Pular para o conteúdo principal

Cenário da Pandemia da Covid-19 mostra necessidade da capacitação dos profissionais de Saúde

 A Covid-19 impactou a rotina das instituições e dominou todos os debates em torno da Saúde no Brasil desde fevereiro de 2020, quando foi diagnosticado o primeiro caso de infecção pelo vírus no País.

A questão da segurança do paciente também sofreu mudanças dentro - e fora - das instituições de Saúde. Diante disso, foi necessário capacitar profissionais de Saúde e prepará-los para o novo desafio, até então desconhecido.

Diante desse cenário, o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) com o objetivo de compartilhar conhecimento e promover qualificação profissional para profissionais da Área de Saúde, inaugurou em junho deste ano a Escola de Saúde e Gestão (ESG), plataforma de cursos a distância  voltados para o cuidado e Gestão em Saúde. Os cursos online são de curta duração e podem ser acessados pelo celular ou computador.

Há cursos  disponíveis gratuitamente ou com taxa social, voltados  para profissionais de Saúde, gestores de Saúde e sociedade em geral.  Além de promover conhecimento acessível, a plataforma conta com  professores  experientes no Mercado de Trabalho, proporcionando conteúdos que alinham teoria e prática no exercício profissional. 

- A proposta da ESG é proporcionar uma educação prática, acessível, ágil, fundamentada em valores humanos, com a ajuda de profissionais e gestores experientes e que possibilite redes de aprendizagem. A plataforma possibilita focar no desenvolvimento prático de competências",  salienta o diretor executivo da ESG, Roger Valim.

Para garantir a excelência em gestão e atendimento na saúde, é preciso que o profissional esteja  atualizado e qualificado em relação às novas tendências da área de saúde, para que assim a empresa e o profissional se tornem competitivos e possam alcançar um nível de excelência em gestão de resultados. O processo de admitir um paciente e assisti-lo até a alta final, envolve uma série de etapas complexas que possuem diversos processos como processos administrativos, processos assistenciais e processos de apoio à assistência.

- A estruturação dos processos vem transformando a forma como os serviços de saúde têm desempenhado suas atividades. Muitas vezes falta o devido entendimento e a correta utilização de seus inúmeros benefícios para agregar valor ao paciente. Por isso irei ministrar um curso sobre essa temática”, explica a enfermeira e professora da Escola de Saúde e Gestão, Lady Rosany. 

Treinamentos visam preparar profissionais para a realidade vivida nas unidades - De acordo com o  Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) otimizar o acesso à Educação Continuada é estratégico para a melhoria da segurança do paciente. 

Segundo mostrado em uma Pesquisa realizada pela instituição, trabalhadores da Saúde apontaram que treinamentos por meio de palestras, cursos teóricos e aulas práticas são possibilidades educacionais interessantes para aprimoramento profissional quanto à segurança do paciente. Os treinamentos de profissionais, que anteriormente eram realizados presencialmente, ganharam novas possibilidades.

Nas ações de acompanhamento e enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), amplia as estratégias para capacitar os profissionais de Saúde. 

Elmo - Só esse ano, com a inserção do capacete Elmo no cuidado aos pacientes com complicações respiratórias, mais de 1.300 profissionais receberam o treinamento de habilidades para o manejo clínico do dispositivo, que pode evitar em 60% dos casos a necessidade de intubação. 

Para estes casos mais graves com necessidades de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a ESP/CE ofertou treinamento a mais de mil profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para os procedimentos de ventilação mecânica.

Além disso, a Escola já preparava os profissionais de Saúde antes mesmo da confirmação de casos do Coronavírus, em 2020. Cerca de 1.700 profissionais receberam um ciclo de formações sobre a enfermidade nas cinco regiões de Saúde do Estado. As abordagens incluíram paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual, desenvolvimento de fluxograma interno para atendimento de casos e as características da doença conhecidas até então.

As ações reuniram colaboradores de diversos setores, como o Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes), Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) e  Centro de Educação Permanente em Gestão e Saúde (Ceges).

A fisioterapeuta Andrea Braide, coordenadora de Fisioterapia das UPAs 24 horas sob administração do ISGH - seis delas estaduais, ministrou treinamento sobre o capacete Elmo aos profissionais de Saúde. Além de Fortaleza, Andrea foi responsável pelo treinamento do capacete Elmo no Cariri e em Minas Gerais. O equipamento de respiração assistida teve seu uso iniciado nas Unidades de Pronto Atendiemento (UPAs) do ISGH no começo de 2021 após aumento da demanda causada pela segunda onda da Pandemia.

- Os profissionais são ávidos de conhecimento, as capacitações para uso do Elmo foram realizadas em ambiente simulado de um leito hospitalar, permitindo o desenvolvimento de habilidades clínicas. O instrutor demonstra as habilidades a serem desenvolvidas em cada estação. Proporcionamos cenários clínicos no treinamento com o máximo possível da realidade que eles vão se deparar nas unidades”, explica Andrea Braide, que também ministrou treinamentos virtuais de  ventilação mecânica para profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da Pandemia de Covid-19.

HRN - Estratégias de Enfrentamento à Covid-19 e técnicas de utilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) no atendimento a pacientes com a doença foram alguns dos temas, que permearam os treinamentos e capacitações no Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Sesa, durante um ano de Pandemia. No período de abril de 2020 a maio de 2021, foram realizadas 379 abordagens e 4.026 participações de colaboradores dos vários setores.

Em 2020, foram 281 abordagens e 3.081 participações. Os temas abordados nos treinamentos do ano passado contemplavam estratégias de enfrentamento à Covid-19, preparo do corpo pós-óbito (Covid-19), técnicas de reanimação cardiopulmonar e ventilação no atendimento a pacientes com Covid-19 (adultos e pediátricos), protocolos de segurança institucionais e manuseio de equipamentos – especialmente os ventiladores mecânicos.

Segundo a enfermeira da Educação Permanente do HRN, Ana Carolina Mesquita Moraes:

- É válido destacar o forte envolvimento de parte do corpo clínico desta unidade no apoio aos treinamentos, atuando como facilitadores. O engajamento desses colaboradores mais experientes foi fundamental para a execução do plano de ação da educação permanente”.


O conteúdo é disponibilizado no link https://escoladesaudeegestao.com.br.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não