumas situações, a intubação provocada pelo quadro de covid-19.

De acordo com o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e idealizador do equipamento, Marcelo Alcântara, embora o Elmo tenha sido criado durante a pandemia, já se esperava que ele pudesse ser utilizado em outros tipos de tratamento, além de pacientes acometidos pela covid-19. 

- O Elmo pode ser usado em pessoas com insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória por edema agudo de pulmão, pneumonia e, ainda, em pacientes com problemas respiratórios no pós-operatório de grandes cirurgias, como da caixa torácica ou abdome. É importante dizer que serve para uso tanto em hospitais terciários quanto em Unidades de Pronto Atendimento e Emergências”, frisa Marcelo Alcântara.

O equipamento de respiração assistida teve seu uso iniciado nas UPAs do ISGH no começo de 2021 após aumento da demanda causada pela segunda onda da pandemia. No entanto, a coordenadora de Fisioterapia das UPAs 24 horas sob administração do ISGH, Andrea Braide, avalia que a experiência de Regiane Ferreira com o capacete Elmo representa uma nova fase para o trabalho da equipe de Fisioterapia nas unidades.

- Com o resultado positivo que já estamos percebendo agora, será cada vez mais frequente o uso dessa nova tecnologia para auxiliar nos casos de insuficiência respiratória de pacientes lotados nas unidades emergenciais antes mesmo de acontecer a regulação e transferência para o nível terciário, mesmo sem diagnóstico de coronavírus”, afirma Andrea Braide.

Cada UPA vinculada ao ISGH entre unidades da Sesa recebeu cinco capacetes para a utilização nos pacientes com covid-19, totalizando 30 unidades de suporte. 

Durante o mês de fevereiro, equipes multiprofissionais dessas unidades foram capacitadas para indicar e executar a aplicabilidade do protocolo para o uso do Capacete Elmo conforme indicações e contraindicações preconizadas para o tratamento da insuficiência respiratória do tipo hipoxêmica.

Benefícios do equipamento - Os testes clínicos realizados com o equipamento mostraram que o uso da Elmoterapia pode diminuir em 60% a necessidade de internações por covid-19 em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), mas precisa de critério e uma avaliação adequada com segurança e acompanhamento para garantir resultados eficazes.

O capacete proporciona uma terapia não invasiva, podendo ser utilizado, ainda, com uma menor fração de oxigênio – o que corresponde a uma ajuda expressiva para administrar um tratamento com oxigenioterapia num nível leve a moderado da doença. No entanto, para a sua utilização, o paciente deve estar consciente, cooperativo e orientado.

Por ser considerada uma tecnologia nova no ramo da Saúde, a capacitação profissional para manejo clínico do capacete Elmo é essencial para que a terapia seja indicada com critérios clínicos e terapêuticos prévios. É imprescindível muita atenção à evolução do paciente para evitar uso indevido.

Para isso, a ESP/CE elaborou, ainda em 2020, um processo pedagógico com instrutores preparados para oferecer treinamento do equipamento por meio de simulação realística para a rede do Estado e outras localidades, fortalecendo a possibilidade de capacitação qualificada do profissional e, principalmente, a segurança do paciente, que pode ter benefícios com esta inovação tecnológica cearense.

Braide, que também é instrutora do treinamento, ressalta que:

- Uma equipe bem capacitada consegue ajudar na recuperação precoce do paciente ainda no início da doença, tendo resultados exitosos. Afinal, esta é a proposta do Capacete Elmo”.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".