Pular para o conteúdo principal



FRFagner festeja 72 anos do cantor Fagner

 A Fundação Raimundo Fagner (FRFagner) prepara um calendário especial para quarta-feira (13 de outubro), dia do aniversário de 72 anos de Fagner. 

Atividade com o escritor Ricardo Magalhães, na sede da fundação, aula show em escola pública e apresentação remota do espetáculo Fagner In Concert fazem parte das ações de comemoração.


A programação comemorativa acontecerá de forma híbrida e em quatro municípios:
  • Fortaleza.
  • Eusébio.
  • Iguatu.
  • Solonópole. 

Em Fortaleza, a programação começa às nove horas com uma manhã de autógrafos com o escritor Ricardo Magalhães, do programa Pensamentos Mágicos, na sede da FRFagner. As atividades seguem pelo período da tarde com a Aula Show: o Importante Papel da Música na Educação e a construção do espetáculo virtual “Fagner In Concert”, que será realizada às duas da tarde, na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Clara, no Eusébio. 

A noite, às sete da noite, o espetáculo “Fagner In Concert” será apresentado no canal do Youtube da Fundação Raimundo Fagner. 

Já os moradores de Iguatu e Solonópole poderão conferir o mesmo espetáculo “Fagner In Concert” de forma presencial. Apresentado pelas crianças e jovens atendidos pela instituição de Orós, o concerto será realizado às nove da manhã, no Colégio Pólos, em Iguatu, e às oito da noite, na abertura das festividades do aniversário do município de Solonópole. 

As apresentações acontecerão respeitando todos os Protocolos de Segurança Sanitária e o Decreto Estadual vigente no período. .


ORQUESTRA - A Orquestra da Fundação Raimundo Fagner (FRFagner) é formada por crianças e jovens da instituição de Orós. O Recital tem direção do maestro Nonato Vieira (foto) e conta com músicas nos estilos Chorinho, Polca, Maxixe e Samba Canção, numa rica expressão de musicalidade marcada pela efervescência e euforia característica própria desse estilo e de um Brasil do Século XIX.

No repertório do espetáculo “Fagner In Concert”, canções de grandes compositores como Joaquim Callado, considerado o “Pai do Choro”, e Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, que em suas obras romperam preconceitos da época ao inserir ritmos de matriz africana, como o Maxixe e o Choro.

Composto por 45 integrantes, entre canto coral, flautas doces, percussão e violões, o recital da Orquestra da Fundação Raimundo Fagner de Orós é resultado das oficinas artísticas do Projeto @aprendendocomarte. O Projeto que atende ao todo cerca de 400 crianças e adolescentes de Fortaleza e Orós foi aprovado pelo Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

FRFAGNER - Criada em abril de 2000, a Fundação Raimundo Fagner contribui para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidas em Fortaleza e Orós possam desenvolver o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Tendo a arte como centralidade no processo educativo, atualmente a instituição atende cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre sete e 17 anos de idade, matriculadas na Rede Pública de Ensino.

APRENDENDO COM ARTE - As ações da Fundação são desenvolvidas através do Projeto Aprendendo com Arte, proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, como:

  • Música.
  • Literatura.
  • Informática.
  • Teatro.
  • História da Arte.
  • Criação e Arte.
  • Expressão Corporal.
  • Ecoarte.
  • Leitura.
  • Escrita.
PRÊMIOS - Os resultados do trabalho desenvolvido pela FRFagner são vistos através dos Prêmios conquistados ao longo de 21 anos, como: 

  • Ponto de Cultura (2005).
  • Prêmio Escola Viva (2007).
  • Prêmio de Apoio a Pequenos Eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009).
  • Criança Esperança (2006).
  • Prêmio Itaú/Unicef - vencedor nacional (2009).
  • Programa Escola Associada à Organização das Nações para Educação, Ciência e Cultura-Unesco 2012, Prêmio ODM Brasil, vencedor nacional (2014).
  • Prêmio Ponto de Cultura-CE (2018).

SERVIÇO

  • Quarta-feira (13 de outubro) - 72 anos de Raimundo Fagner-Gratuito.
  • 9 horas - Manhã de autógrafos com o escritor Ricardo Magalhães, do Programa Pensamentos Mágicos, na Sede da FRFagner Fortaleza (Rua Duarte Coelho, 1023-Paupina).
  • 9 horas - Fagner In Concert no Colégio Pólos, em Iguatu.
  • 14 horas - Aula show 'O Importante Papel da Música na Educação e a Construção do Espetáculo Virtual Fagner In Concert', na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Clara, no Eusébio.
  • 19 horas - Apresentação do 'Fagner In Concert', no Canal da Fundação Raimundo Fagner no Youtube.
  • 20 horas - Fagner In Concert, na abertura do aniversário da cidade de Solonópole.
  • www.frfagner.org.br. 
  • Redes sociais: @frfagner. 
  • Informações: (85) 3274-3726. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...