Pular para o conteúdo principal



Unifor oferece Pós-Graduação em Informática Aplicada

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado

Voltado para a Pesquisa e o Desenvolvimento de Sistemas, Modelos e Técnicas Computacionais, o PPGIA traz diferentes oportunidades de qualificação, tanto para o ensino e pesquisa, quanto para atuação no mercado profissional.

Vládia Pinheiro - De acordo com a professora e doutora em Ciências da Computação Vládia Pinheiro, a informática é uma área meio para todas as outras, incluindo a de Humanas. 

- Não há como pensar em Medicina, sem Informática; em Direito, sem Informática. Qualquer atividade das Áreas de Saúde, Ciências Sociais e Humanas, por exemplo, se utiliza dos Modelos e Sistemas de Informática para avançar o conhecimento nestes domínios”, enfatiza Vládia Pinheiro, ao evidenciar ainda a importância da análise de dados para as Pesquisas nesses diversos Campos do Conhecimento.


- O Mestrado e o Doutorado em Informática Aplicada não são voltados só para quem tem Graduação na Área de Computação. Desde 2019, nós ampliamos e reformulamos os cursos para atender aos alunos das demais áreas das ciências exatas, que envolvem as Engenharias e o Curso de Arquitetura e Urbanismo”, explica a coordenadora do PPGIA, Vládia Pinheiro (foto Ares Soares).

Em especial, o PPGIA da Unifor ampliou seu público-alvo para atender a alta demanda de formação de profissionais na área de ciência de dados e inteligência artificial. “Com isso, a gente adequou o currículo e toda a nossa linha de formação, oferecendo uma trilha acadêmica adaptada às necessidades de formação de um mestre e de um doutor nessa nova linha de pesquisa”, situa Vládia Pinheiro.

O programa atualmente conta com seis Linhas de Pesquisa:

  1. Ciências de Dados e Inteligência Artificial.
  2. Engenharia de Software.
  3. Computação Aplicada.
  4. Visualização e Interação.
  5. Redes e Sistemas Distribuídos.
  6. Sistemas Inteligentes.
Oportunidades de Mercado - Raquel Silveira trabalha em Tianguá e há 14 anos atua na área de ciência da computação, sua formação. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), ela conta que, ao perceber a necessidade da capacitação e formação continuada, decidiu se especializar em Informática Aplicada para expandir suas oportunidades de atuação. Foi então que decidiu realizar seu doutorado pelo PPGIA, concluído em 2018.

- A capacitação obtida a partir do curso das disciplinas ofertadas pelo programa possibilitam que o estudante tenha uma preparação para o mercado. Além disso, o convívio com os professores, pesquisadores e outros estudantes proporciona uma troca de experiência que agrega valor à preparação para o mercado”, revela Raquel Silveira.

Raquel Silveira ressalta, que publicou trabalhos em eventos nacionais e internacionais, oriundos da pesquisa que desenvolveu no Doutorado. Além disso, diversas habilidades foram refinadas durante a formação, dentre os aspectos técnicos e, também, humanísticos, possibilitando a aplicação da tecnologia para resolver problemas enfrentados pela população.

- Dessa forma, o Pós-Graduado em Informática Aplicada tem um papel que vai ao encontro do desenvolvimento de ferramentas de utilidade e fornecimento de serviços de tecnologia em benefício das pessoas”, pontua Raquel Silveira.

Segundo Vládia Pinheiro, um outro fator que se evidenciou ainda mais com a pandemia foi a necessidade de recursos e ferramentas de tecnologia que permitam uma Comunicação Virtual.

- O pensamento digital e o uso massivo de ferramentas digitais se tornaram fundamentais. Antes da pandemia, era impensável você participar de certas reuniões ou fazer certos cursos de forma virtual. Hoje já faz parte do nosso dia a dia de trabalho. E tudo isso gera uma demanda por ferramentas computacionais e mais profissionais dessa área. É tanto que se observou, na graduação, um aumento na procura por cursos de Computação”, frisa a coordenadora do PPGIA.

- Algumas alternativas de trabalhos remotos, estudos em formato híbrido e outras ferramentas de comunicação reveladas durante a pandemia, possivelmente, continuarão. Dessa forma, espera-se que o mercado ainda absorva muitos profissionais de TI. E, para isso, há a necessidade sempre evidente de que as pessoas estejam preparadas e capacitadas para tais oportunidades”, complementa Raquel Silveira.

Sobre o PPGIA - O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) tem como um dos principais objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da prática e do ensino de informática no Ceará e na Região Nordeste como um todo. É por isso que o PPGIA atua na formação de mestres e doutores que possam contribuir com atividades de pesquisa de excelência, tanto no Brasil quanto no exterior, através de uma postura autônoma e espírito inovador.

A Unifor incentiva os acadêmicos a desenvolverem pesquisas em informática voltadas para a busca de soluções para problemas atuais e importantes da sociedade que envolvam empresas, órgãos governamentais e outras universidades e institutos de pesquisa. Também forma profissionais para que possam atender e adaptar-se às novas exigências do mercado e às suas respectivas áreas de atuação.

Serviço

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...