Pular para o conteúdo principal

Presidente do TSE abre III Congresso Cearense de Direito Eleitoral

O III Congresso Cearense de Direito Eleitoral, que inicia nesta quarta-feira (10 de novembro de 2021), na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), terá como conferencista em sua abertura o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barros (foto).


Participando de forma virtual, o ministro Luís Roberto Barroso (foto) tratará do tema 'Futuro das Eleições e as Eleições do Futuro', às 19 horas. Luís Roberto Barroso será acompanhado pelo:
  • Presidente da ALCE, deputado estadual Evandro Leitão (PDT).
  • Advogado e conselheiro federal, Leonardo Vasconcelos.
O primeiro painel desta quarta-feira (10), previsto para 20 horas, abordará as repercussões da atuação dos Tribunais de Contas no Equilíbrio do Processo Eleitoral. Os palestrantes serão:
  • Ministra substituta do TSE, Maria Cláudia Bucchianeri.
  • Procurador Regional da República (3ª Região), Luiz Carlos Gonçalves.
Paulo Bonavides - No último dia de evento, sexta-feira (12), haverá uma homenagem im memoriam ao constitucionalista Paulo Bonavides. Participam o ex-juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-Ceará), Cássio Pacheco, e a ministra do STF, Cármen Lúcia.


Cármen Lucia A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha (foto STF), participa do III Congresso Cearense de Direito Eleitoral (Concede).  Ela ministrará conferência, online, na sexta-feira (12) com o tema: 'A Importância da Mulher nos Espaços de Poder'.

Sob a coordenação da juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) Kamile Castro; do procurador da ALCE, Rodrigo Martiniano; e do advogado Leonardo Vasconcelos, o evento objetiva debater temas essenciais:
  • À Legitimação.
  • Ao Aperfeiçoamento.
  • À Eficácia das Normas Eleitorais, cujos objetivos principais são garantir a soberania e a participação popular, o exercício da democracia e a lisura e normalidade das Eleições.
Visando a segurança de todos, o Concede deste ano acontece em formato híbrido, mesclando momentos presenciais e online para apresentação dos painéis e trabalhos científicos.

Leonardo Vasconcelos - O Concede será uma excelente oportunidade para envolver toda a sociedade na discussão de temas relevantes e essenciais para a democracia. Esse ano em um formato capaz de agregar ainda mais pessoas”, destaca Leonardo Vasconcelos.

Online - Virtualmente participarão do evento:
  • Ministro do STF, Luís Roberto Barroso nesta quarta-feira (10).
  • Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), general e ministro Luís Carlos Gomes Mattos, na quinta-feira (11)
  • Ex-presidente do Brasil, advogado Michel Temer, na quinta-feira (11).
  • Ministro do STF, Gilmar Mendes, na sexta-feira (12).
  • Ministra do STF, Cármen Lucia, na sexta-feira (12).
Além de palestras, a programação contemplará os Grupos de Trabalhos (GTs) para apresentação de artigos, que, selecionados, serão publicados com o registro no ISBN da Biblioteca Nacional, por intermédio do INESP da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Os melhores trabalhos receberão o Prêmio Jurista Aroldo Mota. A 3ª edição do Concede também homenageará o jurista Paulo Bonavides, in memória.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (10 de novembro)

  • 14 horas - Credenciamento
  • 18h30 - Cerimônia de abertura
  • 19 horas - Conferência de abertura-Tema: O futuro das eleições e as eleições do futuro-Luís Roberto Barroso - Ministro do STF e Presidente do TSE (presença virtual)///Evandro Leitão - Deputado estadual presidente da ALCE.///Leonardo Vasconcelos - Advogado e Conselheiro Federal
  • 20 horas - Painel 1 - Tema: Repercussões da atuação dos tribunais de contas no equilíbrio do Processo Eleitoral///Cristiane Brito Chaves Frota - Advogada (RJ) e vice-presidente do Copeja///Maria Cláudia Bucchianeri - Advogada e professora///Luiz Carlos dos Santos Gonçalves - Procurador Regional da República 3ª Região///Luciana Lóssio - Advogada (BSB) e ex-ministra do TSE (presença virtual).
Quinta-feira (11 de novembro)
  • 8 horas - Apresentação de trabalhos acadêmicos
  • 9h30 - Painel 1//Tema: Eleições baseadas em dados//Luciana Carneiro - Coordenadora do evento e advogada///Palestra 1 - Proteção de Dados e Eleição///Estela Aranha - Presidente da Comissão de Proteção de Dados da OAB/RJ, Pesquisadora CEDIS/IDP e Professora da Pós-graduação de Direito Digital do IDP//Palestra 2 - Os desafios para a segurança, a normalidade do processo eleitoral e atuação da Polícia Civil//Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha - Professor da Academia Estadual de Segurança Pública, Unifor e Uni7 e Delegado Geral Adjunto da PC-CE///Palestra 3 - Propaganda eleitoral e os efeitos da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados//Angela Cignachi Baeta Neves - Advogada e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral.
  • 10h45 - Painel 2-Tema: Tecnologia e Eleições//Marcos Antônio Souto Maior Filho (moderador) - Advogado (PB), professor universitário, Superintendente Executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa.//Palestra 1 - A maior eleição digital do planeta: uma história de sucesso///Giusepe Janino - Co Autor do projeto da Urna Eletrônica Brasileira, membro do Project Management Institute (PMI) EUC e do PMI Chapter DF/Brasil.///Palestra 2 - Infraestrutura da internet e OSINT Eleitoral. //Alexandre Basílio - Cientista Político e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP)///Palestra 3- Cibercrimes e os Reflexos no Direito Brasileiro///Karina Kufa - Advogada, professora e coordenadora de Pós-Graduação.
  • 12 horas - Encerramento da manhã - Sessão de autógrafos e intervalo de almoço.
  • 14 horas - Painel 3/Tema: Redes Sociais e Eleições-Frederico Cortez (presidente da mesa) - Advogado (CE), consultor jurídico no portal Focus.Jor e Cofundador do Instituto Cearense de Proteção de Dados-ICPD-Protec Data.///Palestra 1 - Estratégias do Facebook no combate à desinformação.//Rebeca Garcia - gerente de Políticas Públicas do Facebook Brasil.//Palestra 2 - A regulação da liberdade de expressão dos influenciadores digitais durante as campanhas eleitorais.//Ana Carolina Clève - Advogada (PR) e presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade)///Palestra 3 - Moderação de conteúdo e liberdade de expressão.///Guilherme Gonçalves - Advogado (PR), professor e membro fundador da Abradep//Palestra 4 - O fenômeno da mobilização virtual, o redesenho da propaganda eleitoral e a preservação do jogo eleitoral.//Tiago Ayres - Advogado (BA) e professor.
  • 15h15 - Painel 4-Tema: O Novo Código Eleitoral Brasileiro-Marcelo Weick Pogliese//Margarete Coelho//Ezikelly Barros - Advogada (BSB) e consultora do Grupo de Trabalho para a Reforma do Código Eleitoral da Câmara dos Deputados.//
  • 16 horas - Painel 5-Tema: O Novo Contencioso Eleitoral-Bleine Queiroz - Advogada, professora, coordenadora científica do diálogo ambiental, constitucional e internacional.//Tiago Asfor Rocha - Advogado, presidente do CESA/CE e ex-Juiz titular do TRE/CE. Alexandre Freire Pimentel - Professor e Juiz do TJ/PE//
  • 16h45 - Painel 6-Tema: Quem tem o convite da festa da democracia?//Camila de Carvalho Ramos - Delegada PC-CE e titular da Deprotur.//Palestra 1 - Violência de Gênero na Política//Gabriela Manssur - Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público.///Palestra 2 - A Atuação do Ministério Público no Combate às Candidaturas Fictícias///Lívia Araújo - Promotora de Justiça do Ministério Público do Ceará//Palestra 3 - Voto em branco?//Irapuã Santana - Advogado voluntário da Educafro, procurador do Município de Mauá/SP e colunista do jornal O Globo.
  • 17h45 - Conferência-Tema: Eleições, Forças Armadas e Democracia//Juarez Júnior - Diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará///Francisco Joseli Parente Camelo - Ministro Tenente Brigadeiro do Ar
  • 18h15 - Conferência-Michel Temer - Ex-presidente da República (presença virtual).
  • 19 horas - Encerramento e sessão de autógrafos.
Sexta-feira (12 de novembro)
  • 8 horas - Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
  • 9h30 - Talk com o tema: Fake News e Eleições 2022: o que esperar das reações do TSE e do legislativo?//Diogo Rais - Professor, advogado e mestre e doutor em Direito Constitucional
  • 9h50 - Talk com o tema: Movimentos de Renovação Política e o Futuro dos Partidos Políticos no Brasil///Jamile Duarte Coêlho - Advogada (AL), Desembargadora Eleitoral Substituta do TRE/AL, vice-ouvidora do TRE/AL.//Matonio Mont’Alvern - Procurador do Município de Fortaleza e professor
  • 10h10 - Painel 1-Tema: Necropolítica, populismo e eleições-Saulo Santos - Professor, procurador do município de Caucaia, conselheiro do CONAT/CE.///Palestra 1 - Instituições e efetividade dos direitos políticos. ///Polliana Santos - Professora e assessora na vice-presidência do TSE.///Palestra 2 - Crises, populismo e eleições-Carina Barbosa Gouvêa - professora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Direito Internacional e Direitos Humanos (UFPE), CNPq.///Fernando Mendonça Costa - Professor e Doutor em Ciência Política.///Palestra 3 - Controle da Justiça Eleitoral sobre Candidaturas Populistas///André Xerez - Advogado (CE) e Doutor em Direito do Estado.
  • 11h30 - Conferência-Tema: O Sistema Presidencialista e as Fragilidades da Democracia Brasileira//Rodrigo Martiniano - Coordenador do evento e procurador da ALCE///Gilmar Mendes - Ministro do STF.
  • 12 horas - Encerramento dos painéis da manhã e sessão de autógrafos
  • 14 horas - Painel 2///Os Leadings Cases da Justiça Eleitoral-Kamile Castro - Coordenadora do evento, Juíza e ouvidora do TRE/CE///Palestra 1 - Leading cases da Propaganda Eleitoral//Carlos Bastide Horbach - Ministro do TSE///Palestra 2 - Leading cases nas condutas vedadas aos agentes públicos.///Carlos Mário Velloso Filho - Ministro substituto do TSE.///Palestra 3 - Leading cases no Registro de Candidatura///Roberta Gresta - Coordenadora Adjunta da Especialização em Direito Eleitoral da PUC-MG, professora e assessora especial da presidência do TSE.///Palestra 4 - Leading cases em AIJE e AIME///Daniel Castro - Juiz e ouvidor do TRE-MS///Palestra 5 - Leading cases em matéria de crimes eleitorais///Emmanuel Girão - Promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do MP-CE e professor.
  • 16 horas - Painel 3-Tema: Poder e Eleições-Patrícia Henriques - Juíza Titular do TRE/MG. advogada, professora///Eneida Desiree Salgado - Professora, mestre e doutora em Direito (UFPR)/Márlon Reis - Advogado, um dos idealizadores da Lei Ficha Limpa.///Thiago Boverio - Advogado, presidente do Instituto de Direito Partidário e Político e membro da Comissão Eleitoral da OAB Nacional.
  • 17 horas - Evento de encerramento com homenagem a Paulo Bonavides//Cássio Pacheco - ex-juiz titular TRE-CE///Cármen Lúcia - ministra do STF (presença virtual)//
  • 18 horas - Encerramento.

O Congresso - O III Congresso Cearense de Direito Eleitoral ocorrerá na quarta (10), quinta (11) e sexta-feira (12 de novembro) com conferências, palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos de diferentes matrizes doutrinárias e ideológicas. A ideia é promover o aperfeiçoamento e a eficácia das normas eleitorais.

Trabalhos Acadêmicos - O Congresso Cearense de Direito Eleitoral (Concede 2021) apresenta Trabalhos Acadêmicos de estudantes de Graduação, Pós-Graduação, docentes e demais profissionais interessados na temática do Direito Eleitoral.

O Concurso de Trabalhos Acadêmicos do III Concede contemplará os melhores com o Troféu Jurista Aroldo Mota. Os artigos selecionados serão publicados com o registro no ISBN da Biblioteca Nacional, por intermédio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (INESP) da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE).

O II Concede acontece desta quarta-feira (10) a sexta (12 de novembro de 2021). Serão três dias de debates, conferências, palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos, com participantes de diferentes matrizes doutrinárias e ideológicas, com a finalidade de promover conhecimento essencial à legitimação, ao aperfeiçoamento e à eficácia das normas eleitorais. As inscrições podem ser realizadas no site do evento: www.concedefortaleza.com.br
SERVIÇO
  • Abertura do III Congresso Cearense de Direito Eleitoral
  • Assembleia Legislativa do Ceará-Auditório João Frederico Ferreira Gomes.
  • Quarta-feira (10 de novembro).
  • Credenciamento - 14 horas. 
  • Abertura - 19 horas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.