Pular para o conteúdo principal

PMF divulga orientações para visita aos Cemitérios Públicos no Dia de Finados 2021

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) divulga calendário e orientações para visitação aos Cemitérios Públicos em virtude do Dia de Finados nesta terça-feira (2 de novembro). 


Todos os cinco Cemitérios Públicos da Cidade poderão receber visitação normalmente, seguindo Medidas Sanitárias, como o uso de máscara e o distanciamento social.

Os Cemitérios:
  1. São Vicente de Paula, no Mucuripe (Regional 2).
  2. Santo Antônio, no Antônio Bezerra (Regional 3).
  3. São José, na Parangaba (Regional 4).
  4. Parque Bom Jardim, no Bom Jardim (Regional 5).
  5. Messejana (Regional 6) para receber os visitantes nos próximos dias,contarão com o apoio da Autarquia Municipal de Fortaleza (AMC), da Agência de Fiscalização, da Polícia Militar, da Etufor, da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e do Sindiônibus.
Nas entradas dos equipamentos, será ofertado álcool em gel para assepsias das mãos dos visitantes. Também serão dadas orientações administrativas para ajudar na localização dos túmulos e jazigos.

Os cinco equipamentos receberam ações preparativas para o feriado de Finados, como serviços de capinação e varrição de meios-fios e corredores de passagem da área interna dos cemitérios.

O secretário executivo da Gestão Regional de Fortaleza, Arcelino Lima, recomenda que as pessoas que desejam visitar seus entes mantenham os cuidados sanitários durante a visitação e informa que equipes da Prefeitura estarão no apoio do atendimento e localização. 

- Recomenda-se que as pessoas possam priorizar fazer suas preces e homenagens em suas casas, mas caso desejem se deslocar a um dos equipamentos isso será possível. Só pedimos que todos sigam as orientações regidas em decreto. Além do uso de máscara e manutenção do distanciamento social, alertamos para os cuidados com acidentes devido ao manuseio de álcool em gel e velas, durante as homenagens”, ressalta Arcelino Lima.

Parque Bom Jardim terá horário expandido -
 Para evitar aglomerações, o Cemitério do Bom Jardim abrirá visitação por três dias: no domingo (31 de outubro) e na segunda-feira (primeiro de novembro), funcionará das 8 às 17 horas. Já no feriado, na terça-feira (2 de novembro), o equipamento abrirá os portões a partir das 6 horas e fechará às 18 horas.

O Cemitério Parque Bom Jardim tem a expectativa de receber a visitação de cerca de 10 mil pessoas no período. No equipamento, haverá um efetivo de 26 servidores atuando na recepção e apoio administrativo. No entorno, haverá ainda a autorização de 26 barracas para comércio de lanches e artigos religiosos e fúnebres. Na terça-feira, duas missas serão celebradas, às 7 horas e às 16 horas, na Capela Interna do Parque Bom Jardim.

Cemitério do Messejana - O Cemitério da Messejana abrirá de domingo (31 de outubro) a terça-feira (2 de novembro), das 7 às 17 horas. Os visitantes deverão tomar os mesmos cuidados e o ingresso só será permitido com uso de máscara e o distanciamento social.

O espaço recebeu serviços de podas de árvores, capina, varrição, pintura nos meios-fios e corredores, além da remoção de resíduos sólidos nas áreas próximas aos túmulos e nas vias de acesso. A expectativa é uma média de duas mil visitas diárias no período.

Cemitério do Mucuripe - O Cemitério da Mucuripe estará aberto à visitação neste domingo (31 de outubro) e na segunda-feira (primeiro de novembro), das 8 às 17 horas, mediante solicitação no portão do equipamento nos próprios dias. Já na terça-feira (2 de novembro), os portões estarão completamente abertos, das 5h30 às 19 horas. Os mesmos cuidados sanitários como o uso de máscara e manutenção do distanciamento social deverão ser tomados pelos visitantes. São esperados cerca de três mil visitantes.

Cemitério do Parangaba - A Prefeitura também executou ações de limpeza no cemitério da Parangaba nas últimas semanas para receber os permissionários que queiram visitar seus entes queridos sepultados no espaço. A visitação no local será liberada na terça-feira (2 de novembro), das 8 às 17 horas. Entre 2 e 3 mil pessoas devem visitar o espaço.

Cemitério do Antônio Bezerra - O Cemitério do Antônio Bezerra abrirá neste domingo (31 de outubro) e na segunda-feira (primeiro de novembro) das 7 às 17 horas. Já na terça-feira (2 de novembro), vai abrir das 6 as 18 horas. O local tem uma estimativa de receber até 3 mil pessoas para visitação.

Etufor reforça frota - A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a frota para atender ao público nos Cemitérios que funcionam, especialmente, nos bairros Siqueira, Conjunto Ceará, Parangaba e Centro.

O reforço com 31 veículos será realizado pelas equipes nos Terminais de Integração. Para atender ao Cemitério Bom Jardim, serão ofertadas duas linhas especiais que saem dos terminais Conjunto Ceará e Siqueira: 970 - Conjunto Ceará /Cemitério Bom Jardim e a 980 - Siqueira/Cemitério Bom Jardim. As linhas fazem o trajeto direto para o cemitério e devem operar com a frota de acordo com a demanda.

A programação do transporte público terá como base a frota adotada aos domingos. As linhas que operam com esquema especial, para atender ao público que irá se deslocar aos cemitérios da cidade, contarão com ampliação de horário de circulação, mudança de equipamento (ônibus maiores) e reforço na frota.

Linhas que atendem nas proximidades dos cemitérios públicos:
  • 011 - Circular I
  • 012 - Circular II
  • 015 - Conjunto Ceará/Antônio Bezerra
  • 030 - Siqueira/Papicu/13 de Maio
  • 078 - Siqueira/Mucuripe
  • 084 - Siqueira/ Messejana/Perimetral
  • 097 - Antônio Bezerra/ Siqueira
  • 101 - Beira Rio
  • 110 - Vila do Mar/ Centro
  • 111 - Jardim Iracema
  • 112 - Álvaro Weyne/ Centro
  • 205 - Dom Lustosa/ Antônio Bezerra
  • 311 - Castelão/ Parangaba
  • 319 - Parque São José/Osório de Paiva/Parangaba
  • 338 - Canindezinho
  • 345 - Conjunto Ceará/ Siqueira
  • 357 - Conjunto Ceará / Granja Lisboa
  • 360 - Siqueira/João Pessoa
  • 361 - Siqueira/ Osório de Paiva/ Parangaba
  • 362 - Siqueira/Vila Manoel Sátiro/Parangaba
  • 378 - Urucutuba/ Siqueira
  • 386 - Planalto Granja Lisboa
  • 605 - José Walter/ BR116/ Avenida I
  • 606 - José Walter/ BR116/ Avenida N
  • 680 - José Walter/ Papicu/ Cidade Jardim
Linhas especiais que operam somente no feriado:
  • 970 - Conjunto Ceará /Cemitério Bom Jardim
  • 980 - Siqueira/Cemitério Bom Jardim
AMC - A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai realizar uma Operação Especial para o controle de tráfego no entorno dos principais Cemitérios da Cidade durante a próxima terça-feira (2 de novembro), Dia de Finados. Cerca de 80 agentes e operadores de tráfego irão trabalhar nos turnos manhã e tarde para garantir a segurança viária dos locais de visitação.

Parque da Paz - Um dos locais com expectativa de receber o maior público, o Cemitério Parque da Paz contará com a atuação de 16 agentes durante todo o dia, a partir das 5 horas. O retorno que fica em frente ao Cemitério, na Avenida Juscelino Kubitschek, será temporariamente fechado, a fim de garantir a fluidez da via.

Parangaba - No bairro Parangaba, 20 agentes promoverão o bloqueio em frente ao cemitério, na Rua Napoleão Quezado, entre as Avenidas Osório de Paiva e Cônego de Castro, e auxiliarão os condutores. 

Messejana - No Cemitério Público de Messejana, o bloqueio será na Rua Padre Severiano, entre as ruas Palestina e Aleuda, também em frente ao local de visitação.

São João Batista - No Cemitério São João Batista, localizado no Centro, 20 agentes farão o controle de tráfego, sem a necessidade de realizar bloqueios e desvios. 

Bom Jardim - No Cemitério do bairro Bom Jardim, o efetivo de apoio será de oito agentes para auxiliar na travessia de pedestres e controle de tráfego. A mesma ação ocorrerá no cemitério do Mucuripe. Conforme a movimentação nestes locais, os agentes poderão implementar bloqueio.

Durante todo o feriado, a fiscalização e o atendimento de ocorrências continuarão sendo realizados normalmente. A população pode acionar a AMC através do número 190.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.