Pular para o conteúdo principal

Cenário da Pandemia da Covid-19 mostra necessidade da capacitação dos profissionais de Saúde

 A Covid-19 impactou a rotina das instituições e dominou todos os debates em torno da Saúde no Brasil desde fevereiro de 2020, quando foi diagnosticado o primeiro caso de infecção pelo vírus no País.

A questão da segurança do paciente também sofreu mudanças dentro - e fora - das instituições de Saúde. Diante disso, foi necessário capacitar profissionais de Saúde e prepará-los para o novo desafio, até então desconhecido.

Diante desse cenário, o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) com o objetivo de compartilhar conhecimento e promover qualificação profissional para profissionais da Área de Saúde, inaugurou em junho deste ano a Escola de Saúde e Gestão (ESG), plataforma de cursos a distância  voltados para o cuidado e Gestão em Saúde. Os cursos online são de curta duração e podem ser acessados pelo celular ou computador.

Há cursos  disponíveis gratuitamente ou com taxa social, voltados  para profissionais de Saúde, gestores de Saúde e sociedade em geral.  Além de promover conhecimento acessível, a plataforma conta com  professores  experientes no Mercado de Trabalho, proporcionando conteúdos que alinham teoria e prática no exercício profissional. 

- A proposta da ESG é proporcionar uma educação prática, acessível, ágil, fundamentada em valores humanos, com a ajuda de profissionais e gestores experientes e que possibilite redes de aprendizagem. A plataforma possibilita focar no desenvolvimento prático de competências",  salienta o diretor executivo da ESG, Roger Valim.

Para garantir a excelência em gestão e atendimento na saúde, é preciso que o profissional esteja  atualizado e qualificado em relação às novas tendências da área de saúde, para que assim a empresa e o profissional se tornem competitivos e possam alcançar um nível de excelência em gestão de resultados. O processo de admitir um paciente e assisti-lo até a alta final, envolve uma série de etapas complexas que possuem diversos processos como processos administrativos, processos assistenciais e processos de apoio à assistência.

- A estruturação dos processos vem transformando a forma como os serviços de saúde têm desempenhado suas atividades. Muitas vezes falta o devido entendimento e a correta utilização de seus inúmeros benefícios para agregar valor ao paciente. Por isso irei ministrar um curso sobre essa temática”, explica a enfermeira e professora da Escola de Saúde e Gestão, Lady Rosany. 

Treinamentos visam preparar profissionais para a realidade vivida nas unidades - De acordo com o  Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) otimizar o acesso à Educação Continuada é estratégico para a melhoria da segurança do paciente. 

Segundo mostrado em uma Pesquisa realizada pela instituição, trabalhadores da Saúde apontaram que treinamentos por meio de palestras, cursos teóricos e aulas práticas são possibilidades educacionais interessantes para aprimoramento profissional quanto à segurança do paciente. Os treinamentos de profissionais, que anteriormente eram realizados presencialmente, ganharam novas possibilidades.

Nas ações de acompanhamento e enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), amplia as estratégias para capacitar os profissionais de Saúde. 

Elmo - Só esse ano, com a inserção do capacete Elmo no cuidado aos pacientes com complicações respiratórias, mais de 1.300 profissionais receberam o treinamento de habilidades para o manejo clínico do dispositivo, que pode evitar em 60% dos casos a necessidade de intubação. 

Para estes casos mais graves com necessidades de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a ESP/CE ofertou treinamento a mais de mil profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas para os procedimentos de ventilação mecânica.

Além disso, a Escola já preparava os profissionais de Saúde antes mesmo da confirmação de casos do Coronavírus, em 2020. Cerca de 1.700 profissionais receberam um ciclo de formações sobre a enfermidade nas cinco regiões de Saúde do Estado. As abordagens incluíram paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual, desenvolvimento de fluxograma interno para atendimento de casos e as características da doença conhecidas até então.

As ações reuniram colaboradores de diversos setores, como o Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes), Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) e  Centro de Educação Permanente em Gestão e Saúde (Ceges).

A fisioterapeuta Andrea Braide, coordenadora de Fisioterapia das UPAs 24 horas sob administração do ISGH - seis delas estaduais, ministrou treinamento sobre o capacete Elmo aos profissionais de Saúde. Além de Fortaleza, Andrea foi responsável pelo treinamento do capacete Elmo no Cariri e em Minas Gerais. O equipamento de respiração assistida teve seu uso iniciado nas Unidades de Pronto Atendiemento (UPAs) do ISGH no começo de 2021 após aumento da demanda causada pela segunda onda da Pandemia.

- Os profissionais são ávidos de conhecimento, as capacitações para uso do Elmo foram realizadas em ambiente simulado de um leito hospitalar, permitindo o desenvolvimento de habilidades clínicas. O instrutor demonstra as habilidades a serem desenvolvidas em cada estação. Proporcionamos cenários clínicos no treinamento com o máximo possível da realidade que eles vão se deparar nas unidades”, explica Andrea Braide, que também ministrou treinamentos virtuais de  ventilação mecânica para profissionais de Saúde que atuam na linha de frente da Pandemia de Covid-19.

HRN - Estratégias de Enfrentamento à Covid-19 e técnicas de utilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) no atendimento a pacientes com a doença foram alguns dos temas, que permearam os treinamentos e capacitações no Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Sesa, durante um ano de Pandemia. No período de abril de 2020 a maio de 2021, foram realizadas 379 abordagens e 4.026 participações de colaboradores dos vários setores.

Em 2020, foram 281 abordagens e 3.081 participações. Os temas abordados nos treinamentos do ano passado contemplavam estratégias de enfrentamento à Covid-19, preparo do corpo pós-óbito (Covid-19), técnicas de reanimação cardiopulmonar e ventilação no atendimento a pacientes com Covid-19 (adultos e pediátricos), protocolos de segurança institucionais e manuseio de equipamentos – especialmente os ventiladores mecânicos.

Segundo a enfermeira da Educação Permanente do HRN, Ana Carolina Mesquita Moraes:

- É válido destacar o forte envolvimento de parte do corpo clínico desta unidade no apoio aos treinamentos, atuando como facilitadores. O engajamento desses colaboradores mais experientes foi fundamental para a execução do plano de ação da educação permanente”.


O conteúdo é disponibilizado no link https://escoladesaudeegestao.com.br.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a